BMW M3 E36

Secção para modelos ///Motorsport

Moderador: Staff

JSarabando
Membro Gold
Registado: 06 set 2005, 14:27

Re: BMW M3 E36 (Procuro/Duvidas)

Mensagem por JSarabando »

Página não encontrada...
The best engine in the world is the vagina. It can be started with one finger. It is self-lubrificating. It take any size piston. And it changes its own oil every four weeks. It is only a pity that the management system is so fucking temperamental...

bm325i
Membro Senior
Registado: 10 set 2007, 00:43
O meu Carro:: BMW 325i cabrio |ibiza tdi sport 99

Mensagem por bm325i »

ja andou ja :lol1
ta aki o antigo dono
viewtopic.php?f=64&t=30800&start=105
e salvo erro vendeu mt mais barato
:fixe
BMW E36 cabrio SuPeRcHaRgER
Imagem

viewtopic.php?f=59&t=31541

JSarabando
Membro Gold

Conheço o carro, parece estar impecável...
The best engine in the world is the vagina. It can be started with one finger. It is self-lubrificating. It take any size piston. And it changes its own oil every four weeks. It is only a pity that the management system is so fucking temperamental...

//M
Membro Senior
Registado: 19 abr 2005, 16:28

Mensagem por //M »

Carman Escreveu:pros 286: moito mais fiable, 100kg mais lixeiro, muy muy nervioso,

contras 286: so 5 velocidades, sen control de traccion, climatizador analoxico,

pros 321: clima dixital, control de traccion, 6 velocidades,

contras 321: e o M menos fiable de todos rompen moito os vanos 3000€ e tamen rompe algunha biela dalgun e motor para a basura isto ultimo e moito menos frecuente , case 100kg mais, e mais caro

Eu sempre recomendo 286 xa que calquera dos dous vai ter aprox 15 anos e 200.000 km hay que ser realistas, e tendo en conta iso a fiabilidade e o factor que mais peso lle daria eu en cambio se os venderan ainda novos nos stands de bmw collia o 321 xa que 100.000 km aguantariaos sen dar problemas

Non me fai gracia gastarme pasta nun coche e dous meses despois deixar 3000 euros no taller aaique co 286 hay menos probabilidade de que pase isto ainda que tamen pode pasar...
Boas carman,

Existem muito mais diferenças entre o de 286 cv e o de 321 hp, como disse o Sarabando e bem o 321 é uma evolução.

Para começar o 321 hp não têm controle de tracção e pelo que ainda me lembra têm as seguintes diferenças

Diferencial autoblocante traseiro de 210 mm contra o de 188 mm do de 286 cv

Caixa de 6 velocidades contra 5 do de 286 cv

Sistema de travagem com discos flutoantes contra os discos normais do de 286 cv

Direcção com outros valores na geometria no de 321 hp

Motor com um sistema de injecção mais complexo e eficiente e variador de fase tb nos excentricos de escape o bivanos.

Existe mais uma outra mas são principalmente a nível de equipamento do carro.

Em relação ao problemas crónicos é mais ou menos a mesma coisa só o bivanos é que é mais problemático, mas no dias que correm até já existem Diy pela net de como o arranjar e ao contrário do que se pensa dá para fazer o serviço sem ferramentas especiais Bmw.

FIca aqui os diagramas da distribuição do de 286 cv e do 321 que é uma coisa pouco comum vista por aí e que foi retirado de um forum da Bmw dos espanhois.

Imagem
E= ///M*c²

JSarabando
Membro Gold

Estes dois últimos gráficos deixaram-me a pensar...explica melhor isto Nuno se fôr possível

Cumps

//M
Membro Senior

Mensagem por //M »

Joel,

que queres que explique?? São os tempos de distribuição, o primeiro de um S50B30 o outro do S50b32.

Salta logo a vista que o motor S50B30 só consegue alterar os valores de cruzamento com o avanço da abertura da válvula de admissão enquanto o S50B32 consegue alterar o cruzamento (periodo em que a válvula de admissão e escape estão abertas ao mesmo tempo) tanto nas válvulas de admissão bem como com as de escape.

