Funcionamento do painel do AC ... Help

Secção para modelos Série 5

Moderador: Staff

noosphere
Membro Junior
Registado: 21 ago 2010, 19:14
O meu Carro:: BMW 530d [E39]

Funcionamento do painel do AC ... Help

Mensagem por noosphere »

Boas noites pessoal,

Como alguns sabem, tenho um E39 recentemente a como não tenho manual do mesmo, há algumas questões que ainda me assaltam.
Hoje utilizei pela primeira vez o AC do meu carro e quando chego a casa e desligo o mesmo, qual o meu espanto que o AC fica a trabalhar na mesma...
Não sei se:

1º - Fica ligado temporalmente e se se desliga automaticamente passado "X" segundos. ( não testei esta opção )
2º - Algum tipo de avaria
3º - Alguma ligação que este botão que ainda não descobri como e para que serve até que se lhe carrego não acende nenhuma luz :wall :wall :wall :wall
Imagem
4º - Problema originado pela avaria que tenho na ventoinha do AC, pois a mesma não dispara. (Já foi feito o teste da mesma com o amigo Rodrigues81 que foi bastante prestável e ele fica o meu agradecimento )

Que vos parece?
Mais uma vez... OBRIGADO.

noosphere

jmcdpereira
Membro Gold
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto

Re: Funcionamento do painel do AC ... Help

Mensagem por jmcdpereira »

noosphere Escreveu:Boas noites pessoal,

Como alguns sabem, tenho um E39 recentemente a como não tenho manual do mesmo, há algumas questões que ainda me assaltam.
Hoje utilizei pela primeira vez o AC do meu carro e quando chego a casa e desligo o mesmo, qual o meu espanto que o AC fica a trabalhar na mesma...
Não sei se:

1º - Fica ligado temporalmente e se se desliga automaticamente passado "X" segundos. ( não testei esta opção )
2º - Algum tipo de avaria
3º - Alguma ligação que este botão que ainda não descobri como e para que serve até que se lhe carrego não acende nenhuma luz :wall :wall :wall :wall

4º - Problema originado pela avaria que tenho na ventoinha do AC, pois a mesma não dispara. (Já foi feito o teste da mesma com o amigo Rodrigues81 que foi bastante prestável e ele fica o meu agradecimento )

Que vos parece?
Mais uma vez... OBRIGADO.

noosphere
1- Desliga pouco depois, mas porque te incomodas a ligar e desligar o AC ?
O meu anda sempre ligado, por acaso hj desliguei pois ia de vidros abertos...
É das coisas que nem me passa pela cabeça andar a ligar/desligar.
2- Não deve ser.
3- O botão rest se não estou em erro serve para aquecer o carro qd está parado, por exemplo desliga-se o motor e liga-se esse botão e o carro continua quente, é uma saufagem sem motor a funcionar e a fazer calor, muito util na Russia e na Sibéria, mas pouco usado em climas como o nosso, mas e mais uma vez refiro se não estou em erro isso é um extra que pode nem estar instalado embora o botão lá esteja.
4 - nops

jmcdpereira
Imagem
Imagem :(

L.Sousa
Membro Gold
Registado: 26 jan 2010, 17:53
O meu Carro:: BMW 523i E39 - 1998/12

Mensagem por L.Sousa »

Sim o botão REST serve para manter o carro quente mesmo com ele desligado (imagina que estás num local à espera de alguém) mas só ativa com a temperatura exterior inferior a 6ºC (se não estou em erro). O meu tem isso mas raramente o uso, funciona bem mas raramente o utilizo pois nunca estou no carro parado sem fazer nada... O meu ventilador tb nunca o desligo ao ligar o carro ele liga e ao desligar ele desliga....
Imagem

noosphere
Membro Junior

Mensagem por noosphere »

A questão do resto eu já percebi... A questão de ele ficar ligado, não me devo ter explicado bem...

Imaginem: o carro está ligado com o açúcar a trabalhar... Chego ao meu destino e carrego do menos para desligar completamente a... Ele desliga o painel, mas continua a correr ar nas condutas... É se desligo o carro a seguir, continua a trabalhar na mesma... O que me rebenta com a bateria.
Será a famosa resistência do estágio final que foi à viola?

jmcdpereira
Membro Gold
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto

Mensagem por jmcdpereira »

noosphere Escreveu:A questão do resto eu já percebi... A questão de ele ficar ligado, não me devo ter explicado bem...

Imaginem: o carro está ligado com o açúcar a trabalhar... Chego ao meu destino e carrego do menos para desligar completamente a... Ele desliga o painel, mas continua a correr ar nas condutas... É se desligo o carro a seguir, continua a trabalhar na mesma... O que me rebenta com a bateria.
Será a famosa resistência do estágio final que foi à viola?
Carro ligado com o açucar a trabalhar ?

Carregas do menos para desligar a... ??????

