BMW e34 VANOS

Secção para modelos Série 5

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mota_91
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BMW e34 VANOS

Mensagem por mota_91 »

boas a todos....

portanto estou a pensar adquirir um e34 2500 m50b25 ou o m50tu... quero este carro porque me fascina imenso e quero ficar com ele para ser o meu futuro classico... mas tambem nao quero gastar muito num carro de 90's com 200000mil kms ou mais, mas o problema é o seguinte ... eu sei como funciona o vanos mas o unico que conduzi até hoje foi o m20b25(fraquinho :D) e o que eu queria saber é se realmente existe uma diferença consideravel que me faça optar por um com vanos do que um sem... pois sei q com vanos diminui ligeiramente os consumos e tem um pouco mais de disparo ... mas por outro lado o sem vanos consome um pouco mais, menos disparo mas é menos um sistema para avariar porque pelo que sei desafinando ou avariando é caro o arranjo e pode ficar ainda mais se nao arranjar alguem que perceba pelo que ja ouvi sao muitos os aselhas que fazem se perceber e so pioram as coisas ainda por cima um sistema desses um pouco delicado... no entanto na optica de condutores e aperciadores dos grandes BMW, que sois e talvez ja tenham conduzido os dois modelos gostava mesmo de saber se o prazer de conduçao de um com vanos compensa o risco?!

desculpem o discurso....

obrigado...


Pelo Prazer... SEMPRE... "Bayerische Motoren Werke"
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Manuel S.
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Re: BMW e34 VANOS

Mensagem por Manuel S. »

sou um feliz proprietario de um 525i M50B25 de 192cv sem vanos de 1990, o meu carro de dia a dia... que conta agora com 300390mil kilometros, sempre sem parar, drifts, pneus 255 em jante 17, etc etc etc e a fazer 10L aos 100km em aldeolas e vilas. acho que o vanos nao vale a pena e de certeza que te vai trazer a infelicidade de nao trabalhar correctamente, mas existem kits de reparacao para o vanos e isso em do it yourself fica barato de se fazer.

mas sem vanos always ;) abraço
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jmcdpereira
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Re: BMW e34 VANOS

Mensagem por jmcdpereira »

Manuel S. Escreveu:sou um feliz proprietario de um 525i M50B25 de 192cv sem vanos de 1990, o meu carro de dia a dia... que conta agora com 300390mil kilometros, sempre sem parar, drifts, pneus 255 em jante 17, etc etc etc e a fazer 10L aos 100km em aldeolas e vilas. acho que o vanos nao vale a pena e de certeza que te vai trazer a infelicidade de nao trabalhar correctamente, mas existem kits de reparacao para o vanos e isso em do it yourself fica barato de se fazer.

mas sem vanos always ;) abraço
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Xii Manuel S.
O teu avatar é doentio... Ou deixa-me doente olha nem sei...

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marco pires
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Re: BMW e34 VANOS

Mensagem por marco pires »

eu tenho um 520i E34 com vanos,e até agora zero problemas.
de facto esse sistema está indicado por dar problemas a partir dos 150000km,contudo penso ser uma questão de sorte.

os kits de reparação oferecem uma solução practicamente definitiva,já que os materiais são melhores que os que a bmw usa.

o sistema foi publicitado pela bmw como uma forma de economizar mais combustivel e dar melhor rendimento.

no primeiro caso,posso-te garantir que em nada vais notar economia de combustivel quando comparado com um motor equivalente sem vanos,simplesmente não diminui os consumos,pelo contrário,pode-te até aumentar ligeiramente,dizer que consome menos é um mito e garanto-te que é falso.
no segundo caso,realmente o sistema dá uma maior alma a altas rotações aí sim nota-se o vanos a trabalhar,em baixas não notas nada em relação aos outros.

colocando os prós e os contras em cima da mesa,se poderes vai para um sem vanos.
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“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

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L.Sousa
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Re: BMW e34 VANOS

Mensagem por L.Sousa »

523i m52 com vanos 350 000 kms e zero problemas....
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mota_91
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Re: BMW e34 VANOS

Mensagem por mota_91 »

bem manuel s e marco pires acho que vou fazer negocio por um sem vanos, pois é um bom negocio, e ja que em consumos é igual... mas uma coisa esse disparo em altas rpm é uma diferença bastante notavel ou nem por isso...?

obrigado a todos!

;)
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Dudex
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Re: BMW e34 VANOS

Mensagem por Dudex »

marco pires Escreveu:eu tenho um 520i E34 com vanos,e até agora zero problemas.
de facto esse sistema está indicado por dar problemas a partir dos 150000km,contudo penso ser uma questão de sorte.

os kits de reparação oferecem uma solução practicamente definitiva,já que os materiais são melhores que os que a bmw usa.

o sistema foi publicitado pela bmw como uma forma de economizar mais combustivel e dar melhor rendimento.

no primeiro caso,posso-te garantir que em nada vais notar economia de combustivel quando comparado com um motor equivalente sem vanos,simplesmente não diminui os consumos,pelo contrário,pode-te até aumentar ligeiramente,dizer que consome menos é um mito e garanto-te que é falso.
no segundo caso,realmente o sistema dá uma maior alma a altas rotações aí sim nota-se o vanos a trabalhar,em baixas não notas nada em relação aos outros.

colocando os prós e os contras em cima da mesa,se poderes vai para um sem vanos.

Marco, já andaste em algum sem vanos? :think é exactamente ao contrário do que dizes.

