530dA ZOADA E FUMO ÁS 2000RPM - PROBLEMA??
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530dA ZOADA E FUMO ÁS 2000RPM - PROBLEMA??
Viva, pesquisei um pouco aqui pelo forum, mas não encontrei nada sobre o que se esta a passar com a minha maquina.
Desde ha uns dias que ao acelerar que ao chegar as 2000/2500rpm começa a fazer uma zoada (tipo sopro) e deita baforadas de fumo, mas nem sempre faz.
A maquina é um 530dA de 2002, ao inicio pensei que estivesse relacionado com a ventoinha do AC mas depois ao ver o fumo suponho que não esteja relacionado.
Bem metendo-me a tentar adivinhar pois os meus conhecimentos são muito basicos, desconfio que tenha a ver com a admissão, logo alguma coisa ali á volta do turbo, talvez um tubo danificado ou algo do genero.
Ja aconteceu a alguem por aqui?
O carro puxa normal, mas tambem não apertei com ela para não danificar nada e no caso de ser um tubo, para não correr o risco de rebentar o tubo.
Agradeço desde ja alguma dica, a ver se amanha consigo "olhar" para a tubagem e talvez durante a semana consiga falar com um mecanico.
Cumps.
Desde ha uns dias que ao acelerar que ao chegar as 2000/2500rpm começa a fazer uma zoada (tipo sopro) e deita baforadas de fumo, mas nem sempre faz.
A maquina é um 530dA de 2002, ao inicio pensei que estivesse relacionado com a ventoinha do AC mas depois ao ver o fumo suponho que não esteja relacionado.
Bem metendo-me a tentar adivinhar pois os meus conhecimentos são muito basicos, desconfio que tenha a ver com a admissão, logo alguma coisa ali á volta do turbo, talvez um tubo danificado ou algo do genero.
Ja aconteceu a alguem por aqui?
O carro puxa normal, mas tambem não apertei com ela para não danificar nada e no caso de ser um tubo, para não correr o risco de rebentar o tubo.
Agradeço desde ja alguma dica, a ver se amanha consigo "olhar" para a tubagem e talvez durante a semana consiga falar com um mecanico.
Cumps.
- philpower
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Re: 530dA ZOADA E FUMO ÁS 2000RPM - PROBLEMA??
Nao será turbo
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Re: 530dA ZOADA E FUMO ÁS 2000RPM - PROBLEMA??
Como disse, os meus conhecimentos são basicos, mas julgo que se fosse o turbo, o carro perdia potencia e notava-se uma diferença grande em aceleração.
Ontem fui ate Lx e vim, e o carro anda normal, ou seja so em aceleração é que se nota o que refiro, na AE a 140kmh tudo normal.
Os sintomas são mais evidentes em aceleração e como é automatica nota-se as mudanças um pouco preguiçosas.
O carro faz um ruido que parece um sopro, ou uma zoada tipo uma ventoinha em alta rotação .... por isso pensei no inicio que fosse alguma ventoinha, ams ao notar o fumo quando o carro faz esse ruido eliminei essa hipotese
Ontem fui ate Lx e vim, e o carro anda normal, ou seja so em aceleração é que se nota o que refiro, na AE a 140kmh tudo normal.
Os sintomas são mais evidentes em aceleração e como é automatica nota-se as mudanças um pouco preguiçosas.
O carro faz um ruido que parece um sopro, ou uma zoada tipo uma ventoinha em alta rotação .... por isso pensei no inicio que fosse alguma ventoinha, ams ao notar o fumo quando o carro faz esse ruido eliminei essa hipotese
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Re: 530dA ZOADA E FUMO ÁS 2000RPM - PROBLEMA??
PhilPower eu andei a ver o teu topico sobre o turbo, em que ficou a coisa? Ja resolveste a situação?
- marco pires
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Re: 530dA ZOADA E FUMO ÁS 2000RPM - PROBLEMA??
Quando falas em fumo, este que notas è pelo escape ou está a sair por outro lado?
Caso seja pelo escape, o fumo è preto ou branco?
Notas a zoada a frio ou quente ou é sempre?
Ps: jå agora, quantos kms tem o carro e o turbo è de origem?
Caso seja pelo escape, o fumo è preto ou branco?
Notas a zoada a frio ou quente ou é sempre?
Ps: jå agora, quantos kms tem o carro e o turbo è de origem?
[email protected]
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
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Re: 530dA ZOADA E FUMO ÁS 2000RPM - PROBLEMA??
