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Dúvida sobre BC em E39 de 1999 - Help
Enviado: 03 mar 2006, 00:20
por motorhead
Boa noite a todos!
Comprei na semana passada um E39 525 tds de 1999
O que se passa é que eu troquei recentemente (logo que saiu do Stand, aliás) as jantes de origem, que eram em 15" por umas também originais BMW mas em 17", mantendo no entanto a medida de livrete (passou para 235/45R17).
O BC com as 15" estava a marcar consumos de 8.6, 9l , etc. e a partir do momento em que comecei a circular com as novas indica sempre consumos de 5.1, 5.3 e também a velocidade média que indica está completamente errada...
Terá isto a ver com a alteração? Há algo que tenha/possa ser calibrado?
Desde já obrigado pelas ajudas/ informações e abraços a todos
Miguel aka motorhead
Enviado: 03 mar 2006, 10:03
por Compackt 007
Boas sobre os consumos não faço a minima ideia até era para marcar mais agora em relação á velocidade media tens q fazer reset pois a maneira de medir a velocidade media é desde o momento q ligas o carro mesmo estando parado passo a explicar fazes reset e começas a andar vais a 100 durante uma hora marca media de 100 km hora a seguir apanhas fila e se reparares mesmo parado a media começa a baixar por isso qd quiseres saber a media o melhor é fazeres sempre reset.
Enviado: 05 mar 2006, 20:38
por bernoulli
Ao alterar o diametro das jantes, estas também a alterar o perimetro das rodas, pelo que a velocidade que a viatura marca esta também errada. A velocidade da viatura é medida pelos 4 sensores do ABS (1 em cada roda), pelo que a ECU de ABS tem que "saber" qual o diametro das jantes que estão montadas na viatura. Neste momento, ABS do teu carro "pensa" que tem umas rodas de 15'' quando na realidade tem umas de 17''. A unica solução é alterar a parametrização do ABS, utilizando a maquina de diagnóstico da BMW, ou outra capaz de o fazer.
Enviado: 05 mar 2006, 23:19
por motorhead
Muito obrigado a ambos pela ajuda/ esclarecimento
bernouli, deduzo então que a alteração da medida das jantes sem alterar a parametrização do ABS tenha outras implicações para além dos dados do BC, tais como na actuação do sistema de travagem, correcto?
abraços,
Miguel
Enviado: 05 mar 2006, 23:42
por Yasser
motorhead, mete ai as medidas que tinhas antes, e as que ficaste depois, as medidas dos pneus
Porque em principio nao alteraste o diametro da roda
Eu também passei de 15' pa 17' e foi so andar

O teu problema pode ser outro
AB!
Enviado: 09 mar 2006, 21:57
por motorhead
Yasser E46 Escreveu:motorhead, mete ai as medidas que tinhas antes, e as que ficaste depois, as medidas dos pneus
Porque em principio nao alteraste o diametro da roda
Eu também passei de 15' pa 17' e foi so andar

O teu problema pode ser outro
AB!
Boas Yasser!
Vinha com 225/60R15 e eu pus 235/45R17.
Obrigado pela ajuda.
abraço
Enviado: 10 mar 2006, 12:13
por Cokas
bernoulli, errado.
A velocidade do carro é dada pelo sensor no diferencial.
Os sensores de ABS apenas verificam se as rodas estão a rodar todas.
Independentemente de teres jante 15 ou 20 não te influencia em nada na actuação do ABS.
motorhead
Como compras-te o carro à pouco tempo, devido ao facto de ele estar parado possivelmente à algum tempo, a nivel de sensores podem não estar em condições... Dai o calculo da velocidade média ser algo alterado.
Em relação aos consumos, ele calcula-te a quantidade de gasoleo que está a entrar no motor e a velocidade que vais. Talvez devido a um sensor de velocidade do CB ele esteja a calcular mal.
Enviado: 11 mar 2006, 04:05
por Tug_Spark
motorhead,
faz tu mesmo as contas...
http://www.pneubeato.com/velocidadeantigo.htm
has-de reparar uma nota a dizer...
