Anel de fibra optica. Como funciona ?

Secção para modelos Série 5

Moderador: Staff

jmcdpereira
Membro Gold
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto

Anel de fibra optica. Como funciona ?

Mensagem por jmcdpereira »

Bom dia
Abro este tópico para tentar perceber como funciona o anel de fibra óptica no meu carro.
Tal como o nome diz presumo que os aparelhos electrónicos estejam ligado dentro de um anel, entra por um lado e o anel continua no outro lado.
Acontece que comprei um sistema bluetooth que se liga na fibra a não necessita de nenhuma codificação na BMW, é plug and play, mas acontece que não funciona, não é detectado pelo sistema do carro.
Há um membro aqui que tem o mesmo sistema e o dele funciona na boa.
O meu carro é um E61 de 2004.
Após a troca de uns mail com o fabricante ele diz-me para eu procurar a ficha OBD que deve estar no porta luvas e...
Bem o melhor é lerem o texto que ele me enviou:
Do you have use the Y- plug and play fibre optical cable from the BT-BMW01 set ? If yes , then it possible that the fibre optical ring in the car is not closed. Please search for the OBD fibre optical connector (maybe you have it in the glow box) and check if there is a real fibre optical bridge inside. If not, please buy a new one from BMW dealer. Alternative you can make a point to point fibre optical connection between the BT-BMW01 interface and the navigation unit (of course you lose then the OBD fibre optical connector function in the car).
Eu liguei o chicote de fibra em Y.
Pelo que entendo ele quer que eu procure a ficha OBD e verifique se tem as ligações de fibra por trás.
Senão terei de comprar na BMW.
Ou em alternativa fazer uma ligação ponto a ponto entre o interface e interface de navegação.

A minha pergunta é...
Como posso eu saber se o anel está fechado ? Há algum teste que se posso fazer ? Com o DIS ou Progman ? Com o DIS não tenho erros na fibra.
Onde está a ficha OBD de fibra ? não a encontro, supostamente está à vista ou está escondida algures no porta luvas ? (junto foto do porta-luvas sem o fundo)
Imagem

Ou como faço a opção alternativa ? com que chicote ?

Obrigado pela atenção ;)
jmcdpereira
Imagem
Imagem :(

gt1progman
Membro Senior
Registado: 18 jan 2007, 21:29

Re: Anel de fibra optica. Como funciona ?

Mensagem por gt1progman »

O sistema não necessita de codificação mas o CCC/MASK pode necessitar. Se o que queres é que ele baixe ou desligue o som quando recebes uma chamada.

O canal MOST, tem uma terminação no porta-luvas, e se não me falha a memoria é no lado esquerdo onde a tua foto já não apanha. Como o canal de fibra tem de estar fechado o vendedor coloca a hipótese de não teres o "terminador" instalado, mas pela foto parece que tens.

Já agora, onde ligaste o modulo de bluetooth ?

jmcdpereira
Membro Gold

Olá e obrigado pela resposta ;)
A foto não mostra mas mais ao lado esquerdo tem uma tampa que tapa algo, pensei que fosse a ligação a uma tomada de corrente e parece que é mesmo, junto uma foto que acabei de tirar.

Imagem

Eu liguei o modulo tal como dizem no esquema junto ao modulo de navegação.

Imagem

Aliás as fichas não permitem qq engano.
É tirar e intercalar não é possivel enganar pois as fichas são todas diferentes, só entram naquela posição.
e eles dizem que não é necessário qq codificação o sistema em si vai fazer o mute do som.

jmcdpereira
Imagem

gt1progman
Membro Senior

essa tampa e esses cabos são fios de cobre ? Os E60 que conheci tinham a ficha MOST aí nessa zona.
Supostamente a tampa do porta-luvas abre uns 60º e depois é necessário retirar uns "piqueletes" que deixam a tampa baixar mais uns 30º. Vê se descobres como e procura uma tampa parecida a essa que se estiver presente esta a tapar a ficha do cana de fibra. Essa ficha é onde se liga o interface OPS para se fazerem as programações no CCC.
Se o teu carro não tiver essa tampa na ficha (brigde) o canal esta aberto e tens a tal situação que o vendedor referiu.

