temperatura do motor varia

Secção para modelos Série 5

Moderador: Staff

Responder
hugo reis
Membro Juvenil
Registado: 10 ago 2006, 17:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 - 2002/03

temperatura do motor varia

Mensagem por hugo reis »

Boas, tenho um problema com a temperatura do meu carro.
e
Se tiver andar em cidade o ponteiro da temperatura vai até meio e não mexe. Mas ao rolar o ponteiro desce até 1/4, mas basta carregar no acelerador e ele volta ao meio passado uns minutos. Quando vou a descer é num ápice que o mesmo passa de meio para 1/4.

Já mudei o termostato mas o problema continua, o que poderá ser???

Obrigado

madbeetle
Membro Juvenil
Registado: 13 jul 2009, 00:37
O meu Carro:: 530d Tour E39

Re: temperatura do motor varia

Mensagem por madbeetle »

O meu tb faz isso.
Em AE com o cruise control ligado, fica sempre a 1/4, na cidade vai até meio, mas não passa daí!
Acho ser o normal funcionamento, pois o fluxo de ar varia, mas acredito que se andar bem depressa na AE durante algum tempo a temp vai subir.

FMR
Membro Iniciado
Registado: 02 out 2011, 21:59
O meu Carro:: M3E30 | M3E36

Mensagem por FMR »

Não sendo termostato nem bomba de agua, será quadrante?

jmcdpereira
Membro Gold
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto

Mensagem por jmcdpereira »

madbeetle Escreveu:O meu tb faz isso.
Em AE com o cruise control ligado, fica sempre a 1/4, na cidade vai até meio, mas não passa daí!
Acho ser o normal funcionamento, pois o fluxo de ar varia, mas acredito que se andar bem depressa na AE durante algum tempo a temp vai subir.
Também acho normal.
anormal seria se a temperatura não variasse...
O meu carro em cidade atinge os 98 graus e em estrada estabiliza perto dos 88 que é a temperatura que o termostato abre.

jmcdpereira
Imagem
Imagem :(

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Mensagem por marco pires »

todos os E39 estando tudo ok, não podem ter variações no ponteiro.

ou seja, o ponteiro está embaixo com o carro a frio, e depois vai subindo até chegar ao meio, e dali não pode passar, nem para baixo nem para cima, tem sempre que ficar no meio e só vai baixando quando se desliga o carro e fica uma meia hora parado, em andamento nunca e circunstancia alguma pode baixar ou subir para alem do meio, independentemente da velocidade ou o quer que seja.

quase sempre e quando ocorre essa situação, é o termostato, mas atenção que há vários termostatos a verificar e não apenas um, convem resolver isso o mais rápido possivel, por duas razões:

a primeira é que estando a verificar-se uma anomalia na indicação da temperatura, nunca se sabe exatamente qual a situação real em que se encontra a refrigeração do motor.

a segunda, é que os vários sistemas de gestão do motor, adaptam o seu funcionamento em função da temperatura a que se encontra o liquido da refrigeração e do motor, assim, e havendo indicações erradas à centralina, esta não optimiza o funcionamento do motor de forma correcta.
marcopires@clubebmwportugal.com

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

jmcdpereira
Membro Gold
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto

Mensagem por jmcdpereira »

Lendo melhor o primeiro post realmente é anormal o ponteiro baixar para 1/4, não tinha lido bem, perdão. Deve andar a meio como diz o marco pires e pode até subir um pouco em cidade, mas não deve baixar.
No meu carro tive um problema semelhante pois a temperatura não subia em andamento de estrada, logo o motor funcionava como estivesse sempre frio, gastava mais e o FAP não regenerava pois chegava a trabalhar a 51º !!! (sim, estava frio lá fora, 2 graus).
Mudei o termostato e ficou pouco melhor obrigada...
O problema era tb o termostato da EGR, penso que nesse carro tb deve ter.
É um circuito secundário e caso esteja aberto (termostato avariado) o liquido refrigerante continua a circular.
O termostato custou 40 € se não estou em erro e foi fácil de mudar (devia ter sido bem mais fácil, mas enfim).
Verifica isso no teu E39.

