E39 - suspensão desnivelada

Secção para modelos Série 5

Moderador: Staff

Responder
ejcc
Membro Iniciado
Registado: 11 nov 2013, 15:01
O meu Carro:: BMW 530dA E39 - 2002/05

E39 - suspensão desnivelada

Mensagem por ejcc »

Ola pessoal, a minha touring anda com uns sintomas um tanto esquesitos, recentemente um familiar que vinha a conduzir atrás de mim avisou-me que a carrinha está literalmente a pender para o lado direito. Achei a situação estranha até por nunca ter notado nada. O que é certo é que fiquei com aquilo na cabeça e tive de confirmar.

Ora, carro estacionado em plano nivelado (garagem), vamos lá buscar a fita métrica, medições feitas e resultados pouco animadores.
No eixo frontal a carroçaria está mais baixa quase 2 cm do lado do passageiro em relação ao do condutor, já no eixo traseiro a diferença ronda cerca de 1,5cm. São números bastante elevados, mas serão resultado de que? Amortecedores frontais? Amortecedores traseiros? Molas (frente ou autonivelante atras) Outra causa qualquer?

Fiz uma inspeção visual aos amortecedores e não vejo fugas, as molas parecem-me totalmente integras, a carrinha em curva tem uma estabilidade muito boa , a suspensão pneumática traseira não dá qualquer erro no quadrante..ainda não levei ao mecânico porque não quero que sejam trocadas peças infinitas até o problema estar solucionado. Resta dizer que tem suspensão m-technik de origem e que não tenho histórico de troca de amortecedores.
Entretanto tambem vou pesquisando por outros foruns...
Aceitam-se palpites, experiencias...ou postas de pescada :roll:

jmcdpereira
Membro Gold
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto

Re: E39 - suspensão desnivelada

Mensagem por jmcdpereira »

Posta de pescada:
Vai dar uma volta com o carro e mede de novo.
Estar mais baixo 1 ou 2 cm não me parece grave, pode ser simplesmente devido ao peso do condutor, esses 1 ou 2 cms não são visíveis com o carro em andamento, é estranho terem dado por isso.
Mede de novo e desta vez leva um pendura na volta e só saem do carro na garagem para os amortecedores recuperarem por igual.
A minha carrinha mesmo a olho nota-se que por vezes fica mais baixa de um lado, depende do meu almoço ou da ultima curva que fiz.
Assim de repente não me parece grave
Imagem
Imagem :(

ejcc
Membro Iniciado

Mensagem por ejcc »

jmcdpereira Escreveu:Posta de pescada:
Vai dar uma volta com o carro e mede de novo.
Estar mais baixo 1 ou 2 cm não me parece grave, pode ser simplesmente devido ao peso do condutor, esses 1 ou 2 cms não são visíveis com o carro em andamento, é estranho terem dado por isso.
Mede de novo e desta vez leva um pendura na volta e só saem do carro na garagem para os amortecedores recuperarem por igual.
A minha carrinha mesmo a olho nota-se que por vezes fica mais baixa de um lado, depende do meu almoço ou da ultima curva que fiz.
Assim de repente não me parece grave
O peso do condutor neste caso n tem inflência porque a carrinha está mais baixa do lado do passageiro. Aproveitei o sabado para mudar a bateria da carrinha (é como enfiar um elefante num buraco de uma fechadura :shock: ) e depois do trabalho feito e da carrinha repousar uns bons minutos é que fiz a medição. E embora 2 cm pareçam pouco, nota-se perfeitamente a olho nu quando ela está parada em piso nivelado.
Estou confuso...se alguém aqui do forum tiver uma carrinha com a mesma configuração da minha..confirmem-me se as vossas estão niveladas.. :roll:

jmcdpereira
Membro Gold
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto

Mensagem por jmcdpereira »

Por acaso percebi mal, percebi que era do lado do condutor.
Agora já reli.
A minha principalmente atrás tem sempre uma diferença.
Imagem
Imagem :(

rodrigues81
Membro Gold
Registado: 16 fev 2010, 18:05
O meu Carro:: bmw 320d e46

Mensagem por rodrigues81 »