jmcdpereira
Membro Gold

gt1progman Escreveu:essa tampa e esses cabos são fios de cobre ? Os E60 que conheci tinham a ficha MOST aí nessa zona.
Supostamente a tampa do porta-luvas abre uns 60º e depois é necessário retirar uns "piqueletes" que deixam a tampa baixar mais uns 30º. Vê se descobres como e procura uma tampa parecida a essa que se estiver presente esta a tapar a ficha do cana de fibra. Essa ficha é onde se liga o interface OPS para se fazerem as programações no CCC.
Se o teu carro não tiver essa tampa na ficha (brigde) o canal esta aberto e tens a tal situação que o vendedor referiu.

Ok vou ver isso.
E sim essa ficha tem fios de cobre por isso não será essa.
Vou agora tentar desmontar o porta luvas.
se não encontrar nada vou à BMW perguntar onde está a ficha OBD.
Se é que eles sabem claro.
Mas já agora... essa ficha OBD de fibra TEM mesmo de existir certo ?

Obrigado ;)

jmcdpereira
Imagem

gt1progman
Membro Senior

A ficha OBD é aquela onde ligas o interface OBD e se situa na zona dos pés, perto da porta do condutor, podes também verificar aí se tens alguma coisa adicional que se possa parecer com uma ficha de fibra.
A ficha do canal de MOST (que é o que estas a procura) é uma terminação do anel de fibra óptica, que por sua vez deveria estar tapada com uma tampa que no seu interior tem algo (fibra) que faz uma especie de "loopback" para fechar o anel de fibra. Ou seja, é como essas terminações de fibra que chegam ao CCC e que depois levam uma tampa cujo objectivo é apenas unir as duas fibras de modo a que o anel feche.

jmcdpereira
Membro Gold

gt1progman Escreveu:A ficha OBD é aquela onde ligas o interface OBD e se situa na zona dos pés, perto da porta do condutor, podes também verificar aí se tens alguma coisa adicional que se possa parecer com uma ficha de fibra.
A ficha do canal de MOST (que é o que estas a procura) é uma terminação do anel de fibra óptica, que por sua vez deveria estar tapada com uma tampa que no seu interior tem algo (fibra) que faz uma especie de "loopback" para fechar o anel de fibra. Ou seja, é como essas terminações de fibra que chegam ao CCC e que depois levam uma tampa cujo objectivo é apenas unir as duas fibras de modo a que o anel feche.
Não está lá nada.
Ao lado da ficha OBD "normal" não há nada, procurei por dentro, etc... nada :(

Estive a desmontar aquela ficha ao lado do porta luvas, aquilo tem dois terminais fêmea metálicos e tem um fio de cobre por trás, aliás vê-se na imagem que não é fibra.
Tem uma tampa, mas essa tampa tapa apenas, não tem qq função. De qq modo aquilo é fio de cobre, não pode ser a ficha que procuro.
Às 2 horas vou à BMW perguntar onde está a tomada.
Quase aposto que não sabem.

PS: Se houve por aí alguém que possa postar uma foto dessa famosa ficha, agradecia ;)

abraço

jmcdpereira
Imagem

jmcdpereira
Membro Gold

Já encontrei, fui à BMW e perguntei.
Está debaixo daquela ficha à esquerda do porta luvas.

Imagem

Tem uma tampa que se retira e vem tudo agarrado, cabo, terminador, etc...
E confirma-se, tem o terminador.

