O que provocará os sitomas que passo a descrever?...

Secção para modelos Série 5

Moderador: Staff

Responder
bmwe34091994
Membro Iniciado
Registado: 09 dez 2007, 22:53

O que provocará os sitomas que passo a descrever?...

Mensagem por bmwe34091994 »

BMW 525 TDS E34 de 08/1994.

- O ralenti está certinho em frio ou em quente.
- Com o carro parado começo a acelerar lentamente, e +/- das 800 rotações até cerca das 950, o motor fica a trabalhar irregularmente como se estivesse descompensado a "faltar-lhe algum cilindro" e sentimos o carro a "balouçar".
- Apartir das 950 rotações o motor parece já trabalhar normal não transmitindo a vibração de balouçar à carroçaria. Ao mesmo tempo que isto acontece (logo que se começa a acelerar ao ralenti não), ouve-se um "tac tac toc toc tac tac..." que também parece desaparecer com o subir das rotações acima das 1200/1300.

- Outro sintoma que o motor tem: Quando vamos em recuperação ou em andamento normal em 3ª, 4ª ou 5ª, quando as rotações passam pelas 1500 até +-1700 (mesmo sem esforço ou seja a descer ou recta sem subida), parece sentir-se uma falha de força/potência de motor. Passando as 1700/1800 o motor parece não ter nada e em altas rotações e velocidade de ponta parece estar normal.

De referir ainda que estes sintomas apareceram ao mesmo tempo, depois de uma viagem de Lisboa ao Algarve sempre em auto estrada sem parar na média dos 140/150. Não me apercebi de nada durante a viagem. Quando cheguei parei o carro à porta de casa para descarregar as malas etc. Quando 15 minutos depois vou estacionar o carro estava com estes sintomas. Preocupado fui logo dar uma volta com o carro e detectei também as pequenas falhas de força por volta das 1500/1700 rotações, parecendo o carro normal em altas. De referir que depois de isto começar já fiz uns 1700 kms com o carro e os sintomas mantêm-se constantes. Por vezes (poucas) o "tac tac tac toc toc toc" refrido acima parece que se deixa de ouvir, mas mais tarde acaba por fazer-se ouvir.
Acerca de um ano e meio o carro levou uma bomba injectora nova tendo feito mais ou menos 30.000kms.

Apelo aos menbros do Clube com experiência deste motor que por favor me dêm a vossa opinião sobre estas anomalias.

Antecipadamente grato pela vossa atenção dispensada a este caso fico à espera dos vossos comentários.

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Re: O que provocará os sitomas que passo a descrever?...

Mensagem por marco pires »

apesar da bomba ser relativamente nova como disseste, pode dar-se o caso de estar com um problema no potenciometro ou então estar precisar de um ajuste no débito.

contudo aparenta-me mais ser um problema nos injectores, só vais conseguir saber ao certo o que se trata levando o carro à maquina, mas francamente cheira-me a algum injector marado.
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

navigator
Membro Gold
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Mensagem por navigator »

Se puderes experimenta um medidor de massa de ar (MAF) de outro carro com motor igual que esteja com saúde. Pode ser disso e facilmente trocas e fazes o teste.
Imagem

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Mensagem por marco pires »

Os E34 não tem MAF :sly
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

CSIMAO
Membro Juvenil
Registado: 17 fev 2012, 20:11
O meu Carro:: BMW E36 318TDS COMPACT

Mensagem por CSIMAO »

navigator Escreveu:Se puderes experimenta um medidor de massa de ar (MAF) de outro carro com motor igual que esteja com saúde. Pode ser disso e facilmente trocas e fazes o teste.
Este motor nos E34 não têm maf, só o 25tds do E39 é que têm.
A não ser que o user tenha feito um swap de motor de um E39, nesse caso seria diferente.
Logo maf à partida não é (a não ser que tenhas o motor do 525 TDS E39), mas parece ser algum problema de injecção...

Experimenta ligar à máquina para veres que erros aparecem.
Cumps :lovebmw
BMW E36 318TDS COMPACT ///M
Imagem

bmwe34091994
Membro Iniciado
Registado: 09 dez 2007, 22:53

Mensagem por bmwe34091994 »

Olá boa tarde.
De facto este motor não tem MAF (medidor de massa de ar). À partida eu também estava inclinado para injectores e agora apercebi-me de vestigios de gasóleo no injector electrónico junto ao fio que sai do mesmo, não sei se isto poder ter algum significado? Mas será que o tal "tac, toc,tac, toc.." pode ser provocado por algum tipo de avaria de injectores? E este ruído só e perceptivel se estivermos dentro do carro, ou seja junto ao carro a trabalhar e capô aberto, não nos apercebemos dele.
Alguém conhece na zona de Sacavém/Bobadela uma casa/oficina com máquina para fazer os respectivos testes?
Obrigado.
Cumps.

525_tds
Membro Gold
Registado: 15 mar 2005, 22:56
O meu Carro:: BMW

Mensagem por 525_tds »

bmwe34091994 Escreveu:BMW 525 TDS E34 de 08/1994.

- O ralenti está certinho em frio ou em quente.
- Com o carro parado começo a acelerar lentamente, e +/- das 800 rotações até cerca das 950, o motor fica a trabalhar irregularmente como se estivesse descompensado a "faltar-lhe algum cilindro" e sentimos o carro a "balouçar".
- Apartir das 950 rotações o motor parece já trabalhar normal não transmitindo a vibração de balouçar à carroçaria. Ao mesmo tempo que isto acontece (logo que se começa a acelerar ao ralenti não), ouve-se um "tac tac toc toc tac tac..." que também parece desaparecer com o subir das rotações acima das 1200/1300.

- Outro sintoma que o motor tem: Quando vamos em recuperação ou em andamento normal em 3ª, 4ª ou 5ª, quando as rotações passam pelas 1500 até +-1700 (mesmo sem esforço ou seja a descer ou recta sem subida), parece sentir-se uma falha de força/potência de motor. Passando as 1700/1800 o motor parece não ter nada e em altas rotações e velocidade de ponta parece estar normal.

De referir ainda que estes sintomas apareceram ao mesmo tempo, depois de uma viagem de Lisboa ao Algarve sempre em auto estrada sem parar na média dos 140/150. Não me apercebi de nada durante a viagem. Quando cheguei parei o carro à porta de casa para descarregar as malas etc. Quando 15 minutos depois vou estacionar o carro estava com estes sintomas. Preocupado fui logo dar uma volta com o carro e detectei também as pequenas falhas de força por volta das 1500/1700 rotações, parecendo o carro normal em altas. De referir que depois de isto começar já fiz uns 1700 kms com o carro e os sintomas mantêm-se constantes. Por vezes (poucas) o "tac tac tac toc toc toc" refrido acima parece que se deixa de ouvir, mas mais tarde acaba por fazer-se ouvir.
Acerca de um ano e meio o carro levou uma bomba injectora nova tendo feito mais ou menos 30.000kms.

Apelo aos menbros do Clube com experiência deste motor que por favor me dêm a vossa opinião sobre estas anomalias.

Antecipadamente grato pela vossa atenção dispensada a este caso fico à espera dos vossos comentários.
Isso tem de ser bem diagnosticado, mas esses sintomas podem ter a ver com o avanço da bomba, ainda para mais dizes que foi substituída recentemente.

Responder

Voltar para “Série 5”