o conversor de pressão está lá, o que não está lá é o tubo com o filtro, vê este esquema:
o conversor de pressão é a peça numero 15, e o tubo com o filtro é a peça 21 e 22.
o conversor tem que estar lá, mas lembro-me agora que o JOFIMO referiu a situação de haver motores destes sem EGR, neste caso e se o teu não tiver EGR então não tem este conversor, sobre esta situação espera que o JOFIMO te dê uma dica para sabermos se o teu carro tem ou não EGR, contudo e sendo de 1998 tenho quase a certeza que tem EGR.
tendo o teu carro EGR como acredito que tenha, nesse caso terá que ter o conversor, se não tivesse (a menos que seja um motor sem EGR e assim não precisar do conversor), entrava em safe (modo de segurança) e não tinha andamento nenhum.
quanto à direcção não tens qualquer problema com a mesma, a situação de teres uma direcção mais leve no de 1996 é porque este vem equipado com um extra, que é a direcção servotronic, o servotronic altera o nivel de assistencia consoante a velocidade, em baixas velocidades a direcção e muito mais leve, a velocidades mais altas fica mais pesada.
no caso do outro de 1998 se a direcção é mais pesada em cidade comparativamente com o de 1996, é porque não tem servotronic, significa isto que não potencia uma maior leveza a baixas velocidades, e por isso é que notas que é mais pesada nas manobras e a baixa velocidade.
o servotronic é um extra e não tem nada a ver com o ano dos carros, podia ter sido o inverso e teres o mais antigo sem servotronic o mais recente com o servotronic.
no meu caso por exemplo, tenho a 530 de 2001 com servotronic, e o 525tds sem isso, portanto é tudo uma questão dos extras com que saiu de fábrica.
não tens por isso que te preocupar, é mesmo assim.
ps- tendo o teu carro o conversor de pressão, e se não tiver o tubo com o filtro (poderá ter caido ou andar pendurado lá para baixo), não há grande razão para preocupações, o conversor vai buscar algum ar ao exterior, e o tubo com o filtro serve apenas para prevenir a entrada de impurezas, obviamente que é sempre aconselhável que tenha o filtro para não entrar lixo, mas tambem não é nada de urgencia ou que vá estragar algo assim de imediato.