portanto estou a pensar adquirir um e34 2500 m50b25 ou o m50tu... quero este carro porque me fascina imenso e quero ficar com ele para ser o meu futuro classico... mas tambem nao quero gastar muito num carro de 90's com 200000mil kms ou mais, mas o problema é o seguinte ... eu sei como funciona o vanos mas o unico que conduzi até hoje foi o m20b25(fraquinho ) e o que eu queria saber é se realmente existe uma diferença consideravel que me faça optar por um com vanos do que um sem... pois sei q com vanos diminui ligeiramente os consumos e tem um pouco mais de disparo ... mas por outro lado o sem vanos consome um pouco mais, menos disparo mas é menos um sistema para avariar porque pelo que sei desafinando ou avariando é caro o arranjo e pode ficar ainda mais se nao arranjar alguem que perceba pelo que ja ouvi sao muitos os aselhas que fazem se perceber e so pioram as coisas ainda por cima um sistema desses um pouco delicado... no entanto na optica de condutores e aperciadores dos grandes BMW, que sois e talvez ja tenham conduzido os dois modelos gostava mesmo de saber se o prazer de conduçao de um com vanos compensa o risco?!
desculpem o discurso....
obrigado...
Pelo Prazer... SEMPRE... "Bayerische Motoren Werke"
Pleasure Machine
Citroen Visa 1.0_87
Toyota Corolla 1.8van_90
BMW 525i_92
Honda Civic 1.5lsi_93
Citroen Saxo 1.1_04
Land Rover Range Rover Classic 2.5TD_91
sou um feliz proprietario de um 525i M50B25 de 192cv sem vanos de 1990, o meu carro de dia a dia... que conta agora com 300390mil kilometros, sempre sem parar, drifts, pneus 255 em jante 17, etc etc etc e a fazer 10L aos 100km em aldeolas e vilas. acho que o vanos nao vale a pena e de certeza que te vai trazer a infelicidade de nao trabalhar correctamente, mas existem kits de reparacao para o vanos e isso em do it yourself fica barato de se fazer.
Manuel S. Escreveu:sou um feliz proprietario de um 525i M50B25 de 192cv sem vanos de 1990, o meu carro de dia a dia... que conta agora com 300390mil kilometros, sempre sem parar, drifts, pneus 255 em jante 17, etc etc etc e a fazer 10L aos 100km em aldeolas e vilas. acho que o vanos nao vale a pena e de certeza que te vai trazer a infelicidade de nao trabalhar correctamente, mas existem kits de reparacao para o vanos e isso em do it yourself fica barato de se fazer.
mas sem vanos always abraço
fftopic
Xii Manuel S.
O teu avatar é doentio... Ou deixa-me doente olha nem sei...
eu tenho um 520i E34 com vanos,e até agora zero problemas.
de facto esse sistema está indicado por dar problemas a partir dos 150000km,contudo penso ser uma questão de sorte.
os kits de reparação oferecem uma solução practicamente definitiva,já que os materiais são melhores que os que a bmw usa.
o sistema foi publicitado pela bmw como uma forma de economizar mais combustivel e dar melhor rendimento.
no primeiro caso,posso-te garantir que em nada vais notar economia de combustivel quando comparado com um motor equivalente sem vanos,simplesmente não diminui os consumos,pelo contrário,pode-te até aumentar ligeiramente,dizer que consome menos é um mito e garanto-te que é falso.
no segundo caso,realmente o sistema dá uma maior alma a altas rotações aí sim nota-se o vanos a trabalhar,em baixas não notas nada em relação aos outros.
colocando os prós e os contras em cima da mesa,se poderes vai para um sem vanos.
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
bem manuel s e marco pires acho que vou fazer negocio por um sem vanos, pois é um bom negocio, e ja que em consumos é igual... mas uma coisa esse disparo em altas rpm é uma diferença bastante notavel ou nem por isso...?
obrigado a todos!
Pleasure Machine
Citroen Visa 1.0_87
Toyota Corolla 1.8van_90
BMW 525i_92
Honda Civic 1.5lsi_93
Citroen Saxo 1.1_04
marco pires Escreveu:eu tenho um 520i E34 com vanos,e até agora zero problemas.
de facto esse sistema está indicado por dar problemas a partir dos 150000km,contudo penso ser uma questão de sorte.
os kits de reparação oferecem uma solução practicamente definitiva,já que os materiais são melhores que os que a bmw usa.
o sistema foi publicitado pela bmw como uma forma de economizar mais combustivel e dar melhor rendimento.
no primeiro caso,posso-te garantir que em nada vais notar economia de combustivel quando comparado com um motor equivalente sem vanos,simplesmente não diminui os consumos,pelo contrário,pode-te até aumentar ligeiramente,dizer que consome menos é um mito e garanto-te que é falso.
no segundo caso,realmente o sistema dá uma maior alma a altas rotações aí sim nota-se o vanos a trabalhar,em baixas não notas nada em relação aos outros.
colocando os prós e os contras em cima da mesa,se poderes vai para um sem vanos.
Marco, já andaste em algum sem vanos? :think é exactamente ao contrário do que dizes.
