Serie 1 ///M

Secção para modelos ///Motorsport

Moderador: Staff

WCGSAF
Membro Senior
Registado: 06 set 2005, 12:10
O meu Carro:: E30 / E87
Contacto:

Re: Serie 1 ///M

Mensagem por WCGSAF »

Crow Escreveu:WCGSAF: Não tenho a certeza, mas acho que o turbo do HDI de 90cv é diferente do turbo do HDI 110cv. O de 90cv tem geometria fixa e o de 110cv geometria variavel.

A diferença de consumo se calhar passa mais por aí do que pela cavalagem. O HDI de 110cv tem maior débito no calculador do que o HDI de 90cv.

Alias, os próprios injectores do HDI de 90cv são de menor débito do que os injectores do de 110cv.
Referia-me aliás aos de 92 e 115cv.

Sim de facto temos algumas variáveis que podem de certa maneira influenciar o consumo.

92cv Geometria fixa e 1.3bars
115cv Geometria variável e 1,7bars

mas mesmo assim podemos concluir que até certo ponto alguns cavalos entra podem fazer reduzir o consumo, embora este caso do HDI nem seja o mais gritante.
Imagem
Sóce Nº 44
E30///M42 viewtopic.php?f=1&t=37181
E87 "Cocas" MBPOWER
Sachs'o CUP

Crow
Membro Gold
Registado: 05 jun 2007, 10:49
O meu Carro:: Bmw 320td

Mensagem por Crow »

Acho mais interessante de conduzir o novo de 92cv do que o de 112cv. O turbo acho-o mais eficiente ficando o carro com mais baixas e mais agradavel de conduzir em cidade.

GoingTooFast
Membro Juvenil
Registado: 18 set 2012, 14:45
O meu Carro:: BMW 1M

Mensagem por GoingTooFast »

Relativamente aos consumos do 1M importa ainda referir que o carro é completamente 'quadrado' do ponto de vista aerodinâmico, pelo que os consumos saem bastante prejudicados também por essa via. A completar o quadro está o elevado peso do 1M (1570 kg) comparativamente, por exemplo, ao Cayman (1405 kg) e ao Z4 Coupé 3.0si (1395 kg).

Já agora, para os que ainda acham que o 1M 'não é um verdadeiro M' :lol1 fica aqui para referência futura um pequeno comparativo entre o 1M e o E90 M3 DKG 'Competition Package' realizado pela Auto Bild em Março de 2012 onde concluem e passo a citar:
1M:

An M car from the old school - fast, agile and with a distinct sound.

Those looking for superior driving comfort is wrong here. Therefore the 1M has an unbeatable price.

M3:

For endurance the M3 can be better.

But its considerable price can not translate into significantly improved performance on the track, it is even behind the 1M.
Tempos por volta ao circuito de Sachsenring :lol: :

1M -> 1:40,18 min
M3 -> 1:40,52 min

Imagem
Imagem

Marco c
Membro Senior
Registado: 23 mai 2011, 13:49
O meu Carro:: 320td 02 m3 e46 03

Mensagem por Marco c »

o carro é um verdadeiro M, talvez o que é mais fiel ao 1º m3, pequeno e agil.., embora pudesse ser mais leve, e até o motor 6 cilindros ta lá ...até aqui concordo... mas o motos não é M :wall agora isso com uns upgrades fica um demonio...e barato de alterar tambem acho que esse carro deveria chamar se 135 IS...

quanto ao som :naonao

mas la está o carro é teu e não tens de te preocupar com o que os outros acham...

ja agora quanto é pedes mais ou menos por ele?

giwasa
Membro Gold
Registado: 15 dez 2007, 22:45
O meu Carro:: BMW M5 f10

Mensagem por giwasa »

o que se falou foi o facto do motor nao ser um puro m.

de resto todos sabemos que se trata de um puro m.
è um produto m.

tal como em alguma pistas o cayman r è mais rapido que o 911 carrera...
nao sera isso que o faz ser melhor.

ate porque nao o è. o 911 è melhor no geral.
tal como o m3 è melhor no seu geral para mim.

a analise para mim è feita com base em muitos factores que vao dos dinamicos ao esteticos, passando por muitos mais.

