e36 m3 reprises

Secção para modelos ///Motorsport

Moderador: Staff

don.juan
Membro Juvenil
Registado: 23 set 2005, 15:22
O meu Carro:: Hyundai Santa Fé Mk3

Mensagem por don.juan »

Cebola_1 Escreveu:Eu sei disso don.juan, no entanto é o motor S52 3.2cc de 321cv que pelo menos deve estar mais apertado que o meu.
O teu bloco tem já muito mais binário e potência e certamente tem que fazer um bom tempo, no entanto, eu também já tentei fazer medições de relógio/cronometro e não são tão certeiras como de filme.

O do Hugo já está mais forte, mas certamente não será o único.
Eu fiz as medições por filme. Adiciona o meu MSN (está no perfil). O teu deduzo que também já tenha mais uns bons cvs relativamente ao valor original.

//M
Membro Senior
Registado: 19 abr 2005, 16:28

Mensagem por //M »

Voçês vão obrigar a tirar o meu da garagem :?: :?: :?:

Só deixo aquecer o óleo e nem ligo ao periodo de adaptação :lol: :lol: , deito logo lume á brava. :D :D

Don juan quanto pesa o teu Z3 ///M :?: Sabes valores de revista ou reais???

EM relação ao Z os e36 têm as relações de caixa praticamente equivalentes adicionando 1 sexta velocidade e um diferencial mais curto, logo na transmissão têm vantagem.
E= ///M*c²

don.juan
Membro Juvenil

Re:

Mensagem por don.juan »

//M Escreveu:Voçês vão obrigar a tirar o meu da garagem :?: :?: :?:

Só deixo aquecer o óleo e nem ligo ao periodo de adaptação :lol: :lol: , deito logo lume á brava. :D :D

Don juan quanto pesa o teu Z3 ///M :?: Sabes valores de revista ou reais???

EM relação ao Z os e36 têm as relações de caixa praticamente equivalentes adicionando 1 sexta velocidade e um diferencial mais curto, logo na transmissão têm vantagem.

Fica aqui a comparação entre o meu e o M3, o M3E46 até porque o meu M não tem o motor do M3E36 mas sim o mesmo do M3E46. Acrescentei também o M3E36 (3.2 e 3.0) e o Z4M Coupê.
No livrete o Z3MC vem como tendo 1450 kgs...não é leve como se poderia supor mas não creio que na prática pese isso, mas menos...mais não me parece...os 1375kgs que encontrei na net fazem mais sentido mas também encontro consistentemente valores de 1420 kgs...
Depois não esquecer o tamanho das jantes e pneus. No caso do Z3M Coupê são jantes 17, 225/45 à frente e 245/40 atrás, logo nada de tão grande quanto isso ainda que ao vivo pareçam maior devido ao formato e tamanho da carroceria. Julgo que esta também é a medida usada pelos M3E36 3.2 e os M3E36 3.0 usariam a medida 235/40ZR17. O M3E46 tem várias opções: 225/45ZR18 à frente e 255/40ZR18 e atrás ou 225/40ZR19 à frente e 255/35ZR19 atrás.

Z3MC M3E46 M3E36 M3E36-3.0
S54....S54......S50

4.210 4.230 4.230 4.200
2.490 2.530 2.510 2.490
1.660 1.670 1.670 1.660
1.240 1.230 1.230 1.240
1.000 1.000 1.000 1.000
0.830 0.830

Diferencial
3.150 3.620 3.230 3.150
1375kg 1570kg 1515kg 1460kg (pelo menos estas pesos retirei todos do mesmo site...se estão correctos ou não...não sei).

(no Z4MCoupê são 1495kg com as mesmas relações e deferencial que o M3E46)

Fica então a nota de que o diferencial é mais curto apenas nos M3E36 3.2 e M3E46 (este mesmo muito mais curto).
///M Coupe 2001 S54 Steel Grey
--------------------------------------

//M
Membro Senior

Re: e36 m3 reprises

Mensagem por //M »

Boas,

Don.juan,

EU as x estou com os copos :lol1 :lol1 mas ainda sei o que escrevo (as vezes), puses-te aí tantos números que até me baralhas-te.