De reassaltar que com maior cilindrada e com um diametro das válvulas de admissão maiores, bem como um avanço de abertura da válvulas de admissão superior (penso que o conjunto também permite maior rotação) no final tudo isto contribui para uma maior eficiênçia volumétrica do S50B32, mesmo que a duração das cames e levantamento sejam as mesmas nos dois.

Bem...Secalhar é melhor dar um exemplo de uma distribuição sem variadores de fase ou seja fixa.

O objectivo principal quando se mexe nos tempos de distribuição é o cruzamento (secalhar overlap já ouviste falar)porque????

Porque tal como nos tempos de ignição e injecção os tempos de abertura das válvulas não são efectuados nos pontos mortos (pms) mas desfasados, para contrariar a inércia adaptando-se assim ao regime.

Ou se faz o diagrama circular da distribuição com uma roda graduada, geralmente medida no volante do motor ou o fabricante fornece o mesmo como é indicado no exemplo já fornecido em baixo.

Exemplo:

Bmw M20B23

Duração: 260'

cam Lobe Centerline Angle: 110 deg

Levantamento: 6.58mm

admissão abre: 11' Antes PMS

Admissão fecha: 58' Apos PMS

escape abre: 62' Antes PMS

escape fecha: 18' Apos PMS

Neste caso o cruzamento é de admissão abre: 11' Antes PMS+ escape fecha: 18' Apos PMS= têm 29 graus de duração de cambota para este evento.

Considerando este evento, genéricamente ou duma forma básica, rendimento volumétrico será tanto maior quanto maior for o intervalo de tempo entre aquelas duas operações, tendo sempre na ideia que o motor é atmosférico, influênçiando bastante a forma como o motor entrega a potência.

Não sei nos S50b30 que acho que as Ecu são bosch, mas tenho sérias dúvidas que os chiptunners portugueses alterem os tempos de distribuição nos S50b32 com as siemens MSS50, mesmo tendo o definition file da mesma, que aquilo são ecu´s complicadas.
E= ///M*c²

gacvg
Membro Iniciado
Registado: 18 set 2009, 23:15
O meu Carro:: Tantos

Mensagem por gacvg »

Caro //M a sua intervenção revela conhecimento sobre o modelo em questão, mas para um leigo como eu pode dar a sua opinião sobre ambos os carros numa linguagem mais acessivel (motor, comportamento, etc) e já agora se sabe de algum para venda.

Obrigado :fixe

//M
Membro Senior

Mensagem por //M »

a nível de comportamento os modelos são muito identicos, acho que depende mais do condutor e do estado real do carro.

Não sei de nenhum para venda, talvez outros membros do fórum possam ajudar nesse aspecto.
E= ///M*c²

gacvg
Membro Iniciado
Registado: 18 set 2009, 23:15
O meu Carro:: Tantos

Mensagem por gacvg »

Mas com 35cv de diferença e mais 200cc não é o 3.2 mais rápido que o 3.0?

Ou a evolução do 3.0 para o 3.2 é mais notoria a nivel de travões, suspensão, etc...

JSarabando
Membro Gold

Depende muito do estado do veículo, motor em si, extras(upgrades de escape, electrónica, etc...)

metale
Membro Gold
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95

Mensagem por metale »

Quem fizer questão de ter pneus staggered com as jantes de origem também deverá ir para o 3.2, já que as jantes de trás são 8,5'' de largura, ao contrário de no 3.0 que são 7,5''. Assim, com as medidas de origem, o 3.2 tem menos oversteer. Tem também mais caster na frente e direcção ligeiramente mais directa.

Tinha ideia que o 3.0 é que não tinha ASC+T.
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

don.juan
Membro Juvenil
Registado: 23 set 2005, 15:22
O meu Carro:: Hyundai Santa Fé Mk3

Mensagem por don.juan »

gacvg Escreveu:Mas com 35cv de diferença e mais 200cc não é o 3.2 mais rápido que o 3.0?

Ou a evolução do 3.0 para o 3.2 é mais notoria a nivel de travões, suspensão, etc...
Considerando a hipótese de a BMW fabricar os dois hoje, o 3.2 seria naturalmente mais rápido.

-- Quarta Nov 03, 2010 1:50 pm --
//M Escreveu:Joel,

que queres que explique?? São os tempos de distribuição, o primeiro de um S50B30 o outro do S50b32.