mas a questao do motor do s1m a mim nao me incomoda.

so deveria ter logo de origem 360 cvs a 380 cvs.
GIWASA M5 V10 E60 (+550 cvs)and Cooper S (280cvs by GTT)
ex bimers: 330xd e46 245cvs and 535d e60 424cvs
http://www.youtube.com/watch?v=m3CWwM8vurk
viewtopic.php?f=59&t=54326

GoingTooFast
Membro Juvenil

giwasa Escreveu: a analise para mim è feita com base em muitos factores que vao dos dinamicos ao esteticos, passando por muitos mais.

mas a questao do motor do s1m a mim nao me incomoda.

so deveria ter logo de origem 360 cvs a 380 cvs.
Nada disso... do meu ponto de vista deveria ter menos 270 kg, uma aerodinâmica mais apurada e relações de caixa ainda mais longas para igual aceleração máxima. Os ganhos ao nível da velocidade em recta é a última coisa que me preocupa.

Ainda assim, com aquelas três alterações ganhar-se-ia em toda a linha: não só os consumos melhorariam significativamente como todo o comportamento dinâmico seria altamente beneficiado e por muito que goste da estética de 'bulldog' do 1M estaria SEMPRE disposto a trocá-la por um melhor apuro aerodinâmico, sem dúvida!

Mas isto são as coisas difíceis de fazer e que obrigam a muitos compromissos num carro que se pretende para o dia-a-dia se não quisermos gastar o equivalente a um carro novo. :lol: Hoje em dia, aumentos de potência do motor são em comparação 'brincadeiras de meninos'. :lol:

giwasa
Membro Gold

Mensagem por giwasa »

sao gostos claro.

a m preocupou se em ter um rapport medio. tipico dos bmw.
com relacoes de caixa em sequencia.

por exemplo o meu m5 faz mais ou menos 45 a 50 kmh em cada mudança.
excepto a 7 que faria 80 kmh de cortasse as 8500.
390 kmh de ponteiro.

mas sim. cada condutor tem as suas preferencias.

so a nivel do peso discordo em algo.
para se ter menos peso no s1m teria de se abdicar do conforto tipico de um bmw.

penso que o m3 gts seria o carro ideal para ti.
uma maquina mais leve face á potencia de 450 cvs.

caixa fantastica e um handling perfeito.

no entanto acho que um lotus è o que mais faz o teu gosto.

porque possuem baixo peso. relacoes curtas , gastam pouco e custam as versoes menos potentes um valor adequado.
mesmo preço de um 120d comkit m.

è a minha opiniao.

o que eu precisava era de um 911 turbo que vi ontem no almeida e lamas com 700 cvs lol

GoingTooFast
Membro Juvenil

giwasa Escreveu: o que eu precisava era de um 911 turbo que vi ontem no almeida e lamas com 700 cvs lol
Tu estavas bem era nos 'states' a competir no 'drag racing'... quando é que montas um pára-quedas na traseira do M5?! :neener

giwasa Escreveu:
so a nivel do peso discordo em algo.
para se ter menos peso no s1m teria de se abdicar do conforto tipico de um bmw.

penso que o m3 gts seria o carro ideal para ti.
uma maquina mais leve face á potencia de 450 cvs.

caixa fantastica e um handling perfeito.

no entanto acho que um lotus è o que mais faz o teu gosto.

porque possuem baixo peso. relacoes curtas , gastam pouco e custam as versoes menos potentes um valor adequado.
mesmo preço de um 120d comkit m.
O M3 GTS está vocacionado para as pistas... 450 cv para o dia-a-dia num carro desses é como 'usar um canhão para matar moscas'. :o

Por outro lado, os Lotus fazem demasiados cedências para serem utilizáveis como carros do dia-a-dia e mais ainda como carros de viagem. Além do mais não são carros especialmente poupados, antes pelo contrário, se se começar a tirar partido gastam também bastante porque têm normalmente relações de transmissão muito curtas (como referes) e motores pequenos optimizados para a potência - 'pontudos'.

Eu dou-te um exemplo do que é uma redução de peso significativa num carro compacto mais do que competente para o dia-a-dia... só é pena não ser RWD :cry: :

O novo S3 - 300 cv para apenas 1395 kg com pneus 225/40 R18 .

