Ajuda a localizar a VP44

Secção para modelos Série 5

Moderador: Staff

rafias
Membro Gold
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09

Ajuda a localizar a VP44

Mensagem por rafias »

Boas pessoal,

Surgiu a oportunidade de adquirir uma box de potência para a minha carroça BMW 520d (E39) 136PS, 280Nm. Mas antes de me atirar para esse negócio preciso ter a certeza que consigo instala-la. Alguém pode ajudar-me a localizar a bomba injectora VP44? É que a box de potência encaixa na ficha da VP44.
Tirando o resguardo de plástico principal não consegui ver nada que se parecesse com a bomba VP44.
Se não for pedir muito, agradecia uma foto da posição dela em relação ao motor.

Cumprimentos
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Re: Ajuda a localizar a VP44

Mensagem por marco pires »

acho que vais ter que desmontar algumas coisas para acederes a ela.

Imagem

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

rafias
Membro Gold

Mensagem por rafias »

Então estou tramado!! Era o que faltava ter de levar o carro a um mecânico só para instalar uma box. Tenho de se consigo aceder a ficha da VP44 sem ter de desmontar o colector. Mas se bem conheço a complicação de mexer neste carro, deve ser impossível.
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

marco pires
Moderador do Fórum

acho mesmo que o colector tem que sair fora para aceder :humm
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

rafias
Membro Gold

Mensagem por rafias »

Eles, http://www.tdi-tuning.co.uk/, asseguraram-me que consigo aceder a ficha da VP44 sem tirar o colector da admissão. A ver vamos... logo tiro o resguardo do lado direito e vejo se consigo chegar á ficha. Se não conseguir, desisto e fica como está, ou seja stock.
Imagem

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Mensagem por JOFIMO »

rafias Escreveu:Eles, http://www.tdi-tuning.co.uk/, asseguraram-me que consigo aceder a ficha da VP44 sem tirar o colector da admissão. A ver vamos... logo tiro o resguardo do lado direito e vejo se consigo chegar á ficha. Se não conseguir, desisto e fica como está, ou seja stock.
Num VAG consegues de certeza pois a bomba é a mesma mas nos nossos tens de retirar o colector de admissão, e aí já lá chegas após retirar a tampa plastica (levantar e puxar), agora pegunto porquê box e não repro?
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

marco pires
Moderador do Fórum

nos motores 2.0 não se consegue extrair grande potencia recorrendo a uma repro,de resto esse motor tem um limite muito perto dos 150cv,daí para a frente é dificil e começa a perder fiabilidade que é uma coisa louca.

provavelmente com uma box ele consegue extrair mais potencia do que com repro,mas cuidado e não abusar.
[email protected]

cap
Membro Gold
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02

Mensagem por cap »

Parâmetros que a box altera: Quantidade de injecção (valor "fixo" ao longo da faixa de rpm).

Parâmetros que a repro altera (pode alterar): Quantidade de injecção, avanço da mesma e pressão de turbo, todos estes variáveis ao longo da faixa de rpm. Limitador de rpm, limitador de velocidade.

Como é que seria possível uma box dar mais que uma repro?

Em relação a perder muita fiabilidade dos 150cv para cima acho que estás a falar de cor, andam cá pelo fórum vários exemplos com 200cv ou a rondar esses valores e nenhum ainda partiu nada (excepto um que inventou onde não devia mas os 200cv fazia-os sem a tal invenção).
Imagem

jmcdpereira
Membro Gold
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto

Mensagem por jmcdpereira »

cap Escreveu: ...
Em relação a perder muita fiabilidade dos 150cv para cima acho que estás a falar de cor, andam cá pelo fórum vários exemplos com 200cv ou a rondar esses valores e nenhum ainda partiu nada (excepto um que inventou onde não devia mas os 200cv fazia-os sem a tal invenção).
Mas parece-me que esses que andam com 200cv não têm só repro tb...
Aliás segundo tenho lido não se consegue chegar aos 200cv (a partir de 136cv) só com repro...
Estou errado ?

Mas realmente não me parece que se consiga mais com box do que repro...

jmcdpereira
Imagem
Imagem :(

marco pires
Moderador do Fórum

quanto à box falei e disse "provavelmente",porque não tinha a certeza,por isso mesmo não assegurei a pés juntos que era assim,se tu dizes que a repro é melhor,então ok,a repro é melhor.

quanto à potencia,cada um é que sabe de si,e do valor que dá aquilo que tem,colocar mais de 150cv nesse motor é o mesmo que estar a pedir problemas.
quanto aos que tem essas potencias de 200cv e não tiveram problemas,bem,ninguem está a dizer que é colocar essa potencia sair para a estrada e já partiu,mas lá virá o tempo em que se irão arrepender amargamente por terem colocado essa potencia no carro.

ps-estamos a falar do motor 2.0 136cv,se for o de 150cv então a conversa é outra :wink1
[email protected]

cap
Membro Gold

Mensagem por cap »

O que é que cede no motor 136? Vão-se arrepender porquê?
Imagem

cap
Membro Gold

Mensagem por cap »

jmcdpereira Escreveu:
cap Escreveu: ...
Mas parece-me que esses que andam com 200cv não têm só repro tb...
Aliás segundo tenho lido não se consegue chegar aos 200cv (a partir de 136cv) só com repro...
Estou errado ?

Mas realmente não me parece que se consiga mais com box do que repro...

jmcdpereira
Sim, têm que levar material para fazer 200cv. Com repro fazem ~155 e fecha a loja.
Imagem

marco pires
Moderador do Fórum

não é uma questão de ceder,é uma questão de decrescimo acentuado da fiabilidade e durabilidade dos diversos orgãos mecanicos.

vão se arrepender quando os problemas começarem,a não ser que sejam ricos e gostem de estragar o que custou a ganhar.
[email protected]

cap
Membro Gold

Mensagem por cap »

Sim mas gostava que apresentasses algum argumento, do estilo "tal peça cede porque x, outra porque y".

Assim não passam de meras suposições.

É que se vamos pela potência base, entre o 136 e o 150 vão apenas 14cv de diferença, não "é por aí".
Imagem

marco pires
Moderador do Fórum

bem,não seja por isso:

potencia em excesso= aumento de pressão que pode partir o bloco,nomeadamente na separação entre os cilindros.
o aumento da pressão acelera as rotações do turbo,se exceder os 850º,turbo para as couves.
prolongar a injecção aumenta a quantidade de combustivel a cada curso do pistão e a temperatura,em excesso vai simplesmente fundir a peça=pistões nas couves.
se juntares a isto a embreagem e o volante do motor que "adoram" este tipo de repros esticadas ao limite,tens uma bela sinfonia de enterro de um carro que já era.
[email protected]

Responder

Voltar para “Série 5”