"Quando o seu conta-quilómetros marca 112km/h, a sua velocidade é na realidade 110.4 km/h"
um conselho... mete jogo de bomba/pastilha/disco ligeiramente maior pois o sistema de travagem q tinhas era para suportar jante 15... agora q tens jante 17 o veiculo vai exigir mto mais dos travoes... caso contrario podem surgir consequencias mto desagradaveis...
abraço
Enviado: 15 mar 2006, 20:58
por El_Capitan
Boas,
Então é assim, o diametro da tua roda esta 100% proporcional, ou nao estivesses a cumprir as medidas de livrete, a alteraçao da jante nao te influencia em nada a velocidade que é lida no velocimetro, eu por exemplo no meu E39 tinha 225/55R16 e mudei para 265/30R19, ou seja subi 3" no diametro e nao notei nada de anormal, até porque a velocidade é lida de forma digital, na caixa de velocidades, por isso a tua caixa roda comforme o teu diferencial, isso implica a mesma velocidade, apenas a desmultiplicação na roda é menor, provocando com que o teu carro a marcas 90km/h de velocimetro, vá mais rapido com jantes maiores do que com menores. Quanto à tua velocidade media exprimenta fazer RESET ao BC, tanto nos consumos, velocidades, etc, e vê se bate ou nao certo, se estava certo com as 15" também ha-de estar com 17,18,19,20". O que existe é um desfasamento proporcional no ponteiro com a velocidade real, o que é proprositado, por exemplo se fores a 140km/h de ponteiro e fizeres reset no BC ha-de aparecer la qq coisa como 134km/h.
Mais um aspecto, o carro é caixa automatica? Se for manual, o carro em estrada (tb depende do pé), mas o meu antigo fazia entre 6.5l/100 e 7,5l/100.
Cumprimentos,
Enviado: 03 mai 2006, 22:22
por motorhead
Peço desculpa a todos por só agora responder...
Não foi má-educação, esqueci-me mesmo do post...
Agradeço as respostas , mas ele continua de facto a fazer o mesmo. Faço o reset quando atesto o carro, anda certo (pelo que parece) durante uns kms e depois nunca mais fica correcto.
Numa viagem em auto-estrada, ia a marcar sempre velocidade média de 60 e qq coisa e não foi mesmo essa a minha média. O consumo marcava 5, qq coisa.
Aliás, marca quase sempre 5, qq coisa de média e eu pela q faço pelo metodo tradicional dá-me geralmente +/- 8,7l /100 em percurso misto nas deslocações para o emprego...
Será q tenho de fazer reset sempre que ligo/ desligo o carro?
obrigado e abraços
Enviado: 03 mai 2006, 23:01
por El_Capitan
motorhead Escreveu:Peço desculpa a todos por só agora responder...
Não foi má-educação, esqueci-me mesmo do post...
Agradeço as respostas , mas ele continua de facto a fazer o mesmo. Faço o reset quando atesto o carro, anda certo (pelo que parece) durante uns kms e depois nunca mais fica correcto.
Numa viagem em auto-estrada, ia a marcar sempre velocidade média de 60 e qq coisa e não foi mesmo essa a minha média. O consumo marcava 5, qq coisa.
Aliás, marca quase sempre 5, qq coisa de média e eu pela q faço pelo metodo tradicional dá-me geralmente +/- 8,7l /100 em percurso misto nas deslocações para o emprego...
Será q tenho de fazer reset sempre que ligo/ desligo o carro?
obrigado e abraços
Como tens feito as medias aritmeticas?
(Litros x 100) / km, certo?
Realmente essas medias sao baixas, e a velocidade...no meu a velocidade media anda nos 38km/h...
Enviado: 04 mai 2006, 07:52
por motorhead
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Como tens feito as medias aritmeticas?
(Litros x 100) / km, certo?
Realmente essas medias sao baixas, e a velocidade...no meu a velocidade media anda nos 38km/h...[/quote]
Yep, é essa a forma como faço a media aritmetica. Dá geralmente 8,7 l/ 100 no percurso que faço habitualmente, que é misto.
Mas no BC anda sp a marcar 5 qq coisa (deve ser para eu andar mais bem disposto)
abraço