Gasolina 95 vs 98 nos ///M

Secção para modelos ///Motorsport

Moderador: Staff

navigator
Membro Gold
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Re: Gasolina 95 vs 98 nos ///M

Mensagem por navigator »

Então e as motas super desportivas. A minha admite gasolina 91 octanas, se não me engano. Para nos USA não ter de usar gasolina premium. E sobre o motor...600cc com 120 cv, bem comprimido e rotativo.

O poder calorífico não é assim tão diferente entre gasolinas, é mesmo só questão de pôr o sensor de knock a trabalhar para perceber onde está o limite do combustível.
Imagem

metale
Membro Gold
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95

Mensagem por metale »

navigator Escreveu:O poder calorífico não é assim tão diferente entre gasolinas, é mesmo só questão de pôr o sensor de knock a trabalhar para perceber onde está o limite do combustível.
Uma vez que estamos a falar de Ms, coloco a questão: os S14 têm sensores de knock? Diria que não, mas sinceramente não sei.
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

crispt12
Membro Juvenil
Registado: 13 fev 2010, 03:03
O meu Carro:: BMW e36 320i de 91

Mensagem por crispt12 »

Pessoal, uma perguntinha!
E se misturar a gasolina 98 com a 95 que já está no deposito faz mal?
Cumprimentos, Cristiano Gomes
Imagem

viewtopic.php?f=59&t=41223
BMW e36 320i 1991 - Setubalense, Camarinha

metale
Membro Gold
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95

Mensagem por metale »

Não faz mal, ou pelo menos não faz pior que a 95 que lá estava.
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

crispt12
Membro Juvenil
Registado: 13 fev 2010, 03:03
O meu Carro:: BMW e36 320i de 91

Mensagem por crispt12 »

Obrigado pela resposta metale, tenho que experimentar por a 98 ;)
Cumprimentos, Cristiano Gomes
Imagem

viewtopic.php?f=59&t=41223
BMW e36 320i 1991 - Setubalense, Camarinha

m compact
Membro Gold
Registado: 05 out 2004, 23:56
O meu Carro:: BMW M3 E36 sedan

Mensagem por m compact »

por falar em gasolina hoje apanhei gasolina 98 a 1.75 na BP!!!! :evil: :evil: :evil: :duh
E30 324td by VCpower
E36 ///M3
Suzuki Grand Vitara 1.6 Gpl
Opel astra cosmo cdti

"Quem trabalha muito, erra muito.
Quem trabalha pouco, erra pouco.
Quem não trabalha não erra.
E quem não erra é promovido."

RafaelZ4
Membro Junior
Registado: 06 out 2009, 22:17
O meu Carro:: 420d F32 / M5 F10 LCI

Mensagem por RafaelZ4 »

o meu M3 , ainda so conheçeu Gasolina 98 da BP , nada de eleclecrs e jumbos e isso .
13' BMW X3 F25 Saphirre Black
13´BMW 420d F32 Satin Pearl White
14´BMW M5 F10 LCI Competition Package Imperial Blue

//M
Membro Senior
Registado: 19 abr 2005, 16:28

Mensagem por //M »

Dudex Escreveu:O tipo diz no vídeo que uma mistura ligeiramente rica dá potência.
Geralmente, nos motores 4 Tempos a gasolina atmosféricos , o enriquecimento da mistura traduz-se num IMEP mais alto e consequentemente num valor de potência superior. A taxa de queima do combustivel também é afectada pelo enriquecimento ou emprobrecimento da mistura.
navigator Escreveu:Então e as motas super desportivas. A minha admite gasolina 91 octanas, se não me engano. Para nos USA não ter de usar gasolina premium. E sobre o motor...600cc com 120 cv, bem comprimido e rotativo.

O poder calorífico não é assim tão diferente entre gasolinas, é mesmo só questão de pôr o sensor de knock a trabalhar para perceber onde está o limite do combustível.
A tua mota, super despotiva 600 cc admite 91 octanas bem como as portuguesas tb. 91 e 95 e não adianta colocares combustiveis com capacidade antidetonante superior visto a gestão electrónica não efectuar a análise da frequênçia ou vibração do processo de combustão (sensores detonação), logo até podes perder rendimento no motor ao utilizadores as gasolinas premium, pq?? Pq a tua mota foi afinada para esse combustível de maneira a que combustão se dê no ângulo certo (rotação da cambota), por forma a que o tempo de trabalho (4 tempos) seja o mais eficiente possivel.
Quando dizes comprimidos, deves-te referir a uma taxa de compressão muito alta, mas aqui lembra-te tb que os tempos de ignição, distribuição e injecção têm um papel muito importante no resultado final ;)
Eu tb gosto e tenho motas e até me assusto com o que fazem as desportivas ai pelo mundo fora, com Gpack e TRE e outras cenas que nem csg decorar o nome power´s não sei o que e bazzuns num sei das quantas, que não passam de centralinas adicionais maradas a fardalhar a gestão toda, ou ajustes de AFR em banco com caixas yosh (ké isto???)ou caixas tekkos...para não falar de escapes alterados ou admissões...medo mesmo. Mesmo quem deve andar nas corridas do nacional n deve escapar muito a isto.

