Enchimento e purga radiador 525tds e39

Secção para modelos Série 5

Moderador: Staff

Responder
525_tds
Membro Gold
Registado: 15 mar 2005, 22:56
O meu Carro:: BMW

Enchimento e purga radiador 525tds e39

Mensagem por 525_tds »

Pessoal só a titulo de confirmação junto daqueles mais experientes com esta operação,
para a purga do radiador neste carro e tendo em conta que tem depósito de expansão á parte do radiador, e que não vejo parafusos de purga, basta colocar o anticongelante, la para dentro (depósito de expansao) com a chave na posição 2 e a sofagem na velocidade minima e temperatura no máximo, confirma-se ou existe mais algum passo que me estou a esquecer?

Cumprimentos.

-- Sábado Nov 27, 2010 7:42 pm --

Se alguém tiver o tis e puder disponibilizar a informação agradecia, é que mudei a bomba de agua e o termostato, e os tubos não tão a ganhar tanta pressão, e a temperatura (no digital) não baixa dos 93-96 graus, quando antes andava nos 80 e tal graus.

Ja enchi, com a anti-congelante mais água, coloquei a sofagem no minimo e a temperatura no maximo, enquanto enchia, ja andei com o carro e o ponteiro não passa do meio. Mas estranho a situação dos tubos.

painatal
Membro Iniciado
Registado: 26 nov 2010, 17:47
O meu Carro:: bmw e39 525tds touring 1998/01

Re: Enchimento e purga radiador 525tds e39

Mensagem por painatal »

boas em pricipio esta tudo bem os tubos nao ganham tanta pressao porque a agua agora circula melhor e nao aquece tanto comfirma a agua a frio fica bem

525_tds
Membro Gold

Mensagem por 525_tds »

O material antigo estava bom (até a bomba que tinha as pas em plastico estava optima), foi trocado so por precaução, nunca teve aquecimentos o motor.
Este fim de semana levou bomba de agua da meyle com "impeler" metalico, termostato da behru, e os dois tubos de agua do radiador (originais), o anti-congelante foi o da bmw diluido em agua destilada.

O carro, o ponteiro não passa do meio, já acertei o nivel a frio no depósito de expansão, a unica coisa que acho estranho é a temperatura dele nos menus secretos ou seja no digital agora andar nos 92º, quando anteriormente andava nos 80 e poucos, mas também acho que possa ter a haver com o termostato novo, e este demora mais a abrir.

Ar também não me parece que tenha, como disse o ponteiro não passa do meio, fica la certinho, e no deposito de expansão com o motor a trabalhar já sai um fio continuo de anticongelante, sem "soluços" como fazia na fase de enchimento que revelava a presença de ar no radiador.

Cumprimentos.

neor
Membro Juvenil
Registado: 28 jan 2007, 22:19
O meu Carro:: BMW 525TDs

Mensagem por neor »

boas amigo,
MUITA ATENÇÃO....
essa pressão nos tubos não é nada normal. pode ser apenas a junta queimada. digo "apenas", porque no meu caso foi mesmo a cabeça estalada :scary :scary :scary. contudo, convem fazer uns testes para verificar isso, se for confirmado acerca da junta, é necessário desmontar tudo e mandar meter à pressão a cabeça para ver se está mesmo boa...senão, só uma nova resolve o problema :scary :scary
o aumento da temperatura de funcionamento normal do motor poderá estar ligado a esta situação quer relatei.
convem verificar isso...antes que seja tarde demais... :idea:
espero ter ajudado
abraço
-BMW 525 Tds Kit M5
-Susuki TL 1000 S (para venda ou troca por carro)

525_tds
Membro Gold

Mensagem por 525_tds »

neor Escreveu:boas amigo,
MUITA ATENÇÃO....
essa pressão nos tubos não é nada normal. pode ser apenas a junta queimada. digo "apenas", porque no meu caso foi mesmo a cabeça estalada :scary :scary :scary. contudo, convem fazer uns testes para verificar isso, se for confirmado acerca da junta, é necessário desmontar tudo e mandar meter à pressão a cabeça para ver se está mesmo boa...senão, só uma nova resolve o problema :scary :scary
o aumento da temperatura de funcionamento normal do motor poderá estar ligado a esta situação quer relatei.
convem verificar isso...antes que seja tarde demais... :idea:
espero ter ajudado
abraço
Pressão?

Mas eles não estão a ganhar pressão, ou melhor a ficar duros tipo pedra, como queiram chamar.

Estão normais, ganham a pressão normal, apertam-se com a mão, agora claro! P
orque na altura que coloquei o post, ainda não tinha acabado a purga, deixar arrefecer o motor acertar o nivel e deixar trabalhar até o termostato abrir.
Só queria confirmar os passos todos com o pessoal mais experiente nesta operação.

Mas todas as opiniões, e participações no topico são bem vindas!
:fixe
Cumprimentos.

Asrafil
Membro Juvenil
Registado: 14 mar 2009, 16:41
O meu Carro:: BMW 525tds E39 - 1999/02

Mensagem por Asrafil »

O procedimento que seguiste está correctissimo. O facto estares com temps na casa dos 90 e tal pode dever-se ao facto de o termostato anterior não estar a fechar como deve ser, logo passava liquido para o radiador e arrefecia-o. Andar com o motor nos 80 graus não é bom. Este motor deve funcionar á volta de 92-95 graus. Menos, o carro julga que está frio e injecta mais gasóleo para subir a temperatura. É o que acontece de manhã quando o ligas por isso é que o relentim fica mais alto. O termostato está fechado, faz com que o liquido só circule no bloco sem ir ao radiador, e sobrealimenta com gasóleo para o motor chegar mais rápido aos 90 e picos :fixe

525_tds
Membro Gold

Mensagem por 525_tds »

Asrafil Escreveu:O procedimento que seguiste está correctissimo. O facto estares com temps na casa dos 90 e tal pode dever-se ao facto de o termostato anterior não estar a fechar como deve ser, logo passava liquido para o radiador e arrefecia-o. Andar com o motor nos 80 graus não é bom. Este motor deve funcionar á volta de 92-95 graus. Menos, o carro julga que está frio e injecta mais gasóleo para subir a temperatura. É o que acontece de manhã quando o ligas por isso é que o relentim fica mais alto. O termostato está fechado, faz com que o liquido só circule no bloco sem ir ao radiador, e sobrealimenta com gasóleo para o motor chegar mais rápido aos 90 e picos :fixe
Já fiz uns kilometros valentes, e está 5 estrelas! Aliás antes desta manutenção também estava, so troquei este material por precaução.
A bomba de água que la estava era de plastico (mas estava como nova). O termostato é que ja devia andar mal pois havia alturas, agora com o tempo frio que vinha para os 76º, mas mal acelerava ia para os 80º

Agora anda sempre nos 92-95º! :fixe :lovebmw

neor
Membro Juvenil
Registado: 28 jan 2007, 22:19
O meu Carro:: BMW 525TDs

Mensagem por neor »

melhor 8) 8)
ainda bem que está resolvido :driving
boas curvas
-BMW 525 Tds Kit M5
-Susuki TL 1000 S (para venda ou troca por carro)

Responder

Voltar para “Série 5”