AJUDA!!! QUE SISTEMA GPL USAR??? QUAL O MELHOR??? VALORES???

Secção para modelos Série 5

Moderador: Staff

Carlos Tavares
Membro Gold
Registado: 03 ago 2008, 13:18
O meu Carro:: BMW 320iA E36 Exclusive - 92/06

AJUDA!!! QUE SISTEMA GPL USAR??? QUAL O MELHOR??? VALORES???

Mensagem por Carlos Tavares »

Ola pessoal, boas.
Eu não sei se ja existe algum tópico, a fazer referência a este assunto, mas visto não ter encontrado nenhum, abri este e espero poder contar com a vossa preciosa ajuda!!!
Então é assim, eu neste momento estou com intenções de comprar bimmer novo, embora ainda não tenha nada em vistas, até porque ainda tenho a minha PANZER comigo, mas ja tenho uma ideia daquilo que procuro e quero, falta-me so encontrar o carro ideal naquilo que eu procuro!!!
As minhas escolhas, estão viradas para os seguintes modelos: 320i/325i E36(sedam/touring) ou então E34 520i/525i (sedam/touring) e entre os anos de 1993 a 1996, embora eu saiba que os E39 apareceram em 96, mas penso que a versão touring E34 ainda se manteve por esse ano se não estou em erro, e ja agora penso que não houve versão touring no 325i E36?
Pronto, um destes sera o escolhido embora a minha perferência, va por motivos obvios para a touring E34, agora as minhas questões são as seguintes:

1º Qual o sistema mais indicado, para qualquer um destes modelos?
2º Aonde colocar o depósito do GPL, fundo da bagageira ou local do pneu suplente?
3º O facto destes motores, serem com ou sem VANOS havera diferença, no sistema a aplicar?
4º Quais os valores praticados, na montagem do GPL?
5º Que cuidados ter com o sistema?
6º Qual o mais seguro, simples e funcional?
7º Os motores de 150 e 192cv com ou sem VANOS, podem ambos levar o mesmo sistema devido a diferença de cavalagem dos mesmos?
8º Ouvi dizer que após a conversão para GPL, os motores perdem éficacia e potência, sera verdade ou mito?

Pronto pessoal, penso que esta tudo, se houver alguma questão que eu me tenha esqueçido, e que vejam ser útil, agradeço desde ja a vossa ajuda e colaboração, um grande abraço a todos e boas curvas. :fixe :driving :lovebmw :lovebmw :lovebmw :lovebmw
Pelo Prazer de Conduzir.
315 (E21) 75 CV 1994 - 1999
524td (E28) 115 CV 1999 - 2006
525tds touring (E34) 143 CV 2006 - 2010
320iA (E36) 150 cv 2010 - ?
Porque sera, que a malta passa por mim e todos me atiram com manetes e pedais??? Sera que me falta algo no meu BIMMER???

AS FOTOS DAS MINHAS VELHAS GLÓRIAS...

ImagemImagemImagem

cgodin00
Membro Iniciado
Registado: 27 mai 2009, 07:29
O meu Carro:: BMW 530d E39

Re: AJUDA!!! QUE SISTEMA GPL USAR??? QUAL O MELHOR??? VALORE

Mensagem por cgodin00 »

Carlos Tavares Escreveu:Ola pessoal, boas.
Eu não sei se ja existe algum tópico, a fazer referência a este assunto, mas visto não ter encontrado nenhum, abri este e espero poder contar com a vossa preciosa ajuda!!!
Então é assim, eu neste momento estou com intenções de comprar bimmer novo, embora ainda não tenha nada em vistas, até porque ainda tenho a minha PANZER comigo, mas ja tenho uma ideia daquilo que procuro e quero, falta-me so encontrar o carro ideal naquilo que eu procuro!!!
As minhas escolhas, estão viradas para os seguintes modelos: 320i/325i E36(sedam/touring) ou então E34 520i/525i (sedam/touring) e entre os anos de 1993 a 1996, embora eu saiba que os E39 apareceram em 96, mas penso que a versão touring E34 ainda se manteve por esse ano se não estou em erro, e ja agora penso que não houve versão touring no 325i E36?
Pronto, um destes sera o escolhido embora a minha perferência, va por motivos obvios para a touring E34, agora as minhas questões são as seguintes:

1º Qual o sistema mais indicado, para qualquer um destes modelos?
Não sei. Tenho um sistema BRC sequencial aplicado no meu 316i e estou satisfeito (3 anos)

2º Aonde colocar o depósito do GPL, fundo da bagageira ou local do pneu suplente?
Depende dos KM que queres fazer com um depósito. No local do pneu suplente, não ultrapassas os 350KM .

