Cruise Control e AC AUTO - DUVIDAS

Secção para modelos Série 5

Moderador: Staff

Responder
tiagovieira
Membro Senior
Registado: 31 out 2011, 17:29
O meu Carro:: E60

Cruise Control e AC AUTO - DUVIDAS

Mensagem por tiagovieira »

boa tarde.
desde que o carro chegou que sempre tive duas coisas como incógnita e agora por curiosidade decidi abrir o tópico.
uma delas e referente ao Ar Condicionado, no meu caso não e o Bi-zona, deixo uma foto pois costuma ser o menos visto:
Imagem

Uploaded with ImageShack.us
neste sistema de AC existe o botão "AUTO", já carreguei la umas duas vezes e acontece sempre o mesmo, o ar vem com uma velocidade e faz um barulho que é idêntico a ir a 150km/h na auto estrada com os vidros todos abertos e atenção que tenho a patilha do meio totalmente em baixo, e depois e um problema para desligar que mesmo carregando varias vezes não desliga, só mesmo pressionando no botão OFF e tenho de desligar o carro e voltar a ligar porque caso contrario tinha de andar com o OFF ligado :roll:

a minha outra incógnita e referente ao cruise control. começo por pedir desculpa pela ignorância mas não faço ideia como funciona, já na passat tinha cruise control e a única vez que foi ligado foi quando o rapaz que a comprou o ligou para ver se funcionava :duh era para no outro dia me por a experimentar aquilo mas preferi pedir opinião do que estar a mexer sem saber. pelo que ouvi dizer o ponteiro não passa da velocidade que quisermos e que se eventualmente travarmos deixa de funcionar e temos de introduzir novamente a velocidade pretendida, e verdade?

cumprimentos

jmcdpereira
Membro Gold
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto

Re: Cruise Control e AC AUTO - DUVIDAS

Mensagem por jmcdpereira »

A primeira questão não te sei responder, mas quase certo que isso está avariado. digo eu...
A segunda questão, para ligares o cruise control e caso seja igual ao meu, basta dares um toque na patilha (de baixo à esquerda do volante) para a frente ou para trás.
Cada toque adicional para a frente ou para trás adiciona ou tira 1 km/h, se for um empurrão (após a resistência da mola) tira ou adiciona 10 km/h.
Tens de ver se adiciona para a frente ou para trás, mas é uma delas, por acsao é sempre ao contrário do que eu estou a pensar qd quero fazer.
Para desligar accionas a patilha para cima ou para baixo.
Sempre que travas desligas o cruise control, para retomares a velocidade "gravada" clicas na patilha para dentro (botão central da patilha).
Se acelerares o carro acelera e aumenta de velocidade, se deixares de acelarar ele vai estabilizar qd chegar à velocidade "grava".

Acho que não me enganei...

Esse carro vem cheio de maleitas... lol

jmcdpereira
Imagem
Imagem :(

L.Sousa
Membro Gold
Registado: 26 jan 2010, 17:53
O meu Carro:: BMW 523i E39 - 1998/12

Mensagem por L.Sousa »

Em relação ao AC no modo AUTO ele é que gere a velocidade da ventoinha bem como os locais de saida do ar consoante a temperatura do habitáculo e a que nós selecionamos (eu ando sempre em AUTO), se ele funciona com uma velocidade mt elevada é porque existe uma grande diferença de temperatura e ele tenta compensar colocando mais ar corrente, se tudo correr bem passados uns minutos ele deverá baixar automáticamente, vejo que tem regulada uma temperatura de cerca de 17 ºC o que nesta altura é dificil de conseguir sem ter o ar condicionado ligado (eu habitualmente tenho o meu nos 21 ou 22ºC) é por isso que a ventoinha funciona mt rápido.

O Cruise control é mt bom para viagens longas (uso Muito), activamos a velocidade que desejamos e o carro mantem essa velocidade ( se tiver botões no volante dá para acelerar e diminuir essa velocidade pré-definida no volante, sem mexer nos pedais). Ao carregar na embraiagem ou no travão o Cruise Control fica e modo standby, bastando carregar novamente no botão para ele voltar à velocidade seleccionada, se acelerar ele acelera e ao retirar o pé do acelerador ele mantém a velocidade que escolheu antes isto é se colocou 120 e acelerar até aos 160, ao largar o pé do acelerador ele vai até as 120 e mantém.