Secalhar faltou dizer que eu estava a fazer uma comparação directa, com o modelo que tenho o E36 m3 3.200, como o que tens que é o Z3M com o motor S54, eu sei que o teu não têm o motor do E36 m3 mas sim do e46 M3, penso até que n têm a mesma potênçia virá de fábrica com alguns cavalos a menos salvo erro 325 hp porque e segundo se consta o compartimento do motor não refrigera tão bem o motor como o do E46, logo um diferença de fábrica para o de 321 cv são apenas 3 hp, logo a meu ver tb não fará grande diferença se tens o S54B32 ou o S50b32, acho que a maior diferença está mesmo no preço quando se compra o carro. :idea:, mas tenho a ideia que se pode fazer um truque qualquer para activar o modo sport nisso.

EM relação ao diferencial foi como a tua pesquisa e como disse no post anterior o e36 3.200 têm uma relação final um bocadinho mais curta nada de especial, acho que essa tabela com as relações de caixa terá algum engano porque o Z3MC não têm 6 velocidades e falta a sexta pelo menos a um dos e36.

Agora n percebi a parte da adaptação para poupança de combustivel dos motores S50, consegues expliar melhor, ja alguém detectou isto nalgum lado em concreto ou ouviu falar e agora ando como doidos a apertar os motores para dar cavalos :?:
E= ///M*c²

don.juan
Membro Juvenil

Mensagem por don.juan »

//M Escreveu:Boas,

Don.juan,

EU as x estou com os copos :lol1 :lol1 mas ainda sei o que escrevo (as vezes), puses-te aí tantos números que até me baralhas-te.

Secalhar faltou dizer que eu estava a fazer uma comparação directa, com o modelo que tenho o E36 m3 3.200, como o que tens que é o Z3M com o motor S54, eu sei que o teu não têm o motor do E36 m3 mas sim do e46 M3, penso até que n têm a mesma potênçia virá de fábrica com alguns cavalos a menos salvo erro 325 hp porque e segundo se consta o compartimento do motor não refrigera tão bem o motor como o do E46, logo um diferença de fábrica para o de 321 cv são apenas 3 hp, logo a meu ver tb não fará grande diferença se tens o S54B32 ou o S50b32, acho que a maior diferença está mesmo no preço quando se compra o carro. :idea:, mas tenho a ideia que se pode fazer um truque qualquer para activar o modo sport nisso.

EM relação ao diferencial foi como a tua pesquisa e como disse no post anterior o e36 3.200 têm uma relação final um bocadinho mais curta nada de especial, acho que essa tabela com as relações de caixa terá algum engano porque o Z3MC não têm 6 velocidades e falta a sexta pelo menos a um dos e36.

Agora n percebi a parte da adaptação para poupança de combustível dos motores S50, consegues explicar melhor, ja alguém detectou isto nalgum lado em concreto ou ouviu falar e agora ando como doidos a apertar os motores para dar cavalos :?:
O copy paste é que deu raia...os 2 M3 de 3.2 que têm caixa de 6. Quanto ao Z, tem de facto declarados, os 325 e não os 343...mas o motivo não se prende com aquecimento...bom, mas isso são histórias para conversas de café. Eu coloquei ai esses dados todos apenas para trazer mais info.
Quanto aos motores S50 e S54 nos Zs, a diferença na prática é maior do que os números fazem supor...por um lado porque consistentemente em banco a diferença de cavalos é maior que os 4 cavalos e também porque o motor S54 é mais cheio e mais redondo e isto não sou só eu que o digo...em qualquer forum de Zs isso aparece. Quanto ao modo Sport, só na versão americana. Na versão europeia a mod não faz nada...eu deduzo que o mapa do modo sport na versão europeia está com os mapas iguais ao modo standard e na versão americana não...mas é algo que estou (com ajuda) a tentar ver se dá para dar a volta...
Quanto à questão de poupança, é simples, a ECU adapta-se ao estilo de condução, mais conservador ou mais forte...no primeiro modo procura melhorar os consumos e o carro na prática parece ter menos power...o user HugoGT que tem o Z3MC S50 pode explicar isto melhor. Para se "sair" do modo de poupança existe uma forma de fazer "reset" quando se vai ligar o carro ou então antes de o voltar a parar na garagem é apertar com ele...na próxima vez que o formos conduzir a ECU vai iniciar em modo de "ataque" e não de "poupança"...é mais ou menos isto.
Ainda sobre o S54, é fácil "libertar" mais alguns CVS e ficar com o carro mais próximo dos 343 do M3 e aumentar a diferença para o Z3MC S50.

//M
Membro Senior

Mensagem por //M »

Don juan nem sei que te diga.

Estás uma biblioteca de S54 8)

Mas olha sabias que por exemplo nos motores S54 os que têm os parafusos de biela M11 X1,25 e tiverem algum problema deve ser trocado o jogo de bielas completamente novo já com parafusos M10 X 1,25 e que o material empregue no fabrico dos mesmo só ganha a máxima resistênçia á tracção depois de apertados no minimo 3 vezes.....

