M3 E36 - 3.0 vs 3.2

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Ruibadboy
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Re: M3 E36 - 3.0 vs 3.2

Mensagem por Ruibadboy »

5W40 utilização normal, 10W60 fogo á peça :onfire isto usado nos S2000, o livrinho também vem lá marcado como 5W40, MAS não chega a ser tão protector e lubrificante como o 10W60 quando se quer track-days (ex.).

Bem o que me trouxe aqui, é que estou a ponderar a compra de um M (seja E36 "3.0/3.2" ou E46 ou Z3M).

Em qualquer carro/motor segundo tenho lido, é necessário ter em atenção os "bronzes" no E36 e no E46, ter muito cuidado com carros inferiores a 2004?? E que tenham mais de 100mil km´s.

A questão é que arranjo um M3 E46 de 2001 a preço louco :onfire (12 mil euros na Suíça), mas a questão é que o carro já tem 180.000 km´s, para um motor grande os km´s são relativos, MAS o uso anterior desconheço, numa kilometragem deste gabarito, numa revisão a valer quanto é que terei de gastar?

O mesmo se aplica noutros M, para cima de 150mil km´s, exceptuando no Z3M S50 que ainda tem 90 mil km´s...
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Cebola_1
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Re: M3 E36 - 3.0 vs 3.2

Mensagem por Cebola_1 »

Agora vou atrufiar um pouco aqui o tópico com uns dados que na altura da minha pesquisa de óleos vi e que me puseram a pensar "porque é que não existe coerência nos dados?"

Site da BP (básicamente até a base de dados parece ser igualzinha há da Castrol):

http://ew5.earlweb.com/recommendations. ... hicle=2181

Recomendado Visco 7000 0W-40 (a, q, r)
Alternativo Visco 3000 10W-40

Site Internacional da Castrol:

http://www.castrol.com/castrol/iframe.d ... Id=7044829

Engine (P) Edge 10W-60 (a,q,r)
Magnatec 10W-40 A3/B3
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//M
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Re: M3 E36 - 3.0 vs 3.2

Mensagem por //M »

bem, eu podia-me por aqui com mil e uma explicações, mas deixo apenas dois aspectos.

o 10W-60 é dos óleos mais "grossos" do mercado, e nos arranques a frio protege muito menos o motor que um visco 7000 0W-40 ou um Castrol edge sport 0W-540 , este últimos ao serem mais finos a frio mais rapidamente lubrificam todos os pontos do motor quando ele mais precisa, ou seja a frio, mantendo na mesma a quente uma boa lubrificação.

Eu n contrario que o castrol em uso muito agressivo não seja bom, mas voçes usam os carros no dia a dia, não o usam todos os dias em pista e sempre nos regimes máximos.

Outra coisa o óleo quando é muito "grosso" como o castrol 10w-60 retira alguma performançe ao motor.


EM relação a eu usar gasolina 95 Joel, n existe problema nenhum , o motor têm sensores de detonação que permitem sem algum risco o uso da mesma, ele faz os valores de adaptação e fica rolar normalmente, novamente para andar no dia a dia é o ideal e fica mais barato, basta pensar com os eurónios.


Mas se me for picar ctg apago os valores de adaptação e misturo alcool anidro em gasolina g-force :lol1 :lol1 :lol1
Última edição por //M em 28 mar 2009, 13:54, editado 1 vez no total.
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Ruibadboy
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Re: M3 E36 - 3.0 vs 3.2

Mensagem por Ruibadboy »

//M Escreveu:bem, eu podia-me por aqui com mil e uma explicações, mas deixo apenas dois aspectos.

o 10W-60 é dos óleos mais "grossos" do mercado, e nos arranques a frio protege muito menos o motor que um visco 7000 0W-40 ou um Castrol edge sport 0W-540 , este últimos ao serem mais finos a frio mais rapidamente lubrificam todos os pontos do motor quando ele mais precisa, ou seja a frio, mantendo na mesma a quente uma boa lubrificação.

Eu n contrario que o castrol em uso muito agressivo não seja bom, mas voçes usam os carros no dia a dia, não o usam todos os dias em pista e sempre nos regimes máximos.

Outra coisa o óleo quando é muito "grosso" como o castrol 10w-60 retira alguma performançe ao motor.


EM relação a eu usar gasolina 95 Joel, n existe problema nenhum , o motor têm sensores de detonação que permitem sem algum risco o uso da mesma, ele faz os valores de adaptação e fica rolar normalmente, novamente para andar no dia a dia é o ideal e fica mais barato.


Mas se me for picar ctg apago os valores de adaptação e misturo alcool anidro em gasolina g-force :lol1 :lol1 :lol1
Discordo em tudo o que dizes, sobre o 10W60 ;) ...
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Re: M3 E36 - 3.0 vs 3.2

Mensagem por //M »

Ruibadboy Escreveu:
//M Escreveu:bem, eu podia-me por aqui com mil e uma explicações, mas deixo apenas dois aspectos.

o 10W-60 é dos óleos mais "grossos" do mercado, e nos arranques a frio protege muito menos o motor que um visco 7000 0W-40 ou um Castrol edge sport 0W-540 , este últimos ao serem mais finos a frio mais rapidamente lubrificam todos os pontos do motor quando ele mais precisa, ou seja a frio, mantendo na mesma a quente uma boa lubrificação.

Eu n contrario que o castrol em uso muito agressivo não seja bom, mas voçes usam os carros no dia a dia, não o usam todos os dias em pista e sempre nos regimes máximos.

Outra coisa o óleo quando é muito "grosso" como o castrol 10w-60 retira alguma performançe ao motor.