Marco respondendo as tuas questões.
O fumo é escuro quase preto
Sai pelo escape
Faz a frio e a quente
O carro tem 230 000km e o turbo julgo ser o de origem, pois comprei o carro com 190 000km
De referir que esta standart ou seja sem repros e afins, de origem pois os 193cv chegam bem ... so tenho pena de a ciaxa automatica da GM não conseguir aproveitar melhor o motor, mesmo na função sport.
O fumo é escuro quase preto
Sai pelo escape
Faz a frio e a quente
O carro tem 230 000km e o turbo julgo ser o de origem, pois comprei o carro com 190 000km
De referir que esta standart ou seja sem repros e afins, de origem pois os 193cv chegam bem ... so tenho pena de a ciaxa automatica da GM não conseguir aproveitar melhor o motor, mesmo na função sport.
- jmcdpereira
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Re: 530dA ZOADA E FUMO ÁS 2000RPM - PROBLEMA??
Cheira-me a turbo...Luis Rosado Escreveu:Marco respondendo as tuas questões.
O fumo é escuro quase preto
Sai pelo escape
Faz a frio e a quente
O carro tem 230 000km e o turbo julgo ser o de origem, pois comprei o carro com 190 000km
De referir que esta standart ou seja sem repros e afins, de origem pois os 193cv chegam bem ... so tenho pena de a ciaxa automatica da GM não conseguir aproveitar melhor o motor, mesmo na função sport.
Quanto à caixa auto eu queixo-me do mesmo... dá jeito, mas tira a pica...
jmcdpereira
- marco pires
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Re: 530dA ZOADA E FUMO ÁS 2000RPM - PROBLEMA??
bom, então é o seguinte:
primeiro há que esclarecer que um turbo em mau estado, não provoca qualquer sintoma de falta de rendimento, nem altera as performances, normalmente as pessoas pensam que quando o turbo já não está bom,uma das primeiras coisas que se nota é perda de rendimento, é falso.
perda de performances associadas ao turbo, só quando a geometria não está a funcionar ou funcionar mal, isto claro nos turbos VNT, porque nos de geometria fixa isso não acontece, e claro os turbos do 530d são VNT, de qualquer forma isto é outro assunto e não tem nada a ver para o caso.
na tua situação e em função das informações que deste, parece-me claramente que se trata de um problema no turbo, uma vez mais lembro que não notas perda de performances, o que é normal, mas notas tudo o resto.
embora ache pouco provável, deves verificar ou mandar verificar, a junta do colector de escape, bem como todos os tubos de vácuo, no caso da junta não é uma situação assim tão frequente de acontecer, embora com esses kms já deva ter alguma pequena fuga, no caso dos tubos de vácuo já é uma situação mais frequente algum deles estar com fuga, em ambos os casos nota-se uma especie de zoada ou assoprar, contudo quando eu digo que não acho provável ser daí, é porque ambas as situações não existe reflexo no fumo do escape e contrariamente ao turbo, aqui sim nota-se alguma perda de performances, que serão cada vês mais notórias consoante a fuga ou fugas vão se tornando maiores.
portanto, aquilo que se apresenta é um carro com 230.000kms com um turbo supostamente de origem que faz uma zoada tipo sopro entre as 2000rpm e as 2500rpm, não há perda de rendimento e há fumo preto com alguma abundancia.
em face disto, o meu diagnóstico aponta para um turbo em mau estado, os sintomas são coerentes com este diagnóstico e junta-se a isto 230.000 kms que sem ser exagerada, já é uma boa quilometragem para um turbo de origem, obviamente que para teres uma certeza disto mesmo, só mesmo levando o carro à oficina.
mesmo sendo do turbo como calculo que seja, não deixes de verificar os dois itens que mencionei (junta do colector de escape e todos os tubos de vácuo), em relação aos tubos de vácuo, quase de certeza que está a precisar de levar uns novos independentemente de o problema ser do turbo.
em relação ao turbo, é uma peça bastante cara, contudo não é preciso entrar em panico; caso se confirme que é do turbo, tens kits de reparação que custam 200 e tal euros.
o processo consiste em retirar todo o miolo do turbo e substituir os veios e as pás por aquelas que vem no kit, a seguir é calibrado numa maquina e depois é só colocar no sitio, pagas o kit e a mão de obra que contas feitas deve-te ficar por 400 e tal euros, em termos de fiabilidade/durabilidade será mais ou menos o mesmo que um turbo novo, isto claro se o serviço ficar bem feito e por profissionais, por outro lado se quiseres um turbo novo conta com uns 700 e tal euros mais IVA.
