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E61-2004 530 dA - Fumo
Enviado: 10 ago 2011, 02:16
por fastsilva
Boas
A minha E61 tem 150.000 kms (é o que lá marca, mas como foi em 2ª. mão...).
Quando arranca de 1ª. para 2ª e quando lhe carrego mais um bocadinho faz fumo preto, é normal ?
Será a FAP que "já era" ?
NOTA : Não está reprogramada
Re: E61-2004 530 dA - Fumo
Enviado: 10 ago 2011, 02:43
por cap
Em 2004 teria fap? Tem ponteira(s) a direito ou viradas para baixo?
Re: E61-2004 530 dA - Fumo
Enviado: 10 ago 2011, 09:00
por giwasa
um e60 com fap faz zero.. mas zero fumo com fap.
a nao ser quando regenera. por acaso no meu nunca vi ele regenerar. e ja o tenho ha muitos anos.
amigo se tiveres fap e faz fumo quer dizer que a fap ja era... tens de mudar para uma nova que custa 1800 euros. ou retira la e pedir a alguem para electronicamente desliga la. um reprogramador bom faz isso na boa.
no entanto tens de ver se o teu carro tem fap.
se tiver ponteiras cromadas tem. se tem o escape apontado para baixo sem ponteira nao tem fap.
o 530d com fap saiu penso eu entre abril e junho de 2004. portanto pelas ponteiras verificas.
Re: E61-2004 530 dA - Fumo
Enviado: 10 ago 2011, 10:26
por JOFIMO
fastsilva Escreveu:Boas
A minha E61 tem 150.000 kms (é o que lá marca, mas como foi em 2ª. mão...).
Quando arranca de 1ª. para 2ª e quando lhe carrego mais um bocadinho faz fumo preto, é normal ?
Será a FAP que "já era" ?
NOTA : Não está reprogramada
Boas e o "breather" tem sido trocado regularmente?
Cumps.
Re: E61-2004 530 dA - Fumo
Enviado: 11 ago 2011, 00:33
por redbaron
O meu e60 530Da é de 1/2004 e tem as ponteiras curvas para baixo. Ainda há dias perguntei ao mecânico na baviera se tinha ou não FAP. Depois de lhe ter falado na teoria das ponteiras curvas, ou não, foi consultar o computador da oficina e disse que sim. O que é certo é que no CB vem lá um filtro para ser mudado ao fim de certos Km's. Também já estive a ver o carro por baixo num elevador e a única coisa que vi foi um cilindro (meio oval) pouco depois da saída do motor. Algué pode meter uma foto de um FAP para ver como é? Há meses que ando com esta dúvida...
Re: E61-2004 530 dA - Fumo
Enviado: 11 ago 2011, 12:12
por giwasa
amigo redbaron. se o carro tem as ponteiras para baixo nao tem fap.
esse gajo da baviera ou anda a dormir ou estudou no chapito lol
o que te aparece no cbordo sera o microfiltro.
com fap possuem todos ponteiras cromadas saidas. e no cbordo aparece mesmo escrito filtro de particulas. ou em ingles ou espanhol. depende do idioma que tenhas escolhido
as primeiras versoes nao tinha fap.tinham o escape virado para baixo.
o carro antigo do meu pai era de 12/2003 e nao tinha fap.
Re: E61-2004 530 dA - Fumo
Enviado: 11 ago 2011, 23:56
por fastsilva
Boas
Tem as ponteiras cromadas.
Que é isso do "breather" ?
NO BC tenho a informação que ainda faltam 50.000 kms para o Filtro de Particulas...
Pouco depois que comprar a carrinha fui a um mecânico amigo que a ligou à máquina, tendo que tido que a FAP estava boa...
Peço a vossa ajuda.
Re: E61-2004 530 dA - Fumo
Enviado: 12 ago 2011, 09:57
por JOFIMO
fastsilva Escreveu:Boas
Tem as ponteiras cromadas.
