Ajuste débito - Bomba injectora
Moderador: Staff
- 525_tds
- Membro Gold
- Mensagens: 1483
- Registado: 15 mar 2005, 22:56
- O meu Carro:: BMW
- Localização: Portugal
Ajuste débito - Bomba injectora
Boas,
É possivel ajustar o débito da bomba injectora neste caso 525 tds, através do DIS?
Quando se fala no ajuste do débito, é mesmo que por a bomba a ponto correcto?
Cumprimentos.
É possivel ajustar o débito da bomba injectora neste caso 525 tds, através do DIS?
Quando se fala no ajuste do débito, é mesmo que por a bomba a ponto correcto?
Cumprimentos.
- jmcdpereira
- Membro Gold
- Mensagens: 1901
- Registado: 28 dez 2009, 11:44
- O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto
- Localização: Alentejo
Re: Ajuste débito - Bomba injectora
Penso que sim, mas tb é possível ajustar manualmente a bomba, avançar para o carro pegar melhor.525_tds Escreveu:Boas,
É possivel ajustar o débito da bomba injectora neste caso 525 tds, através do DIS?
Quando se fala no ajuste do débito, é mesmo que por a bomba a ponto correcto?
Cumprimentos.
Foi o que fizeram no meu e ficou muito bem.
No meu caso aumentando o débito fazia mt fumo no arranque.
Ajustar o débito acho que é diferente de meter a ponto.
Se o carro pegar mal, como é comum nesses motores devido à bomba injectora, podes aumentar o débito inicial (foi o que me explicaram) mas às tantas já não dá mais e podes avançar a bomba manualmente, ou seja avançar o ponto.
jmcdpereira
- 525_tds
- Membro Gold
- Mensagens: 1483
- Registado: 15 mar 2005, 22:56
- O meu Carro:: BMW
- Localização: Portugal
Re: Ajuste débito - Bomba injectora
Pois o que se passa é o seguinte, a bomba sempre trabalhou bem, mas no ultimo mês começou a verter gasoleo, fui por a reparar (levar vedantes) e hoje ao tirar o carro da oficina andei uns metros com ele e notei, que a rotação quando chega ali às 1200 rpm desce devagar até as 1000, ou seja a um ritmo diferente das restantes rotações.
E se for engatado a perder velocidade nessas rotações até parece que fica acelerado.
Voltei logo para trás e fui perguntar ao tipo da oficina, e expliquei-lhe e levei com a resposta tipica de mecânico: "isso é mesmo assim!" "Vocé é que nunca reparou!"
O ralenti ta certo, desenvolve bem, pega bem só noto aquela "prisão" entre as 1200-1000 rpm
E se for engatado a perder velocidade nessas rotações até parece que fica acelerado.
Voltei logo para trás e fui perguntar ao tipo da oficina, e expliquei-lhe e levei com a resposta tipica de mecânico: "isso é mesmo assim!" "Vocé é que nunca reparou!"

O ralenti ta certo, desenvolve bem, pega bem só noto aquela "prisão" entre as 1200-1000 rpm
- jmcdpereira
- Membro Gold
- Mensagens: 1901
- Registado: 28 dez 2009, 11:44
- O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto
- Localização: Alentejo
Re: Ajuste débito - Bomba injectora
Pois, mas isso NÃO é mesmo assim.525_tds Escreveu:Pois o que se passa é o seguinte, a bomba sempre trabalhou bem, mas no ultimo mês começou a verter gasoleo, fui por a reparar (levar vedantes) e hoje ao tirar o carro da oficina andei uns metros com ele e notei, que a rotação quando chega ali às 1200 rpm desce devagar até as 1000, ou seja a um ritmo diferente das restantes rotações.
E se for engatado a perder velocidade nessas rotações até parece que fica acelerado.
Voltei logo para trás e fui perguntar ao tipo da oficina, e expliquei-lhe e levei com a resposta tipica de mecânico: "isso é mesmo assim!" "Vocé é que nunca reparou!"![]()
O ralenti ta certo, desenvolve bem, pega bem só noto aquela "prisão" entre as 1200-1000 rpm
Detesto essas respostas de fazer os outros parvos.
