Diferenças entre 525 TDS de 96 e 98

Secção para modelos Série 5

Moderador: Staff

Responder
Reich
Membro Iniciado
Registado: 02 dez 2012, 22:39
O meu Carro:: Bmw 525 tds e39

Diferenças entre 525 TDS de 96 e 98

Mensagem por Reich »

Boas,

Durante a tarde de hoje tive a oportunidade de ter lado a lado dois Bmw 525 TDS e39 mas de anos diferentes: 1996 e 1998.

Pelos menos identifiquei 3 diferenças:

1) Depósito líquido limpa pára-brisas:

- o de 1998 tem dois depósitos: um para água ou líquido próprio (1); outro para líquido limpa vidros mais concentrado / anti-congelante (2).

Imagem

- o de 1996 tem um mas com um indicador da quantidade;

O indicador de quantidade deveria existir no modelo de 1998?

2) Depósito do líquido de refrigeração:

- o de 1996 tem uma tubagem de borracha com saída e o que me parece um filtro por de baixo do depósito do líquido de refrigeração;

Imagem

Imagem

- o de 1998 não tem.

Imagem

Que peça / tubo é aquele?

3) Filtro de gasóleo (?):

- Junto ao que me parece o filtro de gasóleo, o de 1998 tem menos um acessório que o de 1996. Essa tubagem está ligada ao radiador.

- Fotos de 1996:

Imagem

Imagem

Imagem

- Fotos de 1998:

Imagem

Imagem

Imagem

De que se trata?

Porquê estas diferenças em carros que apesar de anos diferentes possuem igual mecânica?

Obrigado,
Cumps

Reich
Membro Iniciado

Re: Diferenças entre 525 TDS de 96 e 98

Mensagem por Reich »

Outra diferença:

- o de 1998 tem duas derivações na tubagem de admissão de ar ao motor.

- o de 1996 tem apenas uma (não tem a que está assinalada a vermelho na foto).

Imagem

AMS
Membro Senior
Registado: 31 ago 2004, 11:33
O meu Carro:: BMW's

Mensagem por AMS »

Os carros são os dois nacionais?
BMW R 1200 GS LC | BMW 535 D E60 LCI | BMW 120 D E87
Anteriores:
BMW F 650 GS 2011 | BMW 123 D 2008 | BMW 525 D Touring 2006 | BMW 320 D Touring 2006 | BMW 525 D Touring 2005 | BMW 320 D 2005 | BMW 320 D Touring 2004 | BMW 320 Ci Cabrio 2003 | BMW 320 TD 2001 | BMW X5 3.0i 2000 | BMW 318 Tds 1999|

carlos xavier
Membro Junior
Registado: 09 abr 2005, 23:36

Mensagem por carlos xavier »

isso tem a ver com extras do carro
e39 530d pack m
e30 m50 insade :)

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Mensagem por JOFIMO »

Reich Escreveu:Boas,

Durante a tarde de hoje tive a oportunidade de ter lado a lado dois Bmw 525 TDS e39 mas de anos diferentes: 1996 e 1998.

Pelos menos identifiquei 3 diferenças:

1) Depósito líquido limpa pára-brisas:

- o de 1998 tem dois depósitos: um para água ou líquido próprio (1); outro para líquido limpa vidros mais concentrado / anti-congelante (2). ????? é para o lava farois

Imagem

- o de 1996 tem um mas com um indicador da quantidade;

O indicador de quantidade deveria existir no modelo de 1998?

2) Depósito do líquido de refrigeração:

- o de 1996 tem uma tubagem de borracha com saída e o que me parece um filtro por de baixo do depósito do líquido de refrigeração;

Imagem

Imagem

- o de 1998 não tem.

Imagem

Que peça / tubo é aquele?

3) Filtro de gasóleo (?):

- Junto ao que me parece o filtro de gasóleo, o de 1998 tem menos um acessório que o de 1996. Essa tubagem está ligada ao radiador.

- Fotos de 1996:

Imagem

Imagem

Imagem

- Fotos de 1998:

Imagem

Imagem

Imagem

De que se trata?

Porquê estas diferenças em carros que apesar de anos diferentes possuem igual mecânica?