Ok estou a entrar ctg porque já tives-te o problema no teu motor,em relação aos S50B32, posso-te dizer da minha experiençia que nunca um E46 M3 andou mais do que o meu (estando os 2 originais ), a titulo de exemplo e presenciado pelos picões aqui do forúm, um E46 M3 com 370 cavalos em banco salvo erro no almeida e lamas,com algum guito investido pura e simplesmente n andou mais inclusive tendo ficado para tras tanto do meu como do S50B30 do joel e repara o joel até vinha com o carro cheio, o homem no outro dia estava na oficina para ver o que se tinha passado, tendo a culpa sido atribuida a um suposto supressor do catalizar instalado que causou o sucessido.

Eu pergunto-me é como um supressor de catalizar tira mais do que 70 cv , digo 70 porque o meu manco nem 300 têm deve ter para aí 280 ou 290 reais, mas secalhar vou aproveitar a tua idea, provavelmente quando fiz o teste tinha a centralina em modo de poupança, picões preparem-se que dá proxima vou levar em modo de ataque... :sly :sly, mas continuando a brincar um bocadinho quem faz o modo poupança e o modo de ataque é o meu pé direito :lol1 :lol1

Mas mesmo isto é bom pq em termos de rendimento evidenciado um S50 é mais economico que um S54 "normal", o único que não me importava de ter instalado debaixo do capot era mesmo o do CSL :onfire :onfire
E= ///M*c²

don.juan
Membro Juvenil

Mensagem por don.juan »

//M Escreveu:Don juan nem sei que te diga.

Estás uma biblioteca de S54 8)

Mas olha sabias que por exemplo nos motores S54 os que têm os parafusos de biela M11 X1,25 e tiverem algum problema deve ser trocado o jogo de bielas completamente novo já com parafusos M10 X 1,25 e que o material empregue no fabrico dos mesmo só ganha a máxima resistênçia á tracção depois de apertados no minimo 3 vezes.....

Ok estou a entrar ctg porque já tives-te o problema no teu motor,em relação aos S50B32, posso-te dizer da minha experiençia que nunca um E46 M3 andou mais do que o meu (estando os 2 originais ), a titulo de exemplo e presenciado pelos picões aqui do forúm, um E46 M3 com 370 cavalos em banco salvo erro no almeida e lamas,com algum guito investido pura e simplesmente n andou mais inclusive tendo ficado para tras tanto do meu como do S50B30 do joel e repara o joel até vinha com o carro cheio, o homem no outro dia estava na oficina para ver o que se tinha passado, tendo a culpa sido atribuida a um suposto supressor do catalizar instalado que causou o sucessido.

Eu pergunto-me é como um supressor de catalizar tira mais do que 70 cv , digo 70 porque o meu manco nem 300 têm deve ter para aí 280 ou 290 reais, mas secalhar vou aproveitar a tua idea, provavelmente quando fiz o teste tinha a centralina em modo de poupança, picões preparem-se que dá proxima vou levar em modo de ataque... :sly :sly, mas continuando a brincar um bocadinho quem faz o modo poupança e o modo de ataque é o meu pé direito :lol1 :lol1

Mas mesmo isto é bom pq em termos de rendimento evidenciado um S50 é mais economico que um S54 "normal", o único que não me importava de ter instalado debaixo do capot era mesmo o do CSL :onfire :onfire

Estou a par de basicamente tudo o que rodeia o S54. A questão dos parafusos não se coloca no Z. Apenas no M3. No M3 trocam pelos M10 se não me falha a memória...bom, tenho algures o PDF com isso.
Por norma o M3E46 é mais lento que o Z3MC com o mesmo motor...e quanto mais extras tiver o M3 pior.
Certamente que compreendes que o motor S54 é mais forte que o S50 ou por outra, se E36 usar o S54 tem obrigatoriamente que ser mais forte do que com o S50...isso vê-se no Z...é um bom exemplo, porque temos o mesmo carro e só muda praticamente o motor. Fora isso, os vossos devem estar com um grande andamento.

