Erros nos meu E39 530d

Secção para modelos Série 5

Moderador: Staff

noosphere
Membro Junior
Registado: 21 ago 2010, 19:14
O meu Carro:: BMW 530d [E39]

Erros nos meu E39 530d

Mensagem por noosphere »

Boas pessoal,
Este fim de semana estive a ver os erros e deparei-me com este sacana!!!

Código: Selecionar todos

7728 Charge-air pressure control or charge-air pressure actuator
Error frequency : 4
Logistic counter: 19
Error occured 1. times at:
Engine speed 2222.78 1/min
Coolant temperature 53.87 Grad C
Einspritzmenge 28.16 mm^3
Boost pressure 1136.00 mbar
Fehler aufgetreten bei 182960.00 km
Error occured 2. times at:
Engine speed 2197.80 1/min
Coolant temperature 94.15 Grad C
Einspritzmenge 30.72 mm^3
Boost pressure 1184.00 mbar
Fehler aufgetreten bei 182990.00 km
Error occured 3. times at:
Engine speed 2222.78 1/min
Coolant temperature 83.91 Grad C
Einspritzmenge 30.72 mm^3
Boost pressure 1216.00 mbar
Fehler aufgetreten bei 183120.00 km
Error not present
Sporadic error
pos. deviation / Boost pressure to low
Errorcode: 1E
O que acham que possa ser isto? Efectivamente noto por vezes uma perca de rendimento... :ajuda

Obrigado pessoal

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Re: Erros nos meu E39 530d

Mensagem por marco pires »

7728 Charge-air pressure control or charge-air pressure actuator - Reservatório do vácuo do turbo, peça OEM 11652247620 - não tem arranjo, tem que ser nova.
Error frequency : 4 - velas queimadas ou relé das velas queimado.

o resto são dados de quando ocorreram os erros a que temperatura e rotações, etc.

básicamente tens que meter um reservatório de vacuo novo, é natural que notes uma perda de rendimento pois esta peça é fundamental para o bom funcionamento do turbo.
a outra coisa é veres o relé das velas e se está tudo ok, se estiver então mete umas velas novas, mas se fosse eu não me preocupava muito com isso, os common rail ligam bem a frio mesmo com as velas todas queimadas e sem stress ou qualquer dano para o funcionamento do motor, eu já tenho as velas da 530d queimadas quase à um ano e sempre pegou sem qualquer stress.
mau seria em modelos mais recentes onde as velas continuam a funcionar durante o primeiro ou segundo minuto logo após ligar o motor para ajudar na eficácia da combustão, no caso dos nossos motores isso não acontece e portanto só servem mesmo no ligar a frio.

este pequeno erro confirma a avaria no actuador de vacuo: pos. deviation / Boost pressure to low, básicamente o que diz é que a pressão do turbo está demasiado baixa.
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

noosphere
Membro Junior

Mensagem por noosphere »

Que resposta de luxo :)
Marco, o meu muito obrigado e vou já começar hj a tratar disso... Não me parece que a peça em questão haja na concorrência... ou há? tens conhecimento disso?
Já que vou meter a mão na massa, vou aproveitar para mudar os tubos de vácuo que estão em toda esta ligação:

A questão é... nesta medidas, qual é a medida interna do tubo dos items 9 / 10 / 11?
Imagem
Imagem

Será 2 / 1,8 / 2?
sabem de alguma loja que venda ao metro? é que provavelmente será mais barato do que na BMW

Mais uma vez, obrigado por toda a ajuda.

Luis

Junglas
Membro Gold
Registado: 11 nov 2012, 21:15
O meu Carro:: BMW E46 - 330cd

Mensagem por Junglas »

marco pires Escreveu: Error frequency : 4 - velas queimadas ou relé das velas queimado.
Tás no gozo marco, certo? :D

Erro frequency é o numero de vezes que aquele erro em particular ocorreu. Daí teres 4 entradas descritivas das condições em que o erro ocorreu.

Error occured 1. times at: <- Da primeira vez que ocorreu :
Engine speed 2222.78 1/min <-- Rotação do motor quando o erro ocorreu
Coolant temperature 53.87 Grad C <- Temperatura do líquido de refrigeração quando o erro ocorreu
Einspritzmenge 28.16 mm^3 <-- Débito de combustível
Boost pressure 1136.00 mbar <-- Pressão na admissão
Fehler aufgetreten bei 182960.00 km <-- Kilometragem em que ocorreu o erro

No fim tem a indicação de que o erro não está presente no momento do diagnóstico.

Há um erro adicional, esporádico, de falta de pressão. Este erro é uma consequência dos anteriores. ;)

De resto, é trocar a valvula que o marco indicou, limpar a memoria de erros e verificar se está tudo ok.
Esta informação depois repete-se mais três vezes, indicando as características especificas de cada ocorrência do erro.
2005 - BMW 330cd ///M Sport Imagem

noosphere
Membro Junior

Mensagem por noosphere »

Junglas Escreveu:
marco pires Escreveu: Error frequency : 4 - velas queimadas ou relé das velas queimado.
Tás no gozo marco, certo? :D

Erro frequency é o numero de vezes que aquele erro em particular ocorreu. Daí teres 4 entradas descritivas das condições em que o erro ocorreu.

