Arranque em subida. Embraiagem a entregar a alma?

Secção para modelos Série 5

Moderador: Staff

Responder
rafias
Membro Gold
Mensagens: 1722
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09
Localização: Brandoa, Amadora

Arranque em subida. Embraiagem a entregar a alma?

Mensagem por rafias »

Boas pessoal,

Numa tentativa de demonstrar à minha mulher que não deve ter receio de carregar no acelerador para arrancar numa subida acabei por acelerar demasiado (3000 rpm) enquanto tirava lentamente o pé da embraiagem. A verdade é que nos dias seguintes fiquei com a sensação que a embraiagem pega mais suavemente. Pode ser só impressão... :? :think Será que acabei por diminuir drasticamente o tempo de vida da minha embraiagem?
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

Avatar do Utilizador
navigator
Membro Gold
Mensagens: 1445
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Re: Arranque em subida. Embraiagem a entregar a alma?

Mensagem por navigator »

Se não é só impressão, deve ter "polido" mais a embraiagem e perdido um pouco coeficiente de fricção com o calor, não é?

Numa subida desgastar muito a embraiagem, não acredito.
Imagem

rafias
Membro Gold
Mensagens: 1722
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09
Localização: Brandoa, Amadora

Re: Arranque em subida. Embraiagem a entregar a alma?

Mensagem por rafias »

Obrigado navigator pela tua opinião. Entretanto descobri uma coisa que me pôs a pensar. Vejam a descrição das embraiagens dos e39 retirado da secção Value&Care no que diz respeito ao serviço "Substituição da Embraiagem":
Para manter a eficiência das passagens de caixa: as embraiagens originais BMW aplicadas neste serviço conferem as exigências de alta performance e durabilidade, como o provam os extensivos testes de resistência. Enquanto aprecia o inigualável som e conforto característicos, apenas é necessária uma pressão mínima no pedal para precisas e rápidas passagens de caixa. As embraiagens originais BMW são auto-afináveis, assegurando um funcionamento óptimo sem necessidade de manutenção, são isentas de amianto e desde 2003 que não contêm chumbo. Uma média de duração prolongada assegura que o típico prazer de condução se mantém como uma qualidade duradoura do seu BMW.

...
Talvez foi a auto-afinação que mudou o "feeling" sobre o pedal da embraiagem e o novo modo mais suave com que pega na transmissão. :think Alguém sabe explicar a tecnologia por trás dessa auto-afinação? Mestres dos e39 JOFIMO e Marco, alguma ideia?
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: Arranque em subida. Embraiagem a entregar a alma?

Mensagem por marco pires »

a auto afinação tem a ver com a situação de ser hidraulica, logo não tem afinação manual.

lembras-te de antigamente ter-se que afinar o cabo da embraiagem? neste caso e por ter auto afinação já não dá para fazer isso.

a embraiagem está sempre afinada e uma das coisas que se nota quando está a chegar ao fim da vida, é o pedal pegar muito em cima.

vê este video com a explicação completa:

http://www.youtube.com/watch?v=1Mm1Tr26ZIE
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

rafias
Membro Gold
Mensagens: 1722
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09
Localização: Brandoa, Amadora

Re: Arranque em subida. Embraiagem a entregar a alma?

Mensagem por rafias »

Bom video. Fiquei esclarecido. Então agora é só ficar atento quando é o pedal de embraiagem vai começar a pegar em cima. Outra nota do sucedido há dias: Havia algum cheiro a embraiagem queimada assim que o estacionei na garagem :(
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

JOFIMO
Membro Gold
Mensagens: 5176
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20
Localização: Perto da Capital

Re: Arranque em subida. Embraiagem a entregar a alma?

Mensagem por JOFIMO »

rafias Escreveu:Bom video. Fiquei esclarecido. Então agora é só ficar atento quando é o pedal de embraiagem vai começar a pegar em cima. Outra nota do sucedido há dias: Havia algum cheiro a embraiagem queimada assim que o estacionei na garagem :(
Normal se lhe "deste" 3000 rpm para arrancar o cheiro tinha de aparecer , e como o Marco já meteu um video (não abri, mas os nossos carros não usam esse tipo de disco) mas como a embreagem é SAC, o desgaste nota-se com com o pegar mais acima e com o começar a patinar e custar a trocar de velocidades da caixa.....
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: Arranque em subida. Embraiagem a entregar a alma?

Mensagem por marco pires »

ganda maluco, meter o carro nas 3000rpm para explicar à maria a cena do arranque nas subidas :lol1

quanto ao cheiro é normal tal como disse o JOFIMO, depois de uma escáfia dessas a embraiagem aqueceu e começou a deitar esse cheiro a ferodo, se reparares em filas de transito prolongadas e abrires os vidros vais notar cheiro vindo um pouco de todos os carros, pois tal como aconteceu contigo começa a aquecer a embraiagem e provoca esse cheiro.

nas faças é mais isso, senão queimas a embraiagem e ficas com as calças na mão :lol:
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Avatar do Utilizador
jaydee
Membro Juvenil
Mensagens: 147
Registado: 01 set 2010, 13:41
O meu Carro:: BMW 530d e39 - 1998/12
Localização: Ermesinde

Re: Arranque em subida. Embraiagem a entregar a alma?