Se desligas a chave e continua a trabalhar já não me parece normal...

jmcdpereira
Imagem
Imagem :(

noosphere
Membro Junior

Mensagem por noosphere »

LoL :-)
Estou com o telemóvel e por vezes ele acrescenta palavras :-)
"carro ligado com o ac a trabalhar... "

" carro no menos para desligar a sofagem em / AC "
Andei a pesquisar e pelos sintomas é a resistência do estágio final que não está boa... Mas queria mais opiniões aqui da malta mais batida :-)

L.Sousa
Membro Gold

Mensagem por L.Sousa »

Eu nem preciso de carregar em nada, apenas desligo a chave e pronto. Mas se depois de desligares a ventoinha ela continua a funcionar isso é estranho. De resto ele aquece e arrefece bem? Pode mesmo ser o estágio final nas últimas....
Imagem

L.Sousa
Membro Gold

Mensagem por L.Sousa »

Eu nem preciso de carregar em nada, apenas desligo a chave e pronto. Mas se depois de desligares a ventoinha ela continua a funcionar isso é estranho. De resto ele aquece e arrefece bem? Pode mesmo ser o estágio final nas últimas....
Imagem

noosphere
Membro Junior

Mensagem por noosphere »

Pois... os sintomas são exactamente esse...
Mesmo que desligue só o carro a soufagem / AC continua a trabalhar e pelo que andei a ver na net é exactamente o problema que descrevem quando o FSR dá o "peido" mester!
Acho estranho é ninguém por aqui ainda não ter confirmado isso pois não me apetecia estar a gastar € e dps ficar com o problema na mesma.
É isto... não é?
http://www.ebay.es/itm/230856534365?ssP ... 1436.l2649

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Mensagem por marco pires »

acho que vai para aqui uma grande confusão, e provavelmente até nem se passa nada de errado.

primeiro que tudo para dizer que o botão assinalado a vermelhor com a palavra "REST", é o botão do calor residual.
trata-se de um sistema que serve para fazer calor para o interior do habitáculo com o motor desligado, mas só funciona a temperaturas inferiores a 15cº e o motor quente.
no caso dos sistemas pós-restlyling esse botão foi substituido por um outro com o simbolo do AC e a palavra "MAX", que serve para colocar o ar condicionado e a ventilação no máximo e igualmente serve para fazer calor para o interior com temperaturas inferiores a 15cº

portanto, aqui nada de errado por esse botão não acender, deixa chegar o inverno e logo verás que acende.

quanto ao resto, tens um botão "AUTO", aconselho-te a usares esse botão, simplesmente carregas nele e o ar é distribuido da melhor forma pelo habitáculo (eu tenho sempre em auto tanto no inverno com no verão), o botão "AUTO" não liga nem desliga o ar condicionado, simplesmente faz a distribuição do ar de forma optimizada tendo como analise alguns parametros como a temperatura exterior, interior, sensor solar (se tiver esse equipamento), temperatura seleccionada, etc.

com o botão em "AUTO", podes ligar e desligar o ar condicionado, mas a velocidade do ventilador será sempre seleccionada pelo sistema e não por ti, portanto não há necessidade de carregares no menos para apagares o sistema, ele simplesmente deixa de trabalhar quando desligas o carro e volta a ligar quando o metes a trabalhar.

as configurações que tenho são as seguintes, e podes experimentar para ver como funciona no teu:

1º- temperatura seleccionada nos 20cº em ambos os lados (condutor e passageiro), no inverno 21cº
2º- rodinha da temperatura junto ás saidas da ventilação frontais nos 2 pontos azuis (não colocar nos 3 pontos, subcarrega o funcionamento do compressor e as diferenças na temperatura do ar à saida das grelhas é minima), no inverno coloco a rodinha no primeiro ponto vermelho ou exporádicamente no segundo ponto vermelho.
3º- todas as saidas da ventilação do carro abertas, incluindo os difusores traseiros, com a roda no vermelho no inverno e no azul no verão (os E39 pré-restlyling não tem a opção da temperatura nas saidas traseiras)
4º- botão sempre em "AUTO", seja no inverno seja no verão (esquece todos os outros botões com setinhas e o selector da velocidade do ventilador, a função "AUTO" gere isso tudo na melhor maneira).
5º- botão do AC ligo quando tenho necessidade (quase sempre no verão, dou-me mal com o calor), mas antes de desligar o carro desligo sempre no botão o AC.
6º- não mexo em mais nada, apenas o botão do AC quando quero ligar/desligar o ar condicionado, a função "AUTO" não é para mexer e liga a ventilação quando se liga o carro e desliga a ventilação quando se desliga o carro, optimizando a velocidade do ventilador sempre que entra em funcionamento.

portanto tenta fazer assim, mete em "AUTO" e deixa tudo o resto, usando apenas o botão do AC.

