motor da ventilação resolvido E34

Secção para modelos Série 5

Moderador: Staff

Responder
marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

motor da ventilação resolvido E34

Mensagem por marco pires »

boas,

sem querer estar a duplicar tópicos,achei que podia ser util o que vou escrever,sabendo de antemão que os E34 costumam dar problemas a este nivel.

o problema que tive com o motor da ventilação,começou com um ligeiro barulho tipo arranhar,com o tempo o barulho foi aumentando ao ponto de ultimamente mesmo a baixa velocidade,aquilo parecer um autentico reactor de avião,simplesmente não podia ter a ventilação ligada,nem mesmo no numero 1,porque o barulho era enorme,alem disso o ar que mandava só se notava alguma coisa no maximo,mas aí para alem de ter que por uns protectores de ouvidos para andar dentro do carro,tambem no exterior quase que fazia as pessoas vir á janela,provavelmente de noite,poderia dar origem a terem que chamar á policia por poluição sonora :lol1
a juntar a isto,tinha o facto de após alguns minutos mesmo no minimo,começar a cheirar a queimado e deitar fumo pelas grelhas de ventilação.
isto começou mais ou menos em novembro passado,como estavamos no inverno não necessitava muito da ventilação...pensava eu,porque com o tempo de chuva,os vidros do carro ficavam completamente embaciados,para alem do pano que tinha no tablier e que passou a fazer parte da mobilia do carro,tambem comprei um daqueles liquidos anti-embaciamento,experimentei quase todas as marcas,mas contra factos não há argumentos,aquilo não presta mesmo para nada,o vidro simplesmente embaciava,e várias foram as vezes que dei por mim em andamento a pulverizar liquido para o pano e a passar depois no para-brisas,aliviava durante uns dois minutos,para depois voltar ao mesmo,estava farto da situação,e como tivemos um inverno chuvoso,o inferno foi o meu velho que o passou,porque é ele que anda mais com o carro,eu quero é 530d :lol1

inverno acabado,e começa o calor,decidi resolver de vez o problema,provavelmente ao contrário da maioria,o verão e o calor,são para mim um inferno,o meu velho tambem não é pessoa que aprecie muito os calores tórridos deste nosso portugal,vai dai é porque não gosto de fazer aos outros,aquilo que não quero que me façam a mim,tinha que resolver isto:

comecei por consultar vários electricistas,quase todos torceram o nariz quando viram o problema,quase todos teimavam comigo que o motor da ventilação só saia tirando o tablier todo para fora,eu sempre a insistir que o motor estava situado num espaço logo abaixo do para-brisas,e que era por lá que saia,mas eles diziam-me sempre que para acederem ao mesmo,tinham que desmanchar o tablier,de electricista para electricista,apresentavam-me orçamentos que variavam entre os 700 e os 1000€ para resolver o problema,a justificação era que estes motores rodavam os 700€,sendo que o que me fez o orçamento mais barato,iria montar um motor usado e recondicionado que mesmo assim custava cerca de 500€,depois tinha a mão de obra que devido ao facto de ter que desmanchar o tablier iria me custar cerca de 200€,porque iriam precisar de muitas horas(muitas mesmo),para tirar tudo,montar o motor novo,e voltar a por tudo no sitio.
por esta altura já deitava electricistas,carro e ventiladores pelos olhos,mas não desisti.
começei a pesquisar na net,e surpresa minha,os motores custavam novos, cerca de 200€,valor muito inferior aos exorbitantes 700€ que me pediam por essa mesma peça,a partir daqui vi logo que tinha estado a lidar com vigaristas.

entretanto lembrei-me que conheço uma pessoa que trabalha em electricidade auto(incrivel como não me lembrei dele antes),resolvi ir lá e apresentar o problema,de inicio ele ficou um pouco assustado com o problema,e veio-me com a tal conversa que tinha que desmanchar o tablier para retirar o motor,pensei para comigo: fod...,outro caral...com a mesma conversa de ter que desmontar o tablier :evil: :evil:
quanto ao valor do motor,não havia nada a fazer,ele só me podia dar um valor exato depois de tirar o velho e ver a referencia,mas lá estava o tal problema de ter que desmontar o tablier,pego no carro e fiquei meio á toa,andei uns dias a pensar no que fazer,será que tinham todos razão e aquilo só saia mesmo tirando o tablier?

