Fuga de óleo - BMW 525TDS

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Eltuno1
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Fuga de óleo - BMW 525TDS

Mensagem por Eltuno1 »

Bom dia a todos.
Como sabem comprei estes dias um 525 TDS de 99 e ando a testar as suas capacidades e limitações.

À primeira vista estava impecável mas aos poucos surgiram uns problemas que ando a resolver.

O primeiro que se notou logo, foi o mau cheiro, quer a tabaco no habitáculo, quer a outra porcaria qualquer na mala. Tipo ar podre...
Mandei lavar por dentro e eis que surge um novo problema...o forro começou a descolar. Suspendi a limpeza e colei aquilo que descolou, principalmente nos pilares traseiros. Ficará para breve a substituição do forro num estofador de confiança aqui de Ponte de Lima. Custou estimado 150,00 €.
Na mala, como o pneu suplente estava vazio, presumo que o mau cheiro tenha vindo daí. E como a mala está quase sempre fechada sem circulação de ar (como acontece nas touring) o cheiro entranhou-se. Aos poucos tem vindo a melhorar.

Seguiu-se uma avaria já existente no mecanismo de elevação do vidro traseiro do lado do passageiro. Não sobe completamente. O vendedor já me tinha avisado. Estou à espera que surja um mecanismo da sucata em boas condições ou então da concorrência. Custo estimado, 150,00 €.

O terceiro problema tirou-se o sono...uma pinga de óleo...
Ou era problema simples ou muito grave e estava mesmo assustado.
Levei-o a uns amigos da Carpneu e após retirar a protecção de plástico pareceu-nos ser no bujão, porque pingava de lá.
Limpamos, desenrosca-mos o dito, e como eu tinha pressa, metemos massa preta para vedar. Ficou combinado uma limpeza para ver se existiam mais fugas.

Ontem a fuga era maior e aproveitei para ir ao mecânico na hora do café. Mal abriram o capot, foi logo óbvio...o cheiro a gasóleo era intenso. Mandaram-me ligar o carro e começou logo a espirrar gasóleo pelas mangueiras dos cilindros que fazem o retorno do gasóleo (pelo menos foi isso que percebi). São umas mangueiras de borracha muito finas. Estavam TODAS rasgadas...as 6...como podem ver nas fotos.

Substituíram as mangueiras por umas de melhor qualidade e acharam perfeitamente normal. Meia hora depois já estava o carro na estrada. Foi barato. Recomendaram uma lavagem ao motor para retirar o gasóleo que andou para lá a escorrer. Quanto ao me parecer óleo, é compreensível, porque o gasóleo ao escorrer misturou-se com algum óleo que andava por lá e pronto, levou-me ao engano.

Para já é só isto.

Aguardo comentários.

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Última edição por Eltuno1 em 18 jul 2011, 13:27, editado 2 vezes no total.
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marco pires
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Re: Fuga de óleo - BMW 525TDS

Mensagem por marco pires »

eu quando tive a minha 525tds,aconteceu-me exatamente o mesmo,ia a caminho do algarve,e a certa altura olho pelo espelho retrovisor,e o vidro traseiro estava todo cagado como se tivessem entornado mel no vidro,entretanto começo a olhar pelo espelho da porta e vejo que conforme vou andando,os pneus vão deixando um rasto na auto estrada como se tivesse pisado oleo,paro logo de seguida porque vi logo que qualquer coisa não estava bem.
quando chego a parte de trás do carro,vejo aquilo tudo cagado de gasoleo,era pneus era tudo.
espreito por baixo e estav tudo banhado em gasoleo,o que aconteceu era que à medida que ia andando,o gasoleo saia projectado por baixo do motor e ficava com a traseira completamente encharcada em combustivel.
chamei a assistencia em viagem,e quando chegou o homem com o reboque e viu o que se passava,mandou-me logo abrir o capot desapertou a tampa,e ficou logo à vista um dos tubos exatamente igual a esse que tens na foto.
simplesmente tinha saido do sitio,não estav ressequida nem partida nem nada,tinha só saido.
foi só colocar no sitio e ele ainda me apertou a cena com uma daquelas tiras plasticas(iguais aquelas que são usadas no iraque para algemar as pessoas :lol: ),e foi só seguir viagem,nunca mais deu problemas até ao momento em que o vendi.