Pleasure Machine
Citroen Visa 1.0_87
Toyota Corolla 1.8van_90
BMW 525i_92
Honda Civic 1.5lsi_93
Citroen Saxo 1.1_04
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
Pleasure Machine
Citroen Visa 1.0_87
Toyota Corolla 1.8van_90
BMW 525i_92
Honda Civic 1.5lsi_93
Citroen Saxo 1.1_04
o vanos consegue dar nos o binario que estamos a procura quando pisamos no acelerador para sair. é o VTEC da BMW em altas é tudo igual, haja saude no pulmao
acho que fazes bem em comprar sem vanos es de onde?
Deixo aqui uma explicação resumida de como funciona o sistema VANOS e o Duplo-VANOS. Pode-se perceber que se tudo estiver a trabalhar como deve ser, os consumos bem como a curva de binário disponível desde as mais baixas rotações saem beneficiados em relação a um motor não-VANOS:
"O sistema VANOS (Variable Nockenwellen Steuerung) é uma tecnologia desenvolvida pela BMW que permite controlar o tempo de abertura das válvulas de admissão e, no caso do sistema Duplo VANOS, também o das válvulas de escape. Este sistema permite controlar a altura exacta a que as válvulas devem abrir tendo em conta as rotações do motor e a força exercida no pedal do acelerador. Como funciona? Explicado de uma forma simples, o que controla a entrada da mistura combustível/ar e posteriormente a saída dos gases do motor, são as válvulas de admissão e de escape. Dentro do motor roda continuamente uma ou várias árvores de cames (camshafts) que possuem um came para cada válvula, e que ao rodar abre e fecha a válvula em função da posição do piston.
O sistema VANOS, controlado pelo sistema de gestão do motor, o que faz é controlar a velocidade de rotação da árvore de cames, dando até 6 graus de atraso ou de adiantamento ao tempo de rotação da mesma. Ao deslocar a árvore, pode-se conseguir abrir mais ou menos tempo as válvulas de admissão e dar o máximo de performance ao carro em todas as situações. Por exemplo, em baixas rotações as válvulas de admissão são abertas mais tarde, o que dá um trabalhar mais macio quando se pára o carro com o motor a trabalhar. A nas medias rotações as válvulas de admissão abrem muito mais cedo, dando mais binário e permitindo a recirculação dos gases de escape ainda dentro da câmara de combustão, o que reduz o consumo e as emissões poluentes. Quando a altas rotações, as válvulas voltam a abrir mais tarde, permitindo que mais energia possa ser gerada. Isto tudo num sistema VANOS simples.
No sistema Duplo VANOS, o tempo de abertura das válvulas de escape também pode ser controlado e adaptado a cada situação. As válvulas de escape podem abrir até mais 0.9 mm. E isso traz imensas vantagens. Uma delas é a faixa de rpm em que este sistema actua. Enquanto no VANOS simples era apenas em faixas muito estreitas de rpm, o Duplo VANOS actua sobre a maioria da faixa de rpm, o que permite um controlo ainda mais activo e preciso sobre o tempo de abertura das válvulas. Por exemplo, com um controlo mais refinado do tempo de abertura das válvulas de escape, é possível ter um maior controlo sobre a recirculação dos gases resultantes da combustão ainda dentro da câmara de combustão, gerindo a reciclagem desses mesmos gases e diminuindo a percentagem de combustível que não é completamente queimado. Isso aumenta a economia e diminui a emissão de poluentes, porque os gases estão mais tempo dentro da câmara de combustão. Para este sistema funcionar é necessária uma elevada pressão do óleo, de modo a mover as árvores de cames rápida e precisamente. Mais vantagens deste sistema são o aumento do binário a velocidades baixas e mais potência a velocidades elevadas. Um motor com Duplo VANOS tem um pico de binário 450 rpm mais baixo e um pico de potência 200 rpm mais alto do que um VANOS simples. Ainda, com este sistema, o binário não cai tão drasticamente após o pico de potência e tem uma curva melhorada entre as 1500 e as 3800 rpm. Quando o carro está parado mas com o motor a trabalhar, o sistema reduz a recirculação de gases ao mínimo, dando um trabalhar ainda mais suave e agradável ao motor. A velocidades moderadas, a recirculação de gases é aumentada ao máximo, aumentando a economia. Mas quando toda a potência é necessária, a altas velocidades, o sistema evita ao máximo a reutilização dos gases, dando aos cilindros o máximo de oxigénio possível de modo a facilitar a combustão."
BMW E36 318i Cabrio de 1994 115 cv.
BMW E46 328i Sedan de 1998 193 cv.
--------------Off-topic--------------
VW Golf IV 1.4 5 portas de 2002 75 cv. (GPL)
Opel Vectra C 1.8 Caravan de 2005 122 cv. (GPL)
Manuel S. Escreveu:entao o que sentes no teu marco?
o que eu noto é que em baixas comporta-se como um normalissimo não vanos,em altas noto o motor a puxar bem melhor do que equivalente sem vanos.
a nivel de consumos népia,gasta mais com vanos.