//M
Membro Senior

Mensagem por //M »

Don juan, o meu está completamente de origem, até o limitador de velocida está lá, e já conta com 160.000 km, nunca alterei nada em relação ao motor.
E= ///M*c²

don.juan
Membro Juvenil

Mensagem por don.juan »

//M Escreveu:Mas mesmo isto é bom pq em termos de rendimento evidenciado um S50 é mais economico que um S54 "normal", o único que não me importava de ter instalado debaixo do capot era mesmo o do CSL :onfire :onfire
O motor do CSL é exactamente o mesmo S54, sem por nem tirar...os cvs adicionais vêm da linha de escape, electrónica e caixa de ar.
De resto, o motor S54 veio para o Z justamente para cumprir normas ambientais e porque consumia menos (info da marca) e que se confirma comparando um ZS50 com um ZS54...agora comparar um M3E36 com o M3E46 mais pesado pode não ser muito conclusivo.
Eu sei as médias que consigo no meu e o S50 só no tal modo ECONÓMICO é que fica idêntico...mas à custa de rendimento.

//M
Membro Senior

Mensagem por //M »

Olha ,

tens que ver melhor isso o motor do CSL não é exactamente igual ao teu só com modificações ao nível da linha de escape, electrónica e caixa de ar, podes confirmar rapidamente isso vendo os part numbers por exemplo das cames de admissão e escape e mesmo a propria culassa dúvido que tenho o mesmo part number, até porque as valvulas de escape são diferentes tb acho eu, entre outreos pormenores.

Em realção aos consumos também depende da afinação do motor de cada um, e acho mesmo que a sexta velocidade do E36 ///M3 3.200 supera bem mais a eficiençia do motor S54 montado no Z com apenas 5 velocidades.
E= ///M*c²

don.juan
Membro Juvenil

Mensagem por don.juan »

//M Escreveu:Olha ,

tens que ver melhor isso o motor do CSL não é exactamente igual ao teu só com modificações ao nível da linha de escape, electrónica e caixa de ar, podes confirmar rapidamente isso vendo os part numbers por exemplo das cames de admissão e escape e mesmo a propria culassa dúvido que tenho o mesmo part number, até porque as valvulas de escape são diferentes tb acho eu, entre outreos pormenores.

Em realção aos consumos também depende da afinação do motor de cada um, e acho mesmo que a sexta velocidade do E36 ///M3 3.200 supera bem mais a eficiençia do motor S54 montado no Z com apenas 5 velocidades.
O Bloco S54, cabeça do motor, cambota, capas, bielas são os mesmos.
A 6ª no 3.2 S50 é de facto mais tipo overdrive mas não é só assim que se vêem os consumos. Isso mesmo nesse caso é da caixa que vem a principal ajuda e não do bloco. É como te digo, no Z, o S54 é mais eficiente. A 6ª serve para AE, de resto não se vai andar em cidade em 6ª às 1000 rpms...não é o mais eficiente...a verdade é que a marca não fez só um motor mais leve (o S54), menos poluidor e mais potente...fê-lo também menos gastador, se não também dificilmente era menos poluidor. Agora, conforme a carroceria em que está, consome mais ou menos, seja S50, seja S54.

Os part-number entre os vários motores - Z,M3 e CSL são diferentes porque inclui centralina, etc etc...e como nem tudo é comum...agora, o motor propriamente dito é o mesmo (326S4 - O COC confirma isso, assim como a placa que vem no bloco).

//M
Membro Senior

Mensagem por //M »

Olha acho que n falamos a mesma língua ,se te acabei de dizer que as cames não são as mesma no CSL nem as valvulas de escape porque insistes em dizer que só a linha de escape, electrónica e caixa de ar é que é, vê por ti prório, consulta o part number das cames por exemplo, é super fácil fazer isso :humm, não te disse para ver part numbers dos motores pois não

Existem tatas variaveis para os consumos que nem vale a pena estar a discutir isto ou aquilo, mas para te picar por norma o S50 é menos gastador :lol1

Olha nem vou dizer mais nada em relação a assunto , ainda te chateias ou o carago. :assubiar :assubiar
E= ///M*c²

don.juan
Membro Juvenil

Mensagem por don.juan »

//M Escreveu:Olha acho que n falamos a mesma língua ,se te acabei de dizer que as cames não são as mesma no CSL nem as valvulas de escape porque insistes em dizer que só a linha de escape, electrónica e caixa de ar é que é, vê por ti prório, consulta o part number das cames por exemplo, é super fácil fazer isso :humm, não te disse para ver part numbers dos motores pois não

Existem tatas variaveis para os consumos que nem vale a pena estar a discutir isto ou aquilo, mas para te picar por norma o S50 é menos gastador :lol1

Olha nem vou dizer mais nada em relação a assunto , ainda te chateias ou o carago. :assubiar :assubiar
Não se trata de me chatear...apenas a marca diz que o S54 é menos gastador e tu dizes o contrário. Ainda à pouco falei com outro dono de um ZS50 que me confirmava que os consumos são mais altos do que no S54.
Eu falo português e parece-me que é o que também falas. Isso chega para debatermos o assunto. Já volto com a questão do CSL.