segundo o tipo do reboque,525tds a acontecer isso é o prato do dia,por isso ele já sabia onde estava o problema :wink1

portanto não é nada de preocupante,apenas uma situação normal nesses motores.
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Re: Fuga de óleo - BMW 525TDS

Mensagem por jmcdpereira »

O meu E39 tb levou essas borrachas todos novas.
É o pão nosso de cada dia...
Há meia dúzia de coisas que é fatal como o destino.
Meia dúzia de 12 por vezes...
O pior que me aconteceu foi a polie da cambota... 450 eróis já montada, de resto era sempre a pingar devagarinho...

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Eltuno1
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Re: Fuga de óleo - BMW 525TDS

Mensagem por Eltuno1 »

Felizmente não é grave. Para a próxima já sou eu que faço isto mas quanto mais tarde melhor.
Foi um susto mas tá resolvido.
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Re: Fuga de óleo - BMW 525TDS

Mensagem por 525_tds »

Eltuno1 Escreveu:Felizmente não é grave. Para a próxima já sou eu que faço isto mas quanto mais tarde melhor.
Foi um susto mas tá resolvido.
Não te preocupes, tens ai borrachas para muito tempo!

Vai dando é um olho á bomba injectora, a ver se ela anda babada de gasóleo!

Se ainda tiveres ai restos de gasóleo, usa spray de limpeza dos travões para limpar.

Eltuno1
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Re: Fuga de óleo - BMW 525TDS

Mensagem por Eltuno1 »

Foi limpo nos sítios onde ficou com gasóleo mas vai ser visto ao pormenor em breve para ver se existem fugas de óleo.
A bomba injectora...quais são os sintomas e onde a posso localizar?

Obrigado pela ajuda.
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jmcdpereira
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Re: Fuga de óleo - BMW 525TDS

Mensagem por jmcdpereira »

Eltuno1 Escreveu:Foi limpo nos sítios onde ficou com gasóleo mas vai ser visto ao pormenor em breve para ver se existem fugas de óleo.
A bomba injectora...quais são os sintomas e onde a posso localizar?

Obrigado pela ajuda.

Sintomas ?

Cheiro que tresanda, tal como tu conheces.

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Eltuno1
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Re: Fuga de óleo - BMW 525TDS

Mensagem por Eltuno1 »

Espera lá...é que em termos de mau cheiro, o carro tem alguns, mas era essencialmente de tabaco. Também cheirava mal na mala mas foi de estar fechada durante muito tempo, e porque o pneu suplente não tinha ar...agora mau cheiro da bomba injectora não consigo identificar.
Podes ajudar-me a identificar o local da bomba?
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Re: Fuga de óleo - BMW 525TDS

Mensagem por jmcdpereira »

Eltuno1 Escreveu:Espera lá...é que em termos de mau cheiro, o carro tem alguns, mas era essencialmente de tabaco. Também cheirava mal na mala mas foi de estar fechada durante muito tempo, e porque o pneu suplente não tinha ar...agora mau cheiro da bomba injectora não consigo identificar.
Podes ajudar-me a identificar o local da bomba?
O cheiro da bomba é cheiro a gasoleo.
é um cheiro intenso tal como tinhas com os tubos.
A bomba está no compartimento do motor (obvio)
Está na direcção da seta vermelha, por baixo dos tubos e tampas, e tampinhas, lol
Se tiver fuga vai cheirar a gasóleo.
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Re: Fuga de óleo - BMW 525TDS

Mensagem por Eltuno1 »

Vou ver isso chegando a casa.
Obrigado pela ajuda. Tens aí um motor lindíssimo, heheheh.
Já agora...como responde o teu carro? O meu custa um bocadinho a desenvolver.
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Re: Fuga de óleo - BMW 525TDS

Mensagem por jmcdpereira »