Ambos (AC AUto e Cruise control, são para mim muito utilizados e muito úteis, espero que aperenda a funcionar com eles que acredito que vai achar o mesmo)
Um abraço.
Imagem

tiagovieira
Membro Senior

boa tarde. obrigado pelas respostas, tenho de ver se meto isso a funcionar. quanto ao AC AUTO espero que nao esteja estragado, das vezes que meti aquilo a funcionar foi no máximo uns 30 segundos nem tanto, desligava logo, agora ja sei que tenho de dar um bocado para estabilizar. quanto ao cruise control fiquei a entender como funciona, quando for por auto estrada tenho de testar aquilo, afinal é um dos poucos extras do carro e não usufruo dele :lol1

vvirtua
Membro Juvenil
Registado: 15 mai 2007, 08:49
O meu Carro:: E46 CD

Mensagem por vvirtua »

Pois tiago, por baixo do botão do AUTO, tem um "botão" com umas ranhuras, isso é o "termometro" do habitaculo, ou seja, se metermos a roda da direita nos 20º (que é como eu ando no meu) e carregar em AUTO (que só comanda a velocidade da ventoinha) a ventoinha só vai abrandar a sua velocidade quando o habitáculo estiver muito perto dos 20º. Como agora no verão, os habitáculos podem atingir temperaturas boas para cozer pão, então a ventoinha vai ficar no máximo durante muito tempo hehe.

Quanto ao cruise control, não sei responder, não o tenho no meu :P

tiagovieira
Membro Senior

vvirtua Escreveu:Pois tiago, por baixo do botão do AUTO, tem um "botão" com umas ranhuras, isso é o "termometro" do habitaculo, ou seja, se metermos a roda da direita nos 20º (que é como eu ando no meu) e carregar em AUTO (que só comanda a velocidade da ventoinha) a ventoinha só vai abrandar a sua velocidade quando o habitáculo estiver muito perto dos 20º. Como agora no verão, os habitáculos podem atingir temperaturas boas para cozer pão, então a ventoinha vai ficar no máximo durante muito tempo hehe.

acho que e preferível nem mexer no botão AUTO, vou regulando manualmente, que para ouvir aquele barulho mais vale ir com os vidros abertos :roll:

jmcdpereira
Membro Gold

tiagovieira Escreveu:
vvirtua Escreveu:Pois tiago, por baixo do botão do AUTO, tem um "botão" com umas ranhuras, isso é o "termometro" do habitaculo, ou seja, se metermos a roda da direita nos 20º (que é como eu ando no meu) e carregar em AUTO (que só comanda a velocidade da ventoinha) a ventoinha só vai abrandar a sua velocidade quando o habitáculo estiver muito perto dos 20º. Como agora no verão, os habitáculos podem atingir temperaturas boas para cozer pão, então a ventoinha vai ficar no máximo durante muito tempo hehe.

acho que e preferível nem mexer no botão AUTO, vou regulando manualmente, que para ouvir aquele barulho mais vale ir com os vidros abertos :roll:
Estás enganado, se o sistema estiver bom ao fim de um minuto mais ou menos a velocidade da ventoinha diminui.
Podes aumentar a temperatura para 26º por exemplo e vais ver que mais rapidamente a ventoinha diminui.
Se entretanto baixares a temperatura desejada para por exemplo 17º (o mínimo) a ventoinha dispara logo.
Por acaso tenho um problema no sensor do meu, e ainda no outro dia fazia frio para os pés e para a frente e fazia calor para o vidro de cima hehehehehe

jmcdpereira
Imagem

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Mensagem por marco pires »

as respostas que foram dadas são bastante esclarecedoras, por isso pouco mais há a dizer :fixe

de facto quando se carrega no auto o sistema gere automáticamente a temperatura seleccionada.

imagina o seguinte:

dias de verão como os de agora, entras no carro e tens o botão em auto: o que acontece é que a ventoinha vai para o máximo é só começa a baixar de velocidade à medida que o interior vai arrefecendo, mas atenção que o facto de estar no auto não liga o AC, para que isso aconteça tens que carregar no botão do AC.

portanto se tiveres o botão auto carregado, a ventoinha vai funcionar no máximo quando estiver muito calor dentro do carro e só baixa de velocidade quando o interior for arrefecendo e para que isso aconteça tambem tens que ligar o botão do AC, porque se não o fizeres a ventoinha vai andar quase sempre no máximo e o carro não vai arrefecer porque o AC está desligado.