3º O facto destes motores, serem com ou sem VANOS havera diferença, no sistema a aplicar?
No problemo.

Depende aonde vais, eu paguei na altura 1500€ para um sistema de 4 cilindros, para 6 era 500€ mais caro.

Nada de especial, se quiseres para proteger os injectores, manda instalar um sistema autolubrificante. (mito ?)

Não sei

7º Os motores de 150 e 192cv com ou sem VANOS, podem ambos levar o mesmo sistema devido a diferença de cavalagem dos mesmos?
No problemo.

8º Ouvi dizer que após a conversão para GPL, os motores perdem éficacia e potência, sera verdade ou mito?
Nota-se uma perdazita mas nada de especial.

Esse modelo com os 150cv é um pouco mole, vai mas é para os 192cv.

Pronto pessoal, penso que esta tudo, se houver alguma questão que eu me tenha esqueçido, e que vejam ser útil, agradeço desde ja a vossa ajuda e colaboração, um grande abraço a todos e boas curvas. :fixe :driving :lovebmw :lovebmw :lovebmw :lovebmw
530D E39 Touring
316i E36 Vendido.
320i E30 (do meu puto)(agora é meu, comprei a ele)

Se podia viver sem BMW ? Podia, mas tinha que andar a pé !

Imagem

Dudex
Membro Gold
Registado: 29 mai 2009, 16:17
O meu Carro:: BMW 325i E36

Mensagem por Dudex »

O GPL limpa o motor o que em motores muito rodados destapa fugas que leva a barulhos e perda de compressão.

O flashlube não é mito e é para motores de válvulas macias, não está relacionado com os injectores.

Sempre ouvi dizer que os inline 6 da bmw eram excelentes para por a GPL.

O preço dos kits varia por número de injectores e potência motor. no caso do 25i deve andar pelos 2000 e pouco.

O sistema GPL tem a sua própria manutenção de filtros.

A perda de potência depende essencialmente da afinação mas perde sempre.

De GPL pouco percebo, já virá aí alguém que percebe da fruta!

JPimpao01
Membro Gold
Registado: 08 set 2006, 16:27
O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
Contacto:

Mensagem por JPimpao01 »

Parece que agora temos um entendido aqui no forum em GPL, pode ser que os seus sabios conhecimentos ajudem a esclarecer-te nas tuas dúvidas :lol1

Vamos ver se passa por aqui e faz algo de útil que é ajudar o pessoal....
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
ImagemImagemImagem

Respondo a todas as PM's logo que me seja possível!

Carlos Tavares
Membro Gold

Ola malta, boas.
Desde ja os meus sinceros agradecimentos, nas varias informações aqui apresentadas, vou aguardar por mais algumas para que não restem qualquer tipo de duvidas, mas nestas coisas quantas mais informações melhor.
João se souberes quem é o entendido em GPL, chuta aí ou tenta entrar em contacto com ele, para que ele venha ver este tópico e prestar a sua preciosa ajuda, pois penso que a minha PANZER esteja por dias, ou talvez por semanas ou até mesmo meses :lol1 :lol1 :lol1 :lol1 , agora falando um pouco mais a sério tenho gente interessada na mesma, e ja tenho algumas coisas debaixo de olho, uma delas então imperdivél, vamos ver se consigo e se tudo corre pelo o melhor.
Va João, fica bem um grande abraço a todos e boas curvas. :fixe :driving :lovebmw :lovebmw :lovebmw :lovebmw

PS: João depois vais ter de me explicar essa cena do VANOS melhor, sei que ja me deste umas dicas, mas temos de falar melhor sobre isso mas não por escrito, embora se quiseres, possas sempre resumir a questão e depois aprofunda-se melhor a coisa!
Uma vez mais, um grande abraço rapazão. :fixe
Pelo Prazer de Conduzir.
Porque sera, que a malta passa por mim e todos me atiram com manetes e pedais??? Sera que me falta algo no meu BIMMER???

