Após ler com atenção vários tópicos em vários foruns decidi partir para aventura da limpeza da MAF, mas vamos começar do principio....
O meu 525tds de 1996 está a ter problemas a desenvolver quando acelero parece soluçar e passados 2 ou 3 soluços lá dispara e desenvolve.
Tive o cuidado de reparar se quando acontecem estes soluços o ponteiro do consumo instantaneo anda de forma irregular, porque segundo apurei seria um sintoma q a MAF teria dado o berro, mas não, ou seja, o ponteiro continua sempre a subir quando tenho o pé no acelerador.
Ainda assim decidi limpar a MAF e (devo dizer q NÃO É PRECISO SER UM ENGENHEIRO PARA O FAZER, É MESMO FÁCIL!!) reparei q estava cheia de oleo por fora e por dentro da peça.
Após fazer a limpeza à MAF, pareceu-me q o carro estava mais solto, nada do outro mundo, mas continua a soluçar embora q um pouco menos.
O q notei mesmo foi uma especie de assobiu por volta das 2000/2500rpm, coisa q já não ouvia à muito tempo.
A minha questão é:
- Após limpar a MAF deve-se apagar qualquer tipo de erro q possa estar registado na centralina ou onde quer q seja?
- A continuar estes soluços, devo comprar outra MAF?
- O problemas de soluços do meu carro será mesmo da MAF ou poderá ser outra coisa?
Abraço a todos
Soluços ao acelerar - 525tds E39 de 1996
Moderador: Staff
- marco pires
- Moderador do Fórum
- Registado: 28 abr 2008, 23:20
- O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Re: Soluços ao acelerar - 525tds E39 de 1996
-não, não é necessário limpar qualquer erro ou levar o carro à maquina após limpar-se a MAF.
- comprar uma MAF nova pode ou não resolver o problema, tens a certeza que o problema é da MAF? levaste o carro à maquina e detectou algum erro na MAF? , é que sem saberes se o problema é mesmo dai é estares a gastar dinheiro à toa.
- tal como disse no outro ponto, poderá ser ou não da MAF, se a MAF estiver avariada não vale de nada teres feito a limpeza, só mesmo com uma nova.
uma MAF avariada tem como sintomas a perda de rendimento, dificuldade em ganhar velocidade, aumento dos consumos, funcionamento irregular do motor em aceleração, soluços em aceleração principalmente am rotações mais altas, dificuldade ou impossibilidade de atingir a velocidade máxima ou até mesmo impossibilidade de atingir velocidades normais em auto estrada (150-160 km/h).
uma MAF avariada poderá apresentar estes sintomas todos ou só um dele, poderá apresentar os sintomas sempre ou uma vezes sim outras vezes não.
visto ser um 2.5tds e sendo este um motor com uma bomba injectora problemática, tenho sempre que perguntar qual o estado da mesma bem como apontar tambem o injector piloto, é que ambos podem ser uma das origens do problema para alem da MAF.
a melhor e unica forma de teres uma certeza é levares o carro à maquina para um diagnóstico, andar a comprar peças avulso e sem saber ao certo a origem é estar a deitar dinheiro fora.
- comprar uma MAF nova pode ou não resolver o problema, tens a certeza que o problema é da MAF? levaste o carro à maquina e detectou algum erro na MAF? , é que sem saberes se o problema é mesmo dai é estares a gastar dinheiro à toa.
- tal como disse no outro ponto, poderá ser ou não da MAF, se a MAF estiver avariada não vale de nada teres feito a limpeza, só mesmo com uma nova.
uma MAF avariada tem como sintomas a perda de rendimento, dificuldade em ganhar velocidade, aumento dos consumos, funcionamento irregular do motor em aceleração, soluços em aceleração principalmente am rotações mais altas, dificuldade ou impossibilidade de atingir a velocidade máxima ou até mesmo impossibilidade de atingir velocidades normais em auto estrada (150-160 km/h).
uma MAF avariada poderá apresentar estes sintomas todos ou só um dele, poderá apresentar os sintomas sempre ou uma vezes sim outras vezes não.
visto ser um 2.5tds e sendo este um motor com uma bomba injectora problemática, tenho sempre que perguntar qual o estado da mesma bem como apontar tambem o injector piloto, é que ambos podem ser uma das origens do problema para alem da MAF.
a melhor e unica forma de teres uma certeza é levares o carro à maquina para um diagnóstico, andar a comprar peças avulso e sem saber ao certo a origem é estar a deitar dinheiro fora.
[email protected]
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
Óleo na MAF? Fala disso...tens a admissão cheia de óleo?

-
- Membro Iniciado
- Registado: 09 set 2009, 13:54
- O meu Carro:: BMW 525tds E39 - 1996/04
Realmente os soluços não são uma constante, as vezes soluça por um segundo ou 2 e outras vezes anda como se nada estivesse acontecer...
Sim tenho a admissão suja de oleo...ao retirar a MAF para limpar notei q do respiro (não sei se é bem isto q devo querer dizer) do motor pinga oleo em quantidades consideráveis tendo em conta q nao devia dali sair nada, a ponto de ter a zona do turbo cheia de oleo e na IPO acharem q o turbo é que está a perder oleo, a MAF com oleo e tudo q esteja ali à volta tinha oleo.
