tais como todas as tourings E39, a minha tambem é autonivelante.
até ao momento nunca tive qualquer problema com o sistema, nem foi sujeito a qualquer manutenção.
eu penso que estas questões de avarias neste sistema acontecem quando se anda frequentemente a carregar pesos enormes na bagageira, no meu caso a bagageira anda em 98% das vezes vazia (só lá tenho um chapéu de chuva e uma ou duas embalagens de produtos de limpeza do carro, o que tudo junto não deve chegar a 1 kilo e meio), pesos estou em crer que o máximo que alguma vez devo ter transportado foram uns 20 kilos, portanto tudo isto vai do uso que se dá.
já agora aqui fica o sistema em diagrama para que possas tentar avaliar o que possa estar a falhar:
ps- entretanto deixa-me dar-te uma dica: na minha opinião o problema pode estar-se a verificar em duas peças; peça numero 5, ou peça numero 1.
a peça numero 5 é o reservatório de ar e existe duas, uma para cada lado, essa peça recebe o ar do compressor e distribui e armazena o mesmo, quando o carro está parado garante que este fica ao nivel correcto, se ele fica de lado parado e em andamento, é bem possivel que o depósito do lado esquerdo esteja com fuga ou avariado.
a peça numero 1 é a suspensão pneumática propriamente dita, é o que faz a carroçaria levantar ou baixar, recebe o ar do depósito (peça numero 5), e obedece ao valores pré-definidos pela peça numero 12 que é a unidade de comando.
se houver avaria nesta peça (numero 1), o carro não nivela adequadamente ou tende a perder capacidade de manter o carro ao nivel, este sistema é pneumático, pelo que pode haver uma fuga, bloqueio ou incapacidade de manter o ar, fazendo retorno para o depósito (peça numero 5).
em todo o caso concordo que não será um problema de fuga, já se fosse o compressor iria trabalhar frequentemente para tentar compensar, o que mais tarde ou mais cedo faria a unidade de comando entrar em safe mode com o respectivo aviso no painel, para mim é uma avaria numa das duas peças que te referi, quanto a avaria no compressor quase garantidamente não será.
ambas a peças (numero 1 e numero 5), são relativamente caras quando adquiridas na marca, principalmente a numero 1 que pode custar cerca de 300€ + IVA.
entretanto pode tambem estar-se a verificar uma varia no rele, para substituires o rele tens que aceder ao compressor que está no interior do compartimento à volta da roda suplente, o rele está agarrado ao compressor, é verde e é de 30Amp.
por fim, vê este PDF técnico da bmw(em inglês), possui a descrição completa das peças e do funcionamento do sistema, a must read se realmente quiseres descobrir o que se está a passar:
http://www.e38.org/selflevel.pdf