Estou a ver que comprei um pisa papeis :(

jmcdpereira
Imagem

tolassssss
Membro Juvenil
Registado: 24 out 2006, 19:46

Mensagem por tolassssss »

Calma amigo, tu fala comigo .

hehehe

Em principio isso resolve-se, codificando o CCC, eu activo-te o Bluethoot pelo teamviewer como fizemos da outravez para o MP3 e Caixa de CD's.

jmcdpereira
Membro Gold

tolassssss Escreveu:Calma amigo, tu fala comigo .

hehehe

Em principio isso resolve-se, codificando o CCC, eu activo-te o Bluethoot pelo teamviewer como fizemos da outravez para o MP3 e Caixa de CD's.
Os homens dizem que não é necessário qq codificação, mas já estou na duvida.
Então temos de combinar isso.
Cá por mim era já hoje...
Vê lá se queres dar uma volta ao Alentejo ;)

jmcdpereira
Imagem

jmcdpereira
Membro Gold

Bem, mais um mail para cá... outro para lá...
Pediram para verificar um led azul, se estava ligado, desligado ou piscava.
O led pisca, logo segundo eles o anel está aberto :(
Desta vez foi um mail do vendedor, o outro era do fabricante.
Yes, we got a small note from the production company and their customer support team, saying that we should tell you to check on the LED:
They want to know, if the LED light on the module is on?
When constantly lit, then this source of error is ruled out;
If the light is off, then there’s no power on it.
If it flashes (blinks on and of), it may be, that it simply does not communicate with the system because the fiber optic ring is not closed, so open; But it needs to be closed. Or an old system is still inside. That could be the case if, for example, no other devices are installed in the fiber optic ring - then the manufacturer says that in the glove compartment the ring may be open. You will have to close it.
Pelo que entendo se o led pisca é porque o anel está aberto.
A minha questão é como posso verificar isso ?
No porta luvas está fechado, confirmei.
Não tenho leitor de CD´s, mas presumo que a fibra passe no sitio (porta luvas) e esteja preparada para levar o CDC, poderá estar aberta nesse sitio ?
Em que lugares mais posso procurar ?
Que interfaces usam a fibra ?
Na cava da roda esquerda de trás costumam estar alguns aparelhos.
Há algum teste no DIS ou SSS Progman para ver isso ?
O DIS não detecta qq erro.

abraço

jmcdpereira
Imagem

tolassssss
Membro Juvenil

tomaste atenção ao ao sentido do cabos de fibra optica???????????? Pois isso tem sentido, entrada e saida.

Eu tenho um interface de video e é ligado com fibra optica e tive de codificar o carro "activar a tv"

gt1progman
Membro Senior

tolassssss Escreveu:tomaste atenção ao ao sentido do cabos de fibra optica???????????? Pois isso tem sentido, entrada e saida.

Eu tenho um interface de video e é ligado com fibra optica e tive de codificar o carro "activar a tv"
tens video em andamento ?

jmcdpereira
Membro Gold

tolassssss Escreveu:tomaste atenção ao ao sentido do cabos de fibra optica???????????? Pois isso tem sentido, entrada e saida.

Mas o teu interface de video é original, este não é e não necessita de codificar... dizem eles e devem saber...
O chicote de fibra é em Y, não tem como enganar, só entra de um modo e só entra onde tem de entrar, não há enganos.

Eu não sei quais os meus interfaces que estão no anel, se calhar nada...
Mas penso que o cabo de fibra percorre o carro certo ?
Onde posso verificar as ligações ?
Ou então tenho de ir ter com alguém que tenha um cabo próprio para ligar ali.

jmcdpereira
Imagem

tolassssss
Membro Juvenil

Não o meu interface de video não é original é da connex e tive codificar o ccc.

Relativamente ao sentido do cabo optico, não tiveste de retirar da ficha quadlock os cabos de fibra optica??? podes-te ter enganado e trocaste o sentido dos mesmos.

Digo eu com os nervos, e agora estou mesmo nervoso hehehe

Responder

Voltar para “Série 5”