O trabalho não ficou bem feito, ou não ficou bem afinado ou algo nos vedantes não ficou bem.
Ou o convences que isso não está bem, ou vai a outra casa especializada em bombas injectoras.. esse mecânico já era.
Mas não me parece que tenha a ver com afinações no DIS ou meter a ponto...
jmcdpereira
jmcdpereira
Re: Ajuste débito - Bomba injectora
viva,
isso não é mesmo assim, em principio tens debito a mais.de certeza que o carro faz mais fumo que antes.
cpms
isso não é mesmo assim, em principio tens debito a mais.de certeza que o carro faz mais fumo que antes.
cpms
525 tds touring e34
punto gt
volvo 850t5 estate
punto gt
volvo 850t5 estate
-
- Membro Gold
- Mensagens: 5176
- Registado: 28 dez 2005, 19:13
- O meu Carro:: BMW G 31 09/20
- Localização: Perto da Capital
Re: Ajuste débito - Bomba injectora
Boas se a bomba foi reparada, agora tem de se adaptar os valores "todos" da bomba e do injector piloto apesar de não ter sido mexido, o DIS faz isso na secção de diagnóstico, nas adapatções da DDE, e também se consegue "ajustar" os valores do ponto estático ( não o ponto da bomba/distribuição).
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder
- 525_tds
- Membro Gold
- Mensagens: 1483
- Registado: 15 mar 2005, 22:56
- O meu Carro:: BMW
- Localização: Portugal
Re: Ajuste débito - Bomba injectora
Será que os tipos na bosch não fizeram isso? :sustoJOFIMO Escreveu:Boas se a bomba foi reparada, agora tem de se adaptar os valores "todos" da bomba e do injector piloto apesar de não ter sido mexido, o DIS faz isso na secção de diagnóstico, nas adapatções da DDE, e também se consegue "ajustar" os valores do ponto estático ( não o ponto da bomba/distribuição).
Já agora o que é o ponto estático?
JOfimo sendo assim, basta ir à secção de diagnóstivo » Adaptações DDE » ajustar?
Não é preciso introduzir valores nem nada? O proprio programa acerta os valores para uma prédefinição?
Tenho receio de fazer asneira, mas se for simples arrisco (ainda estou verde no DIS).

Obrigado Jofimo pela resposta! :fixe
-
- Membro Gold
- Mensagens: 5176
- Registado: 28 dez 2005, 19:13
- O meu Carro:: BMW G 31 09/20
- Localização: Perto da Capital
Re: Ajuste débito - Bomba injectora
Cumps.525_tds Escreveu:Será que os tipos na bosch não fizeram isso? :susto De certeza que não nem conhecemJOFIMO Escreveu:Boas se a bomba foi reparada, agora tem de se adaptar os valores "todos" da bomba e do injector piloto apesar de não ter sido mexido, o DIS faz isso na secção de diagnóstico, nas adapatções da DDE, e também se consegue "ajustar" os valores do ponto estático ( não o ponto da bomba/distribuição).
Já agora o que é o ponto estático? è o avanço electrónico da bomba
JOfimo sendo assim, basta ir à secção de diagnóstivo » Adaptações DDE » ajustar? Sim a sequencia é:
Diagnostico/Unidades de Comando/Viatura Especial/DDE/Adaptações
Não é preciso introduzir valores nem nada? O proprio programa acerta os valores para uma prédefinição? Sim, tens duas opcções,mas não metas valores ele faz sozinho
Tenho receio de fazer asneira, mas se for simples arrisco (ainda estou verde no DIS).![]()
É fácil e é a "rapar" que se aprende
Obrigado Jofimo pela resposta! :fixe
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder
- 525_tds
- Membro Gold
- Mensagens: 1483
- Registado: 15 mar 2005, 22:56
- O meu Carro:: BMW
- Localização: Portugal
Re: Ajuste débito - Bomba injectora
Obrigado Jofimo, pela pronta resposta!JOFIMO Escreveu:Cumps.525_tds Escreveu:Será que os tipos na bosch não fizeram isso? :susto De certeza que não nem conhecemJOFIMO Escreveu:Boas se a bomba foi reparada, agora tem de se adaptar os valores "todos" da bomba e do injector piloto apesar de não ter sido mexido, o DIS faz isso na secção de diagnóstico, nas adapatções da DDE, e também se consegue "ajustar" os valores do ponto estático ( não o ponto da bomba/distribuição).
