Como alguns sabem, tenho um E39 recentemente a como não tenho manual do mesmo, há algumas questões que ainda me assaltam.
Hoje utilizei pela primeira vez o AC do meu carro e quando chego a casa e desligo o mesmo, qual o meu espanto que o AC fica a trabalhar na mesma...
Não sei se:
1º - Fica ligado temporalmente e se se desliga automaticamente passado "X" segundos. ( não testei esta opção )
2º - Algum tipo de avaria
3º - Alguma ligação que este botão que ainda não descobri como e para que serve até que se lhe carrego não acende nenhuma luz :wall :wall :wall :wall
4º - Problema originado pela avaria que tenho na ventoinha do AC, pois a mesma não dispara. (Já foi feito o teste da mesma com o amigo Rodrigues81 que foi bastante prestável e ele fica o meu agradecimento )
Como alguns sabem, tenho um E39 recentemente a como não tenho manual do mesmo, há algumas questões que ainda me assaltam.
Hoje utilizei pela primeira vez o AC do meu carro e quando chego a casa e desligo o mesmo, qual o meu espanto que o AC fica a trabalhar na mesma...
Não sei se:
1º - Fica ligado temporalmente e se se desliga automaticamente passado "X" segundos. ( não testei esta opção )
2º - Algum tipo de avaria
3º - Alguma ligação que este botão que ainda não descobri como e para que serve até que se lhe carrego não acende nenhuma luz :wall :wall :wall :wall
4º - Problema originado pela avaria que tenho na ventoinha do AC, pois a mesma não dispara. (Já foi feito o teste da mesma com o amigo Rodrigues81 que foi bastante prestável e ele fica o meu agradecimento )
Que vos parece?
Mais uma vez... OBRIGADO.
noosphere
1- Desliga pouco depois, mas porque te incomodas a ligar e desligar o AC ?
O meu anda sempre ligado, por acaso hj desliguei pois ia de vidros abertos...
É das coisas que nem me passa pela cabeça andar a ligar/desligar.
2- Não deve ser.
3- O botão rest se não estou em erro serve para aquecer o carro qd está parado, por exemplo desliga-se o motor e liga-se esse botão e o carro continua quente, é uma saufagem sem motor a funcionar e a fazer calor, muito util na Russia e na Sibéria, mas pouco usado em climas como o nosso, mas e mais uma vez refiro se não estou em erro isso é um extra que pode nem estar instalado embora o botão lá esteja.
4 - nops
Sim o botão REST serve para manter o carro quente mesmo com ele desligado (imagina que estás num local à espera de alguém) mas só ativa com a temperatura exterior inferior a 6ºC (se não estou em erro). O meu tem isso mas raramente o uso, funciona bem mas raramente o utilizo pois nunca estou no carro parado sem fazer nada... O meu ventilador tb nunca o desligo ao ligar o carro ele liga e ao desligar ele desliga....
A questão do resto eu já percebi... A questão de ele ficar ligado, não me devo ter explicado bem...
Imaginem: o carro está ligado com o açúcar a trabalhar... Chego ao meu destino e carrego do menos para desligar completamente a... Ele desliga o painel, mas continua a correr ar nas condutas... É se desligo o carro a seguir, continua a trabalhar na mesma... O que me rebenta com a bateria.
Será a famosa resistência do estágio final que foi à viola?
noosphere Escreveu:A questão do resto eu já percebi... A questão de ele ficar ligado, não me devo ter explicado bem...
Imaginem: o carro está ligado com o açúcar a trabalhar... Chego ao meu destino e carrego do menos para desligar completamente a... Ele desliga o painel, mas continua a correr ar nas condutas... É se desligo o carro a seguir, continua a trabalhar na mesma... O que me rebenta com a bateria.
Será a famosa resistência do estágio final que foi à viola?
Carro ligado com o açucar a trabalhar ?
Carregas do menos para desligar a... ??????
Se desligas a chave e continua a trabalhar já não me parece normal...
