Serie 1 ///M

Secção para modelos ///Motorsport

Moderador: Staff

MguelMartins
Membro Juvenil
Registado: 26 set 2005, 09:40

Re: Serie 1 ///M

Mensagem por MguelMartins »

Goingtofast desculpa intrometer-me mas não existe nenhuma ilusão comparando um 30d (F30) ou 35d (F10) da nova geração com o 28i F30... Basta ver os dados e do que são capazes na estrada, com consumos bastante interessantes...

GoingTooFast
Membro Juvenil
Registado: 18 set 2012, 14:45
O meu Carro:: BMW 1M

Mensagem por GoingTooFast »

MguelMartins Escreveu:Goingtofast desculpa intrometer-me mas não existe nenhuma ilusão comparando um 30d (F30) ou 35d (F10) da nova geração com o 28i F30... Basta ver os dados e do que são capazes na estrada, com consumos bastante interessantes...
Miguel,

Não tens nada que pedir desculpa... eu posso parecer arrogante mas não te deixes iludir pela forma do meu discurso concentra-te antes no conteúdo porque eu valorizo a opinião dos outros como forma de eu próprio perceber até que ponto o meu raciocínio é correcto ou não, de outra maneira não estaria aqui.

Relativamente aos exemplo que dás... se olharmos só para os consumos versus performance, Miguel tu terias razão. O problema é que a diferença de preço entre por exemplo o 28i (F10) e o 35d (F10) é números redondos de 20.000 € ... sim, tu leste bem... 20.000 €!!!
:shocked

Ninguém me convence que a diferença de performance entre um e outro justifica essa diferença de preço até porque o F10 35d é praticamente 200 kg mais pesado (e boa parte desse peso está concentrado no motor, portanto, à frente) do que a variante 28i (F10). Depois, ao preço que está quer o litro de gasóleo quer o litro de gasolina 20.000 € de diferença dá para comprar MUITA mas mesmo MUITA gasolina antes do diferencial de consumo entre gasóleo e gasolina começar a compensar.

Portanto, para mim a opção pelo 35d (F10), e o mesmo se aplica ao 30d (F30) mas talvez em menor grau (não sei o preço do 30d), só se justificaria se tu fosses taxista... e dos bons. :lol1

ode_joy
Membro Gold
Registado: 24 jan 2009, 04:16
O meu Carro:: E46 318td Compact - Powered by MB

Mensagem por ode_joy »

GoingTooFast Escreveu:
Hummm... andas de 318td e agora não te importas de levar um 'Ferrari'. E quem paga?! ;)
Pagas tu. Eu faço-lhe a Manutenção. :lol1
Imagem

BMW E46 Compact 318td
Projecto: clica aqui

:arrow: Still&Motion - Sunday Funday

"Papai meteu, Mamãe gemeu, aqui estou eu."

GoingTooFast
Membro Juvenil

ode_joy Escreveu:
GoingTooFast Escreveu:
Hummm... andas de 318td e agora não te importas de levar um 'Ferrari'. E quem paga?! ;)
Pagas tu. Eu faço-lhe a Manutenção. :lol1
Então eu a querer reduzir despesa e tu em vez de ajudar ainda 'carregas' mais... Toma em todo o caso cuidado com aquilo que desejas porque existe sempre o risco de rapidamente te perderes nas 'curvas' e qualquer despiste com máquinas dessa 'natureza' pode tornar a manutenção muito dispendiosa. :lol1

ode_joy
Membro Gold
Registado: 24 jan 2009, 04:16
O meu Carro:: E46 318td Compact - Powered by MB

Mensagem por ode_joy »

Não tenho medo... :)
Imagem

BMW E46 Compact 318td
Projecto: clica aqui

:arrow: Still&Motion - Sunday Funday

"Papai meteu, Mamãe gemeu, aqui estou eu."

MguelMartins
Membro Juvenil

GoingTooFast Escreveu: Miguel,

Não tens nada que pedir desculpa... eu posso parecer arrogante mas não te deixes iludir pela forma do meu discurso concentra-te antes no conteúdo porque eu valorizo a opinião dos outros como forma de eu próprio perceber até que ponto o meu raciocínio é correcto ou não, de outra maneira não estaria aqui.