Já agora o que é o ponto estático? è o avanço electrónico da bomba
JOfimo sendo assim, basta ir à secção de diagnóstivo » Adaptações DDE » ajustar? Sim a sequencia é:
Diagnostico/Unidades de Comando/Viatura Especial/DDE/Adaptações
Não é preciso introduzir valores nem nada? O proprio programa acerta os valores para uma prédefinição? Sim, tens duas opcções,mas não metas valores ele faz sozinho
Tenho receio de fazer asneira, mas se for simples arrisco (ainda estou verde no DIS).![]()
É fácil e é a "rapar" que se aprende
Obrigado Jofimo pela resposta! :fixe
Amanha já vou ligar ao DIS!
Cumprimentos.
:fixe
- 525_tds
- Membro Gold
- Mensagens: 1483
- Registado: 15 mar 2005, 22:56
- O meu Carro:: BMW
- Localização: Portugal
Re: Ajuste débito - Bomba injectora
Jofimo, surgiu-me uma dúvida, fui a diagnóstico, e lá só surge funções da unidade de comando, eu selecciono dde e depois não aparece nada das que mencionas-te.
No entanto na programações existe uma opção que é ajuste da DDE, mas sempre li aqui para não mexer ai para não correr o risco de o carro não pegar.
Onde estou a meter água? :ajuda
No entanto na programações existe uma opção que é ajuste da DDE, mas sempre li aqui para não mexer ai para não correr o risco de o carro não pegar.
Onde estou a meter água? :ajuda
-
- Membro Gold
- Mensagens: 5176
- Registado: 28 dez 2005, 19:13
- O meu Carro:: BMW G 31 09/20
- Localização: Perto da Capital
Re: Ajuste débito - Bomba injectora
Viva, não está a meter àgua nenhuma por enquanto, na sfunções unidades de comando, vais a funções especiais SAV, a seguir DDE depois adaptações, etc, NÂO MEXAS NAS PROGRAMAÇÔES, se tiveres dúvidas telefona-me vou-te mandar por MP o meu nº, já agora está a utilizar o interface ADS? ou não?525_tds Escreveu:Jofimo, surgiu-me uma dúvida, fui a diagnóstico, e lá só surge funções da unidade de comando, eu selecciono dde e depois não aparece nada das que mencionas-te.
No entanto na programações existe uma opção que é ajuste da DDE, mas sempre li aqui para não mexer ai para não correr o risco de o carro não pegar.
Onde estou a meter água? :ajuda
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder
- 525_tds
- Membro Gold
- Mensagens: 1483
- Registado: 15 mar 2005, 22:56
- O meu Carro:: BMW
- Localização: Portugal
Re: Ajuste débito - Bomba injectora
interface ADS? como consigo saber se o meu é ADS?JOFIMO Escreveu:Viva, não está a meter àgua nenhuma por enquanto, na sfunções unidades de comando, vais a funções especiais SAV, a seguir DDE depois adaptações, etc, NÂO MEXAS NAS PROGRAMAÇÔES, se tiveres dúvidas telefona-me vou-te mandar por MP o meu nº, já agora está a utilizar o interface ADS? ou não?525_tds Escreveu:Jofimo, surgiu-me uma dúvida, fui a diagnóstico, e lá só surge funções da unidade de comando, eu selecciono dde e depois não aparece nada das que mencionas-te.
No entanto na programações existe uma opção que é ajuste da DDE, mas sempre li aqui para não mexer ai para não correr o risco de o carro não pegar.
