Página 1 de 2

piloto automático

Enviado: 17 mai 2013, 23:48
por rpmartins
Pois é, o meu 523i adquiriu piloto automático :)
Viro o guiador para curvar e se a curva tiver 200m basta-me largá-lo que o carro faz a trajetória toda. Só não me posso esquecer de o voltar a centrar se não bate contra o passeio.
Agora a sério, alguém imagina o motivo do guiador não retornar à posiçãó central?

Re: piloto automático

Enviado: 18 mai 2013, 11:36
por JOFIMO
rpmartins Escreveu:Pois é, o meu 523i adquiriu piloto automático :)
Viro o guiador para curvar e se a curva tiver 200m basta-me largá-lo que o carro faz a trajetória toda. Só não me posso esquecer de o voltar a centrar se não bate contra o passeio.
Agora a sério, alguém imagina o motivo do guiador não retornar à posiçãó central?
Folgas no sistema de direcção ou andaram a mexer no sem-fim da caixa de direcção e apertaram-no demasiado isso é perigoso pode trancar de repente, se não for o que mencionei ainda pode ser pior e a ver com o canhão e a tranca na coluna de direcção , pior um pouco.................

Re: piloto automático

Enviado: 18 mai 2013, 11:46
por rpmartins
Em retas tenho que andar sempre a dar pequenos acertos, caso contrário as irregularidades do piso fazem o volante mexer um pouco, mas como não retorna foge para a berma.
A direção mantém-se assistida, está alinhada e não tem folgas. Troquei ontem o fluido da direção, mas do pouco que andei vi que não resolveu
essa questão da tranca na coluna da direção pode estar relacionada com um estalido que por vezes ouço ao girar o guiador bom o carro parado ou quase parado?

Re: piloto automático

Enviado: 18 mai 2013, 12:20
por JOFIMO
rpmartins Escreveu:Em retas tenho que andar sempre a dar pequenos acertos, caso contrário as irregularidades do piso fazem o volante mexer um pouco, mas como não retorna foge para a berma.
A direção mantém-se assistida, está alinhada e não tem folgas. Troquei ontem o fluido da direção, mas do pouco que andei vi que não resolveu
essa questão da tranca na coluna da direção pode estar relacionada com um estalido que por vezes ouço ao girar o guiador bom o carro parado ou quase parado?
Pode ser sim dependendo de onde vem o barulho...mas se tens de andar sempre a mexer no volante a direito é sinal que a caixa de direcção já tem folga (é normal é a direito que andamos mais e o desgaste da régua cremalheira é sempre no meio), a direcção nos limites (esqº e drtº) não tranca? com o carro parado?

Re: piloto automático

Enviado: 19 mai 2013, 17:19
por rpmartins
JOFIMO Escreveu:
rpmartins Escreveu:Em retas tenho que andar sempre a dar pequenos acertos, caso contrário as irregularidades do piso fazem o volante mexer um pouco, mas como não retorna foge para a berma.
A direção mantém-se assistida, está alinhada e não tem folgas. Troquei ontem o fluido da direção, mas do pouco que andei vi que não resolveu
essa questão da tranca na coluna da direção pode estar relacionada com um estalido que por vezes ouço ao girar o guiador bom o carro parado ou quase parado?
Pode ser sim dependendo de onde vem o barulho...mas se tens de andar sempre a mexer no volante a direito é sinal que a caixa de direcção já tem folga (é normal é a direito que andamos mais e o desgaste da régua cremalheira é sempre no meio), a direcção nos limites (esqº e drtº) não tranca? com o carro parado?
Nos limites não tranca. Eu avancei a possibilidade de ter folga, mas disseram-me que não tinha. Vou pedir ao mecânico para levar a caixa a retificar. Ou terá que ser nova?

Obrigado pela ajuda.

Re: piloto automático

Enviado: 19 mai 2013, 18:11
por JOFIMO
rpmartins Escreveu:
JOFIMO Escreveu:
rpmartins Escreveu:Em retas tenho que andar sempre a dar pequenos acertos, caso contrário as irregularidades do piso fazem o volante mexer um pouco, mas como não retorna foge para a berma.
A direção mantém-se assistida, está alinhada e não tem folgas. Troquei ontem o fluido da direção, mas do pouco que andei vi que não resolveu
essa questão da tranca na coluna da direção pode estar relacionada com um estalido que por vezes ouço ao girar o guiador bom o carro parado ou quase parado?
Pode ser sim dependendo de onde vem o barulho...mas se tens de andar sempre a mexer no volante a direito é sinal que a caixa de direcção já tem folga (é normal é a direito que andamos mais e o desgaste da régua cremalheira é sempre no meio), a direcção nos limites (esqº e drtº) não tranca? com o carro parado?
Nos limites não tranca. Eu avancei a possibilidade de ter folga, mas disseram-me que não tinha. Vou pedir ao mecânico para levar a caixa a retificar. Ou terá que ser nova?

