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urgente tensor correia

Enviado: 13 nov 2014, 22:21
por l_brito
Boas amigos tenho o tensor da correia junto ao alternador um pouco a dar as últimas ou mesmo precisar lubrificação. Então e o seguinte esse tensor já me ficou preso uma vez um cima e a correia ficou larga, uma pancadinha e foi ao sítio. Ele quando desligo o carro não faz muito amortecimento ao qual deixa o carro fazer um pouco de barulho.

A minha pergunta é mesmo preciso substituir ou um bom lubrificante vai ficar melhor?
Digo isto porque deitei um pouco de óleo em spray e melhorou.

Digam la os vossos palpites.
Desde já obrigado pelas respostas.

Re: urgente tensor correia

Enviado: 14 nov 2014, 09:55
por L.Sousa
Eu mudava. Deves ter os rolamentos nas couves. Esse tensor deverá estar sempre em tensão eles vÊm com uma mola com uma força pré-definida e se já não está a cumprir a função deveria ser mudada. Atenção que as correias não gostam de levar com óleo ou sprays com óleos e silicones pois deterioram-se mais rapidamente.

Re: urgente tensor correia

Enviado: 24 nov 2014, 21:35
por l_brito
Já arranjei um tensor, alguém sabe de algum tuturial de como desmontar e montar o tensor correia alternador de um Bmw E39.

Re: urgente tensor correia

Enviado: 24 nov 2014, 21:47
por germanii
Podes sempre ver no realoem o esquema :idea:

Re: urgente tensor correia

Enviado: 26 nov 2014, 13:25
por L.Sousa
É muito simples o tensor tem um parafuso para meter uma chave que ao mexeres nele alivia a tensão e tiras a correia com a correia tirada só desapertares os dois parafusos que o fixam.

Re: urgente tensor correia

Enviado: 26 nov 2014, 20:48
por l_brito
Como o meu problema está no ficar preso (2 vezes ainda so) e ao desligar fa barulho. Estive a falar com o nosso amigo marco_Pires e cheguei a conclusao que basta mudar o hidraulico de cima. Nesse nao necessita de retirar a correia pos não?

Re: urgente tensor correia

Enviado: 27 nov 2014, 00:06
por 525_tds
L.Sousa Escreveu:É muito simples o tensor tem um parafuso para meter uma chave que ao mexeres nele alivia a tensão e tiras a correia com a correia tirada só desapertares os dois parafusos que o fixam.
O tensor do tds é diferente do tensor dos motores a gasolina que usam esse sistema.

Neste caso usa-se uma chave de fendas grande a servir de alavanca pressionando a base do tensor de baixo para cima tira-se a correia, depois é desapertar os dois parafusos que fixam o tensor.

Re: urgente tensor correia

Enviado: 20 dez 2014, 19:25
por l_brito
Boas amigos, hoje meti mãos à obra e mudei o tensor da correia do alternador o tensor mais o amortecedor pequeno em cima. Pois este cada vez que desligo o carro fica preso e não faz esticar a correia. Acontece é que meti outro e meu espanto, acontece exactamente o mesmo.
Ou seja quando desligo o carro, o tensor mexe e não fica a fazer pressão e não estica a correia. Esta tudo apertado no tensor.

O que poderá ser?

Desde já um feliz natal a todos e umas boas entradas.

Re: urgente tensor correia

Enviado: 20 dez 2014, 20:42
por marco pires
em principio poderá ser a alavanca de inversão, peça nº 11287786259

Re: urgente tensor correia

Enviado: 21 dez 2014, 08:32
por l_brito
Mas essa alavanca de inversão e uma peça inteira de aço salvo erro? Que entra naquele rim certo? Aquilo não tem tipo molas ou algo parecido para se poder estragar. Como é que essa peça funciona, para estar sempre em pressão? E quando do desligo o carro fica sem fazer.

Re: urgente tensor correia

Enviado: 21 dez 2014, 08:46
por l_brito
Mas essa alavanca de inversão e uma peça inteira de aço salvo erro? Que entra naquele rim certo? Aquilo não tem tipo molas ou algo parecido para se poder estragar. Como é que essa peça funciona, para estar sempre em pressão? E quando do desligo o carro fica sem fazer.

Re: urgente tensor correia

Enviado: 21 dez 2014, 21:05
por marco pires
essa peça é essencial para o bom funcionamento do amortecedor, se estiver desgastada por dentro não vai criar tensão e deixar o amortecedor preso, se estiver empanada vai fazer o mesmo.

Re: urgente tensor correia

Enviado: 22 dez 2014, 09:33
por l_brito
Mas essa peca só tem no seu interior um parafuso que vai apertar depois já não sei se é ao motor ou aternador não quero estar afirmar. Quando desaperto esse parafuso com chave 16 salvo erro, sai a peça na totalidade mais esse parafuso agarrado. E assim? Ou aquele rim tinha que ficar lá?

Re: urgente tensor correia

Enviado: 02 jan 2015, 13:06
por l_brito
Boas pessoal antes mais um bom ano para todos.
Estive a mudar o tensor tanto o amortecedor como a alavanca de inversão e da sempre igual ou seja montei igual ao que estava. Mas a minha pergunta o amortecedor em cima tem escrito (top oben) e duas setas para cima. A minha pergunta essas setas não são para cima? E que eu tenho montado com as setas para baixo??

Re: urgente tensor correia

Enviado: 02 jan 2015, 13:07
por l_brito
Boas pessoal antes mais um bom ano para todos.
Estive a mudar o tensor tanto o amortecedor como a alavanca de inversão e da sempre igual ou seja montei igual ao que estava. Mas a minha pergunta o amortecedor em cima tem escrito (top oben) e duas setas para cima. A minha pergunta essas setas não são para cima? E que eu tenho montado com as setas para baixo??