ImagemImagemImagem

cim77
Membro Iniciado
Registado: 28 abr 2010, 21:32
O meu Carro:: BMW 530 DA E60- 2004/08

Mensagem por cim77 »

boas pessoal

O que dis respeito o GPL não e recomendado equipar um automóvel com mas 100000Kms :naonao
porque ou Gpl limpa as válvulas o descolar a calamina que cai por completo nos cilindros
para um motor desse idade pode ser perigoso

cgodin00
Membro Iniciado
Registado: 27 mai 2009, 07:29
O meu Carro:: BMW 530d E39

Mensagem por cgodin00 »

cim77 Escreveu:boas pessoal

O que dis respeito o GPL não e recomendado equipar um automóvel com mas 100000Kms :naonao
porque ou Gpl limpa as válvulas o descolar a calamina que cai por completo nos cilindros
para um motor desse idade pode ser perigoso
Montei no meu BMW 316i com 150 000km : nada a assinalar, mas cada caso é um caso.
530D E39 Touring
316i E36 Vendido.
320i E30 (do meu puto)(agora é meu, comprei a ele)

Se podia viver sem BMW ? Podia, mas tinha que andar a pé !

Imagem

frazaorB
Membro Juvenil
Registado: 23 dez 2007, 19:01
O meu Carro:: E36 325i

Mensagem por frazaorB »

Carlos Tavares Escreveu: 1º Qual o sistema mais indicado, para qualquer um destes modelos?

Boas!

1- Deves escolher um sistema de injecção sequencial.
A marca deve ser conhecida, idealmente uma das 3 marcas principais, BRC ( a mais usada, eu escolhia esta ), tartarini ( tenho no meu e é 5* ), prins.

2- Definitivamente no local do pneu suplente. De forma a não se ver.
Arranjas uma forra da cor da alcatifa da mala para cobrir o suplente , ou andas com a bombinha.

3- Não faz diferença nenhuma. O vanos é bom ( mas não é essencial ), não deixes de comprar um carro que gostes só porque tem vanos ou não tem.

4- Deverá ser 1900 euros. A questão é que a partir dos 200 cvs aprox precisa de uma peça qq com mais debito. O instalador é que tem de te dizer se é necessário.
A maneira de testar é ires à vel max do carro ou red line e ele não passar para gasolina.

5- Cuidados nenhuns. é 100 % igual. presumo que cuidas bem da tua panzer. é continuar os bons habitos na proxima Ubber-panzer

6- Sistema sequencial de uma marca conhecida instalada por um instalador com experiencia.

7- É a tal questão dos 200 cvs. o instalador é que te vai dizer. Mas não te aumenta o preço muito. é só uma peça diferente.

8- Notas um nico de nada. Eu no meu sinto a entrada do vanos ( um pseudo kick à lá vtec à volta das 4500rpm ) um pouco mais soft.
Mas só o dono do carro nota. quando empresto o carro a amigos eles não notam a diferença.

9- Obviamente que não deves colocar o tó colante. se a policia te multar são 50 euros mas num deposito vais logo buscar o dinheiro. Mas eles não notam, nem na inspeção.

10- e por ultimo, um conselho - escolhe um 25i - tenta evitar o 20i ( vai valer a pena )
são 500cm e perto de 45 cavalos que fazem diferença.
Uma E34 525i carrinha vai te ficar bem de certeza :fixe

Espero que tenha ajudado

Abc e boas curvas

E a questão dos kms do carro não é muito relevante. se o motor estiver bom, os m50 são blocos que aguentam muita pancada. e se mesmo quando fazem um pouco de barulho de valvulas, geralmente andam e andam sem fugas. Andei numa 320i com 300kms cheia de força.. o meu 320i tem 230km e o melhor do carro é o motor ! acho que ele ficava o dia todo a rodar às 6000rpm sem problemas. Não gasta uma pinga de oleo :)

Carlos Tavares
Membro Gold

frazaorB Escreveu:
Carlos Tavares Escreveu: 1º Qual o sistema mais indicado, para qualquer um destes modelos?

Boas!

1- Deves escolher um sistema de injecção sequencial.
A marca deve ser conhecida, idealmente uma das 3 marcas principais, BRC ( a mais usada, eu escolhia esta ), tartarini ( tenho no meu e é 5* ), prins.

2- Definitivamente no local do pneu suplente. De forma a não se ver.
Arranjas uma forra da cor da alcatifa da mala para cobrir o suplente , ou andas com a bombinha.