por ultimo, muda o breather, mesmo na remota hipotese de não ser do turbo, esta peça deve ser mudada regularmente, caso contrário o turbo pode ir para as couves mais rapidamente que o desejável.
sobre andar com o carro assim, e partindo do principio que é do turbo como acredito que seja, vais continuar a não notar diferenças no rendimento do motor, como eu já expliquei encima um turbo a assoprar não motiva perda de rendimento, contudo tens o risco de ele poder partir a qualquer momento....ou não.
e digo isto porque nunca se sabe quando ele vai partir, se partir.
é que podes andar assim uma carrada de meses e continuar a assoprar e não partir, como podes amanhã sair com o carro e ele estourar (espero que não, bate na madeira
), portanto é sempre um risco andar assim, e claro, se fizeres altas rotações mais probabilidades tens de ele estourar, mas é como digo, pode até dar-se o caso de ires a fundo e ele não partir, é impossivel prever o quer que seja, mas se ele partir então aí tens um problema grave (€€€€ :susto )
para concluir, aconselho-te a mandares ver isso o mais rápido possivel, evitas problemas maiores, caso se confirme que é do turbo, atenção ao lugar onde vais fazer a reparação, se for para meter um novo não é nada do outro mundo, mas se optares por reparares o que tens, nesse caso não é em todo o lado que vais achar gente competente e profissional, o serviço tem que ficar bem feito e tem que ser calibrado numa maquina própria, se o serviço ficar mal feito vais ter rapidamente problemas de novo.
quando se fala em turbos embora eu saiba que há outras casas igualmente boas e profissionais, eu aconselho esta (dá uma vista de olhos):
http://www.hpturbo.pt/Pages/Inicio.aspx
ps- entre as 2000rpm e as 2500rpm, representa o pleno de enchimento do turbo de um 530d, pelo que os sintomas tambem aqui dão a entender de forma mais ou menos segura que será do turbo o problema.
primeiro há que esclarecer que um turbo em mau estado, não provoca qualquer sintoma de falta de rendimento, nem altera as performances, normalmente as pessoas pensam que quando o turbo já não está bom,uma das primeiras coisas que se nota é perda de rendimento, é falso.
perda de performances associadas ao turbo, só quando a geometria não está a funcionar ou funcionar mal, isto claro nos turbos VNT, porque nos de geometria fixa isso não acontece, e claro os turbos do 530d são VNT, de qualquer forma isto é outro assunto e não tem nada a ver para o caso.
na tua situação e em função das informações que deste, parece-me claramente que se trata de um problema no turbo, uma vez mais lembro que não notas perda de performances, o que é normal, mas notas tudo o resto.
embora ache pouco provável, deves verificar ou mandar verificar, a junta do colector de escape, bem como todos os tubos de vácuo, no caso da junta não é uma situação assim tão frequente de acontecer, embora com esses kms já deva ter alguma pequena fuga, no caso dos tubos de vácuo já é uma situação mais frequente algum deles estar com fuga, em ambos os casos nota-se uma especie de zoada ou assoprar, contudo quando eu digo que não acho provável ser daí, é porque ambas as situações não existe reflexo no fumo do escape e contrariamente ao turbo, aqui sim nota-se alguma perda de performances, que serão cada vês mais notórias consoante a fuga ou fugas vão se tornando maiores.
portanto, aquilo que se apresenta é um carro com 230.000kms com um turbo supostamente de origem que faz uma zoada tipo sopro entre as 2000rpm e as 2500rpm, não há perda de rendimento e há fumo preto com alguma abundancia.
em face disto, o meu diagnóstico aponta para um turbo em mau estado, os sintomas são coerentes com este diagnóstico e junta-se a isto 230.000 kms que sem ser exagerada, já é uma boa quilometragem para um turbo de origem, obviamente que para teres uma certeza disto mesmo, só mesmo levando o carro à oficina.
mesmo sendo do turbo como calculo que seja, não deixes de verificar os dois itens que mencionei (junta do colector de escape e todos os tubos de vácuo), em relação aos tubos de vácuo, quase de certeza que está a precisar de levar uns novos independentemente de o problema ser do turbo.
em relação ao turbo, é uma peça bastante cara, contudo não é preciso entrar em panico; caso se confirme que é do turbo, tens kits de reparação que custam 200 e tal euros.