Depois declara estes números fantásticos:
0-100km/h em 5,1 segundos com a transmissão de dupla embraiagem S Tronic e 5,4 segundos com a transmissão manual de seis velocidades. Com a dupla embraiagem consome 6.9l/100km e emite 159g/km de CO2. A transmissão manual utiliza 7.0l/100km de combustível e emite 162g/km de CO2
Declara consumos e emissões inferiores ao GT86 com apenas 1240 kg de peso e motor 2.0L de 200 cv. Eu acho que me vou deixar de 'maricadas' e vou ceder ao sistema quattro... este carro, com este motor consegue ser tentador a esse ponto! :fixe :fixe :fixe

Rui Ribeiro,

Como é que se compara o teu F30 328i a este S3?
Última edição por GoingTooFast em 25 out 2012, 23:42, editado 1 vez no total.

giwasa
Membro Gold

Mensagem por giwasa »

e acreditas no pai natal? lol

consumos de 6.9 no s3 lol

nao vas nisso.
as marcas sabem muito eh eh

gosto de puxar as maquinas ao maximo : de arranque a sua vmaxima. m5
gosto de curvar com maquinas ageis e potentes: cooper s

tenho os dois mundos em casa... thank god lol

se so pudesse ter um ... 911 turbo ou gt3.
nao o rs.

Rui Ribeiro 13
Membro Gold
Registado: 12 out 2007, 00:12
O meu Carro:: *

Mensagem por Rui Ribeiro 13 »

GoingTooFast Escreveu:

Rui Ribeiro,

Como é que se compara o teu F30 328i a este S3?
Como carro gosto muito mais do meu e deve ser mais barato.

Imagem

Imagem

O S3 è mais rapido, dos 0/100 0,5 segundos, penso que não é nada de mais, os consumos o meu é melhor.

O meu é mais carro e o S3 é mais caixa de fosforos.

São 2 carros diferentes, o que podes comparar é o 135i, ainda assim ia para o 135i.

Não sei se já viste.

http://www.youtube.com/watch?v=2xwecTp91-o
A terra vista da lua é azul e branca!

GoingTooFast
Membro Juvenil

giwasa Escreveu:e acreditas no pai natal? lol

consumos de 6.9 no s3 lol

nao vas nisso.
as marcas sabem muito eh eh
Eu digo-te no que acredito... acredito que o consumo médio declarado do 1M nas mesmas condições é de 9,6 l/100km, o do GT86 7,8 l/100 km, o do S3 S-tronic 6,9 l/100 km e do F30 328i automático de 6,3 l/100 km.

Acredito ainda que o peso do 1M é 1570 kg, do F30 328i (automático) 1530 kg, do S3 (automático) 1483 kg (*) = 1395 kg + 68 kg (condutor médio) + 20 kg (cx. S-tronic) e do GT86 1316 kg = 1248 kg + 68 kg (condutor médio).

(*) Apenas 148 kg são do motor.
Rui Ribeiro 13 Escreveu:
Como carro gosto muito mais do meu e deve ser mais barato.

Imagem

Imagem

O S3 è mais rapido, dos 0/100 0,5 segundos, penso que não é nada de mais, os consumos o meu é melhor.

O meu é mais carro e o S3 é mais caixa de fosforos.

São 2 carros diferentes, o que podes comparar é o 135i, ainda assim ia para o 135i.
Não. O S3 S-tronic é um segundo mais rápido dos 0-100 km/h (é muita 'fruta') do que o teu F30 328i automático - 5,1 contra 6,1 seg.

O S3 consegue ter um binário de 380 Nm e constante na faixa 1800 - 5500 rpm, ao passo que o 328i 'apenas' apresenta um valor de 350 Nm e numa faixa de rotações ligeiramente mais estreita (1250 - 4800 rpm).

O 2.0 TFSI do Audi S3 é sem qualquer dúvida melhor motor do que o N20 da BMW.