LoL :-)
Estou com o telemóvel e por vezes ele acrescenta palavras :-)
"carro ligado com o ac a trabalhar... "
" carro no menos para desligar a sofagem em / AC "
Andei a pesquisar e pelos sintomas é a resistência do estágio final que não está boa... Mas queria mais opiniões aqui da malta mais batida :-)
Eu nem preciso de carregar em nada, apenas desligo a chave e pronto. Mas se depois de desligares a ventoinha ela continua a funcionar isso é estranho. De resto ele aquece e arrefece bem? Pode mesmo ser o estágio final nas últimas....
Eu nem preciso de carregar em nada, apenas desligo a chave e pronto. Mas se depois de desligares a ventoinha ela continua a funcionar isso é estranho. De resto ele aquece e arrefece bem? Pode mesmo ser o estágio final nas últimas....
Pois... os sintomas são exactamente esse...
Mesmo que desligue só o carro a soufagem / AC continua a trabalhar e pelo que andei a ver na net é exactamente o problema que descrevem quando o FSR dá o "peido" mester!
Acho estranho é ninguém por aqui ainda não ter confirmado isso pois não me apetecia estar a gastar € e dps ficar com o problema na mesma.
É isto... não é? http://www.ebay.es/itm/230856534365?ssP ... 1436.l2649
acho que vai para aqui uma grande confusão, e provavelmente até nem se passa nada de errado.
primeiro que tudo para dizer que o botão assinalado a vermelhor com a palavra "REST", é o botão do calor residual.
trata-se de um sistema que serve para fazer calor para o interior do habitáculo com o motor desligado, mas só funciona a temperaturas inferiores a 15cº e o motor quente.
no caso dos sistemas pós-restlyling esse botão foi substituido por um outro com o simbolo do AC e a palavra "MAX", que serve para colocar o ar condicionado e a ventilação no máximo e igualmente serve para fazer calor para o interior com temperaturas inferiores a 15cº
portanto, aqui nada de errado por esse botão não acender, deixa chegar o inverno e logo verás que acende.
quanto ao resto, tens um botão "AUTO", aconselho-te a usares esse botão, simplesmente carregas nele e o ar é distribuido da melhor forma pelo habitáculo (eu tenho sempre em auto tanto no inverno com no verão), o botão "AUTO" não liga nem desliga o ar condicionado, simplesmente faz a distribuição do ar de forma optimizada tendo como analise alguns parametros como a temperatura exterior, interior, sensor solar (se tiver esse equipamento), temperatura seleccionada, etc.
com o botão em "AUTO", podes ligar e desligar o ar condicionado, mas a velocidade do ventilador será sempre seleccionada pelo sistema e não por ti, portanto não há necessidade de carregares no menos para apagares o sistema, ele simplesmente deixa de trabalhar quando desligas o carro e volta a ligar quando o metes a trabalhar.
as configurações que tenho são as seguintes, e podes experimentar para ver como funciona no teu:
1º- temperatura seleccionada nos 20cº em ambos os lados (condutor e passageiro), no inverno 21cº
2º- rodinha da temperatura junto ás saidas da ventilação frontais nos 2 pontos azuis (não colocar nos 3 pontos, subcarrega o funcionamento do compressor e as diferenças na temperatura do ar à saida das grelhas é minima), no inverno coloco a rodinha no primeiro ponto vermelho ou exporádicamente no segundo ponto vermelho.
3º- todas as saidas da ventilação do carro abertas, incluindo os difusores traseiros, com a roda no vermelho no inverno e no azul no verão (os E39 pré-restlyling não tem a opção da temperatura nas saidas traseiras)
4º- botão sempre em "AUTO", seja no inverno seja no verão (esquece todos os outros botões com setinhas e o selector da velocidade do ventilador, a função "AUTO" gere isso tudo na melhor maneira).
5º- botão do AC ligo quando tenho necessidade (quase sempre no verão, dou-me mal com o calor), mas antes de desligar o carro desligo sempre no botão o AC.