Obrigado,
Cumps
Para que queres saber isso tudo? um tem EGR o outro não e existem algumas coisas diferentes entre os motores apesar de ser o mesmo bloco, mas como para responder tenho de andar a ver foto a foto (ao citar não dá) fico por aqui........
Cumps.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

Reich
Membro Iniciado

Mensagem por Reich »

Boas,

Não. O de 1996 teve primeira matrícula na Alemanha. O de 1998 é nacional.

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Mensagem por marco pires »

no primeiro caso os depósitos são diferentes porque um está equipado com lavagem intensiva, normalmente isso existe nos carros com xenon e por isso a existencia desse depósito extra.
neste caso não tem a ver com os anos dos carros, mas sim com o equipamento, ainda hoje é assim.

o tubo do ar ter uma ou duas entradas é indiferente, uns vem equipados só com uma outros com duas, não tem a ver com o ano, a norma para esses motores é vir com uma principal e uma secundária, pelo menos no realoem aparece sempre assim.

o pequeno filtro que está agarrado por baixo do depósito do liquido da refrigeração é o filtro do conversor de pressão, todos os 525tds tem isso, se o de 1998 não o tem é porque a mangueira já se soltou do conversor ou então está pendurado algures para baixo do motor, como eu disse todos tem que ter isso seja de que ano for.

no caso do filtro do diesel, a diferença tem a ver com o sensor de aquecimento, ambos os carros tem filtros de combustivel com aquecimento, acontece que no primeiro (o da foto de 1996), o sensor que regulava o aquecimento levava em linha de conta a temperatura do liquido da refrigeração, por isso o facto de estar ligado ao radiador, incluia tambem um sistema de drenagem do liquido do radiador quando o sensor a recebia em excesso.
no caso do modelo mais recente, esse sensor foi eliminado tendo em conta a melhoria da qualidade do combustivel mas principalmente uma gestão electronica do aquecimento do filtro, que assim deixava de depender de forma menos fiável da temperatura do liquido do radiador, é por isso que no modelo mais recente não existe esse acessório.

no geral e embora a mecanica seja a mesma, pequenos pormenores como estes foram sendo implantados ao longo dos anos como updates e upgrades para uma melhor gestão dos vários componentes e periféricos do motor.
marcopires@clubebmwportugal.com

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Reich
Membro Iniciado

Mensagem por Reich »

Março,

Muito obrigado pelos esclarecimentos!

Sintetizando: tenho que colocar o dito conversor de pressão!

Neste momento o meu carro (versão de 1998) não tem o tubo nem o filtro.

Quais os efeitos negativos para o funcionamento do motor?

Já agora aproveito para colocar outra questão:

- a versão de 1996 tem uma direcção super levezinha (está equipado com jante de 15).

- a versão de 1998 tem jante de 16, pneu 225 e suspensão desportiva (de origem).

Será que esta afinação condiciona tanto o peso da direcção? Esta direcção mais pesada embora seja muito útil em velocidades superiores não oferece tanto conforto na cidade.

Convivo bem com as duas, apenas pretendia saber se este maior peso é característico ou merece um reparo na oficina.

Obrigado.

marco pires
Moderador do Fórum

o conversor de pressão está lá, o que não está lá é o tubo com o filtro, vê este esquema:

Imagem

o conversor de pressão é a peça numero 15, e o tubo com o filtro é a peça 21 e 22.

o conversor tem que estar lá, mas lembro-me agora que o JOFIMO referiu a situação de haver motores destes sem EGR, neste caso e se o teu não tiver EGR então não tem este conversor, sobre esta situação espera que o JOFIMO te dê uma dica para sabermos se o teu carro tem ou não EGR, contudo e sendo de 1998 tenho quase a certeza que tem EGR.

tendo o teu carro EGR como acredito que tenha, nesse caso terá que ter o conversor, se não tivesse (a menos que seja um motor sem EGR e assim não precisar do conversor), entrava em safe (modo de segurança) e não tinha andamento nenhum.

quanto à direcção não tens qualquer problema com a mesma, a situação de teres uma direcção mais leve no de 1996 é porque este vem equipado com um extra, que é a direcção servotronic, o servotronic altera o nivel de assistencia consoante a velocidade, em baixas velocidades a direcção e muito mais leve, a velocidades mais altas fica mais pesada.
no caso do outro de 1998 se a direcção é mais pesada em cidade comparativamente com o de 1996, é porque não tem servotronic, significa isto que não potencia uma maior leveza a baixas velocidades, e por isso é que notas que é mais pesada nas manobras e a baixa velocidade.

