boa tarde.
desde que o carro chegou que sempre tive duas coisas como incógnita e agora por curiosidade decidi abrir o tópico.
uma delas e referente ao Ar Condicionado, no meu caso não e o Bi-zona, deixo uma foto pois costuma ser o menos visto:
Uploaded with ImageShack.us
neste sistema de AC existe o botão "AUTO", já carreguei la umas duas vezes e acontece sempre o mesmo, o ar vem com uma velocidade e faz um barulho que é idêntico a ir a 150km/h na auto estrada com os vidros todos abertos e atenção que tenho a patilha do meio totalmente em baixo, e depois e um problema para desligar que mesmo carregando varias vezes não desliga, só mesmo pressionando no botão OFF e tenho de desligar o carro e voltar a ligar porque caso contrario tinha de andar com o OFF ligado
a minha outra incógnita e referente ao cruise control. começo por pedir desculpa pela ignorância mas não faço ideia como funciona, já na passat tinha cruise control e a única vez que foi ligado foi quando o rapaz que a comprou o ligou para ver se funcionava :duh era para no outro dia me por a experimentar aquilo mas preferi pedir opinião do que estar a mexer sem saber. pelo que ouvi dizer o ponteiro não passa da velocidade que quisermos e que se eventualmente travarmos deixa de funcionar e temos de introduzir novamente a velocidade pretendida, e verdade?
A primeira questão não te sei responder, mas quase certo que isso está avariado. digo eu...
A segunda questão, para ligares o cruise control e caso seja igual ao meu, basta dares um toque na patilha (de baixo à esquerda do volante) para a frente ou para trás.
Cada toque adicional para a frente ou para trás adiciona ou tira 1 km/h, se for um empurrão (após a resistência da mola) tira ou adiciona 10 km/h.
Tens de ver se adiciona para a frente ou para trás, mas é uma delas, por acsao é sempre ao contrário do que eu estou a pensar qd quero fazer.
Para desligar accionas a patilha para cima ou para baixo.
Sempre que travas desligas o cruise control, para retomares a velocidade "gravada" clicas na patilha para dentro (botão central da patilha).
Se acelerares o carro acelera e aumenta de velocidade, se deixares de acelarar ele vai estabilizar qd chegar à velocidade "grava".
Em relação ao AC no modo AUTO ele é que gere a velocidade da ventoinha bem como os locais de saida do ar consoante a temperatura do habitáculo e a que nós selecionamos (eu ando sempre em AUTO), se ele funciona com uma velocidade mt elevada é porque existe uma grande diferença de temperatura e ele tenta compensar colocando mais ar corrente, se tudo correr bem passados uns minutos ele deverá baixar automáticamente, vejo que tem regulada uma temperatura de cerca de 17 ºC o que nesta altura é dificil de conseguir sem ter o ar condicionado ligado (eu habitualmente tenho o meu nos 21 ou 22ºC) é por isso que a ventoinha funciona mt rápido.
O Cruise control é mt bom para viagens longas (uso Muito), activamos a velocidade que desejamos e o carro mantem essa velocidade ( se tiver botões no volante dá para acelerar e diminuir essa velocidade pré-definida no volante, sem mexer nos pedais). Ao carregar na embraiagem ou no travão o Cruise Control fica e modo standby, bastando carregar novamente no botão para ele voltar à velocidade seleccionada, se acelerar ele acelera e ao retirar o pé do acelerador ele mantém a velocidade que escolheu antes isto é se colocou 120 e acelerar até aos 160, ao largar o pé do acelerador ele vai até as 120 e mantém.
Ambos (AC AUto e Cruise control, são para mim muito utilizados e muito úteis, espero que aperenda a funcionar com eles que acredito que vai achar o mesmo)
Um abraço.
boa tarde. obrigado pelas respostas, tenho de ver se meto isso a funcionar. quanto ao AC AUTO espero que nao esteja estragado, das vezes que meti aquilo a funcionar foi no máximo uns 30 segundos nem tanto, desligava logo, agora ja sei que tenho de dar um bocado para estabilizar. quanto ao cruise control fiquei a entender como funciona, quando for por auto estrada tenho de testar aquilo, afinal é um dos poucos extras do carro e não usufruo dele :lol1
Pois tiago, por baixo do botão do AUTO, tem um "botão" com umas ranhuras, isso é o "termometro" do habitaculo, ou seja, se metermos a roda da direita nos 20º (que é como eu ando no meu) e carregar em AUTO (que só comanda a velocidade da ventoinha) a ventoinha só vai abrandar a sua velocidade quando o habitáculo estiver muito perto dos 20º. Como agora no verão, os habitáculos podem atingir temperaturas boas para cozer pão, então a ventoinha vai ficar no máximo durante muito tempo hehe.
Quanto ao cruise control, não sei responder, não o tenho no meu
vvirtua Escreveu:Pois tiago, por baixo do botão do AUTO, tem um "botão" com umas ranhuras, isso é o "termometro" do habitaculo, ou seja, se metermos a roda da direita nos 20º (que é como eu ando no meu) e carregar em AUTO (que só comanda a velocidade da ventoinha) a ventoinha só vai abrandar a sua velocidade quando o habitáculo estiver muito perto dos 20º. Como agora no verão, os habitáculos podem atingir temperaturas boas para cozer pão, então a ventoinha vai ficar no máximo durante muito tempo hehe.
acho que e preferível nem mexer no botão AUTO, vou regulando manualmente, que para ouvir aquele barulho mais vale ir com os vidros abertos
vvirtua Escreveu:Pois tiago, por baixo do botão do AUTO, tem um "botão" com umas ranhuras, isso é o "termometro" do habitaculo, ou seja, se metermos a roda da direita nos 20º (que é como eu ando no meu) e carregar em AUTO (que só comanda a velocidade da ventoinha) a ventoinha só vai abrandar a sua velocidade quando o habitáculo estiver muito perto dos 20º. Como agora no verão, os habitáculos podem atingir temperaturas boas para cozer pão, então a ventoinha vai ficar no máximo durante muito tempo hehe.
acho que e preferível nem mexer no botão AUTO, vou regulando manualmente, que para ouvir aquele barulho mais vale ir com os vidros abertos
Estás enganado, se o sistema estiver bom ao fim de um minuto mais ou menos a velocidade da ventoinha diminui.