3- Não faz diferença nenhuma. O vanos é bom ( mas não é essencial ), não deixes de comprar um carro que gostes só porque tem vanos ou não tem.

4- Deverá ser 1900 euros. A questão é que a partir dos 200 cvs aprox precisa de uma peça qq com mais debito. O instalador é que tem de te dizer se é necessário.
A maneira de testar é ires à vel max do carro ou red line e ele não passar para gasolina.

5- Cuidados nenhuns. é 100 % igual. presumo que cuidas bem da tua panzer. é continuar os bons habitos na proxima Ubber-panzer

6- Sistema sequencial de uma marca conhecida instalada por um instalador com experiencia.

7- É a tal questão dos 200 cvs. o instalador é que te vai dizer. Mas não te aumenta o preço muito. é só uma peça diferente.

8- Notas um nico de nada. Eu no meu sinto a entrada do vanos ( um pseudo kick à lá vtec à volta das 4500rpm ) um pouco mais soft.
Mas só o dono do carro nota. quando empresto o carro a amigos eles não notam a diferença.

9- Obviamente que não deves colocar o tó colante. se a policia te multar são 50 euros mas num deposito vais logo buscar o dinheiro. Mas eles não notam, nem na inspeção.

10- e por ultimo, um conselho - escolhe um 25i - tenta evitar o 20i ( vai valer a pena )
são 500cm e perto de 45 cavalos que fazem diferença.
Uma E34 525i carrinha vai te ficar bem de certeza :fixe

Espero que tenha ajudado

Abc e boas curvas

E a questão dos kms do carro não é muito relevante. se o motor estiver bom, os m50 são blocos que aguentam muita pancada. e se mesmo quando fazem um pouco de barulho de valvulas, geralmente andam e andam sem fugas. Andei numa 320i com 300kms cheia de força.. o meu 320i tem 230km e o melhor do carro é o motor ! acho que ele ficava o dia todo a rodar às 6000rpm sem problemas. Não gasta uma pinga de oleo :)
OLa frazaorB, boas.
Desde ja os meus agradeçimentos, pois a tua informação foi bastante útil e fiquei bastante ilúcidado, sobre este assunto!
Eu se possivél, quando obter a nova Panzer, isto se tudo me correr bem irei de preferência, tentar instalar o sistema num sitio aonde alguém aqui do forum ja tenha ido, e ficado satisfeito com o serviço, não vou arriscar a ir por aí a toa porque hoje em dia ja se sabe como é, temos meio mundo a tentar enganar outro meio, infelizmente!!!
A unica coisa que eu posso adiantar, talvez possa ajudar e ficares com uma ideia as minhas escolhas para ja, recaem em 2 Panzer's ambas do mesmo ano (1994) uma 520i com 190km e uma 525i com 255km se não estou em erro!!!
So que esta ultima, tenho vindo a seguir os passos da mesma e consegui encontrar um historial num forum, desde 2007 até dezembro 2009!
Sei que foi carro de tia de Cascais inicialmente, e depois teve mais 2 donos, um deles ja a tem ha 2 anos e so vinha de tempos a tempos a Portugal, sei tambem que é todo piquinhas com a mesma, o que é bom sinal por vezes e ao que parece, o único problema que a mesma tem neste momento, é no chupador de gasolina que dependendo da inclinação e ao que parece, custa a pegar, os valores de ambas estão situados entre os 3.250€ e os 4.000€ certos da ultima!
Tu dizes-me, que eles na inspeção nem notam que o carro esta convertido a GPL, mas ja vi alguns motores M50 équipados, e os mesmos trazem uma régua bem em cima do motor, aonde se vê os tubos que vão aos injectores, se assim se pode chamar e a minha pergunta é a seguinte, sera que da para meter esses mesmos tubos e essa régua, noutro local sem estar a vista?
Va, Frazão uma vez mais os meus sinceros agradeçimentos pela a ajuda, desejo-te um bom fim de semana e boas curvas, abraço. :fixe :driving :lovebmw :lovebmw :lovebmw :lovebmw
Pelo Prazer de Conduzir.