pessoalmente eu ando sempre e sem excepção, com a função auto ligada, é a melhor forma de manter o habitáculo à temperatura desejada para alem de distribuir o ar para a frente, para os pés e para os vidros, tudo em função da temperatura interior e exterior, para alem disso no inverno bloqueia a saida de ar até que o sistema esteja apto a lançar ar quente, o que evita que em pleno inverno e mal se ligue o carro, comece logo a bombar ar gelado.

aconselho vivamente a usarem esta função nos vossos carros, porque até a incidencia dos raios solares o sistema lê, se repararem no meio das saidas de ar para o para-brisas está lá tipo um quadrado, isso é o sensor solar.

no teu caso e pela foto, o teu é o sistema manual e não tem reciclagem de poluição automática(é do melhor, podemos estar atrás de um camião que nem um cheirinho entra), por isso não sei em que medida ele vai distribuir o ar automáticamente já que essa função no teu é manual.

curioso que eu não sabia que nos E60 ainda montavam climatização manual, mesmo nos E39 é raro se ver um com o sistema manual, sempre pensei que nos E60 já fosse automático de serie :think

quanto ao cruise control não sei se é igual ao dos E39, neste o que temos é um botão para ligar/desligar no volante, e tambem no volante dois botões para aumentar ou diminuir a velocidade, tambem um outro botão que serve para repor a velocidade.

o que acontece é que se por exemplo fores a 120 km/h, ligas o botão do cruise control largas o acelerador e carregas no botão para aumentar velocidade, e já está, fica a andar sozinho, depois podes aumentar a velocidade premindo continuamente ou por fases o botão para aumentar, ou então o contrário com o botão para diminuir.

se entretanto tiveres que travar ou acelerar, o sistema suspende-se automáticamente, mas se carregares no botão para repor a velocidade ele vai até à velocidade a que ias antes de teres carregado no acelerador ou no travão.

se por exemplo ias a 120km/h com o cruise control ligado, mas aceleradas vamos dizer, até aos 160km/h, e depois quiseres voltar à velocidade que ias anteriormente, basta carregares no botão de repor a velocidade, e ele vai deixar cair a velocidade até chegar aos 120km/h momento a partir do qual ele vai aumentar a aceleração para manter e continuar com essa velocidade, se tiveres feito o contrário e tiveres travado, basta carregares no tal botão e ele vai acelerar sozinho até atingir os tais 120km/h, altura a partir do qual diminui a aceleração para manter essa velocidade.

os 120km/h foi um exemplo, podes utilizar o cruise control a qualquer velocidade.

básicamente é isto, pode parecer complicado, mas na prática acredita que é muito simples.

ps- não sei qual a temperatura que costumam ter nos vossos carros, mas eu uso 20º no verão e 21º no inverno tanto para o meu lado como para o lado do passageiro, e mesmo assim gela bastante, mas isto sou eu que tenho o sistema 100% funcional, aliás, faço questão que a climatização esteja sempre 100% operacional, dou-me muito, mas mesmo muito mal com o verão.
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

jmcdpereira
Membro Gold

marco pires Escreveu: ...

se por exemplo ias a 120km/h com o cruise control ligado, mas aceleradas vamos dizer, até aos 160km/h, e depois quiseres voltar à velocidade que ias anteriormente, basta carregares no botão de repor a velocidade...
acho que basta desacelerar que qd chegar aos 120 ele mantém, mas não tenho a certeza.
marco pires Escreveu: os 120km/h foi um exemplo, podes utilizar o cruise control a qualquer velocidade.
Acima dos 40km/h, não a velocidades inferiores.

jmcdpereira
Imagem

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Mensagem por marco pires »

é provável, mas tambem não uso muito o CC, tenho que experimentar deixar cair a velocidade para ver se é preciso carregar no botão ou não :think
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

L.Sousa
Membro Gold
Registado: 26 jan 2010, 17:53
O meu Carro:: BMW 523i E39 - 1998/12

Mensagem por L.Sousa »

Utilizo bastante e confirmo vais com o CC a 120 aceleras até aos 160 com o pedal do acelerador, ao retirares o pé a velocidade cai até aos 120 e mantém sozinho sem carregares em nenhum botão.
A temperatura no meu anda sempre verão e inverno 21.5 ou 22 ºC.
Imagem

Responder

Voltar para “Série 5”