Podes aumentar a temperatura para 26º por exemplo e vais ver que mais rapidamente a ventoinha diminui.
Se entretanto baixares a temperatura desejada para por exemplo 17º (o mínimo) a ventoinha dispara logo.
Por acaso tenho um problema no sensor do meu, e ainda no outro dia fazia frio para os pés e para a frente e fazia calor para o vidro de cima hehehehehe
as respostas que foram dadas são bastante esclarecedoras, por isso pouco mais há a dizer :fixe
de facto quando se carrega no auto o sistema gere automáticamente a temperatura seleccionada.
imagina o seguinte:
dias de verão como os de agora, entras no carro e tens o botão em auto: o que acontece é que a ventoinha vai para o máximo é só começa a baixar de velocidade à medida que o interior vai arrefecendo, mas atenção que o facto de estar no auto não liga o AC, para que isso aconteça tens que carregar no botão do AC.
portanto se tiveres o botão auto carregado, a ventoinha vai funcionar no máximo quando estiver muito calor dentro do carro e só baixa de velocidade quando o interior for arrefecendo e para que isso aconteça tambem tens que ligar o botão do AC, porque se não o fizeres a ventoinha vai andar quase sempre no máximo e o carro não vai arrefecer porque o AC está desligado.
pessoalmente eu ando sempre e sem excepção, com a função auto ligada, é a melhor forma de manter o habitáculo à temperatura desejada para alem de distribuir o ar para a frente, para os pés e para os vidros, tudo em função da temperatura interior e exterior, para alem disso no inverno bloqueia a saida de ar até que o sistema esteja apto a lançar ar quente, o que evita que em pleno inverno e mal se ligue o carro, comece logo a bombar ar gelado.
aconselho vivamente a usarem esta função nos vossos carros, porque até a incidencia dos raios solares o sistema lê, se repararem no meio das saidas de ar para o para-brisas está lá tipo um quadrado, isso é o sensor solar.
no teu caso e pela foto, o teu é o sistema manual e não tem reciclagem de poluição automática(é do melhor, podemos estar atrás de um camião que nem um cheirinho entra), por isso não sei em que medida ele vai distribuir o ar automáticamente já que essa função no teu é manual.
curioso que eu não sabia que nos E60 ainda montavam climatização manual, mesmo nos E39 é raro se ver um com o sistema manual, sempre pensei que nos E60 já fosse automático de serie :think
quanto ao cruise control não sei se é igual ao dos E39, neste o que temos é um botão para ligar/desligar no volante, e tambem no volante dois botões para aumentar ou diminuir a velocidade, tambem um outro botão que serve para repor a velocidade.
o que acontece é que se por exemplo fores a 120 km/h, ligas o botão do cruise control largas o acelerador e carregas no botão para aumentar velocidade, e já está, fica a andar sozinho, depois podes aumentar a velocidade premindo continuamente ou por fases o botão para aumentar, ou então o contrário com o botão para diminuir.
se entretanto tiveres que travar ou acelerar, o sistema suspende-se automáticamente, mas se carregares no botão para repor a velocidade ele vai até à velocidade a que ias antes de teres carregado no acelerador ou no travão.
se por exemplo ias a 120km/h com o cruise control ligado, mas aceleradas vamos dizer, até aos 160km/h, e depois quiseres voltar à velocidade que ias anteriormente, basta carregares no botão de repor a velocidade, e ele vai deixar cair a velocidade até chegar aos 120km/h momento a partir do qual ele vai aumentar a aceleração para manter e continuar com essa velocidade, se tiveres feito o contrário e tiveres travado, basta carregares no tal botão e ele vai acelerar sozinho até atingir os tais 120km/h, altura a partir do qual diminui a aceleração para manter essa velocidade.
os 120km/h foi um exemplo, podes utilizar o cruise control a qualquer velocidade.
básicamente é isto, pode parecer complicado, mas na prática acredita que é muito simples.
ps- não sei qual a temperatura que costumam ter nos vossos carros, mas eu uso 20º no verão e 21º no inverno tanto para o meu lado como para o lado do passageiro, e mesmo assim gela bastante, mas isto sou eu que tenho o sistema 100% funcional, aliás, faço questão que a climatização esteja sempre 100% operacional, dou-me muito, mas mesmo muito mal com o verão.
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
se por exemplo ias a 120km/h com o cruise control ligado, mas aceleradas vamos dizer, até aos 160km/h, e depois quiseres voltar à velocidade que ias anteriormente, basta carregares no botão de repor a velocidade...
acho que basta desacelerar que qd chegar aos 120 ele mantém, mas não tenho a certeza.
marco pires Escreveu:
os 120km/h foi um exemplo, podes utilizar o cruise control a qualquer velocidade.
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
Utilizo bastante e confirmo vais com o CC a 120 aceleras até aos 160 com o pedal do acelerador, ao retirares o pé a velocidade cai até aos 120 e mantém sozinho sem carregares em nenhum botão.
A temperatura no meu anda sempre verão e inverno 21.5 ou 22 ºC.