Onde estou a meter água? :ajuda
O que se passa é o seguinte: entro em diagnóstico» funções de comando » ele pede-me para voltar atras e seleccionar um módulo» selecciono o DDE » faz teste rápido » entro nas funções de comando » selecção da função » e depois aparece carroçaria e trem de rodagem.
DDE nada!
Estranho...
-
- Membro Gold
- Mensagens: 5176
- Registado: 28 dez 2005, 19:13
- O meu Carro:: BMW G 31 09/20
- Localização: Perto da Capital
Re: Ajuste débito - Bomba injectora
ADS é uma caixa (interface) tipo do Carsoft, se for os outros tipo VAG/KKL ,não sei se entram em todos os módulos do teu carro? tu consegues aceder a tudo? mal algo estás a fazer mal no DIS, pois tens de aceder a Funções Especiais SAV e aí sim tens o que te referi.525_tds Escreveu:interface ADS? como consigo saber se o meu é ADS?JOFIMO Escreveu:Viva, não está a meter àgua nenhuma por enquanto, na sfunções unidades de comando, vais a funções especiais SAV, a seguir DDE depois adaptações, etc, NÂO MEXAS NAS PROGRAMAÇÔES, se tiveres dúvidas telefona-me vou-te mandar por MP o meu nº, já agora está a utilizar o interface ADS? ou não?525_tds Escreveu:Jofimo, surgiu-me uma dúvida, fui a diagnóstico, e lá só surge funções da unidade de comando, eu selecciono dde e depois não aparece nada das que mencionas-te.
No entanto na programações existe uma opção que é ajuste da DDE, mas sempre li aqui para não mexer ai para não correr o risco de o carro não pegar.
Onde estou a meter água? :ajuda
O que se passa é o seguinte: entro em diagnóstico» funções de comando » ele pede-me para voltar atras e seleccionar um módulo» selecciono o DDE » faz teste rápido » entro nas funções de comando » selecção da função » e depois aparece carroçaria e trem de rodagem.
DDE nada!
Estranho...
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder
- 525_tds
- Membro Gold
- Mensagens: 1483
- Registado: 15 mar 2005, 22:56
- O meu Carro:: BMW
- Localização: Portugal
Re: Ajuste débito - Bomba injectora
Em termos de aspecto é tipo isto mas com o plastico preto:

com um adaptador para a ficha antiga.
Consigo aceder aos módulos, leio, apago erros, ele automaticamente detecta a versão do carro, chassis etc.
E nas funções especiais sav só me surge: carroçaria e trem de rodagem, dentro destas existem algumas opções mas nenhuma referente à DDE.
Será por o carro ser de 97 primeiros e39, não tenha essa opção disponivel?

com um adaptador para a ficha antiga.
Consigo aceder aos módulos, leio, apago erros, ele automaticamente detecta a versão do carro, chassis etc.
E nas funções especiais sav só me surge: carroçaria e trem de rodagem, dentro destas existem algumas opções mas nenhuma referente à DDE.
Será por o carro ser de 97 primeiros e39, não tenha essa opção disponivel?
-
- Membro Gold
- Mensagens: 5176
- Registado: 28 dez 2005, 19:13
- O meu Carro:: BMW G 31 09/20
- Localização: Perto da Capital
Re: Ajuste débito - Bomba injectora
Exactamente por isso (1997) só nos restyling se consegue aceder a todos os módulos, mas penso que com um interface ADS se consegue "entrar" em mais funções e é o interface indicado para os E36 e E39 antigos, se fosse a ti vendia esse (haá sempre pessoal no fórum à procura) e comprava o outro.525_tds Escreveu:Em termos de aspecto é tipo isto mas com o plastico preto:
com um adaptador para a ficha antiga.
Consigo aceder aos módulos, leio, apago erros, ele automaticamente detecta a versão do carro, chassis etc.
E nas funções especiais sav só me surge: carroçaria e trem de rodagem, dentro destas existem algumas opções mas nenhuma referente à DDE.
Será por o carro ser de 97 primeiros e39, não tenha essa opção disponivel?
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder