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Bmw 523i - Ajuda
Enviado: 18 mar 2012, 19:14
por nunostiles
Olá,
Tenho há 2 dias um E39 523i do ano 2000, não sei se é normal, mas acho que aquece muito o carro e demora muito tempo a ficar frio.
Passo a explicar, em 5 minutos ele atinge a temperatura "normal" segundo o manometro da temperatura, nunca avançou mais o ponteiro, fica sempre rigorosamente a meio, tenho feito viagens apenas de 30/40 km, depois quando paro e por exemplo 1 ou 2 horas depois venho para o carro, ainda está quente, quando o ligo, o ponteiro fica logo rigorosamente a meio, so mesmo passadas mais horas fica frio. Bem como quando paro, até a chapa das cavas das rodas e capot está quente, viagem de 30km.
Será normal? serão minhocas já da minha cabeça? Já tive outro Bmw antes deste, um 316i coupe E36 de 1994, mas nunca reparei que ficasse quente rapidamente e demorasse a esfriar.
Agradeço dicas e ajuda para esclarecer esta situação, espero que esteja tudo bem, mas gostava de ficar mais descansado.
Obrigado a todos.
Re: Bmw 523i - Ajuda
Enviado: 18 mar 2012, 19:23
por jmcdpereira
nunostiles Escreveu:Olá,
Tenho há 2 dias um E39 523i do ano 2000, não sei se é normal, mas acho que aquece muito o carro e demora muito tempo a ficar frio.
Passo a explicar, em 5 minutos ele atinge a temperatura "normal" segundo o manometro da temperatura, nunca avançou mais o ponteiro, fica sempre rigorosamente a meio, tenho feito viagens apenas de 30/40 km, depois quando paro e por exemplo 1 ou 2 horas depois venho para o carro, ainda está quente, quando o ligo, o ponteiro fica logo rigorosamente a meio, so mesmo passadas mais horas fica frio. Bem como quando paro, até a chapa das cavas das rodas e capot está quente, viagem de 30km.
Será normal? serão minhocas já da minha cabeça? Já tive outro Bmw antes deste, um 316i coupe E36 de 1994, mas nunca reparei que ficasse quente rapidamente e demorasse a esfriar.
Agradeço dicas e ajuda para esclarecer esta situação, espero que esteja tudo bem, mas gostava de ficar mais descansado.
Obrigado a todos.
Acho que é normal, anormal seria se demorasse a aquecer, isso seria pior.
Se a temperatura fica a meio fica bem, parece-me que são minhocas