vai de pesquisar de novo a net,e surpresa again,encontrei várias fotos de pessoal que tinham tido necessidade de tirar o dito motor,e tinham feito uns DIY,e confirmava-se aquilo que eu sempre tinha dito:o acesso ao motor é feito pela frente logo abaixo do para-brisas,aquilo tem umas coberturas,é tirar uns parafusos e já está.
entretanto pesquiso tambem fornecedores nos estados unidos para saber ao certo o preço dos motores,e aqui começava outra chatice,porque disseram-me que estes carros estão equipados com dois ventiladores,um para o ar condicionado,outro para o aquecimento,eu mandei de volta a dizer que o problema estava com o chamado blower,que nada mais é que um motor com pás laterais que fazem vento para o interior do carro,e uma vez mais disseram-me que o carro estava equipado com dois motores desses,e que havia diferenças entre um e outro e por isso para me darem um valor correcto,necessitavam de saber qual deles era o que estava estragado,fiquei fodid...,outra cena para me chatear a cabeça.
entretanto já tinha mandado um mail para a baviera secção de peças,e recebi um mail de resposta com o desenho da dita peça e o valor de 197,16€.
em relação aos motores que eu tinha visto na net os valores andavam na mesma ordem mas em dolares,mesmo assim tinha que pagar 45 dolares de portes de envio,fazendo as contas o preço não compensava mandar vir de fora(um dos raros exemplos em que fica mais em conta comprar cá dentro do que lá fora),o email tambem me indicava que este carro estava equipado apenas com um ventilador,que era o que eles me estavam a indicar,o que vinha contradizer o argumento que os ventiladores eram dois.

vai de imprimir o mail da baviera,e ir falar de novo com o meio amigo electricista:

tens aqui o carro,isto não há cá nada de desmanchar o tablier,isto sai tudo pela frente,tira-me lá a cena do motor fora e depois diz alguma coisa,tens aqui um print do mail que me mandaram.

no mesmo dia á tarde o motor já estava fora,ele já tinha confirmado o numero da peça na baviera e ainda foi á autopartes para ver se tinham um motor destes mais barato,eles de facto tinham lá um motor destes,mas pediram 250€ mais iva,segundo o que ele soube,eles tem aquele motor em armazem á mais de 2 anos,na altura os valores eram estes,mas entretanto eles foram baixando,e agora nem aos 200€ chegam(sem iva),os gajos da autopartes simplesmente não querem perder dinheiro,e preferem ter o motor em armazem,do que o vender dentro dos valores actuais,por isso mesmo até aparecer algum otário,vai ficar lá com ele durante muito tempo :wall

confirmadas as referencias da peça,e os valores da mesma,fez-se a encomenda na baviera,fechou-se tudo para eu poder andar com o carro até a peça vir,passados dois dias ele foi levantar o motor(sexta-feira passada dia 14),hoje levei lá o carro de manhã para montar,esta tarde foi buscar,e finalmente tenho o problema resolvido,está bombar como novo,super silencioso,ventilação e ar condicionado com fartura,simplesmente maravilhoso :palmas :palmas :dance :dance

isto tudo ficou-me em 337.39€

197.16 do motor(novo,original bmw)
21.50 de o filtro do habitaculo que estava nas ultimas(filtro bosch)
62.50 de mão de obra
56.23 de iva

havendo mais pessoas que estejam com problemas semelhantes,tenham cuidado com quem se metem,porque por experiencia própria,existem muitos vigaristas por aí,a querer ganhar a vida á custa dos outros.

cumprimentos
marcopires@clubebmwportugal.com

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

L.Sousa
Membro Gold
Registado: 26 jan 2010, 17:53
O meu Carro:: BMW 523i E39 - 1998/12

Re: motor da ventilação resolvido

Mensagem por L.Sousa »

Tiraste fotos? dava para fazer um DIY....
Imagem

germanii
Membro Gold
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50

Mensagem por germanii »

