530D Vibrações ao acelarar - ajuda

Secção para modelos Série 5

Moderador: Staff

vitorino
Membro Juvenil
Registado: 31 out 2005, 06:58
O meu Carro:: 330 CD

530D Vibrações ao acelarar - ajuda

Mensagem por vitorino »

Boas pessoal este fim-de-semana fiz umas centenas de kilometros no meu e39 530D.
Aconteceu que já no regresso a casa comecou a vibrar tipo a sensão de passar-mos por pequenas ondulações na estrada.
Isto começava-se a notar após ultrapassar os 80Km/H e até cerca do 120Km/H. Mas só em acelaração se fosse a descer e ganhassem velocidade isto não acontecia, muito estranho.
parei para vereficar a pressão dos pneus e tudo estava correcto, uma roda mal calibrada deveria vibrar o volante mas não é toda a estrutura do carro que vibra.
Dá a sensação que não temos as rodas num perfeito circulo, mas sim ouvais. Mas só acontece em acelaração.
Misterio, será que alguem pode dár uma dica.
Obrigado.
Imagem

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Re: 530D Vibrações ao acelarar - ajuda

Mensagem por marco pires »

braços da direcção.
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

vitorino
Membro Juvenil

Mensagem por vitorino »

Boas, marco pires.
Obrigado, mas será da frente ou tráz. Isto porque a frente começo a notar que no empredado a suspenção já começa a fazer ruidos.
No meu anterior 330D tive que mudar os braços da frente mas nunca notei o que me está a fazer agora o 530D.
Cumpts.

marco pires
Moderador do Fórum

na frente, mas já agora há outra coisa que convem despistar, trata-se do veio de transmissão.
quando o veio não está bom causa sempre vibrações, normalmente ou precisa de ser recalibrado ou então ser reapertado.

como referiste que notas em aceleração, tambem ponho em questão de poder ser do veio, já que é em aceleração que é feita a entrega de torque, o que pode explicar a situação de ser só em aceleração.

portanto, convem verificar estes dois componentes porque certamente será num deles que estará o problema.

se a suspensão faz barulho, tambem convem verificar o estado da mesma.
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

vitorino
Membro Juvenil

Mensagem por vitorino »

Boas novamente marco pires, desde já te agradeço a tua disponibilidade por responder e ajudares.
Este E39 tenho a relativamente pouco tempo (alguns meses) antes tive um E46 (136Cv, e depois um 330D com o qual sofri um brutal acidente e foi para abate). Digo isto porque em ambos tive que mudar os triangulos da suspenção da frente, pois no empredado ouvia-se aquele toc, toc.
Como não tenho experiençia com o 530D fique sem saber o porque, o que noto é quando meto uma mudança faz um clic. O que para mim imagino ser uma folga no veio de transmisão, pois no 330D não se ouvia esse clic. Mas como digo não sei se será a mesma mecánica.
Deixo uma foto do que mudei no 330D. E outra que procurei ser os tringulos para o 530D.
Imagem
Imagem
Cumpts

Carlosblack
Membro Iniciado
Registado: 29 out 2012, 00:16
O meu Carro:: Bmw 525d E61

Mensagem por Carlosblack »

Diferencial traseiro sem duvidas alguma borracha desvulcanizada

marco pires
Moderador do Fórum

a mecanica é basicamente a mesma do 330d, contudo a nivel da suspensão são diferentes, o E39 tem braços multilink, o E46 não, de uma forma geral a suspensão do E39 é muito mais complexa que a do E46.

aos poucos tudo vai indicando que poderá ser do veio de transmissão a razão da tal vibração, mas isso não quer dizer que não haja problemas a nivel da suspensão, tanto mais que indicaste que ouves algum barulho em empedrado, e nesse caso há que verificar realmente os braços.

já agora, vê neste site os componentes do teu carro:

http://www.realoem.com/bmw/select.do
[email protected]

vitorino
Membro Juvenil

Mensagem por vitorino »

Boas novamente.
Muito obrigado o link está espetacular, tá mesmo muito completo.
Bom agora ah que deitar mãos á obra, vou pedir ajuda a um amigo mais entendido na matéria.
Mas pelo que se pode deduzir, deve ser mesmo algum problema folga desgaste do diferençial.
Cumpts.

rafias
Membro Gold
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09

Mensagem por rafias »

Pode ser o cardan da transmissão que é uma peça feita de uma borracha especial que liga a caixa de velocidades ao veio de transmissão. Há uns anos, tive de mudar no meu por apresentar folga/desgaste.
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

JPimpao01
Membro Gold
Registado: 08 set 2006, 16:27
O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
Contacto:

Mensagem por JPimpao01 »

Vê o cardan da transmissão (bolacha de borracha), apoios de motor, confirmar os braços todos da suspensão traseira (tem uns que parecem umas bolotas que não se consegue detectar se tem folga ou não e dá essa sensação qdo tem folga)...
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
ImagemImagemImagem

Respondo a todas as PM's logo que me seja possível!

vitorino
Membro Juvenil

Mensagem por vitorino »

Obrigado, rafias,e JPimpao01.
Pelos sintomas e descrição que voçes fazem deve ser mesmo uma folga, e a mim leva-me mais a queres que seja na transmisão pelo simples facto que só se nota em acelaração.
Se eu deixar o carro ganhas velocidade em uma descida isso não se verefica.
Obrigado
Cumpts.

vitorino
Membro Juvenil

Mensagem por vitorino »

Boas novamente, obrigado a todos o que quiseram ajuadar.
Já tive oportunidade de colocar o carro em cima do elevador, e pareçe que seja devido a tal borracha (cardan) como frisou jpimpão. Pois existe um folga acentuada no pernos da mesma.
Na 2ª. feira vou fazer a substituição e depois coloco os resultados.
Obrigado.
Imagem

vitorino
Membro Juvenil

Mensagem por vitorino »

Boas a todos, hoje foi tarde de oficina + ou - 1-hora de serviço e borracha substituida.
Problema resolvido, mas o bicho está a ficar torto.
Quando acelarava ouvia um som tipo toc,toc eu pensava que estava relacionado com o mesmo problema mas não continua a fazer e penso vir do motor.
E hoje também notei que ao relanti o motor faz abanar o carro horizontal, tipo relanti instável.
Enfim nunca estamos em paz.
OBG.

jmcdpereira
Membro Gold
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto

Mensagem por jmcdpereira »

vitorino Escreveu:Boas a todos, hoje foi tarde de oficina + ou - 1-hora de serviço e borracha substituida.
Problema resolvido, mas o bicho está a ficar torto.
Quando acelarava ouvia um som tipo toc,toc eu pensava que estava relacionado com o mesmo problema mas não continua a fazer e penso vir do motor.
E hoje também notei que ao relanti o motor faz abanar o carro horizontal, tipo relanti instável.
Enfim nunca estamos em paz.
OBG.
Talvez apoios do motor ?

jmcdpereira
Imagem
Imagem :(

marco pires
Moderador do Fórum

sim, os apoios do motor podem ser uma das causas, mas se o relantin está estável (ponteiro das rpm não se mexe), mas o carro abana ou vibra, então umas das causas prováveis é o volante bi-massa.

se for isso é um bocado caro.
[email protected]

Responder

Voltar para “Série 5”