Tudo porque n conseguem alterar as Ecu Denso que lá andam, até me admira como as irmandades da treta toda que para aí andam, ainda não fazem estes serviços :tellme
metale Escreveu:
navigator Escreveu:O poder calorífico não é assim tão diferente entre gasolinas, é mesmo só questão de pôr o sensor de knock a trabalhar para perceber onde está o limite do combustível.
Uma vez que estamos a falar de Ms, coloco a questão: os S14 têm sensores de knock? Diria que não, mas sinceramente não sei.
Boas Metale,

Os S14 não têm sensores de detonação logo tb são cegos a capacidade antidetonante do combustivel. Alguns nem sequer catalizados são. Mas andam bem com gasolina 95.
crispt12 Escreveu:Pessoal, uma perguntinha!
E se misturar a gasolina 98 com a 95 que já está no deposito faz mal?

Ficas com gasolina com 96 octanas :lol:

Em relação ao assunto original, como o ///M em causa têm uma gestão electrónica que "detecta" o poder antidetonante do combustível, o motor têm mais rendimento com gasolinas com capacidade antidetonante superior. As diferenças para gasolinas 98 low cost para as caras são basicamente os aditivos :

Antioxidantes, desactivadores de metal, inibidores de corrosão ou ferrugem, anticongelantes, detergentes e dispersantes
Última edição por //M em 03 jan 2011, 05:20, editado 2 vezes no total.
E= ///M*c²

BmwM505
Membro Juvenil
Registado: 02 jan 2011, 10:37
O meu Carro:: none

Mensagem por BmwM505 »

Podes usar 95 sim, mas na BMW aconselham 98, por causa dos motores, mas também te dizem que podes usar 95 :fixe

Sim, nunca atestem ///M's no JUMBO! Uma vez ia de férias estava com pressa passei por la, atestei o carro, precisou de uma bomba de combustivel nova :humm

//M
Membro Senior

Mensagem por //M »

BmwM505 Escreveu:Podes usar 95 sim, mas na BMW aconselham 98, por causa dos motores, mas também te dizem que podes usar 95 :fixe

Sim, nunca atestem ///M's no JUMBO! Uma vez ia de férias estava com pressa passei por la, atestei o carro, precisou de uma bomba de combustivel nova :humm

Bem, uma x fui fazer uma prova de arranque para passar o tempo e estar com os amigos dos ///M a Braga (saudações picões :fixe ) , meti gota no jumbo e ganhei a classe categoricamente..... O pessoal que estava a ver só se queixou do cheiro que o carro deixou que não era muito agradavel.
E= ///M*c²

BmwM505
Membro Juvenil

Mensagem por BmwM505 »

http://www.bmw.com/com/en/newvehicles/m ... _data.html

Aqui fica algo que responde à tua pergunta...Lê o 3º parágrafo onde diz ''Information about the technical data''

''Máx. saída: o motor a gasolina de oito cilindros/ (dez cilindros) é projectado para combustível RON 98. Os motores podem ser executados em combustível ROZ 95 com uma diminuição no poder.''

BmwM505
Membro Juvenil

Mensagem por BmwM505 »

//M Escreveu:
BmwM505 Escreveu:Podes usar 95 sim, mas na BMW aconselham 98, por causa dos motores, mas também te dizem que podes usar 95 :fixe

Bem, uma x fui fazer uma prova de arranque para passar o tempo e estar com os amigos dos ///M a Braga (saudações picões :fixe ) , meti gota no jumbo e ganhei a classe categoricamente..... O pessoal que estava a ver só se queixou do cheiro que o carro deixou que não era muito agradavel.

Posso ser eu que tenho azar :lol1

//M
Membro Senior

Mensagem por //M »

BmwM505 Escreveu:http://www.bmw.com/com/en/newvehicles/m ... _data.html

Aqui fica algo que responde à tua pergunta...Lê o 3º parágrafo onde diz ''Information about the technical data''

''Máx. saída: o motor a gasolina de oito cilindros/ (dez cilindros) é projectado para combustível RON 98. Os motores podem ser executados em combustível ROZ 95 com uma diminuição no poder.''

Já vi que não lês-te, o que eu e outros membros escreveram atrás no tópico.

Boas gazadas no M5.
E= ///M*c²

Dudex
Membro Gold
Registado: 29 mai 2009, 16:17
O meu Carro:: BMW 325i E36

Mensagem por Dudex »

//M Escreveu:
Dudex Escreveu:O tipo diz no vídeo que uma mistura ligeiramente rica dá potência.
Geralmente, nos motores 4 Tempos a gasolina atmosféricos , o enriquecimento da mistura traduz-se num IMEP mais alto e consequentemente num valor de potência superior. A taxa de queima do combustivel também é afectada pelo enriquecimento ou emprobrecimento da mistura.
Um mistura rica tem mais quantidade de gasolina para quantidade de ar do que a ideal para potência máxima. Aliás, para performance o ideal seria sempre para o pobre, o problema são os aquecimentos e detonações. Mistura rica não tem mais vantagens.

JSarabando
Membro Gold
Registado: 06 set 2005, 14:27

Mensagem por JSarabando »

Falaste bem Dudex, fiabilidade é bem mais importante.
The best engine in the world is the vagina. It can be started with one finger. It is self-lubrificating. It take any size piston. And it changes its own oil every four weeks. It is only a pity that the management system is so fucking temperamental...

Responder

Voltar para “Série ///M”