o processo consiste em retirar todo o miolo do turbo e substituir os veios e as pás por aquelas que vem no kit, a seguir é calibrado numa maquina e depois é só colocar no sitio, pagas o kit e a mão de obra que contas feitas deve-te ficar por 400 e tal euros, em termos de fiabilidade/durabilidade será mais ou menos o mesmo que um turbo novo, isto claro se o serviço ficar bem feito e por profissionais, por outro lado se quiseres um turbo novo conta com uns 700 e tal euros mais IVA.
por ultimo, muda o breather, mesmo na remota hipotese de não ser do turbo, esta peça deve ser mudada regularmente, caso contrário o turbo pode ir para as couves mais rapidamente que o desejável.
sobre andar com o carro assim, e partindo do principio que é do turbo como acredito que seja, vais continuar a não notar diferenças no rendimento do motor, como eu já expliquei encima um turbo a assoprar não motiva perda de rendimento, contudo tens o risco de ele poder partir a qualquer momento....ou não.
e digo isto porque nunca se sabe quando ele vai partir, se partir.
é que podes andar assim uma carrada de meses e continuar a assoprar e não partir, como podes amanhã sair com o carro e ele estourar (espero que não, bate na madeira

para concluir, aconselho-te a mandares ver isso o mais rápido possivel, evitas problemas maiores, caso se confirme que é do turbo, atenção ao lugar onde vais fazer a reparação, se for para meter um novo não é nada do outro mundo, mas se optares por reparares o que tens, nesse caso não é em todo o lado que vais achar gente competente e profissional, o serviço tem que ficar bem feito e tem que ser calibrado numa maquina própria, se o serviço ficar mal feito vais ter rapidamente problemas de novo.
quando se fala em turbos embora eu saiba que há outras casas igualmente boas e profissionais, eu aconselho esta (dá uma vista de olhos):
http://www.hpturbo.pt/Pages/Inicio.aspx
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Re: 530dA ZOADA E FUMO ÁS 2000RPM - PROBLEMA??
eu apontaria primeiro para algum tubo, roto, ou ic, e é uma fuga pequena, os tubos sao faceis de seguir.
o fumo preto é excesso de gasoleo, logo o motor esta a compensar com gasoleo, logo esta a queimar gasoleo a mais po ar que tem.
nao sou tecnico, mas numa repro o que tira o fumo é pressoes ao turbo, e aqui esta acontecer o contrario, falta de pressao ao turbo logo tem excesso de gasoleo.
contudo de referir que pelos menos nos E60 os 218cv tinham problemas nos colectores, com os km rachavam, nao sei se os 193cv dos E39 foi neles que começou esse mal,
se fosse nos colectores começas a notar que perto do turbo ia começar a ficar tudo escuro.
é a minha opinião
o fumo preto é excesso de gasoleo, logo o motor esta a compensar com gasoleo, logo esta a queimar gasoleo a mais po ar que tem.
nao sou tecnico, mas numa repro o que tira o fumo é pressoes ao turbo, e aqui esta acontecer o contrario, falta de pressao ao turbo logo tem excesso de gasoleo.
contudo de referir que pelos menos nos E60 os 218cv tinham problemas nos colectores, com os km rachavam, nao sei se os 193cv dos E39 foi neles que começou esse mal,
se fosse nos colectores começas a notar que perto do turbo ia começar a ficar tudo escuro.
é a minha opinião
- jmcdpereira
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Re: 530dA ZOADA E FUMO ÁS 2000RPM - PROBLEMA??
Os colectores dos E39 são de FERRO !!!pedro_SP Escreveu:eu apontaria primeiro para algum tubo, roto, ou ic, e é uma fuga pequena, os tubos sao faceis de seguir.
o fumo preto é excesso de gasoleo, logo o motor esta a compensar com gasoleo, logo esta a queimar gasoleo a mais po ar que tem.
nao sou tecnico, mas numa repro o que tira o fumo é pressoes ao turbo, e aqui esta acontecer o contrario, falta de pressao ao turbo logo tem excesso de gasoleo.
contudo de referir que pelos menos nos E60 os 218cv tinham problemas nos colectores, com os km rachavam, nao sei se os 193cv dos E39 foi neles que começou esse mal,
se fosse nos colectores começas a notar que perto do turbo ia começar a ficar tudo escuro.
é a minha opinião
O colector do meu E60 rachou, não tinha mais ou menos fumo no escape, tinha era fumo no cofre do motor e no habitáculo.