Acho bem a tua testemunhagem e de compartilhar connosco ,pois sou um dos que tento fazer as coisas em Portugal em vez de dar aos Franceses (pena o vidro do serie 7 nao tinha hipoteses pois para pagar nas portagens e nao poder abrir o vidro è Missao Impossivel)se nao fazia ai ,mas como tu dizes Vigairistas à de Facto ,no Natal fui com o meu 525ix e tive que mudar o Triangulo Esquerdo Completo,fui a uma Oficina à beira da minha casa Vila deConde*,o Patrao telefenou a um gajo e a resposta que me deu, a Pèça tem que vir da Alemanha e Custa 700€ :shock: (Jà Fostes) :lol:
fui ao cafè e a falar perguntei nao à uma Garagem BMW aqui (*Exactamente nas Caxinas onde Moro nas Ferias)e disseram-me sim à uma que vem de Abrir ,fui là ,expliquei o caso e tal ,ele viu no computador e disse-me uma peça custa 70€+- e a outra 140€+- :onfire ,disse logo encomendem ,gostei do Acolho ,aluguei là um carro ,Peugeot" pois uma peça tinha que vir de Alemanha,demorou uma Semana ,ficou-me tudo por 400€+-(mas a culpa foi minha fiz 1600km com uma jante empenada f*di o triangulo e o disco que vou ter que mudar )mas este ano levo là o meu serie 7 ,depois digo coisas por enquanto estou contente ,"desculpai o testamento e o off) ;)

P:pensei que fosse so aos Emigrantes que os faziam essas Cenas Marco pires.
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

marco pires
Moderador do Fórum

L.Sousa Escreveu:Tiraste fotos? dava para fazer um DIY....
infelismente não deu tempo para fazer umas fotos :(

-- Terça Mai 18, 2010 3:35 pm --
germanii Escreveu:Acho bem a tua testemunhagem e de compartilhar connosco ,pois sou um dos que tento fazer as coisas em Portugal em vez de dar aos Franceses (pena o vidro do serie 7 nao tinha hipoteses pois para pagar nas portagens e nao poder abrir o vidro è Missao Impossivel)se nao fazia ai ,mas como tu dizes Vigairistas à de Facto ,no Natal fui com o meu 525ix e tive que mudar o Triangulo Esquerdo Completo,fui a uma Oficina à beira da minha casa Vila deConde*,o Patrao telefenou a um gajo e a resposta que me deu, a Pèça tem que vir da Alemanha e Custa 700€ :shock: (Jà Fostes) :lol:
fui ao cafè e a falar perguntei nao à uma Garagem BMW aqui (*Exactamente nas Caxinas onde Moro nas Ferias)e disseram-me sim à uma que vem de Abrir ,fui là ,expliquei o caso e tal ,ele viu no computador e disse-me uma peça custa 70€+- e a outra 140€+- :onfire ,disse logo encomendem ,gostei do Acolho ,aluguei là um carro ,Peugeot" pois uma peça tinha que vir de Alemanha,demorou uma Semana ,ficou-me tudo por 400€+-(mas a culpa foi minha fiz 1600km com uma jante empenada f*di o triangulo e o disco que vou ter que mudar )mas este ano levo là o meu serie 7 ,depois digo coisas por enquanto estou contente ,"desculpai o testamento e o off) ;)

P:pensei que fosse so aos Emigrantes que os faziam essas Cenas Marco pires.

em portugal é meio mundo a tentar enganar outro meio mundo,e se um gajo se mete logo á primeira,sem primeiro pesquisar um pouco e pedir segundas opiniões,apanha a banhada.

-- Terça Mai 18, 2010 9:20 pm --

ps- sticky?