Na minha opinião isso pode ser molas ou amortecedores ou até os topos dos amortecedores.
A carrinha do meu pai (e46) na traseira tinha uma diferença de cerca de 2 cm do lado direito para o esquerdo, era uma das molas que estava pasmada, troquei as molas traseiras e ficou impéc.
No meu tinha uma diferença de cerca de 1cm na frente, quando troquei de amortecedores ficou igual dos dois lados.
O melhor site de pneus!
Experimentem!

http://www.toopneus.com/?parrain=RR180244H

ejcc
Membro Iniciado

Mensagem por ejcc »

Aqui a uns tempos tive o maravilhoso aviso no quadrante de falha na suspensão auto nivelante..mas foi embora tão depressa como veio (bastou desligar e ligar e o aviso desapareceu).

Ora se tivesse algum problema na suspensão pneumatica provavelmente teria um aviso no quadrante. A questão é que a diferença é nos dois eixos. Provavelmente vou precisar de amortecedores à frente, mas custa-me a acreditar que os amortecedores sejam o problema....

L.Sousa
Membro Gold
Registado: 26 jan 2010, 17:53
O meu Carro:: BMW 523i E39 - 1998/12

Mensagem por L.Sousa »

O meu tb tem um desnível atrás, mais baixo do lado do pendura. Acho que se fizerem uma procura muita gente se queixa, penso que estou a precisar de mudar sinoblocos atrás do lado do passageiro, não se esqueçam que a estrada desse lado é a mais esburacada...
Imagem

ejcc
Membro Iniciado

Mensagem por ejcc »

Quando penso que um carro destes na altura custaria entre 60k/70k fico parvo com certos "problemas crónicos" :lol1

Quando tiver mais t€mpo vou trocar de amortecedores à frente e dar uma olhadela aos sensores de nivelamento traseiros, talvez a causa seja essa...

e por falar em sinoblocos, tenho de fazer uma revisão completa aos braços e sinoblocos porque a baixa velocidade a carrinha abana (a sensação é parecida à de um pneu(s) descalibrado(s))..mas lá está, parece que é mais um problema crónico :P

525_tds
Membro Gold
Registado: 15 mar 2005, 22:56
O meu Carro:: BMW

Mensagem por 525_tds »

ejcc Escreveu:Quando penso que um carro destes na altura custaria entre 60k/70k fico parvo com certos "problemas crónicos" :lol1

Quando tiver mais t€mpo vou trocar de amortecedores à frente e dar uma olhadela aos sensores de nivelamento traseiros, talvez a causa seja essa...

e por falar em sinoblocos, tenho de fazer uma revisão completa aos braços e sinoblocos porque a baixa velocidade a carrinha abana (a sensação é parecida à de um pneu(s) descalibrado(s))..mas lá está, parece que é mais um problema crónico :P
Não é problema crónico, é velhice e desgaste.
Todos os carros precisam de rótulas e casquilhos com o uso, só que nestes é mais caro principalmente quando envolve trocar os braços por folga nas rotulas, e os braços são de aluminio e originais obriga sempre a despender pelo menos 60 euros por cada um.

ejcc
Membro Iniciado

Mensagem por ejcc »

525_tds Escreveu:
ejcc Escreveu:Quando penso que um carro destes na altura custaria entre 60k/70k fico parvo com certos "problemas crónicos" :lol1

Não é problema crónico, é velhice e desgaste.
Todos os carros precisam de rótulas e casquilhos com o uso, só que nestes é mais caro principalmente quando envolve trocar os braços por folga nas rotulas, e os braços são de aluminio e originais obriga sempre a despender pelo menos 60 euros por cada um.
Falo em problemas crónicos quando vejo coisas como, problemas suspensão pneumática, bancos que torcem, niveladores das opticas que partem, várias borrachas que de desfazem (só falando em problemas crónicos bem documentados e que já tive/tenho na minha carrinha).
De resto é obvio que braços, rótulas, casquilhos são constantemente castigados e que carecem de serem substituídos mais cedo ou mais tarde.

Responder

Voltar para “Série 5”