Pessoal só a titulo de confirmação junto daqueles mais experientes com esta operação,
para a purga do radiador neste carro e tendo em conta que tem depósito de expansão á parte do radiador, e que não vejo parafusos de purga, basta colocar o anticongelante, la para dentro (depósito de expansao) com a chave na posição 2 e a sofagem na velocidade minima e temperatura no máximo, confirma-se ou existe mais algum passo que me estou a esquecer?
Cumprimentos.
-- Sábado Nov 27, 2010 7:42 pm --
Se alguém tiver o tis e puder disponibilizar a informação agradecia, é que mudei a bomba de agua e o termostato, e os tubos não tão a ganhar tanta pressão, e a temperatura (no digital) não baixa dos 93-96 graus, quando antes andava nos 80 e tal graus.
Ja enchi, com a anti-congelante mais água, coloquei a sofagem no minimo e a temperatura no maximo, enquanto enchia, ja andei com o carro e o ponteiro não passa do meio. Mas estranho a situação dos tubos.
Enchimento e purga radiador 525tds e39
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Re: Enchimento e purga radiador 525tds e39
boas em pricipio esta tudo bem os tubos nao ganham tanta pressao porque a agua agora circula melhor e nao aquece tanto comfirma a agua a frio fica bem
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Re: Enchimento e purga radiador 525tds e39
O material antigo estava bom (até a bomba que tinha as pas em plastico estava optima), foi trocado so por precaução, nunca teve aquecimentos o motor.
Este fim de semana levou bomba de agua da meyle com "impeler" metalico, termostato da behru, e os dois tubos de agua do radiador (originais), o anti-congelante foi o da bmw diluido em agua destilada.
O carro, o ponteiro não passa do meio, já acertei o nivel a frio no depósito de expansão, a unica coisa que acho estranho é a temperatura dele nos menus secretos ou seja no digital agora andar nos 92º, quando anteriormente andava nos 80 e poucos, mas também acho que possa ter a haver com o termostato novo, e este demora mais a abrir.
Ar também não me parece que tenha, como disse o ponteiro não passa do meio, fica la certinho, e no deposito de expansão com o motor a trabalhar já sai um fio continuo de anticongelante, sem "soluços" como fazia na fase de enchimento que revelava a presença de ar no radiador.
Cumprimentos.
Este fim de semana levou bomba de agua da meyle com "impeler" metalico, termostato da behru, e os dois tubos de agua do radiador (originais), o anti-congelante foi o da bmw diluido em agua destilada.
O carro, o ponteiro não passa do meio, já acertei o nivel a frio no depósito de expansão, a unica coisa que acho estranho é a temperatura dele nos menus secretos ou seja no digital agora andar nos 92º, quando anteriormente andava nos 80 e poucos, mas também acho que possa ter a haver com o termostato novo, e este demora mais a abrir.
Ar também não me parece que tenha, como disse o ponteiro não passa do meio, fica la certinho, e no deposito de expansão com o motor a trabalhar já sai um fio continuo de anticongelante, sem "soluços" como fazia na fase de enchimento que revelava a presença de ar no radiador.
Cumprimentos.
- neor
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Re: Enchimento e purga radiador 525tds e39
boas amigo,
MUITA ATENÇÃO....
essa pressão nos tubos não é nada normal. pode ser apenas a junta queimada. digo "apenas", porque no meu caso foi mesmo a cabeça estalada
. contudo, convem fazer uns testes para verificar isso, se for confirmado acerca da junta, é necessário desmontar tudo e mandar meter à pressão a cabeça para ver se está mesmo boa...senão, só uma nova resolve o problema
o aumento da temperatura de funcionamento normal do motor poderá estar ligado a esta situação quer relatei.
convem verificar isso...antes que seja tarde demais...
espero ter ajudado
abraço
MUITA ATENÇÃO....
essa pressão nos tubos não é nada normal. pode ser apenas a junta queimada. digo "apenas", porque no meu caso foi mesmo a cabeça estalada





o aumento da temperatura de funcionamento normal do motor poderá estar ligado a esta situação quer relatei.
convem verificar isso...antes que seja tarde demais...

espero ter ajudado
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Re: Enchimento e purga radiador 525tds e39
Pressão?neor Escreveu:boas amigo,
MUITA ATENÇÃO....
essa pressão nos tubos não é nada normal. pode ser apenas a junta queimada. digo "apenas", porque no meu caso foi mesmo a cabeça estalada![]()
![]()
. contudo, convem fazer uns testes para verificar isso, se for confirmado acerca da junta, é necessário desmontar tudo e mandar meter à pressão a cabeça para ver se está mesmo boa...senão, só uma nova resolve o problema
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o aumento da temperatura de funcionamento normal do motor poderá estar ligado a esta situação quer relatei.
convem verificar isso...antes que seja tarde demais...![]()
espero ter ajudado
abraço
Mas eles não estão a ganhar pressão, ou melhor a ficar duros tipo pedra, como queiram chamar.
Estão normais, ganham a pressão normal, apertam-se com a mão, agora claro! P
orque na altura que coloquei o post, ainda não tinha acabado a purga, deixar arrefecer o motor acertar o nivel e deixar trabalhar até o termostato abrir.
Só queria confirmar os passos todos com o pessoal mais experiente nesta operação.
Mas todas as opiniões, e participações no topico são bem vindas!
:fixe
Cumprimentos.
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Re: Enchimento e purga radiador 525tds e39
O procedimento que seguiste está correctissimo. O facto estares com temps na casa dos 90 e tal pode dever-se ao facto de o termostato anterior não estar a fechar como deve ser, logo passava liquido para o radiador e arrefecia-o. Andar com o motor nos 80 graus não é bom. Este motor deve funcionar á volta de 92-95 graus. Menos, o carro julga que está frio e injecta mais gasóleo para subir a temperatura. É o que acontece de manhã quando o ligas por isso é que o relentim fica mais alto. O termostato está fechado, faz com que o liquido só circule no bloco sem ir ao radiador, e sobrealimenta com gasóleo para o motor chegar mais rápido aos 90 e picos :fixe
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Re: Enchimento e purga radiador 525tds e39
Já fiz uns kilometros valentes, e está 5 estrelas! Aliás antes desta manutenção também estava, so troquei este material por precaução.Asrafil Escreveu:O procedimento que seguiste está correctissimo. O facto estares com temps na casa dos 90 e tal pode dever-se ao facto de o termostato anterior não estar a fechar como deve ser, logo passava liquido para o radiador e arrefecia-o. Andar com o motor nos 80 graus não é bom. Este motor deve funcionar á volta de 92-95 graus. Menos, o carro julga que está frio e injecta mais gasóleo para subir a temperatura. É o que acontece de manhã quando o ligas por isso é que o relentim fica mais alto. O termostato está fechado, faz com que o liquido só circule no bloco sem ir ao radiador, e sobrealimenta com gasóleo para o motor chegar mais rápido aos 90 e picos :fixe
A bomba de água que la estava era de plastico (mas estava como nova). O termostato é que ja devia andar mal pois havia alturas, agora com o tempo frio que vinha para os 76º, mas mal acelerava ia para os 80º
Agora anda sempre nos 92-95º! :fixe :lovebmw
- neor
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Re: Enchimento e purga radiador 525tds e39
melhor
ainda bem que está resolvido
boas curvas


ainda bem que está resolvido

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