Página 1 de 2

Ajuste débito - Bomba injectora

Enviado: 14 jul 2011, 19:50
por 525_tds
Boas,

É possivel ajustar o débito da bomba injectora neste caso 525 tds, através do DIS?

Quando se fala no ajuste do débito, é mesmo que por a bomba a ponto correcto?

Cumprimentos.

Re: Ajuste débito - Bomba injectora

Enviado: 14 jul 2011, 20:48
por jmcdpereira
525_tds Escreveu:Boas,

É possivel ajustar o débito da bomba injectora neste caso 525 tds, através do DIS?

Quando se fala no ajuste do débito, é mesmo que por a bomba a ponto correcto?

Cumprimentos.
Penso que sim, mas tb é possível ajustar manualmente a bomba, avançar para o carro pegar melhor.
Foi o que fizeram no meu e ficou muito bem.
No meu caso aumentando o débito fazia mt fumo no arranque.

Ajustar o débito acho que é diferente de meter a ponto.
Se o carro pegar mal, como é comum nesses motores devido à bomba injectora, podes aumentar o débito inicial (foi o que me explicaram) mas às tantas já não dá mais e podes avançar a bomba manualmente, ou seja avançar o ponto.

jmcdpereira

Re: Ajuste débito - Bomba injectora

Enviado: 14 jul 2011, 22:53
por 525_tds
Pois o que se passa é o seguinte, a bomba sempre trabalhou bem, mas no ultimo mês começou a verter gasoleo, fui por a reparar (levar vedantes) e hoje ao tirar o carro da oficina andei uns metros com ele e notei, que a rotação quando chega ali às 1200 rpm desce devagar até as 1000, ou seja a um ritmo diferente das restantes rotações.

E se for engatado a perder velocidade nessas rotações até parece que fica acelerado.

Voltei logo para trás e fui perguntar ao tipo da oficina, e expliquei-lhe e levei com a resposta tipica de mecânico: "isso é mesmo assim!" "Vocé é que nunca reparou!" :lol:

O ralenti ta certo, desenvolve bem, pega bem só noto aquela "prisão" entre as 1200-1000 rpm

Re: Ajuste débito - Bomba injectora

Enviado: 14 jul 2011, 23:07
por jmcdpereira
525_tds Escreveu:Pois o que se passa é o seguinte, a bomba sempre trabalhou bem, mas no ultimo mês começou a verter gasoleo, fui por a reparar (levar vedantes) e hoje ao tirar o carro da oficina andei uns metros com ele e notei, que a rotação quando chega ali às 1200 rpm desce devagar até as 1000, ou seja a um ritmo diferente das restantes rotações.

E se for engatado a perder velocidade nessas rotações até parece que fica acelerado.

Voltei logo para trás e fui perguntar ao tipo da oficina, e expliquei-lhe e levei com a resposta tipica de mecânico: "isso é mesmo assim!" "Vocé é que nunca reparou!" :lol:

O ralenti ta certo, desenvolve bem, pega bem só noto aquela "prisão" entre as 1200-1000 rpm
Pois, mas isso NÃO é mesmo assim.
Detesto essas respostas de fazer os outros parvos.
O trabalho não ficou bem feito, ou não ficou bem afinado ou algo nos vedantes não ficou bem.
Ou o convences que isso não está bem, ou vai a outra casa especializada em bombas injectoras.. esse mecânico já era.
Mas não me parece que tenha a ver com afinações no DIS ou meter a ponto...

jmcdpereira

jmcdpereira

Re: Ajuste débito - Bomba injectora

Enviado: 15 jul 2011, 08:56
por ssb
viva,
isso não é mesmo assim, em principio tens debito a mais.de certeza que o carro faz mais fumo que antes.
cpms

Re: Ajuste débito - Bomba injectora

Enviado: 16 jul 2011, 12:34
por JOFIMO
Boas se a bomba foi reparada, agora tem de se adaptar os valores "todos" da bomba e do injector piloto apesar de não ter sido mexido, o DIS faz isso na secção de diagnóstico, nas adapatções da DDE, e também se consegue "ajustar" os valores do ponto estático ( não o ponto da bomba/distribuição).

Re: Ajuste débito - Bomba injectora

Enviado: 16 jul 2011, 18:08
por 525_tds
JOFIMO Escreveu:Boas se a bomba foi reparada, agora tem de se adaptar os valores "todos" da bomba e do injector piloto apesar de não ter sido mexido, o DIS faz isso na secção de diagnóstico, nas adapatções da DDE, e também se consegue "ajustar" os valores do ponto estático ( não o ponto da bomba/distribuição).
Será que os tipos na bosch não fizeram isso? :susto
Já agora o que é o ponto estático?

