bom, então é o seguinte:
primeiro há que esclarecer que um turbo em mau estado, não provoca qualquer sintoma de falta de rendimento, nem altera as performances, normalmente as pessoas pensam que quando o turbo já não está bom,uma das primeiras coisas que se nota é perda de rendimento, é falso.
perda de performances associadas ao turbo, só quando a geometria não está a funcionar ou funcionar mal, isto claro nos turbos VNT, porque nos de geometria fixa isso não acontece, e claro os turbos do 530d são VNT, de qualquer forma isto é outro assunto e não tem nada a ver para o caso.
na tua situação e em função das informações que deste, parece-me claramente que se trata de um problema no turbo, uma vez mais lembro que não notas perda de performances, o que é normal, mas notas tudo o resto.
embora ache pouco provável, deves verificar ou mandar verificar, a junta do colector de escape, bem como todos os tubos de vácuo, no caso da junta não é uma situação assim tão frequente de acontecer, embora com esses kms já deva ter alguma pequena fuga, no caso dos tubos de vácuo já é uma situação mais frequente algum deles estar com fuga, em ambos os casos nota-se uma especie de zoada ou assoprar, contudo quando eu digo que não acho provável ser daí, é porque ambas as situações não existe reflexo no fumo do escape e contrariamente ao turbo, aqui sim nota-se alguma perda de performances, que serão cada vês mais notórias consoante a fuga ou fugas vão se tornando maiores.
portanto, aquilo que se apresenta é um carro com 230.000kms com um turbo supostamente de origem que faz uma zoada tipo sopro entre as 2000rpm e as 2500rpm, não há perda de rendimento e há fumo preto com alguma abundancia.
em face disto, o meu diagnóstico aponta para um turbo em mau estado, os sintomas são coerentes com este diagnóstico e junta-se a isto 230.000 kms que sem ser exagerada, já é uma boa quilometragem para um turbo de origem, obviamente que para teres uma certeza disto mesmo, só mesmo levando o carro à oficina.
mesmo sendo do turbo como calculo que seja, não deixes de verificar os dois itens que mencionei (junta do colector de escape e todos os tubos de vácuo), em relação aos tubos de vácuo, quase de certeza que está a precisar de levar uns novos independentemente de o problema ser do turbo.
em relação ao turbo, é uma peça bastante cara, contudo não é preciso entrar em panico; caso se confirme que é do turbo, tens kits de reparação que custam 200 e tal euros.
o processo consiste em retirar todo o miolo do turbo e substituir os veios e as pás por aquelas que vem no kit, a seguir é calibrado numa maquina e depois é só colocar no sitio, pagas o kit e a mão de obra que contas feitas deve-te ficar por 400 e tal euros, em termos de fiabilidade/durabilidade será mais ou menos o mesmo que um turbo novo, isto claro se o serviço ficar bem feito e por profissionais, por outro lado se quiseres um turbo novo conta com uns 700 e tal euros mais IVA.
por ultimo, muda o breather, mesmo na remota hipotese de não ser do turbo, esta peça deve ser mudada regularmente, caso contrário o turbo pode ir para as couves mais rapidamente que o desejável.
sobre andar com o carro assim, e partindo do principio que é do turbo como acredito que seja, vais continuar a não notar diferenças no rendimento do motor, como eu já expliquei encima um turbo a assoprar não motiva perda de rendimento, contudo tens o risco de ele poder partir a qualquer momento....ou não.
e digo isto porque nunca se sabe quando ele vai partir, se partir.
é que podes andar assim uma carrada de meses e continuar a assoprar e não partir, como podes amanhã sair com o carro e ele estourar (espero que não, bate na madeira

), portanto é sempre um risco andar assim, e claro, se fizeres altas rotações mais probabilidades tens de ele estourar, mas é como digo, pode até dar-se o caso de ires a fundo e ele não partir, é impossivel prever o quer que seja, mas se ele partir então aí tens um problema grave (€€€€ :susto )
para concluir, aconselho-te a mandares ver isso o mais rápido possivel, evitas problemas maiores, caso se confirme que é do turbo, atenção ao lugar onde vais fazer a reparação, se for para meter um novo não é nada do outro mundo, mas se optares por reparares o que tens, nesse caso não é em todo o lado que vais achar gente competente e profissional, o serviço tem que ficar bem feito e tem que ser calibrado numa maquina própria, se o serviço ficar mal feito vais ter rapidamente problemas de novo.
quando se fala em turbos embora eu saiba que há outras casas igualmente boas e profissionais, eu aconselho esta (dá uma vista de olhos):
http://www.hpturbo.pt/Pages/Inicio.aspx
ps- entre as 2000rpm e as 2500rpm, representa o pleno de enchimento do turbo de um 530d, pelo que os sintomas tambem aqui dão a entender de forma mais ou menos segura que será do turbo o problema.