Relativamente aos exemplo que dás... se olharmos só para os consumos versus performance, Miguel tu terias razão. O problema é que a diferença de preço entre por exemplo o 28i (F10) e o 35d (F10) é números redondos de 20.000 € ... sim, tu leste bem... 20.000 €!!!
:shocked

Ninguém me convence que a diferença de performance entre um e outro justifica essa diferença de preço até porque o F10 35d é praticamente 200 kg mais pesado (e boa parte desse peso está concentrado no motor, portanto, à frente) do que a variante 28i (F10). Depois, ao preço que está quer o litro de gasóleo quer o litro de gasolina 20.000 € de diferença dá para comprar MUITA mas mesmo MUITA gasolina antes do diferencial de consumo entre gasóleo e gasolina começar a compensar.

Portanto, para mim a opção pelo 35d (F10), e o mesmo se aplica ao 30d (F30) mas talvez em menor grau (não sei o preço do 30d), só se justificaria se tu fosses taxista... e dos bons. :lol1
No caso do 35d com uma diferença de preço desse nivel realmente não compensa... Mas o 30d f30 deve ter uma diferença de (máximo dos máximos) 10 000€ (na alemanha é de 7000€) e acredito que esses euros em poucos anos se consigam recuperar com a vantagem de o 30d ter melhores prestações que o 28i.
Contudo, se for para andar mesmo muito pouco eu sou sempre a favor de um carro a gasolina e posso dizê-lo sem problemas pois dos 3 carros que tenho em casa, 2 são bmw's sendo um deles a gasolina e outro a gasóleo.

GoingTooFast
Membro Juvenil

MguelMartins Escreveu:
No caso do 35d com uma diferença de preço desse nivel realmente não compensa... Mas o 30d f30 deve ter uma diferença de (máximo dos máximos) 10 000€ (na alemanha é de 7000€) e acredito que esses euros em poucos anos se consigam recuperar com a vantagem de o 30d ter melhores prestações que o 28i.
Contudo, se for para andar mesmo muito pouco eu sou sempre a favor de um carro a gasolina e posso dizê-lo sem problemas pois dos 3 carros que tenho em casa, 2 são bmw's sendo um deles a gasolina e outro a gasóleo.
Sim Miguel, confirma-se. No F30 a diferença de preço entre o 30d e 28i é 10.000€ . Ainda assim, como o diferencial de preço entre a gasolina e o gasóleo é cada vez menor 10.000€ continua a dar direito a meter MUITA gasolina antes daquela diferencial começar a compensar. Depende muito dos km's que se fizer.

Mas vamos a contas...

média consumo 28i -> 6,4 l/100 km; preço médio por litro 98 -> 1,683€;
média consumo 30d -> 4,9 l/100 km; preço médio por litro de gasóleo -> 1,459€

10.000€ / 1,683 € = 5942 l

10.000€ / 1,459 € = 6854 l

Com 10.000€ :

...................... nº de km's possíveis 98 = 5942 * 100 / 6,4 = 92844 km

...................... nº de km's possíveis gasóleo = 6854 * 100 / 4,9 = 139878 km

....... se fizeres uma média de 25.000 km/ ano,

...................... a 98 andas 3 anos e 7 meses;

...................... a gasóleo andas 5 anos e 6 meses;

Portanto, a manter-se aquela diferença entre o preço por litro do gasóleo e da gasolina 98 e para uma média razoável de 25.000 km/ ano a opção pelo 30d só começa a compensar ao fim de 3 anos e 7 meses + 5 anos e 6 meses = ~9 anos!

Quanto à vantagem de performance do 30d face ao 28i eu acho que a diferença em aceleração máxima (0,3 seg.) não chega para compensar a superior agradabilidade de condução do motor a gasolina e do menor peso de 110kg do 28i. Mas isso sou eu...
Última edição por GoingTooFast em 30 out 2012, 13:02, editado 1 vez no total.