JOfimo sendo assim, basta ir à secção de diagnóstivo » Adaptações DDE » ajustar?

Não é preciso introduzir valores nem nada? O proprio programa acerta os valores para uma prédefinição?
Tenho receio de fazer asneira, mas se for simples arrisco (ainda estou verde no DIS). :lol:

Obrigado Jofimo pela resposta! :fixe

Re: Ajuste débito - Bomba injectora

Enviado: 16 jul 2011, 18:48
por JOFIMO
525_tds Escreveu:
JOFIMO Escreveu:Boas se a bomba foi reparada, agora tem de se adaptar os valores "todos" da bomba e do injector piloto apesar de não ter sido mexido, o DIS faz isso na secção de diagnóstico, nas adapatções da DDE, e também se consegue "ajustar" os valores do ponto estático ( não o ponto da bomba/distribuição).
Será que os tipos na bosch não fizeram isso? :susto De certeza que não nem conhecem
Já agora o que é o ponto estático? è o avanço electrónico da bomba
JOfimo sendo assim, basta ir à secção de diagnóstivo » Adaptações DDE » ajustar? Sim a sequencia é:
Diagnostico/Unidades de Comando/Viatura Especial/DDE/Adaptações

Não é preciso introduzir valores nem nada? O proprio programa acerta os valores para uma prédefinição? Sim, tens duas opcções,mas não metas valores ele faz sozinho
Tenho receio de fazer asneira, mas se for simples arrisco (ainda estou verde no DIS). :lol:
É fácil e é a "rapar" que se aprende
Obrigado Jofimo pela resposta! :fixe
Cumps.

Re: Ajuste débito - Bomba injectora

Enviado: 16 jul 2011, 21:43
por 525_tds
JOFIMO Escreveu:
525_tds Escreveu:
JOFIMO Escreveu:Boas se a bomba foi reparada, agora tem de se adaptar os valores "todos" da bomba e do injector piloto apesar de não ter sido mexido, o DIS faz isso na secção de diagnóstico, nas adapatções da DDE, e também se consegue "ajustar" os valores do ponto estático ( não o ponto da bomba/distribuição).
Será que os tipos na bosch não fizeram isso? :susto De certeza que não nem conhecem
Já agora o que é o ponto estático? è o avanço electrónico da bomba
JOfimo sendo assim, basta ir à secção de diagnóstivo » Adaptações DDE » ajustar? Sim a sequencia é:
Diagnostico/Unidades de Comando/Viatura Especial/DDE/Adaptações

Não é preciso introduzir valores nem nada? O proprio programa acerta os valores para uma prédefinição? Sim, tens duas opcções,mas não metas valores ele faz sozinho
Tenho receio de fazer asneira, mas se for simples arrisco (ainda estou verde no DIS). :lol:
É fácil e é a "rapar" que se aprende
Obrigado Jofimo pela resposta! :fixe
Cumps.
Obrigado Jofimo, pela pronta resposta!
Amanha já vou ligar ao DIS!

Cumprimentos.
:fixe

Re: Ajuste débito - Bomba injectora

Enviado: 17 jul 2011, 16:48
por 525_tds
Jofimo, surgiu-me uma dúvida, fui a diagnóstico, e lá só surge funções da unidade de comando, eu selecciono dde e depois não aparece nada das que mencionas-te.

No entanto na programações existe uma opção que é ajuste da DDE, mas sempre li aqui para não mexer ai para não correr o risco de o carro não pegar.

Onde estou a meter água? :ajuda

Re: Ajuste débito - Bomba injectora

Enviado: 17 jul 2011, 17:03
por JOFIMO
525_tds Escreveu:Jofimo, surgiu-me uma dúvida, fui a diagnóstico, e lá só surge funções da unidade de comando, eu selecciono dde e depois não aparece nada das que mencionas-te.

No entanto na programações existe uma opção que é ajuste da DDE, mas sempre li aqui para não mexer ai para não correr o risco de o carro não pegar.

Onde estou a meter água? :ajuda
Viva, não está a meter àgua nenhuma por enquanto, na sfunções unidades de comando, vais a funções especiais SAV, a seguir DDE depois adaptações, etc, NÂO MEXAS NAS PROGRAMAÇÔES, se tiveres dúvidas telefona-me vou-te mandar por MP o meu nº, já agora está a utilizar o interface ADS? ou não?