jmcdpereira
Última edição por jmcdpereira em 05 dez 2011, 00:00, editado 1 vez no total.
Imagem
Imagem :(

L.Sousa
Membro Gold
Registado: 26 jan 2010, 17:53
O meu Carro:: BMW 523i E39 - 1998/12

Mensagem por L.Sousa »

Tb acho n ser normal essas oscilações, um carro depois de aquecer e chegar ao meio n deve sair dai seja qual a situação q seja, essa é a temperatuda ideal de funcionamento.
Imagem

ricabmw
Membro Junior
Registado: 13 fev 2009, 00:04
O meu Carro:: bmw 320d e46-1999

Mensagem por ricabmw »

hugo reis Escreveu:Boas, tenho um problema com a temperatura do meu carro.
e
Se tiver andar em cidade o ponteiro da temperatura vai até meio e não mexe. Mas ao rolar o ponteiro desce até 1/4, mas basta carregar no acelerador e ele volta ao meio passado uns minutos. Quando vou a descer é num ápice que o mesmo passa de meio para 1/4.

Obrigado
Em primeiro lugar o termostato é original ?

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Mensagem por JOFIMO »

hugo reis Escreveu:Boas, tenho um problema com a temperatura do meu carro.
e

Obrigado
Termoestato da EGR avariado (sempre aberto) existem pelo fórum vários tópicos sobre o assunto.... e ese problema dá informações erradas à centralina, faz aumentar o consumo, e não é boa saúde para o motor andar a funcionar a frio.....
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

madbeetle
Membro Juvenil

Mensagem por madbeetle »

Estive a ver em varios forums e falam do tal termostato da valvula egr (a bmw chama agr) encontrei até este video no youtube http://www.youtube.com/watch?v=ZhtfKliAkiU , mas tive a ver na minha 530d e não tem nada disto, na minha é um tubo metalico redondo directo á valvula egr.

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

madbeetle Escreveu:Estive a ver em varios forums e falam do tal termostato da valvula egr (a bmw chama agr) encontrei até este video no youtube http://www.youtube.com/watch?v=ZhtfKliAkiU , mas tive a ver na minha 530d e não tem nada disto, na minha é um tubo metalico redondo directo á valvula egr.
Sim o motor da tua carrinha não usa termoestato de EGR, a ligação é directa do colector de escape à EGR, o que pode estar a acontecer é o termoestato estar a fechar mal, (peça interior partida) ou o viscoso da ventoinha estar um pouco preso, faz o teste e vê se roda livremente a ventoinha, com o motor frio depois pôes a trabalhar e vê se continua solto antes de atingir a temperatura normal de funcionamento.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

madbeetle
Membro Juvenil

Mensagem por madbeetle »

O viscoso da ventoinha, penso estar bom, pois roda livremente.
O temostato não sei o estado dele, só desmontando. O termostato faz parte da peça plastica exterior? É que na parte plastica tem o date code de 6/00 ora a minha carrinha é de 11/99 nos primeiros 7 meses levou um novo na bmw por alguma razão. Se o termastato fizer parte do plastico exterior então tem 11 anos, e pode ser isso.

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

madbeetle Escreveu:O viscoso da ventoinha, penso estar bom, pois roda livremente.
O temostato não sei o estado dele, só desmontando. O termostato faz parte da peça plastica exterior? É que na parte plastica tem o date code de 6/00 ora a minha carrinha é de 11/99 nos primeiros 7 meses levou um novo na bmw por alguma razão. Se o termastato fizer parte do plastico exterior então tem 11 anos, e pode ser isso.

Boas, sim o termoestato está dentro dessa caixa que tem as falanges de ligação aos tubos, e está aparafusada à bomba de àgua, vê embaixo qual é a peça:
http://realoem.com/bmw/showparts.do?mod ... g=11&fg=35
Cumps.

Responder

Voltar para “Série 5”