Obrigado pela ajuda.
Boas a caixa de direcção não tem rectificação por cá (que eu conheça) mas existem recondicionadas à venda no mercado por um preço simpático, agora mesmo não sabendo quantos kms tem o carro a caixa tem de ter folga quase de certeza...pelo menos no meio da régua (cremalheira) .....

Re: piloto automático

Enviado: 19 mai 2013, 21:06
por rpmartins
JOFIMO Escreveu: Boas a caixa de direcção não tem rectificação por cá (que eu conheça) mas existem recondicionadas à venda no mercado por um preço simpático, agora mesmo não sabendo quantos kms tem o carro a caixa tem de ter folga quase de certeza...pelo menos no meio da régua (cremalheira) .....
Como eu sei a quilometragem, pensei logo em folga. Estranhei dizerem-me que não tinha.
Tem 312k!
:driving

Re: piloto automático

Enviado: 19 mai 2013, 21:40
por JOFIMO
rpmartins Escreveu:
JOFIMO Escreveu: Boas a caixa de direcção não tem rectificação por cá (que eu conheça) mas existem recondicionadas à venda no mercado por um preço simpático, agora mesmo não sabendo quantos kms tem o carro a caixa tem de ter folga quase de certeza...pelo menos no meio da régua (cremalheira) .....
Como eu sei a quilometragem, pensei logo em folga. Estranhei dizerem-me que não tinha.
Tem 312k!
:driving
Boas para que fiques elucidado eu troquei a caixa de direcção da minha aos 360 mil já andava há muito tempo a corrigir o volante na posição direito , que é onde ganha folgas, devido ao que expliquei.
Cumps,

Re: piloto automático

Enviado: 19 mai 2013, 23:34
por L.Sousa
Desculpem estar a meter-me o meu vai já com 390 000 e não faz isso, mas tive um problema semelhante mas eram os sinoblocos nas lonas...

Re: piloto automático

Enviado: 20 mai 2013, 08:40
por JOFIMO
L.Sousa Escreveu:Desculpem estar a meter-me o meu vai já com 390 000 e não faz isso, mas tive um problema semelhante mas eram os sinoblocos nas lonas...
Não tens de pedir desculpa estamos aqui é para ajudar quem necessita e todas as sugestões são benvindas, mas como ele referiu anteriormente que as ligações da suspensão estão todas revistas e sem folgas, eu iria sempre para a ciaxa de direcção mas como referi também, não sei se andaram a apertar a porca do sem fim para isso acontecer (direcção trancar mas só no limitadores faria) agora não estou a ver os cinoblocos e tirantes estarem a ocasionar essa situação, só se estiverem mesmo sem borrachas já o que não acredito......

Re: piloto automático

Enviado: 06 jun 2013, 18:39
por rpmartins
Atualização da situação:
- foi mudado o óleo da direção, mas durante duas semanas pouco andou. Não notei melhorias;
- ao fim dessas duas semanas, ao pegar no carro aconteceram dois sintomas que nunca tinham surgido: ao rodar o guiador, mesmo que ligeiramente, ouvia-se um zumbido bem audível (motor da direção?) e de dentro da coluna da direção (pelo menos assim parecia) ouvia-se a estalar como se estivesse a moer plástico. Aconteceu durante alguns dias e por isso só fiz pequenos trajetos. Ainda ontem estalava e por isso combinei levá-lo ao mecânico hoje à tarde. De manhã liguei o carro e pouco ruído fez, à tarde não decidiu ficar mudo. Ainda por cima, o guiador por vezes volta completamente ao centro, outras vezes precisa de uma ajudinha.
Até fiz uma travagem a fundo numa curva a descer e o volante rodou direitinho para o centro!

Resumindo, não está curado, mas não se queixa o suficiente para ser tratado :evil:

Re: piloto automático

Enviado: 13 jul 2013, 22:59
por rpmartins
Caso resolvido!
Obrigado a todos pelos palpites.
Estive quase a comprar uma caixa de direção usada, pois pareceu-me que o problema seria daí. Estava quase a concluir o negócio quando me recomendaram um reparador de caixas aqui em Viana.
Desmontaram e montaram, repararam a minha, desempenaram um dos braços da direção, mudaram óleo e lavaram o carro por um terço do custo de uma recondicionada comprada numa loja de peças.
Serviço excelente em 24h.

Re: piloto automático

Enviado: 13 jul 2013, 23:06
por marco pires
já agora em quanto é que te fico esse serviço (se não for indiscrição), é que eu à uns meses tive que meter uma recondicionada no 525tds e até nem ficou muito caro, e está a funcionar de forma impecável até agora.

Re: piloto automático

Enviado: 14 jul 2013, 13:39
por rpmartins
marco pires Escreveu:já agora em quanto é que te fico esse serviço (se não for indiscrição), é que eu à uns meses tive que meter uma recondicionada no 525tds e até nem ficou muito caro, e está a funcionar de forma impecável até agora.
230