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Carlos Tavares
Membro Gold
Registado: 03 ago 2008, 13:18
O meu Carro:: BMW 320iA E36 Exclusive - 92/06

Re: motor da ventilação resolvido E34

Mensagem por Carlos Tavares »

Ola Marco, boas.
Rapazão, e então tudo bem contigo e restantes?
Por aqui tudo em cima, dentro dos possiveis e conforme me deixam andar...
Marco, acabei agora mesmo de ver este tópico e agrada-me saber que ja resolveste esse problema crónico, não so nos E34 mas em quase toda a gama BMW, nuns mais que noutros, mas com o passar dos anos eles la vão aparecendo!!!
Eu neste momento tambem tenho um problema que teima em seguir-me desde o meu E28, ou seja e passo a explicar:
Chega ao inverno, sabe bem o quentinho do carro quando la fora esta um frio de rachar, e agora imagina quando vou a zona centro que la é bem pior!!!
Eu bem tento aquecer o meu carro, mas aquela chaufagem teima em não dar ar quente, e quando da mesmo com o selector de temperatura um supor a 26º, ora sai ar quente impossivél de andar com aquilo ligado, ou então o meu lado congela e o lado do pendura ferve, não ha um meio termo!!!
Agora a minha pergunta é a seguinte:
- Uma vez que a minha ventilação, funciona na plenitude, ou seja em termos de velocidade, o que é que pode estar a causar toda esta intempérie dentro do habitaculo? Isto neste actual carro que tenho, e ainda estou para saber se com o AC se passa a mesma coisa, pois desde que tenho a minha PANZER so o liguei uma vez, logo ao inicio e ainda dava ar quente, mas depois descarregou mas isso eu tinha sido avisado, pois a pessoa que me vendeu a touring disse-me que o mesmo estaria a dar as ultimas, em termos de carga!!!
Agora no que toca a barulhos na ventilação, so mesmo no meu E21 mas não foi necessario, substituir o motor mas sim uma correia que era a grande causadora do mesmo barulho, tipo chiadeira!
No meu E28, o problema era exactamente o mesmo que tenho neste actual, ou seja mudança de temperatura brusca, e nem sempre para o lado correcto, embora neste modelo (E28) não tinha o sistema dual zone, mas fazia a mesma coisa ou seja calor de um lado insuportavél, e frio gelido do outro e por norma sempre o meu lado o mais prejudicado!!!
Marco se souberes de alguma dica, em relação a este problema diz-me qualquer coisa e para ver se em breve, vou ao tal cafézinho que ja la vai quase 1 ano :duh
Va rapazão, fica bem e desculpa la este testamento, mas quando embalo na escrita é tipo PANZER na estrada, é sempre a andar não para :lol1 :lol1 :lol1 :lol1 um grande abraço e boas curvas. :fixe :driving :lovebmw :lovebmw :lovebmw :lovebmw
Pelo Prazer de Conduzir.
315 (E21) 75 CV 1994 - 1999
524td (E28) 115 CV 1999 - 2006
525tds touring (E34) 143 CV 2006 - 2010
320iA (E36) 150 cv 2010 - ?
Porque sera, que a malta passa por mim e todos me atiram com manetes e pedais??? Sera que me falta algo no meu BIMMER???

AS FOTOS DAS MINHAS VELHAS GLÓRIAS...

ImagemImagemImagem

marco pires
Moderador do Fórum

boas Carlos,

o teu problema é algo que acontece com alguma frequencia,trata-se da electrovalvula que deu o berro.

vê aqui:

http://www.bmwe34.net/E34main/Maintenan ... rValve.htm

L.Sousa
Membro Gold
Registado: 26 jan 2010, 17:53
O meu Carro:: BMW 523i E39 - 1998/12

Mensagem por L.Sousa »

Já agora uma perguntinha pessoal, existe alguma forma simples de verificar se o AC está descarregado?
Imagem

marco pires
Moderador do Fórum

para saberes mesmo se o AC precisa de carga,tens que o levar a uma casa onde eles façam o teste de carga,só assim se consegue avaliar a quantidade de liquido refrigerante existente no compressor.

de qualquer forma um AC com pouca carga demora muito tempo a fazer frio,e quando faz é em quantidade insuficiente,tipo não conseguir manter uma temperatura aceitável no interior do carro,não refrigerar o suficiente.

uma forma por assim dizer mais simples,é colocar um termometro nas saidas da ventilação,ligar o AC e deixar uns 5 minutos a trabalhar,passado esse tempo o termometro tem que marcar uma temperatura entre os 7º e os 9º graus celsius,se marcar mais que isso é porque o AC não está a refrigerar se forma eficiente.