EM relação a eu usar gasolina 95 Joel, n existe problema nenhum , o motor têm sensores de detonação que permitem sem algum risco o uso da mesma, ele faz os valores de adaptação e fica rolar normalmente, novamente para andar no dia a dia é o ideal e fica mais barato.


Mas se me for picar ctg apago os valores de adaptação e misturo alcool anidro em gasolina g-force :lol1 :lol1 :lol1
Discordo em tudo o que dizes, sobre o 10W60 ;) ...
e podes fundamentar essa divergênçia?


Posso-te ajudar 1 bocadinho com valores :

A questão da viscosidade...

O lado esquerdo da fórmula , o que tem o W (= Winter) associado, tem a ver com o desempenho a frio... Só que não tem a ver com graus centígrados ou outros quaisquer. Tal como o lado direito da fórmula tem a ver com a viscosidade concreta do lubrificante (a "grossura") mas também nada tem a ver com graus centígrados directos ou outros quaisquer...

Para o grade 10W significa assim por alto:

1) um valor de viscosidade dinâmica (Centipoises a ºC) de: 3500 Cp a -20;
2) com uma temperatura limite de bombagem para a viscosidade de 60000 Cp em ºC de: -25;
3) e com um valor de viscosidade cinemática a 100ºC, mm2/s mínima de: 4,1.

Agora mete aí os valores para o grade 0W e vê a diferença as coisas analisam-se por numeros, não pela conversa de outra pessoa.
Última edição por //M em 28 mar 2009, 13:46, editado 1 vez no total.
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Ruibadboy
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Re: M3 E36 - 3.0 vs 3.2

Mensagem por Ruibadboy »

Tinha usado o Castrol Softec 5W40 e usei o Castrol Edge 10W60 (no S2000) e o 10W60 é muito mais "líquido", sem bem que mais caro e mais protector.

Tinha para aqui uma review do 10W60, mas não encontro, assim que encontrar na net, coloco aqui...
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Re: M3 E36 - 3.0 vs 3.2

Mensagem por //M »

Ruibadboy Escreveu:Tinha usado o Castrol Softec 5W40 e usei o Castrol Edge 10W60 (no S2000) e o 10W60 é muito mais "líquido", sem bem que mais caro e mais protector.

Tinha para aqui uma review do 10W60, mas não encontro, assim que encontrar na net, coloco aqui...
esqueçe as reviews a gente quer é ver números concretos.....fichas técnicas do óleo...rewies é merchandising para vender, e cada fabricante têm a sua estratégia.

AO dizeres que o castrol 10w-60 é muito mais "liquido" ou seja menos viscoso que um 5w-40, esqueçe......tás a leste do assunto... é impossivel o castrol e analisando a ficha técnica ser menos viscoso que um 5w-40, é completamente ao contrário.

EU tb uso um 10W-60 da Motorex mas é noutro tipo de motor e com apenas 2 rodas :D
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JSarabando
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Re: M3 E36 - 3.0 vs 3.2

Mensagem por JSarabando »

Como ficamos Nuno? Qual o melhor? 10W60TWS ou 0W50? :lol1
The best engine in the world is the vagina. It can be started with one finger. It is self-lubrificating. It take any size piston. And it changes its own oil every four weeks. It is only a pity that the management system is so fucking temperamental...

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Re: M3 E36 - 3.0 vs 3.2

Mensagem por //M »

Olha uso em pista o castrol, para o dia a dia um 0w-40 é o que uso e o que é recomendado pela marca.
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bruno_mpwr
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Re: M3 E36 - 3.0 vs 3.2

Mensagem por bruno_mpwr »

:idea: :idea: :idea: :idea: :idea: :idea: :idea: :idea:
:idea:

ja sei o q temos q fazer...

compramos as duas qualidade de oleo, misturamos os dois, agitamos com uma varinha magica e pronto!!
ficamos com o oleo ideal..
e assim acabam as discordias!!!! :fixe :fixe :fixe :lol1

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JSarabando
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Re: M3 E36 - 3.0 vs 3.2

Mensagem por JSarabando »

:lol1 :lol1 :lol1 :lol1 :lol1 :lol1


És do piorio Bruno, só tu pra essas ideias :lol: :lol: :lol:

Consoantes as temperaturas durante as estações do ano misturava-se também por percentagens :lol1
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Re: M3 E36 - 3.0 vs 3.2

Mensagem por //M »

no comments :assubiar

-- Segunda Mar 30, 2009 8:21 pm --

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DanielKamar
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Re: M3 E36 - 3.0 vs 3.2

Mensagem por DanielKamar »

Eu levantei a mm questão quando fui à Tecnauto e o que me disseram, e mostraram no site da Castrol e noutra porra qualquer, é que há mais que uma possibilidade, tudo depende da utilização e do clima. 5w4o ou 10w60? Eu faço trackdays e gosto de dar fogo à peça, portanto, siga 10w60 pra dentro!
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Helder Rodrigues
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Re: M3 E36 - 3.0 vs 3.2

Mensagem por Helder Rodrigues »

Cada um é livre de meter lá para dentro o que quiser, depois se HÁ PORQUE EU SOU JOVEM E TAL não digam que não sabiam de tudo que foi aqui escrito pelo Nuno e por mim. Se esse oleo 10W60 também é recomendado para viaturas de competição com bastantes CV's agora cheguem a uma conclusão meus senhores. :think

Um abraço,
Helder Rodrigues
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bruno_mpwr
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Re: M3 E36 - 3.0 vs 3.2

Mensagem por bruno_mpwr »

a unica conclusao q chego é q voces sao todos uns incultos..

os S50 gastam oleo fula, vegê, vaqueiro... usaods com restos de barbatanas de peixe e de batatas fritas..

o local ideal para o comprar, Macdonalds!!!
:woot :wc

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