Cava das rodas quente não sei se é normal, não sei se o escape passa por aí, se passar é normal. Se não passar tb não me parece anormal, pois o calor vem do cofre do motor...
Capô quente é normal, se o abrires vais ver que há um motor lá dentro que está quente
jmcdpereira
Re: Bmw 523i - Ajuda
Enviado: 18 mar 2012, 19:37
por nunostiles
Sim sem duvida que debaixo do capot está bem quente.... até nos reservatórios de agua tudo fica incrivelmente quente, quando me refiro as cavas das rodas é na chapa, que fica bem quente.
Espero que sejam mesmo apenas minhocas.. mas fiquei com um bocado de receio por aquecer tanto.
Re: Bmw 523i - Ajuda
Enviado: 18 mar 2012, 19:40
por jmcdpereira
nunostiles Escreveu:Sim sem duvida que debaixo do capot está bem quente.... até nos reservatórios de agua tudo fica incrivelmente quente, quando me refiro as cavas das rodas é na chapa, que fica bem quente.
Espero que sejam mesmo apenas minhocas.. mas fiquei com um bocado de receio por aquecer tanto.
Bem, se as cavas da roda e o cofre do motor ficam assim tão quentes após uma viagem de 30 kms... se calhar já não é normal...
Aquecer é normal, mas tanto... não tenho termo de comparação, espera por outra opinião.
Seja como for o facto do termómetro não passar do meio é bom, partindo do principio que está bom claro...
jmcdpereira
Re: Bmw 523i - Ajuda
Enviado: 18 mar 2012, 19:48
por nunostiles
Sim vou aguardar por outras opiniões, não tenho ideia de no 316i E36 que aquecesse tanto. E apenas em 30km de viagem, mas o ponteiro sempre rigorosamente ao meio.
Re: Bmw 523i - Ajuda
Enviado: 18 mar 2012, 21:13
por marco pires
acho uma situação perfeitamente normal.
o ponteiro nunca pode passar do meio, e se isso acontece então está tudo normal.
aquecer rapidamente tambem não é nada demais, se demorasse tambem não era nenhum drama, tudo depende da temperatura exterior, no meu caso a 530d demora um certo tempo a aquecer no inverno, tipo uns 8kms para ficar totalmente no meio, no verão por seu lado é rapido a ficar quente.
as cavas das rodas ficarem assim tão quentes como dizes é que já não será tão normal, é normal haver algum calor, mas nunca ao ponto de ficar a escaldar.
faz uma coisa:
arranja um termometro que faça a medição da temperatura da agua, depois e com o carro quente e desligado abre bem devagar o depósito da agua(muito cuidado ao abrir para não te queimares),metes o termometro lá dentro e vê a temperatura que atinge.
tem que andar numa média de 80ºC a 90ºC, se aproximar-se dos 100ºC ou passar, então tens um problema que poderá ser algum termostato avariado.
de qualquer forma continuo a achar que não se passa nada, embora tenhas essa questão das cavas das rodas que ai sim, já me parece mais estranho, mas se a temperatura da agua estiver na média que te disse então não tens problema nenhum.
Re: Bmw 523i - Ajuda
Enviado: 18 mar 2012, 21:34
por nunostiles
Mas será normal mesmo no cofre perto do motor, os recipientes da agua estarem também quentes? Eu hoje de manha antes de pegar no carro abri a tampa do radiador penso, para ver o nivel da agua/liquido que lá está, nao consegui ver se realmente estava ao nivel ou nao, é diferente do E36 que tive, tem uma vareta ao meio... Eu sou sempre muito receoso com estas coisas, tenho o carro desde ontem e como sabem nestes primeiros tempos uma pessoa esta sempre com medo que alguma coisa não esteja bem. Ando sempre a ver o ponteiro da temperatura e realmente esta sempre no meio, outra coisa, a ventoinha da frente quando ela é activada? acho que nunca a vi a rodar... aquela que se vê pela grelha da frente do carro.
Obrigado por todas as opiniões
Re: Bmw 523i - Ajuda
Enviado: 18 mar 2012, 21:49
por marco pires
essa da frente é a do ar condicionado, em principio só trabalha com ele ligado ou então se o motor entrar em sobre aquecimento, o normal é ela só trabalhar com o ar condicionado ligado, a ventoinha do radiador é a que está dentro do cofre do motor, e essa sim é que tem que trabalhar.
a de fora, experimenta ligar o AC e vais ver que ela começa a trabalhar, fora isso é para estar sempre parada.
quanto ao resto é perfeitamente normal, a agua dos esguichos até fica quente só com o calor do motor, não te preocupes com isso, é claro que tudo o que está dentro do compartimento do motor fica quente, incluindo a agua dos esguichos do limpa para brisas, se meteres a cara perto dos pneus da frente até sentes o calor a sair, por isso acho mesmo que deves é apreciar a condução desse belo carro e não moeres a cabeça com isso, não se passa nada.
Re: Bmw 523i - Ajuda
Enviado: 18 mar 2012, 22:11
por nunostiles
Exacto, amanha vou testar essa situaçao da ventoinha do ar condicionado, e sim a de dentro ja a vi rodar sim

E de facto também é verdade que perto dos pneus da frente/cava das rodas noto o ar quente a sair, nem é preciso meter a cara, basta meter a mão e sinto o quente a sair la de dentro.
Agradeço as vossas opiniões e espero estar realmente descansado, mas nunca tinha notado isto no outro bmw, também este por ter mais motor deve se calhar deitar mais calor, até agora estou satisfeito apesar de só ter o carro desde ontem, mas é um regalo, é um prazer de conduzir, andei meses a procura do ideal e espero que este me dê muitas alegrias.
Obrigado mais uma vez

