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Ajuda: Jantes de E39 em E34

Enviado: 15 dez 2005, 20:17
por ANTOLIVEIRA
Boas a todos, :)

Agradecia a v/ colaboração na possível resolução do seguinte problema:

Mudei as jantes do meu E34 para as do E39.

Apesar do ET ser similar e a furação a mesma, entrando a jante sem qq problema, entre os 80 eos 100Km/h o volante vibra imenso. :? A partir dos 100 a vibração diminui, mas nota-se uma vibração de fundo, já não tanto no volante. As jantes foram calibradas e os pneus não são novos, nem são os mesmos que estavam na jantes originais.

Consultada a oficina q calibrou as jantes/pneus, disseram-me q o problema reside nuns escassos 2 a 3mm de folga que o furo central da jante tem relativamente ao eixo no qual vai encaixar ( ao qual chamaram off-set) e o melhor que poderiam fazer seria apertar manualmente para a jante ficar o mais centrada possível.

Percebi o q eles queriam dizer, mas não completamente; ou seja: o facto dos 5 pernos entrarem e apertarem perfeitamente n é garantia suficiente de que a jante está centrada???

Será q o problema não está nos pneus??? (garantiram-me q nenhum está ovalizado...) :idea:

Obrigado pela v/ ajuda :)

Re: Ajuda: Jantes de E39 em E34

Enviado: 15 dez 2005, 20:24
por Pedro///Menezes
ANTOLIVEIRA Escreveu: o facto dos 5 pernos entrarem e apertarem perfeitamente n é garantia suficiente de que a jante está centrada???
Não! Por exemplo: As jantes da minha assinatura eram de um Renault 19, e tinham o buraco central para a medida mais larga do Renault. No BMW encaixam mas ficam á larga e enquanto nãoa rranjei uns espeçadores para o furo central (tipo anilha) nunca mais deixei de ter vibrações. Quando os arranjei ficou 5*.

Mas aqui a questão é que teoricamente o furo central da E39 devia ser o mesmo da E34 pois na BMW não costumam variar :?
ANTOLIVEIRA Escreveu:Será q o problema não está nos pneus??? (garantiram-me q nenhum está ovalizado...) :idea:
Isso agora só eles sabem. Até podem ser jantes empenadas ou mal calibradas, mas isso só quem mexeu com elas saberá.

Se arranjares as tal anilhas tiras as duvidas.

Enviado: 16 dez 2005, 11:32
por ANTOLIVEIRA
Olá a todos! :)

Pedro:

Após uma pesquisa na net verifiquei que tens razão. :D

Já agora vou só completar a tua resposta de forma a poder servir a algum membro q venha a ter um problema semelhante.

Pelo q percebi nenhuma das jantes da serie 3 serve no E34 (sem modificações)

Todas as da serie 5 servem À EXCEPÇÃO DA DO E39 porque neste o "Hub center" é de 74mm, contra os 72,5mm do E34 e dos outros seríe 5

Mais informações em: http://www.bmwe34.net/e34main/upgrade/w ... pgrade.htm

Apesar da diferença parecer pequena, é o suficiente para que o carro vibre a determinadas velocidades, sobretudo entre os 80 e os 100Km/h

Encontrei na net, e nomedamente em foruns BMW nos EUA, questões exactamente iguais à minha (...)

A solução... passa por arranjar uns "Hub Center Rings" que só encontrei referências aos mesmos (já feitos) na e-bay e no link abaixo

http://www.tirerack.com./
sendo que o código de artigo é o "A670" hub centering ring

Em qq dos casos só os encontrei disponiveis nos EUA (...) :scary

Em conversa, na Baviera - Aveiro (5*), aconselharam-me uma oficina aqui em Aveiro que os faz em aluminio à medida necessária, pelo que espero q no final da próxima segunda- feira tudo esteja resolvido

Um Abraço :driving

Enviado: 16 dez 2005, 12:53
por Pedro///Menezes
Os torneiros também fazem isso na boa! ;)

Enviado: 18 dez 2005, 22:39
por COELHO
ANTOLIVEIRA Escreveu:Olá a todos! :)

Pedro:

Após uma pesquisa na net verifiquei que tens razão. :D

Já agora vou só completar a tua resposta de forma a poder servir a algum membro q venha a ter um problema semelhante.

Pelo q percebi nenhuma das jantes da serie 3 serve no E34 (sem modificações)

Todas as da serie 5 servem À EXCEPÇÃO DA DO E39 porque neste o "Hub center" é de 74mm, contra os 72,5mm do E34 e dos outros seríe 5

Mais informações em: http://www.bmwe34.net/e34main/upgrade/w ... pgrade.htm

Apesar da diferença parecer pequena, é o suficiente para que o carro vibre a determinadas velocidades, sobretudo entre os 80 e os 100Km/h

Encontrei na net, e nomedamente em foruns BMW nos EUA, questões exactamente iguais à minha (...)

A solução... passa por arranjar uns "Hub Center Rings" que só encontrei referências aos mesmos (já feitos) na e-bay e no link abaixo

http://www.tirerack.com./
sendo que o código de artigo é o "A670" hub centering ring

Em qq dos casos só os encontrei disponiveis nos EUA (...) :scary

Em conversa, na Baviera - Aveiro (5*), aconselharam-me uma oficina aqui em Aveiro que os faz em aluminio à medida necessária, pelo que espero q no final da próxima segunda- feira tudo esteja resolvido

Um Abraço :driving
Fico à espera do resultado, estou em stand by

Um abraço

Enviado: 19 dez 2005, 09:30
por ANTOLIVEIRA
Fico à espera do resultado, estou em stand by
Obrigado pela atenção.
Como podes vêr tenho estado ocupado a "deslindar" o enigma e agora estou a tentar resolvê-lo
Hoje deixei o carro na oficina para fazerem os ditos aneis de aluminio.
Até ao final do dia, digo mais alguma coisa :)

Enviado: 19 dez 2005, 10:09
por Jackyl
Fixe, isso também me interessa.
Depois diz como ficaram e quanto custou esses ditos.

No meu caso, tenho umas anilhas de plastico metidas entre a jante e o cubo.
Mas tb noto essas vibrações.
As minhas jantes são do e46.

Enviado: 19 dez 2005, 18:43
por ANTOLIVEIRA
Olá a todos! :D

Está tudo 100% operacional. As vibrações desapareceram (pelo menos até aos 180Km/h não se nota nada)

Como a folga era muito pequena, tiveram que abrir o buraco da jante mais 5mm e depois meteram os aneis de aluminio à pressão.

Paguei 40€ pelos 4 aneis mais 23€ de montagem e desmontagem dos pneus e calibração das jantes. Não me parece barato; mas acima de tudo penso que o trabalho ficou bem feito :)

Enviado: 19 dez 2005, 19:30
por Jackyl
tenho que fazer isso também.

Obrigado pela info :driving