Re: Ajuste débito - Bomba injectora

Enviado: 17 jul 2011, 17:48
por 525_tds
JOFIMO Escreveu:
525_tds Escreveu:Jofimo, surgiu-me uma dúvida, fui a diagnóstico, e lá só surge funções da unidade de comando, eu selecciono dde e depois não aparece nada das que mencionas-te.

No entanto na programações existe uma opção que é ajuste da DDE, mas sempre li aqui para não mexer ai para não correr o risco de o carro não pegar.

Onde estou a meter água? :ajuda
Viva, não está a meter àgua nenhuma por enquanto, na sfunções unidades de comando, vais a funções especiais SAV, a seguir DDE depois adaptações, etc, NÂO MEXAS NAS PROGRAMAÇÔES, se tiveres dúvidas telefona-me vou-te mandar por MP o meu nº, já agora está a utilizar o interface ADS? ou não?
interface ADS? como consigo saber se o meu é ADS?

O que se passa é o seguinte: entro em diagnóstico» funções de comando » ele pede-me para voltar atras e seleccionar um módulo» selecciono o DDE » faz teste rápido » entro nas funções de comando » selecção da função » e depois aparece carroçaria e trem de rodagem.

DDE nada!
Estranho...

Re: Ajuste débito - Bomba injectora

Enviado: 17 jul 2011, 18:18
por JOFIMO
525_tds Escreveu:
JOFIMO Escreveu:
525_tds Escreveu:Jofimo, surgiu-me uma dúvida, fui a diagnóstico, e lá só surge funções da unidade de comando, eu selecciono dde e depois não aparece nada das que mencionas-te.

No entanto na programações existe uma opção que é ajuste da DDE, mas sempre li aqui para não mexer ai para não correr o risco de o carro não pegar.

Onde estou a meter água? :ajuda
Viva, não está a meter àgua nenhuma por enquanto, na sfunções unidades de comando, vais a funções especiais SAV, a seguir DDE depois adaptações, etc, NÂO MEXAS NAS PROGRAMAÇÔES, se tiveres dúvidas telefona-me vou-te mandar por MP o meu nº, já agora está a utilizar o interface ADS? ou não?
interface ADS? como consigo saber se o meu é ADS?

O que se passa é o seguinte: entro em diagnóstico» funções de comando » ele pede-me para voltar atras e seleccionar um módulo» selecciono o DDE » faz teste rápido » entro nas funções de comando » selecção da função » e depois aparece carroçaria e trem de rodagem.

DDE nada!
Estranho...
ADS é uma caixa (interface) tipo do Carsoft, se for os outros tipo VAG/KKL ,não sei se entram em todos os módulos do teu carro? tu consegues aceder a tudo? mal algo estás a fazer mal no DIS, pois tens de aceder a Funções Especiais SAV e aí sim tens o que te referi.

Re: Ajuste débito - Bomba injectora

Enviado: 17 jul 2011, 18:28
por 525_tds
Em termos de aspecto é tipo isto mas com o plastico preto:

Imagem

com um adaptador para a ficha antiga.

Consigo aceder aos módulos, leio, apago erros, ele automaticamente detecta a versão do carro, chassis etc.

E nas funções especiais sav só me surge: carroçaria e trem de rodagem, dentro destas existem algumas opções mas nenhuma referente à DDE.

Será por o carro ser de 97 primeiros e39, não tenha essa opção disponivel?

Re: Ajuste débito - Bomba injectora

Enviado: 17 jul 2011, 18:54
por JOFIMO
525_tds Escreveu:Em termos de aspecto é tipo isto mas com o plastico preto:

Imagem

com um adaptador para a ficha antiga.

Consigo aceder aos módulos, leio, apago erros, ele automaticamente detecta a versão do carro, chassis etc.

E nas funções especiais sav só me surge: carroçaria e trem de rodagem, dentro destas existem algumas opções mas nenhuma referente à DDE.

Será por o carro ser de 97 primeiros e39, não tenha essa opção disponivel?
Exactamente por isso (1997) só nos restyling se consegue aceder a todos os módulos, mas penso que com um interface ADS se consegue "entrar" em mais funções e é o interface indicado para os E36 e E39 antigos, se fosse a ti vendia esse (haá sempre pessoal no fórum à procura) e comprava o outro.