Turbo do 530d (E39)

Secção para modelos Série 5

Moderador: Staff

Alec300
Membro Iniciado
Mensagens: 14
Registado: 19 fev 2010, 04:46
O meu Carro:: BMW 530d E39 - 1999/03

Turbo do 530d (E39)

Mensagem por Alec300 »

Caros colegas,

Venho novamente solicitar vossa opinião sobre um problema que me surgiu há uns dias.
O turbo do meu 530d (E39) de 2002, começou a fazer um "assobio" diferente do habitual...
Depois de trocar impressões com alguns entendidos, disseram-me que poderá ser o turbo a querer dar as últimas...
O que acham? será essea diferença no assobio um sinal?
Falaram-me também de um filtro que fica debaixo da tampa dos injectores, que está ralacionado com o turbo e que a BMW aconselha mudar aos 80.000km. O meu já vai quase com 180.000km e não sei se foi alguma vez mudado. Pelo menos na minha mão nunca foi mudado e o carro veio para as minhas mãos aos 90.000km.

cumprimentos a todos,

A. Silva

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: Turbo do 530d (E39)

Mensagem por marco pires »

sim,sim.

assobio é o turbo com algum stress,mas não te preocupes com isso,o meu tambem faz,e a frio nota-se mais.

podes andar a vida toda com o turbo a fazer isso e não haver problemas,como pode partir de um momento para o outro,basicamente nunca sabes quando pode ir á vida.

não te preocupes com isso,de facto a indicação que te deram foi correcta,mas é como te disse,pode andar assim e nunca partir.

quanto a esse filtro que falas,desconheço :think
[email protected]


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Avatar do Utilizador
525_tds
Membro Gold
Mensagens: 1483
Registado: 15 mar 2005, 22:56
O meu Carro:: BMW
Localização: Portugal

Re: Turbo do 530d (E39)

Mensagem por 525_tds »

O filtro é o "breather".

Alec300
Membro Iniciado
Mensagens: 14
Registado: 19 fev 2010, 04:46
O meu Carro:: BMW 530d E39 - 1999/03

Re: Turbo do 530d (E39)

Mensagem por Alec300 »

Pois...também me disseram que podia andar assim e nunca partir.
Espero que assim seja...
O colega "525_tds" diz que é o breather... vou tentar descobrir como mudá-lo na tentativa de prolongar uma pouco mais a vida do turbo

Obrigado aos dois :)

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: Turbo do 530d (E39)

Mensagem por marco pires »

só mais uma achega.

queres preservar o maximo possivel o turbo?

então nunca passes das 2.000rpm sem que o ponteiro da temperatura chegue ao meio,troca as mudanças sempre antes de o ponteiro das rotações bater nas 2.000rpm,depois de quente estás á vontade,mas até lá não.

uma das situações que leva o turbo a dar o berro,é exatamente a malta não fazer isto e começar a acelerar á maluca como se o carro estivesse quente,nunca e em circunstancia alguma se deve fazer isto,a lubrificação do turbo com o carro frio não é a melhor,por isso e até aqueçer,é ter moderação.
outra coisa é andar constantemente com o carro a fundo,tipo longos percursos de auto estrada sempre a fundo= turbo nas couves.
[email protected]


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

volwerine
Membro Senior
Mensagens: 878
Registado: 06 jul 2009, 15:04
O meu Carro:: peugeot 607 hdi bi turbo
Localização: figueira da foz

Re: Turbo do 530d (E39)

Mensagem por volwerine »

pode ser apenas um flexivel roto

Whity
Membro Juvenil
Mensagens: 95
Registado: 18 nov 2008, 22:29
O meu Carro:: BMW 530D E39
Localização: Lisboa

Re: Turbo do 530d (E39)

Mensagem por Whity »

Boas.
Esse dito filtro breather convem mudares.
Custa cerca de 25€ e ha quem diga que se deve mudar quando é feita a revisão. Eu desde que comprei a minha nunca mudei e pelo que sei nunca foi mudado, contudo vou mudar em principio este fim-de-semana, vou tentar comprar hoje o dito filtro.

Dizem que a mudança desse filtro evita muitos problemas no turbo, ou seja, no meu ver faz parte de uma manutenção ao turbo...

Cumprimentos,

-- Sexta Ago 27, 2010 7:48 am --

Boas novamente.

Vejam este topico.

viewtopic.php?f=38&t=45253

Cumprimentos,

Alec300
Membro Iniciado
Mensagens: 14
Registado: 19 fev 2010, 04:46
O meu Carro:: BMW 530d E39 - 1999/03

Re: Turbo do 530d (E39)

Mensagem por Alec300 »

Caro Volwerine.....

Isso do flexível roto seria uma boa notícia! :)
Vou averiguar...
Obrigado pela dica

-- Sexta Ago 27, 2010 2:12 pm --

Pois é Whity,

Muda lá isso depressa!
Eu devia ter averiguado isto há mais tempo

volwerine
Membro Senior
Mensagens: 878
Registado: 06 jul 2009, 15:04
O meu Carro:: peugeot 607 hdi bi turbo
Localização: figueira da foz

Re: Turbo do 530d (E39)

Mensagem por volwerine »

turbo axo muito cedo..... se for turbo eu tenho um para venda :lol1 :lol1

giwasa
Membro Gold
Mensagens: 3172
Registado: 15 dez 2007, 22:45
O meu Carro:: BMW M5 f10
Localização: lisboa expo

Re: Turbo do 530d (E39)

Mensagem por giwasa »

se for problema do turbo ias notar perca de rendimento
GIWASA M5 V10 E60 (+550 cvs)and Cooper S (280cvs by GTT)
ex bimers: 330xd e46 245cvs and 535d e60 424cvs
http://www.youtube.com/watch?v=m3CWwM8vurk
viewtopic.php?f=59&t=54326

grozny
Membro Iniciado
Mensagens: 13
Registado: 03 set 2010, 18:16
O meu Carro:: BMW 525tds - 1998/11

Re: Turbo do 530d (E39)

Mensagem por grozny »

volwerine Escreveu:turbo axo muito cedo..... se for turbo eu tenho um para venda :lol1 :lol1
boas volwerine

eu tenho um 525tds e queria mudar-lhe o turbo para um com mais debito. :driving
sabes dizer-me se esse dá para aplicar no meu sem fazer muitas alterações.
Qual é o preço? :lovebmw

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: Turbo do 530d (E39)

Mensagem por marco pires »

giwasa,se o turbo estiver apenas a assobiar por ter folga no veio as performances não sofrerão alterações,um turbo pode andar sempre a assobiar o e as performances continuarem a 100%.
se for o caso da geometria estar presa então aí sim haverá alterações nas performances.
[email protected]


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

volwerine
Membro Senior
Mensagens: 878
Registado: 06 jul 2009, 15:04
O meu Carro:: peugeot 607 hdi bi turbo
Localização: figueira da foz

Re: Turbo do 530d (E39)

Mensagem por volwerine »

grozny Escreveu:
volwerine Escreveu:turbo axo muito cedo..... se for turbo eu tenho um para venda :lol1 :lol1
boas volwerine

eu tenho um 525tds e queria mudar-lhe o turbo para um com mais debito. :driving
sabes dizer-me se esse dá para aplicar no meu sem fazer muitas alterações.
Qual é o preço? :lovebmw
penso que nao, pois o meu tem geometria variavel e o teu e fixa

Avatar do Utilizador
samuel_20_
Membro Senior
Mensagens: 801
Registado: 07 mar 2009, 01:07
O meu Carro:: BMW 318is E36 - 10/1996
Localização: Almeirim

Re: Turbo do 530d (E39)

Mensagem por samuel_20_ »

um kit de reparação para o turbo tb não é muito cara, leva os selos e o veio é reparado(caso necessite), deve rondar os 150/200€ sem a desmontagem, e mais vale agora do que deixar partir e depois a reparação ser motor aberto e turbo novo(na pior das hipóteses)...
_____________________________________________________________________________
E36 318is 10/96 M44
Imagem

Alec300
Membro Iniciado
Mensagens: 14
Registado: 19 fev 2010, 04:46
O meu Carro:: BMW 530d E39 - 1999/03

Re: Turbo do 530d (E39)

Mensagem por Alec300 »

Mudei o "Breather"...
O velho estava todo sujo de óleo e meio desfeito.
O turbo continua a assobiar mas parece ter o mesmo rendimento de sempre.
VOu ver no que dá :)

Responder

Voltar para “Série 5”