MguelMartins
Membro Juvenil

Estás a esquecer-te de um outro pormenor muitoooo importante na equação. O valor da desvalorização de um 30d ou de um 28i... O 28i será sempre muito, mas mesmo muito, mais penalizado que um 30d e terá uma procura no mercado muitooooo inferior.

Outra questão que considero pertinente relativamente às tuas contas é que, esquecendo os valores de consumos anunciados pela marca, consegues consumos muito mais simpáticos no 30d em andamentos mais vivos que no 28i e nesse caso o tempo de break even dos valores será bem inferior aos 3 anos e 7 meses.

Atenção, eu só estou a comparar carros para uso diário em que se façam alguns kms pois também sou da opinião que um carro a gasolina, de performances idênticas, será sempre mais agradável de conduzir.

GoingTooFast
Membro Juvenil

MguelMartins Escreveu:Estás a esquecer-te de um outro pormenor muitoooo importante na equação. O valor da desvalorização de um 30d ou de um 28i... O 28i será sempre muito, mas mesmo muito, mais penalizado que um 30d e terá uma procura no mercado muitooooo inferior.

Outra questão que considero pertinente relativamente às tuas contas é que, esquecendo os valores de consumos anunciados pela marca, consegues consumos muito mais simpáticos no 30d em andamentos mais vivos que no 28i e nesse caso o tempo de break even dos valores será bem inferior aos 3 anos e 7 meses.

Atenção, eu só estou a comparar carros para uso diário em que se façam alguns kms pois também sou da opinião que um carro a gasolina, de performances idênticas, será sempre mais agradável de conduzir.
Miguel,

Desculpa mas enganei-te... o tempo para começar a compensar é cerca de 9 anos!!! :neener

MguelMartins
Membro Juvenil

GoingTooFast Escreveu:
MguelMartins Escreveu:Estás a esquecer-te de um outro pormenor muitoooo importante na equação. O valor da desvalorização de um 30d ou de um 28i... O 28i será sempre muito, mas mesmo muito, mais penalizado que um 30d e terá uma procura no mercado muitooooo inferior.

Miguel,

Desculpa mas enganei-te... o tempo para começar a compensar é cerca de 9 anos!!! :neener
ehehehe :p

Rui Ribeiro 13
Membro Gold
Registado: 12 out 2007, 00:12
O meu Carro:: *

Mensagem por Rui Ribeiro 13 »

9 anos?

E quando a gasolina ficar mais barata que o gasoil?

E as contas feitas pelo GoingTooFast foi a gasolina 98 se for a de 95 são preciso 15 anos, hehe
A terra vista da lua é azul e branca!

GoingTooFast
Membro Juvenil

Rui Ribeiro 13 Escreveu:9 anos?

E as contas feitas pelo GoingTooFast foi a gasolina 98 se for a de 95 são preciso 15 anos, hehe
Pois... mas com gasolina 95 as prestações também já não são as anunciadas porque há perda de potência. ;)

GoingTooFast
Membro Juvenil

MguelMartins Escreveu:
Outra questão que considero pertinente relativamente às tuas contas é que, esquecendo os valores de consumos anunciados pela marca, consegues consumos muito mais simpáticos no 30d em andamentos mais vivos que no 28i e nesse caso o tempo de break even dos valores será bem inferior...
Miguel, esta questão pode ser pertinente... vamos outra vez às contas. Se eu refizer os cálculos considerando os consumos em 'ciclo urbano' anunciados onde as diferenças de consumo entre gasóleo e gasolina são mais expressivas e mais reais (2,5 l/100 km quando anteriormente era de apenas 1,5 l/100 km) temos:

média consumo 28i -> 8,5 l/100 km; preço médio por litro 98 -> 1,683€;
média consumo 30d -> 6,0 l/100 km; preço médio por litro de gasóleo -> 1,459€

10.000€ / 1,683 € = 5942 l

10.000€ / 1,459 € = 6854 l

Com 10.000€ :

...................... nº de km's possíveis 98 = 5942 * 100 / 8,5 = 69905 km

...................... nº de km's possíveis gasóleo = 6854 * 100 / 6,0 = 114233 km

....... se fizeres uma média de 25.000 km/ ano,

...................... a 98 andas 2 anos e 8 meses;

...................... a gasóleo andas 4 anos e 6 meses;

Portanto, a manter-se aquela diferença entre o preço por litro do gasóleo e da gasolina 98 e para uma média razoável de 25.000 km/ ano a opção pelo 30d só começa a compensar ao fim de 2 anos e 8 meses + 4 anos e 6 meses = ~7 anos!