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mota_91
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Re: BMW e34 VANOS

Mensagem por mota_91 »

Dudex nao percebi ao contrario como assim?!
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marco pires
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Re: BMW e34 VANOS

Mensagem por marco pires »

pois,não tambem não entendi isso de ser ao contrário :think
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Re: BMW e34 VANOS

Mensagem por mota_91 »

pois marco vamos esperar para perceber! :S
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Manuel S.
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Re: BMW e34 VANOS

Mensagem por Manuel S. »

o vanos consegue dar nos o binario que estamos a procura quando pisamos no acelerador para sair. é o VTEC da BMW ;) em altas é tudo igual, haja saude no pulmao ;)

acho que fazes bem em comprar sem vanos ;) es de onde?
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marco pires
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Re: BMW e34 VANOS

Mensagem por marco pires »

bem,não é isso que eu noto no meu. :think
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Manuel S.
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Re: BMW e34 VANOS

Mensagem por Manuel S. »

entao o que sentes no teu marco?
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BlackOpenAir
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Re: BMW e34 VANOS

Mensagem por BlackOpenAir »

Deixo aqui uma explicação resumida de como funciona o sistema VANOS e o Duplo-VANOS. Pode-se perceber que se tudo estiver a trabalhar como deve ser, os consumos bem como a curva de binário disponível desde as mais baixas rotações saem beneficiados em relação a um motor não-VANOS:

"O sistema VANOS (Variable Nockenwellen Steuerung) é uma tecnologia desenvolvida pela BMW que permite controlar o tempo de abertura das válvulas de admissão e, no caso do sistema Duplo VANOS, também o das válvulas de escape. Este sistema permite controlar a altura exacta a que as válvulas devem abrir tendo em conta as rotações do motor e a força exercida no pedal do acelerador. Como funciona? Explicado de uma forma simples, o que controla a entrada da mistura combustível/ar e posteriormente a saída dos gases do motor, são as válvulas de admissão e de escape. Dentro do motor roda continuamente uma ou várias árvores de cames (camshafts) que possuem um came para cada válvula, e que ao rodar abre e fecha a válvula em função da posição do piston.
O sistema VANOS, controlado pelo sistema de gestão do motor, o que faz é controlar a velocidade de rotação da árvore de cames, dando até 6 graus de atraso ou de adiantamento ao tempo de rotação da mesma. Ao deslocar a árvore, pode-se conseguir abrir mais ou menos tempo as válvulas de admissão e dar o máximo de performance ao carro em todas as situações. Por exemplo, em baixas rotações as válvulas de admissão são abertas mais tarde, o que dá um trabalhar mais macio quando se pára o carro com o motor a trabalhar. A nas medias rotações as válvulas de admissão abrem muito mais cedo, dando mais binário e permitindo a recirculação dos gases de escape ainda dentro da câmara de combustão, o que reduz o consumo e as emissões poluentes. Quando a altas rotações, as válvulas voltam a abrir mais tarde, permitindo que mais energia possa ser gerada. Isto tudo num sistema VANOS simples.
No sistema Duplo VANOS, o tempo de abertura das válvulas de escape também pode ser controlado e adaptado a cada situação. As válvulas de escape podem abrir até mais 0.9 mm. E isso traz imensas vantagens. Uma delas é a faixa de rpm em que este sistema actua. Enquanto no VANOS simples era apenas em faixas muito estreitas de rpm, o Duplo VANOS actua sobre a maioria da faixa de rpm, o que permite um controlo ainda mais activo e preciso sobre o tempo de abertura das válvulas. Por exemplo, com um controlo mais refinado do tempo de abertura das válvulas de escape, é possível ter um maior controlo sobre a recirculação dos gases resultantes da combustão ainda dentro da câmara de combustão, gerindo a reciclagem desses mesmos gases e diminuindo a percentagem de combustível que não é completamente queimado. Isso aumenta a economia e diminui a emissão de poluentes, porque os gases estão mais tempo dentro da câmara de combustão. Para este sistema funcionar é necessária uma elevada pressão do óleo, de modo a mover as árvores de cames rápida e precisamente. Mais vantagens deste sistema são o aumento do binário a velocidades baixas e mais potência a velocidades elevadas. Um motor com Duplo VANOS tem um pico de binário 450 rpm mais baixo e um pico de potência 200 rpm mais alto do que um VANOS simples. Ainda, com este sistema, o binário não cai tão drasticamente após o pico de potência e tem uma curva melhorada entre as 1500 e as 3800 rpm. Quando o carro está parado mas com o motor a trabalhar, o sistema reduz a recirculação de gases ao mínimo, dando um trabalhar ainda mais suave e agradável ao motor. A velocidades moderadas, a recirculação de gases é aumentada ao máximo, aumentando a economia. Mas quando toda a potência é necessária, a altas velocidades, o sistema evita ao máximo a reutilização dos gases, dando aos cilindros o máximo de oxigénio possível de modo a facilitar a combustão."
BMW E36 318i Cabrio de 1994 115 cv.
BMW E46 328i Sedan de 1998 193 cv.
--------------Off-topic--------------
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marco pires
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Re: BMW e34 VANOS

Mensagem por marco pires »

Manuel S. Escreveu:entao o que sentes no teu marco?
o que eu noto é que em baixas comporta-se como um normalissimo não vanos,em altas noto o motor a puxar bem melhor do que equivalente sem vanos.
a nivel de consumos népia,gasta mais com vanos.
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