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Reprogramar 520D (136CV)
Enviado: 14 nov 2005, 12:39
por AMVD
Boas.
Queria a vossa opinião en relação a um aspecto (binário) pois vou fazer uma reprogramação ao meu. O meu carro de ORIGEM num banco VAMAG (sei que não são grande coisa estes bancos mas é o a casa utiliza) acusou 158 cv às 3950rpm e 350nm às 2700rpm, pois bem a minha dúvida é a seguinte:
é melhor ter um binário de 450nm às 3000rpm e depois começar a descer assentuadamente tipo "/\" ou ter 420nm entre as 2900 e as 3200 e depois começar então a descer?
Digo isto porque não sei se vai notar mt depois a diferença em estrada entre 450nm e 420nm. (valores de banco VAMAG)
Quero acima de tudo preservar a fiabilidade do carro principalmente a embreagem.
Queria que o carro ficasse um pouco melhor em baixas, ser puxado mais em médias e voltar praticamente aos valores de origem em altas, o que acham? Não queria ver fumo na traseira! O problema deste carro são as baixas, acima das 2500 ele até se mexe bem.
Desculpem o tamanho da msg.
1 Abraço.
Enviado: 14 nov 2005, 15:01
por the_killer
é preferivel ter linhas e não curvas no grafico de potencia
e durante mais rpms é sempre melhor
mas depende
se tiveres 450nm ás 3mil e ás 2900 e 3200 tiveres 420nm
é melhor que nunca passar das 420
melhor para acelerações, leia-se
em relaçao ao que pretendes
já cada um sabe de sim e do uso que dá ao carro
não interessa ficares com 160cv ás 4500 se nunca lá chegares
no topic da vilauto competições o eng explica isso mesmo
e da como exemplo o teu motor
da uma vista de olhos
se o teu objectivo é só ganhar uns cavalitos com pouco fumo
secalhar com meia duzia de trocos compras uma box de potencia porreira
Enviado: 14 nov 2005, 15:55
por JMGP
Os valores que o banco te deu de origem é o que a Vilauto promete com uma repro (mais coisa menos coisa).
Ou esse banco é demasiado optimista (valores de origem: 136cv as 4000 e 280nm as 2000) ou ja tens o carro com repro e não sabes.
Enviado: 14 nov 2005, 16:17
por AMVD
JMGP Escreveu:Os valores que o banco te deu de origem é o que a Vilauto promete com uma repro (mais coisa menos coisa).
Ou esse banco é demasiado optimista (valores de origem: 136cv as 4000 e 280nm as 2000) ou ja tens o carro com repro e não sabes.
Oi. Claro que esses valores não são reais(são os dados pelo banco) banco mt optimista
O meu carro "penso que esteja de origem" pois foi comprado novo, a não ser que tenha vindo mexido de fábrica
Então quer dizer que se às 2900rpm tiver 420nm; às 3000rpm tiver 450nm e às 3200rpm tiver 420nm é melhor do que por exemplo ter 420nm às 2900/3000/3100/3200? (atenção:valores de banco)
Pensava que estes picos de potência/binário estragavam o conjunto motor/embreagem.
Gostava de ouvir os vossos conselhos, para depois ter argumentos quando efectuar a reprogramação. Obrigado pelas dicas.
Enviado: 14 nov 2005, 17:25
por JMGP
Vê um grafico da ACS que esta na pagina deles e pede algo semelhante.
O melhor preparador da BMW não pode estar enganado

Enviado: 14 nov 2005, 18:03
por AMVD
JMGP Escreveu:Vê um grafico da ACS que esta na pagina deles e pede algo semelhante.
O melhor preparador da BMW não pode estar enganado

Axo que me expliquei mal!!! Os valores da Vilauto estão correctos. Sempre ouvi dizer que são os melhores a preparar BMW's, os valores que indiquei do meu carro é que estão "inflacionados".

Não me interpretes mal
Já ficava mt satisfeito com 160 cv reais e de preferência sem fumo.
Enviado: 15 nov 2005, 11:52
por AMVD

