BMW M3 E36
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Re: BMW M3 E36 (Procuro/Duvidas)
Página não encontrada...
The best engine in the world is the vagina. It can be started with one finger. It is self-lubrificating. It take any size piston. And it changes its own oil every four weeks. It is only a pity that the management system is so fucking temperamental...
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Re: BMW M3 E36 (Procuro/Duvidas)
ja andou ja :lol1
ta aki o antigo dono
viewtopic.php?f=64&t=30800&start=105
e salvo erro vendeu mt mais barato
:fixe
ta aki o antigo dono
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e salvo erro vendeu mt mais barato
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- JSarabando
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Re: BMW M3 E36 (Procuro/Duvidas)
Conheço o carro, parece estar impecável...
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Re: BMW M3 E36 (Procuro/Duvidas)
Boas carman,Carman Escreveu:pros 286: moito mais fiable, 100kg mais lixeiro, muy muy nervioso,
contras 286: so 5 velocidades, sen control de traccion, climatizador analoxico,
pros 321: clima dixital, control de traccion, 6 velocidades,
contras 321: e o M menos fiable de todos rompen moito os vanos 3000€ e tamen rompe algunha biela dalgun e motor para a basura isto ultimo e moito menos frecuente , case 100kg mais, e mais caro
Eu sempre recomendo 286 xa que calquera dos dous vai ter aprox 15 anos e 200.000 km hay que ser realistas, e tendo en conta iso a fiabilidade e o factor que mais peso lle daria eu en cambio se os venderan ainda novos nos stands de bmw collia o 321 xa que 100.000 km aguantariaos sen dar problemas
Non me fai gracia gastarme pasta nun coche e dous meses despois deixar 3000 euros no taller aaique co 286 hay menos probabilidade de que pase isto ainda que tamen pode pasar...
Existem muito mais diferenças entre o de 286 cv e o de 321 hp, como disse o Sarabando e bem o 321 é uma evolução.
Para começar o 321 hp não têm controle de tracção e pelo que ainda me lembra têm as seguintes diferenças
Diferencial autoblocante traseiro de 210 mm contra o de 188 mm do de 286 cv
Caixa de 6 velocidades contra 5 do de 286 cv
Sistema de travagem com discos flutoantes contra os discos normais do de 286 cv
Direcção com outros valores na geometria no de 321 hp
Motor com um sistema de injecção mais complexo e eficiente e variador de fase tb nos excentricos de escape o bivanos.
Existe mais uma outra mas são principalmente a nível de equipamento do carro.
Em relação ao problemas crónicos é mais ou menos a mesma coisa só o bivanos é que é mais problemático, mas no dias que correm até já existem Diy pela net de como o arranjar e ao contrário do que se pensa dá para fazer o serviço sem ferramentas especiais Bmw.
FIca aqui os diagramas da distribuição do de 286 cv e do 321 que é uma coisa pouco comum vista por aí e que foi retirado de um forum da Bmw dos espanhois.

E= ///M*c²
- JSarabando
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Re: BMW M3 E36 (Procuro/Duvidas)
Estes dois últimos gráficos deixaram-me a pensar...explica melhor isto Nuno se fôr possível
Cumps
Cumps
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Re: BMW M3 E36 (Procuro/Duvidas)
Joel,
que queres que explique?? São os tempos de distribuição, o primeiro de um S50B30 o outro do S50b32.
Salta logo a vista que o motor S50B30 só consegue alterar os valores de cruzamento com o avanço da abertura da válvula de admissão enquanto o S50B32 consegue alterar o cruzamento (periodo em que a válvula de admissão e escape estão abertas ao mesmo tempo) tanto nas válvulas de admissão bem como com as de escape.
De reassaltar que com maior cilindrada e com um diametro das válvulas de admissão maiores, bem como um avanço de abertura da válvulas de admissão superior (penso que o conjunto também permite maior rotação) no final tudo isto contribui para uma maior eficiênçia volumétrica do S50B32, mesmo que a duração das cames e levantamento sejam as mesmas nos dois.
Bem...Secalhar é melhor dar um exemplo de uma distribuição sem variadores de fase ou seja fixa.
O objectivo principal quando se mexe nos tempos de distribuição é o cruzamento (secalhar overlap já ouviste falar)porque????
Porque tal como nos tempos de ignição e injecção os tempos de abertura das válvulas não são efectuados nos pontos mortos (pms) mas desfasados, para contrariar a inércia adaptando-se assim ao regime.
Ou se faz o diagrama circular da distribuição com uma roda graduada, geralmente medida no volante do motor ou o fabricante fornece o mesmo como é indicado no exemplo já fornecido em baixo.
Exemplo:
Bmw M20B23
Duração: 260'
cam Lobe Centerline Angle: 110 deg
Levantamento: 6.58mm
admissão abre: 11' Antes PMS
Admissão fecha: 58' Apos PMS
escape abre: 62' Antes PMS
escape fecha: 18' Apos PMS
Neste caso o cruzamento é de admissão abre: 11' Antes PMS+ escape fecha: 18' Apos PMS= têm 29 graus de duração de cambota para este evento.