Salta logo a vista que o motor S50B30 só consegue alterar os valores de cruzamento com o avanço da abertura da válvula de admissão enquanto o S50B32 consegue alterar o cruzamento (periodo em que a válvula de admissão e escape estão abertas ao mesmo tempo) tanto nas válvulas de admissão bem como com as de escape.

De reassaltar que com maior cilindrada e com um diametro das válvulas de admissão maiores, bem como um avanço de abertura da válvulas de admissão superior (penso que o conjunto também permite maior rotação) no final tudo isto contribui para uma maior eficiênçia volumétrica do S50B32, mesmo que a duração das cames e levantamento sejam as mesmas nos dois.

Bem...Secalhar é melhor dar um exemplo de uma distribuição sem variadores de fase ou seja fixa.

O objectivo principal quando se mexe nos tempos de distribuição é o cruzamento (secalhar overlap já ouviste falar)porque????

Porque tal como nos tempos de ignição e injecção os tempos de abertura das válvulas não são efectuados nos pontos mortos (pms) mas desfasados, para contrariar a inércia adaptando-se assim ao regime.

Ou se faz o diagrama circular da distribuição com uma roda graduada, geralmente medida no volante do motor ou o fabricante fornece o mesmo como é indicado no exemplo já fornecido em baixo.

Exemplo:

Bmw M20B23

Duração: 260'

cam Lobe Centerline Angle: 110 deg

Levantamento: 6.58mm

admissão abre: 11' Antes PMS

Admissão fecha: 58' Apos PMS

escape abre: 62' Antes PMS

escape fecha: 18' Apos PMS

Neste caso o cruzamento é de admissão abre: 11' Antes PMS+ escape fecha: 18' Apos PMS= têm 29 graus de duração de cambota para este evento.

Considerando este evento, genéricamente ou duma forma básica, rendimento volumétrico será tanto maior quanto maior for o intervalo de tempo entre aquelas duas operações, tendo sempre na ideia que o motor é atmosférico, influênçiando bastante a forma como o motor entrega a potência.

Não sei nos S50b30 que acho que as Ecu são bosch, mas tenho sérias dúvidas que os chiptunners portugueses alterem os tempos de distribuição nos S50b32 com as siemens MSS50, mesmo tendo o definition file da mesma, que aquilo são ecu´s complicadas.
Muito Obrigado.
Muito Bom!!!
///M Coupe 2001 S54 Steel Grey
--------------------------------------

//M
Membro Senior

Mensagem por //M »

De nada don.Juan. :fixe
E= ///M*c²

JSarabando
Membro Gold

Nuno, não disseste nada que não fosse verdade mas não passa de teoria, agora...falta uma coisa!!! Onde estão os mecânicos em Portugal que afinem um motor S50 com algum material ao "pintelho" e como deve ser??? Esta sim é a parte mais difícil...

-- Quinta Nov 04, 2010 7:08 am --
metale Escreveu:Quem fizer questão de ter pneus staggered com as jantes de origem também deverá ir para o 3.2, já que as jantes de trás são 8,5'' de largura, ao contrário de no 3.0 que são 7,5''. Assim, com as medidas de origem, o 3.2 tem menos oversteer. Tem também mais caster na frente e direcção ligeiramente mais directa.

Tinha ideia que o 3.0 é que não tinha ASC+T.

Podes ficar também agora com a idéia de que estás errado em relação ao 3.0 ter jantes 7.5" de origem.
Pesquisa melhor isso metale

metale
Membro Gold
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95

Mensagem por metale »

JSarabando Escreveu:Podes ficar também agora com a idéia de que estás errado em relação ao 3.0 ter jantes 7.5" de origem.
Pesquisa melhor isso metale
"What size wheels and tires was the 3.0-liter E36 M3 equipped with?
For the E36 M3 3.0, BMW M specified 235/40ZR17 tires on all four corners. However, each body style was given a unique set of wheels. The coupe (both Euro-spec and U.S.-spec) wears 7.5x17-inch M Double Spoke cast alloy wheels."

http://www.bmwmregistry.com/model_faq.php?id=14#4

Só as Contour e as LTW é que vinham com 8,5'' atrás, apesar de ainda assim virem com 235/40 nas 4 rodas.
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

Responder

Voltar para “Série ///M”