ImagemImagemImagem

germanii
Membro Gold
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50

Mensagem por germanii »

Pelo que li eu iria para um serie 3 E36 touring isto pela performances,penso que falasses dele ?pois saiu salvo erro saiu atè 98 na qual jà era o 328i,mas è o mesmo motor que o 325i e os cv tambem ,so que o 328i o Vanos abre às 3850rotaçoes que no 325i abre às 4200Rotaçoes ,Numa touring conselhote a meter o botija no lugar do Pneu ,pela simples Razao se queres meter Objetos grandes nao te estrova e o pneu supelente podes deixa-lo em Casa (conselho comprar uma bomba anti Furos em caso que aconteça um furo e um Compressor dos Pequenos que se liga no Cinzeiro)Quanto aos Km aqui dizem noMaximo 80000km ,mas entre varias garagens os km Variam mas no maximo nesse Motor 150000km ,mas bom aqui està o Problema mesmo que tenha 200000km e metes a Gaz se o Motor Avariar mandas Arranjar e Ficas com Motor para muitos Anos ,em todo Caso as Peças sao Mais Baratas que um a Diesel ,quanto a instaladores ?espera por conselhos ou ve na Net *(as Garagens que fazem isso e à quantos Anos elas jà Existem pois è Importante a Experiencia )Nao te ajudei muito mas è tudo que te posso dizer por agora ;)
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

burnout
Membro Gold
Registado: 28 mai 2007, 18:26
O meu Carro:: BMW M3 e46 - 2001 / astra 1.7cdti

Mensagem por burnout »

Carlos Tavares,

já foi aqui tudo dito, por isso não vou fazer mais 1 testamento

o meu M3 comprei com 127 000km e meti GPL, agora conta com quase 170 000km e continua impecável.

isso de não poder meter GPL em motores com mais de 100 000km é mentira.

eu tenho um kit da Prins (o melhor :lol1 ) e mandei por kit de lubrificação por precaução.

desde já te aviso, depois de fazeres os primeiros 1000 km a GPL vais ficar viciado, é tão bom ir à bomba e dizer "é tanque cheio, à rico" e pagar 30€ :lol1 :lol1 :lol1
BMW M3 E46 speed limiter OFF by AET
Imagem -> Gajo de Pau Longo

germanii
Membro Gold

Mensagem por germanii »

isso de não poder meter GPL em motores com mais de 100 000km é mentira.(Bournout)

Queres dizer que os Franceses sao BURROS ? a 4° Potencia do Mundo!!!! so um Portugues podia dizer isso (e Sabendo que a BMW nao recomenda por os Motores deles a GPL) !
Eles Aqui metem no kms que quiseres o dinheiro è Teu ,mas ao Menos sao Sinceros em prevenir a Pessoa e como tu metesses num V8 eles tambem metem aqui com a Kilometragem do teu Visto ser um V8, para um Motor desses Nao è Muito Kilometro e No Volvo 5 Cilindros com 200000km sem Problema e com Garantia ,o Resto expliquei em Cima ;)

Daqui a pouco Vais-me dizer que Foi Portugal que inventou o GPL :lol: 8) :lovebmw
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

metale
Membro Gold
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95

Mensagem por metale »

germanii, nem o motor do Burnout é um V8, nem o motor do 328 (M52) é o mesmo do 325 (M50).

Cumps
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

germanii
Membro Gold

Mensagem por germanii »

metale Escreveu:germanii, nem o motor do Burnout é um V8, nem o motor do 328 (M52) é o mesmo do 325 (M50).

Cumps
Yà desculpa o erro :oops: No motor do Burnout ,mas eles tambem fazem aqui com esses kilometros que ele citou no carro dele ..

e estou a me referir no 328i touring que saiu em 98 ou seja os ultimos modelos serie E 36 ;)

obrigado por me teres rectificado :fixe

burnout
Membro Gold
Registado: 28 mai 2007, 18:26
O meu Carro:: BMW M3 e46 - 2001 / astra 1.7cdti

Mensagem por burnout »

germanii,

nem os tugas inventaram o GPL nem os franceses são os mais espertos.

mas que ai têm a mania que sabem mais, isso têm, mas é que ai vocês podem concordar e comprar um carro com menos KM por são super baratos.

um M3 de 2001 ai custa uns míseros 17 000€, aqui só custa o dobro.

por isso é que vocês pensam assim, eu também pensava :humm
BMW M3 E46 speed limiter OFF by AET
Imagem -> Gajo de Pau Longo

Responder

Voltar para “Série 5”