o servotronic é um extra e não tem nada a ver com o ano dos carros, podia ter sido o inverso e teres o mais antigo sem servotronic o mais recente com o servotronic.
no meu caso por exemplo, tenho a 530 de 2001 com servotronic, e o 525tds sem isso, portanto é tudo uma questão dos extras com que saiu de fábrica.

não tens por isso que te preocupar, é mesmo assim.

ps- tendo o teu carro o conversor de pressão, e se não tiver o tubo com o filtro (poderá ter caido ou andar pendurado lá para baixo), não há grande razão para preocupações, o conversor vai buscar algum ar ao exterior, e o tubo com o filtro serve apenas para prevenir a entrada de impurezas, obviamente que é sempre aconselhável que tenha o filtro para não entrar lixo, mas tambem não é nada de urgencia ou que vá estragar algo assim de imediato.

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Mensagem por JOFIMO »

marco pires Escreveu:o conversor de pressão está lá, o que não está lá é o tubo com o filtro, vê este esquema:

Imagem

o conversor de pressão é a peça numero 15, e o tubo com o filtro é a peça 21 e 22.

o conversor tem que estar lá, mas lembro-me agora que o JOFIMO referiu a situação de haver motores destes sem EGR, neste caso e se o teu não tiver EGR então não tem este conversor, sobre esta situação espera que o JOFIMO te dê uma dica para sabermos se o teu carro tem ou não EGR, contudo e sendo de 1998 tenho quase a certeza que tem EGR.

tendo o teu carro EGR como acredito que tenha, nesse caso terá que ter o conversor, se não tivesse (a menos que seja um motor sem EGR e assim não precisar do conversor), entrava em safe (modo de segurança) e não tinha andamento nenhum.

quanto à direcção não tens qualquer problema com a mesma, a situação de teres uma direcção mais leve no de 1996 é porque este vem equipado com um extra, que é a direcção servotronic, o servotronic altera o nivel de assistencia consoante a velocidade, em baixas velocidades a direcção e muito mais leve, a velocidades mais altas fica mais pesada.
no caso do outro de 1998 se a direcção é mais pesada em cidade comparativamente com o de 1996, é porque não tem servotronic, significa isto que não potencia uma maior leveza a baixas velocidades, e por isso é que notas que é mais pesada nas manobras e a baixa velocidade.

o servotronic é um extra e não tem nada a ver com o ano dos carros, podia ter sido o inverso e teres o mais antigo sem servotronic o mais recente com o servotronic.
no meu caso por exemplo, tenho a 530 de 2001 com servotronic, e o 525tds sem isso, portanto é tudo uma questão dos extras com que saiu de fábrica.

não tens por isso que te preocupar, é mesmo assim.

ps- tendo o teu carro o conversor de pressão, e se não tiver o tubo com o filtro (poderá ter caido ou andar pendurado lá para baixo), não há grande razão para preocupações, o conversor vai buscar algum ar ao exterior, e o tubo com o filtro serve apenas para prevenir a entrada de impurezas, obviamente que é sempre aconselhável que tenha o filtro para não entrar lixo, mas tambem não é nada de urgencia ou que vá estragar algo assim de imediato.
Boas o filtro de ar do conversor todos os E39 usam (525 tds e td).
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

marco pires
Moderador do Fórum

está esclarecido :fixe

AMS
Membro Senior
Registado: 31 ago 2004, 11:33
O meu Carro:: BMW's

Mensagem por AMS »

Reich Escreveu:Boas,

Não. O de 1996 teve primeira matrícula na Alemanha. O de 1998 é nacional.
Para os diferentes mercados, há especificações de fábrica diferentes.

Eu tenho duas 525d's E61 (uma nacional e outra não) e entre elas também há diferencas no compartimento do motor.
BMW R 1200 GS LC | BMW 535 D E60 LCI | BMW 120 D E87
Anteriores:
BMW F 650 GS 2011 | BMW 123 D 2008 | BMW 525 D Touring 2006 | BMW 320 D Touring 2006 | BMW 525 D Touring 2005 | BMW 320 D 2005 | BMW 320 D Touring 2004 | BMW 320 Ci Cabrio 2003 | BMW 320 TD 2001 | BMW X5 3.0i 2000 | BMW 318 Tds 1999|

Responder

Voltar para “Série 5”