sem querer estar a duplicar tópicos,achei que podia ser util o que vou escrever,sabendo de antemão que os E34 costumam dar problemas a este nivel.
o problema que tive com o motor da ventilação,começou com um ligeiro barulho tipo arranhar,com o tempo o barulho foi aumentando ao ponto de ultimamente mesmo a baixa velocidade,aquilo parecer um autentico reactor de avião,simplesmente não podia ter a ventilação ligada,nem mesmo no numero 1,porque o barulho era enorme,alem disso o ar que mandava só se notava alguma coisa no maximo,mas aí para alem de ter que por uns protectores de ouvidos para andar dentro do carro,tambem no exterior quase que fazia as pessoas vir á janela,provavelmente de noite,poderia dar origem a terem que chamar á policia por poluição sonora :lol1
a juntar a isto,tinha o facto de após alguns minutos mesmo no minimo,começar a cheirar a queimado e deitar fumo pelas grelhas de ventilação.
isto começou mais ou menos em novembro passado,como estavamos no inverno não necessitava muito da ventilação...pensava eu,porque com o tempo de chuva,os vidros do carro ficavam completamente embaciados,para alem do pano que tinha no tablier e que passou a fazer parte da mobilia do carro,tambem comprei um daqueles liquidos anti-embaciamento,experimentei quase todas as marcas,mas contra factos não há argumentos,aquilo não presta mesmo para nada,o vidro simplesmente embaciava,e várias foram as vezes que dei por mim em andamento a pulverizar liquido para o pano e a passar depois no para-brisas,aliviava durante uns dois minutos,para depois voltar ao mesmo,estava farto da situação,e como tivemos um inverno chuvoso,o inferno foi o meu velho que o passou,porque é ele que anda mais com o carro,eu quero é 530d :lol1
inverno acabado,e começa o calor,decidi resolver de vez o problema,provavelmente ao contrário da maioria,o verão e o calor,são para mim um inferno,o meu velho tambem não é pessoa que aprecie muito os calores tórridos deste nosso portugal,vai dai é porque não gosto de fazer aos outros,aquilo que não quero que me façam a mim,tinha que resolver isto:
comecei por consultar vários electricistas,quase todos torceram o nariz quando viram o problema,quase todos teimavam comigo que o motor da ventilação só saia tirando o tablier todo para fora,eu sempre a insistir que o motor estava situado num espaço logo abaixo do para-brisas,e que era por lá que saia,mas eles diziam-me sempre que para acederem ao mesmo,tinham que desmanchar o tablier,de electricista para electricista,apresentavam-me orçamentos que variavam entre os 700 e os 1000€ para resolver o problema,a justificação era que estes motores rodavam os 700€,sendo que o que me fez o orçamento mais barato,iria montar um motor usado e recondicionado que mesmo assim custava cerca de 500€,depois tinha a mão de obra que devido ao facto de ter que desmanchar o tablier iria me custar cerca de 200€,porque iriam precisar de muitas horas(muitas mesmo),para tirar tudo,montar o motor novo,e voltar a por tudo no sitio.
por esta altura já deitava electricistas,carro e ventiladores pelos olhos,mas não desisti.
começei a pesquisar na net,e surpresa minha,os motores custavam novos, cerca de 200€,valor muito inferior aos exorbitantes 700€ que me pediam por essa mesma peça,a partir daqui vi logo que tinha estado a lidar com vigaristas.
entretanto lembrei-me que conheço uma pessoa que trabalha em electricidade auto(incrivel como não me lembrei dele antes),resolvi ir lá e apresentar o problema,de inicio ele ficou um pouco assustado com o problema,e veio-me com a tal conversa que tinha que desmanchar o tablier para retirar o motor,pensei para comigo: fod...,outro caral...com a mesma conversa de ter que desmontar o tablier

quanto ao valor do motor,não havia nada a fazer,ele só me podia dar um valor exato depois de tirar o velho e ver a referencia,mas lá estava o tal problema de ter que desmontar o tablier,pego no carro e fiquei meio á toa,andei uns dias a pensar no que fazer,será que tinham todos razão e aquilo só saia mesmo tirando o tablier?
vai de pesquisar de novo a net,e surpresa again,encontrei várias fotos de pessoal que tinham tido necessidade de tirar o dito motor,e tinham feito uns DIY,e confirmava-se aquilo que eu sempre tinha dito:o acesso ao motor é feito pela frente logo abaixo do para-brisas,aquilo tem umas coberturas,é tirar uns parafusos e já está.
entretanto pesquiso tambem fornecedores nos estados unidos para saber ao certo o preço dos motores,e aqui começava outra chatice,porque disseram-me que estes carros estão equipados com dois ventiladores,um para o ar condicionado,outro para o aquecimento,eu mandei de volta a dizer que o problema estava com o chamado blower,que nada mais é que um motor com pás laterais que fazem vento para o interior do carro,e uma vez mais disseram-me que o carro estava equipado com dois motores desses,e que havia diferenças entre um e outro e por isso para me darem um valor correcto,necessitavam de saber qual deles era o que estava estragado,fiquei fodid...,outra cena para me chatear a cabeça.
entretanto já tinha mandado um mail para a baviera secção de peças,e recebi um mail de resposta com o desenho da dita peça e o valor de 197,16€.
em relação aos motores que eu tinha visto na net os valores andavam na mesma ordem mas em dolares,mesmo assim tinha que pagar 45 dolares de portes de envio,fazendo as contas o preço não compensava mandar vir de fora(um dos raros exemplos em que fica mais em conta comprar cá dentro do que lá fora),o email tambem me indicava que este carro estava equipado apenas com um ventilador,que era o que eles me estavam a indicar,o que vinha contradizer o argumento que os ventiladores eram dois.
vai de imprimir o mail da baviera,e ir falar de novo com o meio amigo electricista:
tens aqui o carro,isto não há cá nada de desmanchar o tablier,isto sai tudo pela frente,tira-me lá a cena do motor fora e depois diz alguma coisa,tens aqui um print do mail que me mandaram.
no mesmo dia á tarde o motor já estava fora,ele já tinha confirmado o numero da peça na baviera e ainda foi á autopartes para ver se tinham um motor destes mais barato,eles de facto tinham lá um motor destes,mas pediram 250€ mais iva,segundo o que ele soube,eles tem aquele motor em armazem á mais de 2 anos,na altura os valores eram estes,mas entretanto eles foram baixando,e agora nem aos 200€ chegam(sem iva),os gajos da autopartes simplesmente não querem perder dinheiro,e preferem ter o motor em armazem,do que o vender dentro dos valores actuais,por isso mesmo até aparecer algum otário,vai ficar lá com ele durante muito tempo :wall
confirmadas as referencias da peça,e os valores da mesma,fez-se a encomenda na baviera,fechou-se tudo para eu poder andar com o carro até a peça vir,passados dois dias ele foi levantar o motor(sexta-feira passada dia 14),hoje levei lá o carro de manhã para montar,esta tarde foi buscar,e finalmente tenho o problema resolvido,está bombar como novo,super silencioso,ventilação e ar condicionado com fartura,simplesmente maravilhoso :palmas :palmas :dance :dance
isto tudo ficou-me em 337.39€
197.16 do motor(novo,original bmw)
21.50 de o filtro do habitaculo que estava nas ultimas(filtro bosch)
62.50 de mão de obra
56.23 de iva
havendo mais pessoas que estejam com problemas semelhantes,tenham cuidado com quem se metem,porque por experiencia própria,existem muitos vigaristas por aí,a querer ganhar a vida á custa dos outros.
cumprimentos