6º- não mexo em mais nada, apenas o botão do AC quando quero ligar/desligar o ar condicionado, a função "AUTO" não é para mexer e liga a ventilação quando se liga o carro e desliga a ventilação quando se desliga o carro, optimizando a velocidade do ventilador sempre que entra em funcionamento.
portanto tenta fazer assim, mete em "AUTO" e deixa tudo o resto, usando apenas o botão do AC.
quanto ao estágio final não creio que esteja com problemas, quando está avariado e com o AC ligado, pode mandar frio num dos lados da ventilação e calor no outro lado, tambem pode não reconhecer a função "AUTO", altera a velocidade do ventilador e manda o ar normalmente em quantidades menores do que aquelas que são necessárias ou para aquecer ou arrefecer o habitaculo.
fazer o sistema trabalhar com o carro parado e a chave fora da ignição, isso não faz.
entretanto se a ventilação está a trabalhar com o carro desligado e a chave fora da ignição, convem saber se o carro tem a funcionalidade de "VENT AUX", é que se tiver e tiver sido seleccionada, então nesse caso a ventilação trabalha mesmo com tudo desligado, inclusive com o carro fechado.
caso não seja isso, então será uma avaria no modulo da climatização (caro para caramba), e não no estágio final.
mas experimenta primeiro tudo aquilo que te disse, e depois vê o que acontece.
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
Boa noite Marco,
Relativamente ao botão "REST", já percebi como funciona. Venha o inverno para ver a maquina a trabalhar
Eu sei como funcionada tudo do modulo, no entanto aind aprendi uma coisa que foi como funciona o sistema da rodinha da temperatura junto ás saidas da ventilação frontais. Realmente ainda não tinha percebido como funcionava. De resto estou perfeitamente integrado nisto pq já o meu Ibiza Cupra assim o era.
quanto ao estágio final não creio que esteja com problemas, quando está avariado e com o AC ligado, pode mandar frio num dos lados da ventilação e calor no outro lado, tambem pode não reconhecer a função "AUTO", altera a velocidade do ventilador e manda o ar normalmente em quantidades menores do que aquelas que são necessárias ou para aquecer ou arrefecer o habitaculo.
fazer o sistema trabalhar com o carro parado e a chave fora da ignição, isso não faz.
É exactamente isto que o sacana faz... a velocidade não fica certa... parece-me que os flaps das condutas se atrofiam todos e que por fezes até se fecham e fica so o ar dentro das condutas... "resumindo e baralhando", fica tudo atrofiado.
entretanto se a ventilação está a trabalhar com o carro desligado e a chave fora da ignição, convém saber se o carro tem a funcionalidade de "VENT AUX", é que se tiver e tiver sido seleccionada, então nesse caso a ventilação trabalha mesmo com tudo desligado, inclusive com o carro fechado.
Não me parece que seja o caso pois o sistema fica a funcionar sem qualquer "padrão"... No entanto há alguma forma de confirmar se tenho essa opção?
L.Sousa Escreveu:Marco porque é que nas 3 bolinhas azuis força o compressor?
o que força o compressor (embreagem) é ligar o AC com o motor a funcionar a rotações altas (acima do relanti) ou então andar com a temperatura no mínimo (16º) e ficar congelado dentro do carro :lol1
noosphere Escreveu:Pois... os sintomas são exactamente esse...
Mesmo que desligue só o carro a soufagem / AC continua a trabalhar e pelo que andei a ver na net é exactamente o problema que descrevem quando o FSR dá o "peido" mester!
Acho estranho é ninguém por aqui ainda não ter confirmado isso pois não me apetecia estar a gastar € e dps ficar com o problema na mesma.
É isto... não é? http://www.ebay.es/itm/230856534365?ssP ... 1436.l2649
Boas noosphere
Esse sintoma já me aconteceu num X5 que tive em tempos. Desligava o carro e trancava e tudo e ele continuava com a soufagem ligada, ou aos arranques, até limpar a bateria toda ao carro.
E o mais estupido é que só arrancava com a soufagem passado um bocado de desligar o carro. Ou seja andei ali durante umas semanas a ficar sem bateria e nem sabia pk :wall :wall
Mudei o estágio final e ficou tudo a funcionar bem outra vez. E sim, era uma peça igual a essa que mostras no ebay :fixe
E38 740d ano 2000
Motor: M67D40 Common rail turbodiesel V8 Bi-Turbo, International Engine of the Year award for 1999 and 2000 245 hp 560 Nm
É isso mesmo que acontece... Só se ficar com ela a trabalhar por uns tempos... Caso contrário... Nada :-)
Obrigado pela dica
Agora é a peça chegar e substituir e Dps dou noticias.
Obrigado mais uma vez ;-)
Luís