-- Domingo Jan 11, 2009 8:56 pm --

Voltando ao CSL...certo, as CAMS são diferentes...mas não deixa de ser basicamente o mesmo motor mas entendo que seja considerado um motor diferente, ainda que não se trate propriamente de uma parte reforçada o uma modificação no bloco. Eu pessoalmente, em termos de condução ALL-AROUND, prefiro as CAMS do S54 "normal", mas sem dúvida que são parte do carácter do CSL e fosse o meu M um carro para track-days e venham lá essas CAMS. Diga-se da passagem que ao vivo, o som do CSL é qualquer coisa de muito especial.

Só mais um aparte, na comparação que coloquei inicialmente, nunca coloquei o CSL, até porque tem menos peso que os M3 normais e com isso é natural que para além da maior potência (mas mesmo binário que o M3E46), seja o mais rápido dos M3 como motor 6Cil em linha.

//M
Membro Senior

Mensagem por //M »

don.juan Escreveu:
//M Escreveu:Olha acho que n falamos a mesma língua ,se te acabei de dizer que as cames não são as mesma no CSL nem as valvulas de escape porque insistes em dizer que só a linha de escape, electrónica e caixa de ar é que é, vê por ti prório, consulta o part number das cames por exemplo, é super fácil fazer isso :humm, não te disse para ver part numbers dos motores pois não

Não se trata de me chatear...apenas a marca diz que o S54 é menos gastador e tu dizes o contrário. Ainda à pouco falei com outro dono de um ZS50 que me confirmava que os consumos são mais altos do que no S54.
Eu falo português e parece-me que é o que também falas. Isso chega para debatermos o assunto. Já volto com a questão do CSL.

Voltando ao CSL...certo, as CAMS são diferentes...mas não deixa de ser basicamente o mesmo motor mas entendo que seja considerado um motor diferente, ainda que não se trate propriamente de uma parte reforçada o uma modificação no bloco. Eu pessoalmente, em termos de condução ALL-AROUND, prefiro as CAMS do S54 "normal", mas sem dúvida que são parte do carácter do CSL e fosse o meu M um carro para track-days e venham lá essas CAMS. Diga-se da passagem que ao vivo, o som do CSL é qualquer coisa de muito especial.

Só mais um aparte, na comparação que coloquei inicialmente, nunca coloquei o CSL, até porque tem menos peso que os M3 normais e com isso é natural que para além da maior potência (mas mesmo binário que o M3E46), seja o mais rápido dos M3 como motor 6Cil em linha.

Olha o CSL para fazer mais potênçia no mesmo regime do S54 "normal", a certa altura têm que fazer mais binário tb para produzir os cavalos extra,não sei valores, o valor máx atingido até pode ser o mesmo, mas no regime que o CSL têm mais potênçia acredita que tens mais binário ou faz rpm extra , não acho correcto analisar valores de binário só por valores máximos mas sim deve ser feito ao longo do regime útil do motor.
E= ///M*c²

don.juan
Membro Juvenil

Mensagem por don.juan »

//M Escreveu:
don.juan Escreveu:

Olha o CSL para fazer mais potênçia no mesmo regime do S54 "normal", a certa altura têm que fazer mais binário tb para produzir os cavalos extra,não sei valores, o valor máx atingido até pode ser o mesmo, mas no regime que o CSL têm mais potênçia acredita que tens mais binário ou faz rpm extra , não acho correcto analisar valores de binário só por valores máximos mas sim deve ser feito ao longo do regime útil do motor.
Bom, na realidade a marca anuncia mais 5 nms às 4900 no CSL (370) que no M3E46 (365), mas ambos como tendo o binário máximo a esse regime. Em altas creio que sim, que o binário continuará a ser mais favorável ao CSL. Em baixas é que a ideia que passa é de que o CSL gosta mesmo é de subir logo de rotação e não circular a rpms tão baixas...é neste sentido que refiro que o motor S54 na versão M3E46 é mais amigável...ainda que os valores de binário a rpms baixas sejam idênticos. De resto quando me refiro a um motor ALL-AROUND é justamente isso, ao longo das rpms e não apenas num dado momento das mesmas.

Responder

Voltar para “Série ///M”