quanto ao estágio final não creio que esteja com problemas, quando está avariado e com o AC ligado, pode mandar frio num dos lados da ventilação e calor no outro lado, tambem pode não reconhecer a função "AUTO", altera a velocidade do ventilador e manda o ar normalmente em quantidades menores do que aquelas que são necessárias ou para aquecer ou arrefecer o habitaculo.
fazer o sistema trabalhar com o carro parado e a chave fora da ignição, isso não faz.

entretanto se a ventilação está a trabalhar com o carro desligado e a chave fora da ignição, convem saber se o carro tem a funcionalidade de "VENT AUX", é que se tiver e tiver sido seleccionada, então nesse caso a ventilação trabalha mesmo com tudo desligado, inclusive com o carro fechado.

caso não seja isso, então será uma avaria no modulo da climatização (caro para caramba), e não no estágio final.

mas experimenta primeiro tudo aquilo que te disse, e depois vê o que acontece.
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

noosphere
Membro Junior

Mensagem por noosphere »

Boa noite Marco,
Relativamente ao botão "REST", já percebi como funciona. Venha o inverno para ver a maquina a trabalhar :)

Eu sei como funcionada tudo do modulo, no entanto aind aprendi uma coisa que foi como funciona o sistema da rodinha da temperatura junto ás saidas da ventilação frontais. Realmente ainda não tinha percebido como funcionava. De resto estou perfeitamente integrado nisto pq já o meu Ibiza Cupra assim o era.
quanto ao estágio final não creio que esteja com problemas, quando está avariado e com o AC ligado, pode mandar frio num dos lados da ventilação e calor no outro lado, tambem pode não reconhecer a função "AUTO", altera a velocidade do ventilador e manda o ar normalmente em quantidades menores do que aquelas que são necessárias ou para aquecer ou arrefecer o habitaculo.
fazer o sistema trabalhar com o carro parado e a chave fora da ignição, isso não faz.
É exactamente isto que o sacana faz... a velocidade não fica certa... parece-me que os flaps das condutas se atrofiam todos e que por fezes até se fecham e fica so o ar dentro das condutas... "resumindo e baralhando", fica tudo atrofiado.
entretanto se a ventilação está a trabalhar com o carro desligado e a chave fora da ignição, convém saber se o carro tem a funcionalidade de "VENT AUX", é que se tiver e tiver sido seleccionada, então nesse caso a ventilação trabalha mesmo com tudo desligado, inclusive com o carro fechado.
Não me parece que seja o caso pois o sistema fica a funcionar sem qualquer "padrão"... No entanto há alguma forma de confirmar se tenho essa opção?

Dá uma olhada nisto se poderes: http://www.bimmerfest.com/forums/showth ... p?t=143393
Também tens um E39 e nunca se sabe o dia de amanha.

L.Sousa
Membro Gold

Mensagem por L.Sousa »

Marco porque é que nas 3 bolinhas azuis força o compressor?
Imagem

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Mensagem por JOFIMO »

L.Sousa Escreveu:Marco porque é que nas 3 bolinhas azuis força o compressor?
o que força o compressor (embreagem) é ligar o AC com o motor a funcionar a rotações altas (acima do relanti) ou então andar com a temperatura no mínimo (16º) e ficar congelado dentro do carro :lol1
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

Miguel000
Membro Senior
Registado: 04 mai 2011, 01:34
O meu Carro:: BMW e38 740d - 2000/02

Mensagem por Miguel000 »

noosphere Escreveu:Pois... os sintomas são exactamente esse...
Mesmo que desligue só o carro a soufagem / AC continua a trabalhar e pelo que andei a ver na net é exactamente o problema que descrevem quando o FSR dá o "peido" mester!
Acho estranho é ninguém por aqui ainda não ter confirmado isso pois não me apetecia estar a gastar € e dps ficar com o problema na mesma.
É isto... não é?
http://www.ebay.es/itm/230856534365?ssP ... 1436.l2649
Boas noosphere
Esse sintoma já me aconteceu num X5 que tive em tempos. Desligava o carro e trancava e tudo e ele continuava com a soufagem ligada, ou aos arranques, até limpar a bateria toda ao carro.
E o mais estupido é que só arrancava com a soufagem passado um bocado de desligar o carro. Ou seja andei ali durante umas semanas a ficar sem bateria e nem sabia pk :wall :wall

Mudei o estágio final e ficou tudo a funcionar bem outra vez. E sim, era uma peça igual a essa que mostras no ebay :fixe
Imagem

E38 740d ano 2000
Motor: M67D40 Common rail turbodiesel V8 Bi-Turbo, International Engine of the Year award for 1999 and 2000
245 hp 560 Nm

noosphere
Membro Junior

Mensagem por noosphere »

É isso mesmo que acontece... Só se ficar com ela a trabalhar por uns tempos... Caso contrário... Nada :-)
Obrigado pela dica
Agora é a peça chegar e substituir e Dps dou noticias.
Obrigado mais uma vez ;-)
Luís

Responder

Voltar para “Série 5”