Que é isso do "breather" ?
NO BC tenho a informação que ainda faltam 50.000 kms para o Filtro de Particulas...
Pouco depois que comprar a carrinha fui a um mecânico amigo que a ligou à máquina, tendo que tido que a FAP estava boa...
Peço a vossa ajuda.
Breather, é o filtro dos gases do bloco de motor e está situado na tampa das valvulas, não avisa no OBC e deve ser trocado aquando da troca de óleo pelo menos a cada duas mudas, há e ajuda também à saúde do turbo e a fazer fumo se estiver muito entupido.
Cumps
Re: E61-2004 530 dA - Fumo
Enviado: 13 ago 2011, 21:34
por fastsilva
Ah ok !
Dado que ainda só fim 5000 kms ainda não mudei o óleo.
Já agora acrescento que o fumo não é sempre, é apenas quando passo de 1ª. para 2ª e quando lhe carrego.
FS
Re: E61-2004 530 dA - Fumo
Enviado: 17 ago 2011, 14:53
por jmcdpereira
fastsilva Escreveu:Boas
Tem as ponteiras cromadas.
Que é isso do "breather" ?
NO BC tenho a informação que ainda faltam 50.000 kms para o Filtro de Particulas...
Pouco depois que comprar a carrinha fui a um mecânico amigo que a ligou à máquina, tendo que tido que a FAP estava boa...
Peço a vossa ajuda.
Mudei o meu FAP e não tinha qq erro na "maquina"
A FAP nem sempre dá erro, a minha estava partida, faltavam-lhe bocados.
a FAP está a meio da linha de escape.
O FAP é esta peça:
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Os E60 segundo sei passaram a ter FAP a partir de 3/2004 que é o caso do meu, Quanto à ponteira já li qq coisa algures de terem o escape para baixo e terem FAP, talvez alguns dos primeiros, não sei.
Se fuma e tem FAP, é porque o FAP foi à vida, disso não tenhas duvidas, era o caso do meu.
Um FAP em condições não deixa passar fumo tal como já foi dito.
Podes tirar ou comprar novo, no caso de comprar novo podes comprar da concorrência, fica dentro dos 600 euros, bem melhor que os 2000 da BMW.
jmcdpereira
Re: E61-2004 530 dA - Fumo
Enviado: 17 ago 2011, 23:18
por fastsilva
Boas
A FAP avariada dá cabo do quê no motor ?
Isso significa que no IPO não vai passar, certo ?
FS
Re: E61-2004 530 dA - Fumo
Enviado: 17 ago 2011, 23:30
por jmcdpereira
fastsilva Escreveu:Boas
A FAP avariada dá cabo do quê no motor ?
Isso significa que no IPO não vai passar, certo ?
FS
FAP avariada (ou seja deixando passar fumo) passa no IPO (xii o que eu fui dizer... mas é verdade)
Estes carros mesmo sem FAP não deitam fumo como os diesel antigos, quase nem se nota, mas suja a ponteira.
Tenho a certeza que um carro sem FAP passa no IPO, sei de vários casos embora não conheça as pessoas, conheço mecânicos que me contaram isso.
FAP que deitam fumo é porque está estragada, deverá ter um buraco como me aconteceu, o que acontece é que o FAP entope e com a pressão dos gases acaba por rebentar (foi o que me aconteceu)...
Estragar em si não sei se estraga, mas saúde não dá.
Qd mudei de FAP notei uma grande diferença, o carro respirava muito melhor, o FAP antigo obstruía muito os gases, por isso saúde ao motor não dava de certeza.
Ou tiras ou metes nova.
Estes carros não têm monitor de temperatura logo não sabemos se o carro atinge a temperatura própria para fazer a regeneração.
E por vezes os termostatos estão avariados e de inverno aquilo não aquece, logo não faz a regeneração e o FAP vai à vida...
Infelizmente deve ter sido o que me aconteceu
jmcdpereira