Abro este tópico para tentar perceber como funciona o anel de fibra óptica no meu carro.
Tal como o nome diz presumo que os aparelhos electrónicos estejam ligado dentro de um anel, entra por um lado e o anel continua no outro lado.
Acontece que comprei um sistema bluetooth que se liga na fibra a não necessita de nenhuma codificação na BMW, é plug and play, mas acontece que não funciona, não é detectado pelo sistema do carro.
Há um membro aqui que tem o mesmo sistema e o dele funciona na boa.
O meu carro é um E61 de 2004.
Após a troca de uns mail com o fabricante ele diz-me para eu procurar a ficha OBD que deve estar no porta luvas e...
Bem o melhor é lerem o texto que ele me enviou:
Eu liguei o chicote de fibra em Y.Do you have use the Y- plug and play fibre optical cable from the BT-BMW01 set ? If yes , then it possible that the fibre optical ring in the car is not closed. Please search for the OBD fibre optical connector (maybe you have it in the glow box) and check if there is a real fibre optical bridge inside. If not, please buy a new one from BMW dealer. Alternative you can make a point to point fibre optical connection between the BT-BMW01 interface and the navigation unit (of course you lose then the OBD fibre optical connector function in the car).
Pelo que entendo ele quer que eu procure a ficha OBD e verifique se tem as ligações de fibra por trás.
Senão terei de comprar na BMW.
Ou em alternativa fazer uma ligação ponto a ponto entre o interface e interface de navegação.
A minha pergunta é...
Como posso eu saber se o anel está fechado ? Há algum teste que se posso fazer ? Com o DIS ou Progman ? Com o DIS não tenho erros na fibra.
Onde está a ficha OBD de fibra ? não a encontro, supostamente está à vista ou está escondida algures no porta luvas ? (junto foto do porta-luvas sem o fundo)

Ou como faço a opção alternativa ? com que chicote ?
Obrigado pela atenção

jmcdpereira