Não sei se é pertinente mas costumo fazer as revisões de 10000km em 10000km vá no maximo 15000km em 15000km e tenho usado sempre Visco 7000 10w40 mas nesta ultima foi o Visco 5000 10w40 e um pouco antes de atingir os km para a revisão adiciono tipo 1lt ou 2lt de oleo. É normal?
À 2 semanas pus um intercooler novo pq o velho estava carregadinho de oleo (devido a uma colisão q tive à uns anos, onde a batida foi exatamente na zona do intercooler) até pingava para o chao sempre q o carro estava parado.
Relativamente à bomba injectora a unica coisa q te sei dizer marco pires é q aqui à coisa de 4 anos mandei-a reparar pq segundo o mecanico tinha um problema qualquer e era necessário repara-la. Poderá ser a bomba injectora outra vez?
Sim tenho a admissão suja de oleo...ao retirar a MAF para limpar notei q do respiro (não sei se é bem isto q devo querer dizer) do motor pinga oleo em quantidades consideráveis tendo em conta q nao devia dali sair nada, a ponto de ter a zona do turbo cheia de oleo e na IPO acharem q o turbo é que está a perder oleo, a MAF com oleo e tudo q esteja ali à volta tinha oleo.
Não sei se é pertinente mas costumo fazer as revisões de 10000km em 10000km vá no maximo 15000km em 15000km e tenho usado sempre Visco 7000 10w40 mas nesta ultima foi o Visco 5000 10w40 e um pouco antes de atingir os km para a revisão adiciono tipo 1lt ou 2lt de oleo. É normal?
À 2 semanas pus um intercooler novo pq o velho estava carregadinho de oleo (devido a uma colisão q tive à uns anos, onde a batida foi exatamente na zona do intercooler) até pingava para o chao sempre q o carro estava parado.
Relativamente à bomba injectora a unica coisa q te sei dizer marco pires é q aqui à coisa de 4 anos mandei-a reparar pq segundo o mecanico tinha um problema qualquer e era necessário repara-la. Poderá ser a bomba injectora outra vez?
Então se o intercooler enche de óleo da passagem pelo turbo, não achas boa ideia rectificar o turbo e acabar com essa obstrução na admissão?! Não é normal 1 a 2 litros de óleo entre mudas.

- 525_tds
- Membro Gold
- Registado: 15 mar 2005, 22:56
- O meu Carro:: BMW
Isso esta a gastar muito oleo ainda para mais 10w40 (semi sintético), eu uso 5w40 ás vezes 0w40 e gasta meio litro em 14/15 mil kms por vezes nem tanto.
Quanto ao óleo que escorre do respiro da tampa das válvulas nestes carros é normal, escorre sempre algum por ali, aquilo está mal desenhado fica escondido pela caixa do filtro de ar e cai para a zona do turbo.
Quanto ao óleo que escorre do respiro da tampa das válvulas nestes carros é normal, escorre sempre algum por ali, aquilo está mal desenhado fica escondido pela caixa do filtro de ar e cai para a zona do turbo.
-
- Membro Iniciado
Quer isso dizer q é normal então esse escorrer de oleo....e relativamente ao soluçar ao acelerar tens alguma teoria?525_tds Escreveu:Isso esta a gastar muito oleo ainda para mais 10w40 (semi sintético), eu uso 5w40 ás vezes 0w40 e gasta meio litro em 14/15 mil kms por vezes nem tanto.
- 525_tds
- Membro Gold
- Registado: 15 mar 2005, 22:56
- O meu Carro:: BMW
Isso pode ser muita coisa, o ideal é fazeres um diagnostico.frechaut Escreveu:Quer isso dizer q é normal então esse escorrer de oleo....e relativamente ao soluçar ao acelerar tens alguma teoria?525_tds Escreveu:Isso esta a gastar muito oleo ainda para mais 10w40 (semi sintético), eu uso 5w40 ás vezes 0w40 e gasta meio litro em 14/15 mil kms por vezes nem tanto.
-
- Membro Iniciado
O melhor entao sera levar o carro a uma Bosch Car Service né?? Lá vao esses animais (aqui em massama sao!!!) comer-me 30eur :sss
-
- Membro Iniciado
Pessoal ontem, em andamento, reparei uma vez mais no ponteiro de consumo instantaneo e sempre q o carro soluçava ao tentar acelarar o ponteiro recuava e avançava. Tem acontecido tambem por o pé a fundo do acelerador e simplesmente parece q o turbo nao dispara, ou seja, o carro vai até ao redline mas devagar devagarinho.... q sera isto??
- jmcdpereira
- Membro Gold
- Registado: 28 dez 2009, 11:44
- O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto
Já me aconteceu, o erro era no regulador de pressão do turbo.frechaut Escreveu:Pessoal ontem, em andamento, reparei uma vez mais no ponteiro de consumo instantaneo e sempre q o carro soluçava ao tentar acelarar o ponteiro recuava e avançava. Tem acontecido tambem por o pé a fundo do acelerador e simplesmente parece q o turbo nao dispara, ou seja, o carro vai até ao redline mas devagar devagarinho.... q sera isto??
MAs depois passou, nunca mais aconteceu