É ainda muita 'fruta'... A partir dum certo nível de performance o diesel é uma 'ilusão'. As pessoas não têm bem a noção, mas 10.000€ em combustível é uma enormidade.

Há no entanto o exemplo contrário - no caso do SLK CGI e SLK CDI. Aqui o preço base (antes de impostos) da versão diesel foi mantido mais baixo do que a versão a gasolina 35.500,08 € - 33.415,87 € = 2084,21 € para que o preço final de ambas as versões fosse idêntico, 50.043,85 € contra 49.943,85 €. Como a performance é também idêntica este é o caso onde CLARAMENTE compensa comprar diesel.

Quando mencionei a Mercedes era nesta possibilidade que estava a pensar - o SLK CDI e os seus 500 Nm de binário (o mesmo do 1M em overboost)!!! :onfire
Última edição por GoingTooFast em 30 out 2012, 17:05, editado 1 vez no total.

MguelMartins
Membro Juvenil

Eu não tenho quaisquer dúvidas que, para quem anda uma média de 25000kms para cima, compensa bem comprar um diesel. O problema é que como o diesel cá é sobrevalorizado o mesmo também se reflecte no preço de compra.

Mas volto a dizer os tais 10 000€ de diferença de preço nem é preciso esperar os tais 7/9 anos, basta tentar vender o 30d e o 28i daqui a 4 anos que são facilmente abatidos. É a lei do (nosso) mercado.

Dou-te um exemplo concreto. Há uns anos tive uma 525i e61 (218cvs), na altura tinha 4 anos e pouco, mtos poucos kms e uma catrafada de extras em cima. Sei que o valor dela em novo tinha sido uma barbaridade de euros, ficando perto de um 530d com extras semelhantes (cerca de 5000€ de diferença).
Eu vendi essa carrinha em 2010 por cerca de 18000€ (preço de retoma) e já foi o cabo dos trabalhos e tive de ir para um carro em que o stand tinha muita margem, quando uma 530d do mesmo ano, completamente despida (mais barata em nova que o 25i que eu tinha) era valorizada muito facilmente em 27/29000€.

Outro exemplo, ainda há cerca um ano estava aí uma 335i e91 de finais de 2010 à venda, full extras (mas mesmo full) cujo preço rondava os 35000€ negociáveis e mesmo assim andou a arrastar-se bastante tempo no mercado. Um 35d do mesmo ano despido era facilmente vendido a mais de 40 000 e com os extras desse 35i a bem mais que isso. Eu sei, pois na altura ponderei seriamente ficar com essa 35i, que estava brutal.

Podemos fazer todas as contas do mundo mas no dia em que decidirmos vender um carro tipo o 28i vamos ver a diferença de preço desaparecer completamente e a isto ainda acrescentamos o custo anual (adicional) que tivemos com o combustível.

Contra mim falo pois tenho um bêbado v10 em casa...
Última edição por MguelMartins em 30 out 2012, 16:44, editado 1 vez no total.

Rui Ribeiro 13
Membro Gold
Registado: 12 out 2007, 00:12
O meu Carro:: *

Mensagem por Rui Ribeiro 13 »

GoingTooFast Escreveu:
Rui Ribeiro 13 Escreveu:9 anos?

Pois... mas com gasolina 95 as prestações também já não são as anunciadas porque há perda de potência. ;)
As prestações anunciadas é com gasolina 95!
A terra vista da lua é azul e branca!

Responder

Voltar para “Série ///M”