Re: Bmw 523i - Ajuda
Enviado: 18 mar 2012, 22:17
por jmcdpereira
nunostiles Escreveu:Exacto, amanha vou testar essa situaçao da ventoinha do ar condicionado, e sim a de dentro ja a vi rodar sim

E de facto também é verdade que perto dos pneus da frente/cava das rodas noto o ar quente a sair, nem é preciso meter a cara, basta meter a mão e sinto o quente a sair la de dentro.
Agradeço as vossas opiniões e espero estar realmente descansado, mas nunca tinha notado isto no outro bmw, também este por ter mais motor deve se calhar deitar mais calor, até agora estou satisfeito apesar de só ter o carro desde ontem, mas é um regalo, é um prazer de conduzir, andei meses a procura do ideal e espero que este me dê muitas alegrias.
Obrigado mais uma vez

nunostiles agora tens um carro "a sério" isso de E36 é para meninos... lol
jmcdpereira
PS: Tive um E36 38is coupé, estou a brincar

Re: Bmw 523i - Ajuda
Enviado: 18 mar 2012, 22:19
por marco pires
de nada amigo, esquece lá isso e goza é a bela maquina que tens.
até agora não disseste nada de anormal que se esteja a passar com esse carro, tirando essa das cavas das rodas, mas pelo que estou a ver e quando me disseste que tens o carro à um dia isso é a tesão do mijo :lol1
eu tambem sou assim, quando compro um carro qualquer coisinha que eu meta na cabeça que não é normal dá-me cabo do dia, mas à medida que o tempo passa chega-se a conclusão que é mesmo assim e não se passa nada, por isso é como te digo, esquece isso :fixe
Re: Bmw 523i - Ajuda
Enviado: 18 mar 2012, 22:39
por nunostiles
Espero que sim, como andei 4 anos até conseguir voltar a ter carro, agora que consegui tenho medo de tudo e mais alguma coisa, até de deixar o carro na rua tenho medo :S
Espero estar descansado quanto ao suposto aquecimento, ele tem 133 mil km e foi sempre assistido na marca, nunca teve sinistros, mas uma pessoa nunca sabe o se compra, so o tempo o dirá.
Obrigado!
Re: Bmw 523i - Ajuda
Enviado: 18 mar 2012, 22:42
por nunostiles
A situaçao das cavas das rodas da frente é a chapa em cima das rodas... que também notei quente, tanto ou mais que o capot...
Re: Bmw 523i - Ajuda
Enviado: 18 mar 2012, 22:56
por marco pires
o capot tem uma forra por dentro que serve de isolante do barulho e do calor, já as cavas não tem essa protecção o que faz com que as mesmas aqueçam, de notar que o interior das cavas tem uma alhetas que servem para dissipar o calor, por isso é perfeitamente normal desde que claro não fiquem em brasa ao ponto de queimarem, ai sim algo de anormal se passava, agora ficarem quentes mesmo até mais que o capot não é nada de anormal.
Re: Bmw 523i - Ajuda
Enviado: 18 mar 2012, 23:08
por L.Sousa
Olha tenho esse carro e o meu tb é assim apenas demora mais tempo a aquecer cerca de 8 9 kms sem obviamente andar a puxar por ele, mas depois tb demora mt tempo a arrefecer. Essas ventoinhas da frente só ligam com o AC ligado ou qd a temperatura do liquido do motor atinge os 90ºC. Se o ponteiro está no meio está tudo bem, aconselho-te é a ver a água (a vareta que falas deverá estar à face do depósito ou ligeiramente acima para tudo estar bem). Vê tb o estado da viscosa da ventoinha (aquela grande ligada ao mmotor, aminha foi substituida à dias pois já não atracava bem, e o motor tb não aquecia pois aos 90ºC ligava a electrica e mantinha aquilo estável, mas agora com a nova é completamente diferente) o teu tem 113000, o meu já conta com mais de 365000 e sem problemas....
Um abraço.