Boas Joel, eu sempre fui apologista de que o 3200 cc é um motor muito mais técnicamente evoluido a todos os níveis do que o 3000cc.
De muitos assuntos que ja debati ctg, vamos analisar uma coisa que secalhar nunca te ocorreu:
O aumento da cilindrada para o S50b32 foi conseguido quase a base do aumento do curso :
3.0 L > Diametro 86.0 mm, curso 85.8mm -> corte as 7300 RPM isto rondará os 20 metros por segundo no regime máximo (velocidade piston)
3.2 L > Diametro 86,4 mm, curso 91.0 mm ->corte as 7650 RPM isto rondará os 23,5 metros por segundo no regime máximo.
Agora analisa outro motor atmosférico de altos regimes, Honda S2000, existem uma versão com 2.0 L e outra 2,2 L.
A de 2.0 L têm o corte salvo erro por volta da 9.000 RPM a de 2.2 L têm o corte as 8.500 RPM...Pq? Pq a exemplo do M3 o aumento da cilindrada foi conseguido basicamente a custa do curso, e desta forma a velocidade linear do piston aumenta substancialmente, se o motor não têm " internals" mais "evoluídos" a unica solução é baixar o regime máximo a que ele trabalha.
No caso do M3 não foi assim, apesar do curso ter aumentado o regime máximo tb aumentou, agora é só somar 1+1, os internals do 3.2 L são mais evoluidos, alias com um curso de 91.0 mm na sua última evolução o S54B32 com reg máximo as 8000 rpm ,não me admira que seja o motor ///Mpower produzido em serie com a maior velocidade linear dos pistons de sempre, mesmo metendo ao baraulho o motor do maclaren F1 e tb o que mais rebentou a custa das capas da bielas !!!!
Mesmo quando vocês, poem os vossos S50B30 a cortar as 8.000 rpm, os pistons não atingem as velocidades de um S50b32 Original :susto