ANTOLIVEIRA
Membro Juvenil
Registado: 05 out 2005, 11:29
O meu Carro:: BMW 520I E60 -2004/01
Contacto:

Mensagem por ANTOLIVEIRA »

Boas!

Confirmo, o motor sai pela frente. Já o desmontei há cerca de 2 anos

A maior parte dos electricistas não percebem nada disto (ou não querem perceber)

O sintoma que tive foi a ventilação só funcionar na velocidade máxima, as intermédias nada (...)

Pesquisei na net e cheguei à conclusão que se deveria tratar do modulo electronico de potência que se apelida "Sword" por a placa de circuito ter o formato de uma espada. Este modulo está na conduta de ar. Retirei o modulo, verifiquei os 5 ou 6 transistores e efectivamente estavam queimados. Como obviamente não tinham referência fui a uma casa de electronica e comprei os transistores com mais capacidade de corrente que tinham (dentro do mesmo tipo; senão me engano eram mosfet) Gastei cerca de 15€

Depois desta operação continuei QUASE NA MESMA. Se comandasse a placa "manualmente" conseguia fazer variar a velocidade do motor; com o comutador do tablier:nada; Abri o módulo do tablier e vi que já lá tinham andado a soldar e dessoldar material pelo que resolvi tirar o modulo de comando de serviço e adaptar um termostato electronico que faz arrancar o compressor quando é atingida a temperatura desejada... safei-me: o motor estava bom, consegui anular o modulo avariado e substitui-lo pelo termostato electronico e passei a comandar a placa de potência com um reostato, o que me possibilita que girando um botão ter progressivamente não 3 velocidades mas sim qualquer velocidade intermédia

Nem quero pensar qto custaria o modulo interior de controlo de temperatura + modulo de potência + montagem... uma pipa de massa sem dúvida

-- Quarta Set 15, 2010 9:54 pm --

Imagem do termostato...

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

E60 520i 2004/01

Audi A4 2009/06

adminlvieira
Membro Juvenil
Registado: 20 jun 2009, 06:11
O meu Carro:: 325i e36 1992
Contacto:

Mensagem por adminlvieira »

Quanto a esse motor tive exactamente o mesmo problema, parecia uma turbina....., mas desde já aviso que não +e necess+ario gastarem uma pipa de massa..., o veio do motor dá para tirar fora.... compram um rolamento para o veio, poe massa, e voila, pronto... foi uma engenhoca mas ficou a funcionar, muito menos do que o que pagou por um..., se mesmo assim não coneguirem comprem um no ebay, rondam os 50 euros, se o problema é mesmo o motor não funcionar de todo, comprem umas escovas... e soldem as novas...
Imagem

aderito gonçalves
Membro Iniciado
Registado: 10 nov 2011, 05:20
O meu Carro:: bmw 524td E34-1995

Mensagem por aderito gonçalves »

ola.. tambem tou com esse problema no meu...o motor sai por onde?

marco pires
Moderador do Fórum

pela frente, no compartimento do motor logo abaixo do para-brisas.

brunoazevedo55
Membro Juvenil
Registado: 22 fev 2011, 20:36
O meu Carro:: BMW 525 TDS E34 1992

Mensagem por brunoazevedo55 »

Bom, o meu motor começou a fazer este barulho no fim de semana passado. Parecia uma correia do motor gripada. Parei a carrinha, saí e abri o capot, mas não ouvia nada. A minha esposa de dentro da carrinha disse-me que continuava a ouvir. Entrei, desliguei a sofagem e voilá... desapareceu o barulho.
Vou ter de me empenhar em desmontar este motor para ver o que se passa. Pelo barulho imaginei logo que se trate do rolamento do veio. Deve ter gripado por falta de lubrificação.

bmwe34
Membro Iniciado
Registado: 31 mar 2012, 16:26
O meu Carro:: Bmw E 34 1995/05

Mensagem por bmwe34 »

boas a minha e34 so trabalha na 3 e 4 velocidade e de vez em quando ela faz barulho no interior do carro que poderá ser ?

Responder

Voltar para “Série 5”