No meu caso, já acho o F30 demasiado grande. Eu gosto de carros de dimensões compactas. Gosto também mais da estética e interior do S3 porque sempre preferi superfícies 'limpas' e sóbrias. Ao S3 só falta mesmo a tracção traseira... :inlove

ps: Acho a frente do novo S1 simplesmente horrível. :agua

giwasa
Membro Gold

Mensagem por giwasa »

entao o teu carro faz 9,6 de media
ya okey. entao porque o vais vender?

as medias dos desportivos sao so marketing
medias irreais e medidasem situacoes perfeitas e longe da realidade

GoingTooFast
Membro Juvenil

giwasa Escreveu:entao o teu carro faz 9,6 de media
ya okey. entao porque o vais vender?

as medias dos desportivos sao so marketing
medias irreais e medidasem situacoes perfeitas e longe da realidade
Eu falei em médias DECLARADAS... funciona como referência. E a referência é tanto melhor quanto mais os motores forem do mesmo tipo e cilindrada - além de serem todos motores de injecção directa a gasolina, tirando o GT86, todos os outros são motores turbo e tirando o 1M todos os outros são motores de 2.0L. Em todo o caso, ainda não me passou pelas mãos nenhum carro que declarasse um consumo médio inferior a outro e que se tivesse revelado depois na prática mais gastador do que esse outro.

A comparação entre o motor N20 da BMW e o 2.0 TFSI da Audi é a prova viva de que para se ir de 245 cv para 300 cv, aumento de 55 cv, os consumos têm necessariamente que aumentar porque estamos a falar de motores cuja tecnologia corresponde ao state of art actual. E se compararmos as versões manuais de 6 velocidades, o F30 declara 6,4 l/100 km e o S3 7,0 l/100 km. Apesar de tudo é extraordinário a diferença de apenas 0,6 l/100 km uma vez que o BMW não tem tracção às 4 rodas e estou a admitir que as relações de caixa do F30 são muito mais longas do que as do S3 e isto por uma única razão: a cx. automática do BMW tem 8 relações contra apenas as 6 relações da transmissão S-tronic da Audi sendo que as últimas relações da cx. BMW podem por isso ser muito mais longas e apesar disso, face à versão cx. manual de 6 velocidades, a melhoria do consumo declarado é de apenas 0,1 l/100 km (passa de 6,4 para 6,3 l/100 km). Por outro lado, quando consideramos a versão 328i xDrive da BMW com tracção às quatro rodas os consumos das versões manual e automática aumentam respectivamente para 6,9 e 6,7 l/100 km.

É certo que o peso do F30 328i já é superior ao do S3 e então na versão xDrive o peso aumenta 90 kg, mas não deixa de ser extraordinário os consumos anunciados por este 2.0 TFSI da Audi.

Já agora, registe-se que o F30 328i é mais económico (6,4 contra 6,6 l/100 km) e bastante menos poluente (149 contra 174 g/km) do que o pesadão E90 335d. :assubiar

Outra comparação interessante de se fazer é entre os consumos anunciados para o SLK 350 7G-TRONIC PLUS (cx. de 7 velocidades) e para o novo S3 S-tronic. Neste caso ambos os carros possuem potências em torno dos 300 cv e ambos declaram consumos médios semelhantes (7,1 e 6,9 l/100 km, respectivamente), mas enquanto o Mercedes possui um motor V6 atmosférico o do S3 é um 4 em linha turbo. O peso do SLK apesar de ser um 2 lugares e ter por isso dimensões mais reduzidas é também 50 kg superior, 1540 kg contra os 1490 kg do S3. Este é o caso em que tinha enorme curiosidade em verificar que consumos eram efectivamente alcançados na práctica para o mesmo estilo de condução. Fica aqui a sugestão para um comparativo numa qualquer publicação da especialidade - até que ponto a opção turbo pode ser superior à opção atmosférica?