Eltuno1 Escreveu:Vou ver isso chegando a casa.
Obrigado pela ajuda. Tens aí um motor lindíssimo, heheheh.
Já agora...como responde o teu carro? O meu custa um bocadinho a desenvolver.
Esta foto não é minha, procurei na net.
De momento tenho um E61 de 2004, mas antes tive um E39 igual ao teu de 1997.
O motor lava-se e fica com este aspecto, este meu carro qd o comprei tinha o motor lavadinho, coisa que eu detesto, obviamente estavam a esconder qq coisa.
Felizmente não era nada de especial, há uma ou outra baba de óleo do reservatório da cx de direcção por exemplo, tal como acontece tb com o teu de certeza.
Tb tenho um pingo ou outro noutro sitio, mas nada de especial. São pequenas fugas que apenas babam, nem chegam a escorrer.
O meu carro tb custava a responder, é mesmo assim, 143 cv cansados para tanto peso...
Depois o meu carro já tinha 325 000 km´s, decerto não estava novo.
Aliás foi essa uma das razões por ter trocado achava-o relativamente fraco de motor, depois com tantos km´s tive receio de um dia ter um desgosto. Mas que é carrão é, super confortável e agradável de conduzir. Gostei mt do carro.

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Re: Fuga de óleo - BMW 525TDS

Mensagem por 525_tds »

Eltuno1 Escreveu:Vou ver isso chegando a casa.
Obrigado pela ajuda. Tens aí um motor lindíssimo, heheheh.
Já agora...como responde o teu carro? O meu custa um bocadinho a desenvolver.
Eltuno, na primeira imagem que colocaste da troca dos tubos, vé-se um pouco da "cabeça" da bomba injectora tem aquele parafuso de caixa e fica debaixo do tubo castanho que aparece na imagem, aliás esse tubo é da bomba.

Verifica se os parafusos da bomba têm tinta amarela ou de outro cor, se tiver é bom sinal para ti, indica que a bomba já foi reparada pelo antigo proprietário. (pelo menos troca de vedantes)

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Re: Fuga de óleo - BMW 525TDS

Mensagem por 525_tds »

Quanto á falta de resposta, estes carros são um pouco lentos abaixo das 2000rpm, regra geral, se bem que no meu acimda das 1500 já não há problema, mas está um brinco, tenho o colector limpo, tem poucos kilometros para a idade, leva oleos e filtros regularmente e é estimado.

Verifica se o colector de admissão na egr não está "entupido" se estiver é limpar, e desligar o tubo do vacuo que faz actuar a egr, é só desencaixar. :fixe

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marco pires
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Re: Fuga de óleo - BMW 525TDS

Mensagem por marco pires »

se há coisa a qual não podes esperar,é que esse motor seja pujante em baixas,em altas tá-se bem,em baixas esquece lá isso :naonao
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Re: Fuga de óleo - BMW 525TDS

Mensagem por Eltuno1 »

525_tds Escreveu:Quanto á falta de resposta, estes carros são um pouco lentos abaixo das 2000rpm, regra geral, se bem que no meu acimda das 1500 já não há problema, mas está um brinco, tenho o colector limpo, tem poucos kilometros para a idade, leva oleos e filtros regularmente e é estimado.

Verifica se o colector de admissão na egr não está "entupido" se estiver é limpar, e desligar o tubo do vacuo que faz actuar a egr, é só desencaixar. :fixe

Obrigado a todos. Assim dá gosto. Digo isto porque tb me registei no Forum BMW, mas lá não se passa nada.
Em relação ao meu 525 TDS, já não tem pingo nenhum. Não tive tempo de ver a bomba injectora mas no fim-de-semana trato disso.
Estou ansioso por começar a relacionar-me intimamente com ele.
Tenho um outro problema. Como não tenho termo de comparação pedia a vossa ajuda.
A caixa de velocidades está um pouco esquisita. A marcha-atrás custa um pouco a entrar e ao meter a 3ª vai-me muitas vezes para a 5ª...dará para afinar? Já algum teve este problema?

Quantos kms tem o teu?

Obrigado
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