Meti um de um E39 e está fino

Podes ver aqui a diferença:
https://www.dropbox.com/s/4diicc1hwn39b ... escape.jpg
O meu estava assim:
https://www.dropbox.com/s/9z4b4q27o4nc0 ... .36.24.bmp
E não fazia barulho nem assobiava.
jmcdpereira
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Re: 530dA ZOADA E FUMO ÁS 2000RPM - PROBLEMA??
eu disse que os E60 tinham esse problema, nao confirmei nos E39, se pusesses uns novos ja os de substituição nao voltavas a ter esse problema, mas fica mais barato concerteza um de sucata do E39jmcdpereira Escreveu:Os colectores dos E39 são de FERRO !!!pedro_SP Escreveu:eu apontaria primeiro para algum tubo, roto, ou ic, e é uma fuga pequena, os tubos sao faceis de seguir.
o fumo preto é excesso de gasoleo, logo o motor esta a compensar com gasoleo, logo esta a queimar gasoleo a mais po ar que tem.
nao sou tecnico, mas numa repro o que tira o fumo é pressoes ao turbo, e aqui esta acontecer o contrario, falta de pressao ao turbo logo tem excesso de gasoleo.
contudo de referir que pelos menos nos E60 os 218cv tinham problemas nos colectores, com os km rachavam, nao sei se os 193cv dos E39 foi neles que começou esse mal,
se fosse nos colectores começas a notar que perto do turbo ia começar a ficar tudo escuro.
é a minha opinião
O colector do meu E60 rachou, não tinha mais ou menos fumo no escape, tinha era fumo no cofre do motor e no habitáculo.
Meti um de um E39 e está fino
Podes ver aqui a diferença:
https://www.dropbox.com/s/4diicc1hwn39b ... escape.jpg
O meu estava assim:
https://www.dropbox.com/s/9z4b4q27o4nc0 ... .36.24.bmp
E não fazia barulho nem assobiava.
jmcdpereira

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Re: 530dA ZOADA E FUMO ÁS 2000RPM - PROBLEMA??
Marco e Pedro, obrigadíssimo pela atenção, impec :lovebmw
Eu tambem estou a pensar ser do turbo/tubos, como disse no primeiro post, pelos sintomas deve ser admissão ou algo em volta disso.
Os sintomas apareceram ha dois dias, ontem a caminho de Lx é que notei a coisa, não apertei com o carro, mas fiz o que costumo fazer em AE cruise control a 145kmh, depois tambem usei para tentar perceber o que se passava.
Hoje fui a Santarem e levei o carro para confirmar e realmente comecei a preocupar-me.
Não sou do tipo de deixar andar ate partir
... amanha vou "olhar" para a coisa e na quarta feira vou contatar o mecanico, um conhecedor do ramo aqui da região, BMW mecanico, turbos nunca precisei, no entanto julgo haver por aqui alguns entendidos, mas obrigado pela dica da HP, em caso de precisar vou entrar em contato, na volta aproveito e compro um kit de tubagem, talvez em silicone, fui a Santerchips e teem la material porreiro.
Apesar de fazer uma condução cautelosa, as vezes gosto de fazer o gosto ao pe direito.
Vamos a ver, mas pronto, de certeza que os euros vão voar lool
Depois partilho a solução da situação, entretanto estes dias entra o Pajero ao serviço geral .... la vai a Maria ficar sem rodas
)
Para esta malta obrigado e... um bom ano novo
Eu tambem estou a pensar ser do turbo/tubos, como disse no primeiro post, pelos sintomas deve ser admissão ou algo em volta disso.
Os sintomas apareceram ha dois dias, ontem a caminho de Lx é que notei a coisa, não apertei com o carro, mas fiz o que costumo fazer em AE cruise control a 145kmh, depois tambem usei para tentar perceber o que se passava.
Hoje fui a Santarem e levei o carro para confirmar e realmente comecei a preocupar-me.
Não sou do tipo de deixar andar ate partir

Apesar de fazer uma condução cautelosa, as vezes gosto de fazer o gosto ao pe direito.
Vamos a ver, mas pronto, de certeza que os euros vão voar lool
Depois partilho a solução da situação, entretanto estes dias entra o Pajero ao serviço geral .... la vai a Maria ficar sem rodas

Para esta malta obrigado e... um bom ano novo
- marco pires
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Re: 530dA ZOADA E FUMO ÁS 2000RPM - PROBLEMA??
um bom ano tambem, e depois diz alguma coisa para ver em que param as modas.
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“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)