SLK 350 7G-TRONIC PLUS vs S3 S-Tronic

ps: Tomara eu que o 1M fizesse médias de 9,6 l/100 km nas minhas mãos. :lol1

giwasa
Membro Gold

Mensagem por giwasa »

o que ainda nao percebeste è que aposto que pouca gente neste forum percebeu a razao de ires trocar de carro.
porque falas em consumos excessivos , num carro que custa acima de 50 mil euros.
e depois falas em trocar por carros com consumos que irao ser quase igual ao que tu tens

so existe um tipo de viatura para o que pretendes: andar rapido e gastar pouco...
so existe diesel nesse campo ... e diesel de 4 cilindros.. 120d ou 123d
ou o classe A novo com motor 250cdi

tudo o que puderes falar e escrever e argumentar para mim so parece que tu proprio estas a autoconvencer te de que tens de trocar o s1m

acredita que tenhas um s3 dos novos, um s1m, um jcw, um focusrs ou um slk...
com conducao desportiva todos vao gastar bem acima de 13 a 14 litros.

è como eu ir trocar o meu m5, por um cls 63 amg, ou uma rs6.
vao todos gastar quase o mesmo.
porque possuem todos potencias parecidas, ou pesos identicos.

no final de um deposito mais 5 ou menos 5 euros nao faz influencia.

mas foi a minha opiniao.
nao vou opinar mais.

muita conversa e pouco sumo.

andar rapido com 340 cvs a gasolina vai gastar c
andar rapido com 520 cvs a gasolina vai gastar y
andar rapido com 250 cvs a gasolina vai gastar k
e igual a diesel vai gastar sempre menos.

o tipo de carro pouco importa quando se anda rapido.
tem cavalos ... mama.
nao tem cavalos ... mama menos
tem cavalos a diesel ... mama pouco lol lol

abraco going fast e aguardo pelo novo canhao.
pois ate agora gostei dos 3 carros que tiveste.

GoingTooFast
Membro Juvenil

giwasa Escreveu:o que ainda nao percebeste è que aposto que pouca gente neste forum percebeu a razao de ires trocar de carro.
porque falas em consumos excessivos , num carro que custa acima de 50 mil euros.
e depois falas em trocar por carros com consumos que irao ser quase igual ao que tu tens

so existe um tipo de viatura para o que pretendes: andar rapido e gastar pouco...
so existe diesel nesse campo ... e diesel de 4 cilindros.. 120d ou 123d
ou o classe A novo com motor 250cdi

tudo o que puderes falar e escrever e argumentar para mim so parece que tu proprio estas a autoconvencer te de que tens de trocar o s1m

acredita que tenhas um s3 dos novos, um s1m, um jcw, um focusrs ou um slk...
com conducao desportiva todos vao gastar bem acima de 13 a 14 litros.

(...)

o tipo de carro pouco importa quando se anda rapido.
tem cavalos ... mama.
nao tem cavalos ... mama menos
tem cavalos a diesel ... mama pouco lol lol
Vamos lá ver então se percebes... para mim a diferença entre fazer 15 l/100 km de média ou 18 l/km já é SIGNIFICATIVO. Sublinho média. Se a BMW declara um consumo em ciclo combinado de 9,6 l/100 km para o 1M e a Audi declara 7,0 l/100 km para o S3 eu acredito que a diferença de consumos nas minhas mãos se situe de facto entre os 2,6 - 3,0l/100 km a favor do Audi mesmo que na prática isso implique médias de 15,0 l/100 km. Agora, 15,0 l/100 km é muito melhor do que 18,0 l/100 km e mais ainda se pensar que estou a abdicar de pouco em termos de performance... o gozo da condução é que já pode ser outra história.

Se um carro com 300 cv (S3) anuncia consumos inferiores a um outro com 200 cv (GT86) sendo que o 1º representa o que de melhor se faz a nível de motores a gasolina só significa uma coisa: o 1º é mais eficiente. Ponto.

Objectivamente estas são as duas hipóteses reais... o GT86 pelo gozo, o S3 pelo racionalismo sem abdicar totalmente do gozo.

Quanto ao diesel, se o F30 328i já é mais económico do que o E90 335d os 41 cv de vantagem do 335d nunca seriam para mim um motivo suficiente para optar por essa solução até porque não se traduzem em vantagem em termos de performance - anunciam ambos a mesma aceleração dos 0-100 km/h (5,9 seg.) sendo que o 335d será sempre mais pesadão em todos os sentidos e por isso não tão interessante de conduzir.
Última edição por GoingTooFast em 26 out 2012, 14:28, editado 1 vez no total.

Responder

Voltar para “Série ///M”