Considerando este evento, genéricamente ou duma forma básica, rendimento volumétrico será tanto maior quanto maior for o intervalo de tempo entre aquelas duas operações, tendo sempre na ideia que o motor é atmosférico, influênçiando bastante a forma como o motor entrega a potência.
Não sei nos S50b30 que acho que as Ecu são bosch, mas tenho sérias dúvidas que os chiptunners portugueses alterem os tempos de distribuição nos S50b32 com as siemens MSS50, mesmo tendo o definition file da mesma, que aquilo são ecu´s complicadas.
que queres que explique?? São os tempos de distribuição, o primeiro de um S50B30 o outro do S50b32.
Salta logo a vista que o motor S50B30 só consegue alterar os valores de cruzamento com o avanço da abertura da válvula de admissão enquanto o S50B32 consegue alterar o cruzamento (periodo em que a válvula de admissão e escape estão abertas ao mesmo tempo) tanto nas válvulas de admissão bem como com as de escape.
De reassaltar que com maior cilindrada e com um diametro das válvulas de admissão maiores, bem como um avanço de abertura da válvulas de admissão superior (penso que o conjunto também permite maior rotação) no final tudo isto contribui para uma maior eficiênçia volumétrica do S50B32, mesmo que a duração das cames e levantamento sejam as mesmas nos dois.
Bem...Secalhar é melhor dar um exemplo de uma distribuição sem variadores de fase ou seja fixa.
O objectivo principal quando se mexe nos tempos de distribuição é o cruzamento (secalhar overlap já ouviste falar)porque????
Porque tal como nos tempos de ignição e injecção os tempos de abertura das válvulas não são efectuados nos pontos mortos (pms) mas desfasados, para contrariar a inércia adaptando-se assim ao regime.
Ou se faz o diagrama circular da distribuição com uma roda graduada, geralmente medida no volante do motor ou o fabricante fornece o mesmo como é indicado no exemplo já fornecido em baixo.
Exemplo:
Bmw M20B23
Duração: 260'
cam Lobe Centerline Angle: 110 deg
Levantamento: 6.58mm
admissão abre: 11' Antes PMS
Admissão fecha: 58' Apos PMS
escape abre: 62' Antes PMS
escape fecha: 18' Apos PMS
Neste caso o cruzamento é de admissão abre: 11' Antes PMS+ escape fecha: 18' Apos PMS= têm 29 graus de duração de cambota para este evento.
Considerando este evento, genéricamente ou duma forma básica, rendimento volumétrico será tanto maior quanto maior for o intervalo de tempo entre aquelas duas operações, tendo sempre na ideia que o motor é atmosférico, influênçiando bastante a forma como o motor entrega a potência.
Não sei nos S50b30 que acho que as Ecu são bosch, mas tenho sérias dúvidas que os chiptunners portugueses alterem os tempos de distribuição nos S50b32 com as siemens MSS50, mesmo tendo o definition file da mesma, que aquilo são ecu´s complicadas.
E= ///M*c²
Re: BMW M3 E36 (Procuro/Duvidas)
Caro //M a sua intervenção revela conhecimento sobre o modelo em questão, mas para um leigo como eu pode dar a sua opinião sobre ambos os carros numa linguagem mais acessivel (motor, comportamento, etc) e já agora se sabe de algum para venda.
Obrigado :fixe
Obrigado :fixe
Re: BMW M3 E36 (Procuro/Duvidas)
a nível de comportamento os modelos são muito identicos, acho que depende mais do condutor e do estado real do carro.
Não sei de nenhum para venda, talvez outros membros do fórum possam ajudar nesse aspecto.
Não sei de nenhum para venda, talvez outros membros do fórum possam ajudar nesse aspecto.
E= ///M*c²
Re: BMW M3 E36 (Procuro/Duvidas)
Mas com 35cv de diferença e mais 200cc não é o 3.2 mais rápido que o 3.0?
Ou a evolução do 3.0 para o 3.2 é mais notoria a nivel de travões, suspensão, etc...
Ou a evolução do 3.0 para o 3.2 é mais notoria a nivel de travões, suspensão, etc...
- JSarabando
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Re: BMW M3 E36 (Procuro/Duvidas)
Depende muito do estado do veículo, motor em si, extras(upgrades de escape, electrónica, etc...)
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- metale
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Re: BMW M3 E36 (Procuro/Duvidas)
Quem fizer questão de ter pneus staggered com as jantes de origem também deverá ir para o 3.2, já que as jantes de trás são 8,5'' de largura, ao contrário de no 3.0 que são 7,5''. Assim, com as medidas de origem, o 3.2 tem menos oversteer. Tem também mais caster na frente e direcção ligeiramente mais directa.
Tinha ideia que o 3.0 é que não tinha ASC+T.
Tinha ideia que o 3.0 é que não tinha ASC+T.