Não me dão mais dicas sobre repros?! Apenas o Killer me deu a sua opinião...
Vou deixar aqui o teste feito ao carro para que me possam ajudar melhor.
Não critiquem os dados apresentados no teste pois eu fui o primeiro a duvidas dos mesmos. Este banco deve ter um grande erro. Mas queria ver como são a linhas originais dele, independentemente dos valores apresentados.
Quando fôr possivel coloco aqui um grafico de uma repro já feita noutro carro e que foi introduzida no meu para comparar ganhos/perdas.
Devo puxar mt nas altas? O que provoca mais o aparecimento do fumo? É o excesso de gasoleo debitado e que não é queimado, certo? Não sei bem em que regimes devo puxar mais o carro para não ter mt fumo e preservar a fiabilidade.
Mais uma vez desculpem o tamanho da msg.
1 Abraço.
Enviado: 15 nov 2005, 12:02
por Artur Costa
Qt mais picos de binario tiveres pior é para a mecanica!
Eu n me importava de ter um pico de 400nm as 2000rpm mas a mecanica sim!
Na pratica ter binario em baixas da jeito... mas todo o carro sofre bastante.
O 520d é mais pesado k o seu irmao mais novo o 320d e por isso a embraiagem vai sofrer smp mais cm o incremento de binario!
Nesse carro perferia ter binario constante e potencia smp a subir k mto binario.
Atendendo a valores stock , podia passar dos 280nm pa uns 350nm constantes das 2500rpm pa cima k ficava 5*!
Cumps
Enviado: 15 nov 2005, 17:27
por JMGP
AMVD eu dei um conselho mesmo: Vai a pagina da ACS saca o grafico para o teu carro, vai a um preparador (não um sapateiro, vê la o que escolhes) e pede uma copia fiel.
Ficas com "ACS" por 500€ em ves de 1500€
Enviado: 15 nov 2005, 19:57
por luisinho
JMGP Escreveu:AMVD eu dei um conselho mesmo: Vai a pagina da ACS saca o grafico para o teu carro, vai a um preparador (não um sapateiro, vê la o que escolhes) e pede uma copia fiel.
Ficas com "ACS" por 500€ em ves de 1500€
a vilauto fax isso?
Enviado: 15 nov 2005, 20:06
por Yasser
luisinho, eles conseguem fazer isso na boa...
Mas eu preferia antes uma repro mm da vilauto, porque eles tambem sabem o que fazem...
Por exemplo temos o caso do JMGP
AB
Enviado: 16 nov 2005, 11:39
por JMGP
Se forem ver os valores da ACS e da Vilauto vão verificar que andam mesmo muito próximos.
Tiram algum "sumo" do carro sem comprometer sériamente a fiabilidade geral do carro.
Eu fiz na Vilauto precisamente por esta ordem de ideias: Se o melhor preparador "oficial" que é a ACS tem aquele grafico e a Vilauto apresenta algo muito semelhante, porque não optar pela vilauto?
Existem por ai muitas casas que para este motor prometem 170cv e mais

pois bem se a ACS não da esses valores eu não vou querer no meu carro muito mais que eles dizem.
É uma questao para compararem e vao ver se o que digo é ou nao é verdade: Vilauto Vs ACS!
Enviado: 16 nov 2005, 17:52
por AMVD
Obrigado JMGP pela tua opinião, de facto é uma forte possibilidade a ter em conta. Eu é que não conheço como ficam os carros depois das repros (cada um tem a sua preferência).
Vou colocar aqui uma repro que está num 320d de um amigo meu e que só por curiosidade foi colocada no meu pra comparar ganhos/perdas.
Ele diz que o carro puxa melhor em baixos/medios regimes e que am altas está como de origem. Embreagem ainda não se queixou. Aquele pico ali de potencia e binário não fará mal ao carro? O Artur Costa diz que sim e eu tb axo que deve estragar a mecânica.
P.S. Sejam sinceros e digam o que acham de uma repro como esta que aqui coloco. Estava inclinado para colocar uma como esta, o 320d desse meu amigo anda fixe.
1 Abraço

Enviado: 16 nov 2005, 19:38
por the_killer
lá está
é tudo uma questao de gosto pessoal
eu preferia ter altas e cavalos
do que ter tantas medias por exemplo
depende mesmo da condução de cada um
mas opta por uma tipicamente acs
e depois deia em aberto a possibilidade de ajuste
ou então
experimenta andar uns tempos com uma logo
e depois trocas pra outra diferente
e no final
ficas com a que gostares mais!
Enviado: 16 nov 2005, 21:33
por AMVD
the_killer Escreveu:lá está
é tudo uma questao de gosto pessoal
eu preferia ter altas e cavalos
do que ter tantas medias por exemplo
depende mesmo da condução de cada um
mas opta por uma tipicamente acs
e depois deia em aberto a possibilidade de ajuste
ou então
experimenta andar uns tempos com uma logo
e depois trocas pra outra diferente
e no final
ficas com a que gostares mais!
Puxar mais nas altas não irá danificar mais o turbo? O que me contam é que mt binário em baixas "arrebenta" com a embreagem, mt potência em altas "arrebenta" com o turbo! será assim? Desculpem mas não percebo nada em termos de repros.
Claro que se pensar assim então estou sujeito a dizerem-me "se quiseres a fiabilidade então não reprogrames o carro"
Obrigado killer pela opinião
1 Abraço.