Error occured 1. times at: <- Da primeira vez que ocorreu :
Engine speed 2222.78 1/min <-- Rotação do motor quando o erro ocorreu
Coolant temperature 53.87 Grad C <- Temperatura do líquido de refrigeração quando o erro ocorreu
Einspritzmenge 28.16 mm^3 <-- Débito de combustível
Boost pressure 1136.00 mbar <-- Pressão na admissão
Fehler aufgetreten bei 182960.00 km <-- Kilometragem em que ocorreu o erro

No fim tem a indicação de que o erro não está presente no momento do diagnóstico.

Há um erro adicional, esporádico, de falta de pressão. Este erro é uma consequência dos anteriores. ;)

De resto, é trocar a valvula que o marco indicou, limpar a memoria de erros e verificar se está tudo ok.
Esta informação depois repete-se mais três vezes, indicando as características especificas de cada ocorrência do erro.
Essas das 4 vezes eu achei estranho... e mais estranho achei pq efectivamente tambem tenho esse erro no meu carro :)

Código: Selecionar todos

13573 glow device
Error frequency : 22
Logistic counter: 39
Error occured 1. times at:
Engine speed 824.18 1/min
Coolant temperature 46.36 Grad C
Einspritzmenge 7.17 mm^3
RPC rail pressure 409.64 bar
Fehler aufgetreten bei 180820.00 km
Error occured 2. times at:
Engine speed 824.18 1/min
Coolant temperature 46.36 Grad C
Einspritzmenge 11.26 mm^3
RPC rail pressure 427.71 bar
Fehler aufgetreten bei 183030.00 km
Error occured 3. times at:
Engine speed 849.15 1/min
Coolant temperature 10.18 Grad C
Einspritzmenge 16.90 mm^3
RPC rail pressure 379.52 bar
Fehler aufgetreten bei 183230.00 km
Error present
Portanto acabou por dar jeito na mesma. :)

Junglas
Membro Gold

Mensagem por Junglas »

noosphere Escreveu: Portanto acabou por dar jeito na mesma. :)
Pois, mas não estava indicado lá em cima... Daí o meu comentário.

cap
Membro Gold
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02

Mensagem por cap »

De tudo o que pode acontecer para causar erros no circuito de controlo de boost, o acumulador de vácuo é o menos provável.
Imagem

noosphere
Membro Junior

Mensagem por noosphere »

cap Escreveu:De tudo o que pode acontecer para causar erros no circuito de controlo de boost, o acumulador de vácuo é o menos provável.
O que poderá ser mais Cap?

Obrigado.
Luis

Junglas
Membro Gold

Mensagem por Junglas »

tubos de vácuo ?

cap
Membro Gold

Mensagem por cap »

Tubos de vácuo, válvula que doseia o vácuo (pode ser trocada com a da egr [são iguais] para teste), actuador da geometria variável com o "pulmão" furado e/ou com fuga, geometria a começar a prender. Até um problema no depressor poderia ser mas isso notava-se primeiro na falta de assistência à travagem.
Imagem

noosphere
Membro Junior

Mensagem por noosphere »

Que peça é essa a que te referes que pode ser trocada com a da EGR?
Quando te referes ao actuador... é a wastgate que está acoplada ao turbo?

cap
Membro Gold

Mensagem por cap »

Não é uma wastegate, pois não existe qualquer bypass à turbina. A malta usa esse nome mas é errado. ;) Wastegate é nos turbos sem geometria variável, onde após ser atingida a pressão desejada, alguns dos gases fazem bypass à turbina, daí o nome.. Porta do desperdício. :lol: Mas sim, trabalha directamente no core do turbo, no mecanismo da geometria variável.

A válvula que pode ser trocada com a da egr é a que tem os 2 tubos de vácuo ligados e a ficha eléctrica, um que vem do acumulador de vácuo e o outro que vai para o actuador da geometria (que se parece com um actuador de wastegate, é um "pulmão" pneumático que fecha a geometria conforme recebe vácuo). É a válvula que doseia o vácuo, comendada pela ECU.
Imagem

noosphere
Membro Junior

Mensagem por noosphere »

cap Escreveu:Não é uma wastegate, pois não existe qualquer bypass à turbina. A malta usa esse nome mas é errado. ;) Wastegate é nos turbos sem geometria variável, onde após ser atingida a pressão desejada, alguns dos gases fazem bypass à turbina, daí o nome.. Porta do desperdício. :lol: Mas sim, trabalha directamente no core do turbo, no mecanismo da geometria variável.

A válvula que pode ser trocada com a da egr é a que tem os 2 tubos de vácuo ligados e a ficha eléctrica, um que vem do acumulador de vácuo e o outro que vai para o actuador da geometria (que se parece com um actuador de wastegate, é um "pulmão" pneumático que fecha a geometria conforme recebe vácuo). É a válvula que doseia o vácuo, comendada pela ECU.
Não é a peça numero 1 que está na imagem que meti acima?

cap
Membro Gold

Mensagem por cap »

A peça #1 é a válvula que doseia o vácuo para o actuador, que é o que liga na outra ponta do tubo #11.
Imagem

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Mensagem por marco pires »

junglas, foi uma gralha da minha parte :wall

quanto ao resto continuo a achar que o mais provável é que seja o reservatório ou então alguma fuga nos tubos, a peça 11747796634 acho pouco provável embora não seja de descartar essa possibilidade.
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Responder

Voltar para “Série 5”