Mensagem por jaydee »

no meu caso, se tiver muito tempo no transito o carro treme ao arrancar.
Tambem já são 15 anos e 247 mil km, não sei se o anterior dono mudou alguma vez a embraiagem.

JOFIMO
Membro Gold
Mensagens: 5176
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20
Localização: Perto da Capital

Re: Arranque em subida. Embraiagem a entregar a alma?

Mensagem por JOFIMO »

jaydee Escreveu:no meu caso, se tiver muito tempo no transito o carro treme ao arrancar.
Tambem já são 15 anos e 247 mil km, não sei se o anterior dono mudou alguma vez a embraiagem.
Boas não acredito que possa ser a original..mas tudo é possível depende do tratamento dado durante a utilização do mesmo, mas esse trepidar tem a ver com o volante bimassa quando chegar a altura da troca tem de levar tudo novo
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: Arranque em subida. Embraiagem a entregar a alma?

Mensagem por marco pires »

exatamente, isso é do bimassa.

chama-se a essa tremideira de "repelar" na giria.

prepara é uma nota preta para o bimassa!
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Avatar do Utilizador
navigator
Membro Gold
Mensagens: 1445
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Re: Arranque em subida. Embraiagem a entregar a alma?

Mensagem por navigator »

Marco, isso era antigamente, que um bimassa custava 1000€. Ora repara nos preços actuais. Desculpem a publicidade mas são bons preços e o site é rápido de pesquisar.

Uns 180€ para kit embraiagem:
http://www.mister-auto.pt/pt/kit-de-emb ... _g479.html

Uns 600€ para o bimassa:
http://www.mister-auto.pt/pt/volante-do ... _g577.html

Pronto, 1000€ se a mão de obra for barata.
Imagem

rafias
Membro Gold
Mensagens: 1722
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09
Localização: Brandoa, Amadora

Re: Arranque em subida. Embraiagem a entregar a alma?

Mensagem por rafias »

JOFIMO Escreveu:
rafias Escreveu:Bom video. Fiquei esclarecido. Então agora é só ficar atento quando é o pedal de embraiagem vai começar a pegar em cima. Outra nota do sucedido há dias: Havia algum cheiro a embraiagem queimada assim que o estacionei na garagem :(
Normal se lhe "deste" 3000 rpm para arrancar o cheiro tinha de aparecer , e como o Marco já meteu um video (não abri, mas os nossos carros não usam esse tipo de disco) mas como a embreagem é SAC, o desgaste nota-se com com o pegar mais acima e com o começar a patinar e custar a trocar de velocidades da caixa.....
Obrigado a todos pelas informações e conselhos. JOFIMO, neste momento apenas tenho dificuldade em meter 2ª => 3ª em 5% das tentativas. Das vezes que tenho dificuldade, a manete de mudanças sai de 2ª mas depois não entra na 3ª. Tenho de deixar a manete em ponto morto, soltar o pedal de embraiagem, voltar a pisar o pedal de embraiagem e meter a 3ª. Agora já me habituei a fazer a mudança para 3ª de forma pausada e não de uma vez. Isso reduziu o número de tentativas falhadas consideravelmente. JOFIMO achas que isso tem a ver com o desgaste da embraiagem ou é feitio do carro? Que eu me lembre, há 6 anos quando o comprei não fazia isso. Quanto a patinar, ainda não tem esse sintoma. Neste momento o carro tem 174000 Km e 12 anos.

Marco, podes crer que já não farei mais uma cena dessas. Tenho de ter mais calma. É que as vezes exalto-me e faço coisas sem pensar. Já sei que não dou para instrutor de condução :(. A minha Maria comprou um pacote de 30 aulas de condução e agora está a conduzir todos os dias :fixe. É que ela já não conduzia há 15 anos!!
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

Marco c
Membro Senior
Mensagens: 713
Registado: 23 mai 2011, 13:49
O meu Carro:: 320td 02 m3 e46 03

Re: Arranque em subida. Embraiagem a entregar a alma?

Mensagem por Marco c »

ensinar a conduzir não é só saber conduzir...geralmente quanto mais se sabe menos paciencia se tem para ensinar. Não adianta zangar nem querer que saia bem à primeira, é ir passando do facil para o dificil progressivamente. ensina a acelerar o suficiente para não tremer e subir a embraiagem progressivamente para quem começa é quase com estar com ela parada a fazer uma pausa...dai é ir repetindo e limando arestas nos timings.
Com a escafia que deste no carro de uma só vez até nem achas as aulas caras :lol1

rafias
Membro Gold
Mensagens: 1722
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09
Localização: Brandoa, Amadora

Re: Arranque em subida. Embraiagem a entregar a alma?

Mensagem por rafias »

O problema da dificuldade em trocar mudanças (especialmente de 2ª para 3ª) está resolvido!!!! Era o cardan (ou flector) do eixo de transmissão que já tinha muita folga, e que interferia com o funcionamento dos sincronizadores da caixa de velocidades. Trocado o mesmo, as mudanças ficaram como novas!!
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

Responder

Voltar para “Série 5”