-
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Re: BMW M3 E36 (Procuro/Duvidas)
Considerando a hipótese de a BMW fabricar os dois hoje, o 3.2 seria naturalmente mais rápido.gacvg Escreveu:Mas com 35cv de diferença e mais 200cc não é o 3.2 mais rápido que o 3.0?
Ou a evolução do 3.0 para o 3.2 é mais notoria a nivel de travões, suspensão, etc...
-- Quarta Nov 03, 2010 1:50 pm --
Muito Obrigado.//M Escreveu:Joel,
que queres que explique?? São os tempos de distribuição, o primeiro de um S50B30 o outro do S50b32.
Salta logo a vista que o motor S50B30 só consegue alterar os valores de cruzamento com o avanço da abertura da válvula de admissão enquanto o S50B32 consegue alterar o cruzamento (periodo em que a válvula de admissão e escape estão abertas ao mesmo tempo) tanto nas válvulas de admissão bem como com as de escape.
De reassaltar que com maior cilindrada e com um diametro das válvulas de admissão maiores, bem como um avanço de abertura da válvulas de admissão superior (penso que o conjunto também permite maior rotação) no final tudo isto contribui para uma maior eficiênçia volumétrica do S50B32, mesmo que a duração das cames e levantamento sejam as mesmas nos dois.
Bem...Secalhar é melhor dar um exemplo de uma distribuição sem variadores de fase ou seja fixa.
O objectivo principal quando se mexe nos tempos de distribuição é o cruzamento (secalhar overlap já ouviste falar)porque????
Porque tal como nos tempos de ignição e injecção os tempos de abertura das válvulas não são efectuados nos pontos mortos (pms) mas desfasados, para contrariar a inércia adaptando-se assim ao regime.
Ou se faz o diagrama circular da distribuição com uma roda graduada, geralmente medida no volante do motor ou o fabricante fornece o mesmo como é indicado no exemplo já fornecido em baixo.
Exemplo:
Bmw M20B23
Duração: 260'
cam Lobe Centerline Angle: 110 deg
Levantamento: 6.58mm
admissão abre: 11' Antes PMS
Admissão fecha: 58' Apos PMS
escape abre: 62' Antes PMS
escape fecha: 18' Apos PMS
Neste caso o cruzamento é de admissão abre: 11' Antes PMS+ escape fecha: 18' Apos PMS= têm 29 graus de duração de cambota para este evento.
Considerando este evento, genéricamente ou duma forma básica, rendimento volumétrico será tanto maior quanto maior for o intervalo de tempo entre aquelas duas operações, tendo sempre na ideia que o motor é atmosférico, influênçiando bastante a forma como o motor entrega a potência.
Não sei nos S50b30 que acho que as Ecu são bosch, mas tenho sérias dúvidas que os chiptunners portugueses alterem os tempos de distribuição nos S50b32 com as siemens MSS50, mesmo tendo o definition file da mesma, que aquilo são ecu´s complicadas.
Muito Bom!!!
///M Coupe 2001 S54 Steel Grey
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- JSarabando
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Re: BMW M3 E36 (Procuro/Duvidas)
Nuno, não disseste nada que não fosse verdade mas não passa de teoria, agora...falta uma coisa!!! Onde estão os mecânicos em Portugal que afinem um motor S50 com algum material ao "pintelho" e como deve ser??? Esta sim é a parte mais difícil...
-- Quinta Nov 04, 2010 7:08 am --
Podes ficar também agora com a idéia de que estás errado em relação ao 3.0 ter jantes 7.5" de origem.
Pesquisa melhor isso metale
-- Quinta Nov 04, 2010 7:08 am --
metale Escreveu:Quem fizer questão de ter pneus staggered com as jantes de origem também deverá ir para o 3.2, já que as jantes de trás são 8,5'' de largura, ao contrário de no 3.0 que são 7,5''. Assim, com as medidas de origem, o 3.2 tem menos oversteer. Tem também mais caster na frente e direcção ligeiramente mais directa.
Tinha ideia que o 3.0 é que não tinha ASC+T.
Podes ficar também agora com a idéia de que estás errado em relação ao 3.0 ter jantes 7.5" de origem.
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The best engine in the world is the vagina. It can be started with one finger. It is self-lubrificating. It take any size piston. And it changes its own oil every four weeks. It is only a pity that the management system is so fucking temperamental...
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Re: BMW M3 E36 (Procuro/Duvidas)
"What size wheels and tires was the 3.0-liter E36 M3 equipped with?JSarabando Escreveu:Podes ficar também agora com a idéia de que estás errado em relação ao 3.0 ter jantes 7.5" de origem.
Pesquisa melhor isso metale
For the E36 M3 3.0, BMW M specified 235/40ZR17 tires on all four corners. However, each body style was given a unique set of wheels. The coupe (both Euro-spec and U.S.-spec) wears 7.5x17-inch M Double Spoke cast alloy wheels."
http://www.bmwmregistry.com/model_faq.php?id=14#4
Só as Contour e as LTW é que vinham com 8,5'' atrás, apesar de ainda assim virem com 235/40 nas 4 rodas.