Apresentação M3 E36 3.2l **-**-DB

Secção para modelos ///Motorsport

Moderador: Staff

//M
Membro Senior
Registado: 19 abr 2005, 16:28

Re: Apresentação M3 E36 3.2l **-**-DB

Mensagem por //M »

JSarabando Escreveu:
Motor 3.2
Imagem

Mas não te preocupes que o motor 3000c.c tem mais vantagens que o 3200c.c, pelo menos é mais fiável e não perde cavalos como o 3200c.c, nem te dá tantas dôres de cabeça no sistema do VANOS 8)
Boas Joel, eu sempre fui apologista de que o 3200 cc é um motor muito mais técnicamente evoluido a todos os níveis do que o 3000cc.

De muitos assuntos que ja debati ctg, vamos analisar uma coisa que secalhar nunca te ocorreu:

O aumento da cilindrada para o S50b32 foi conseguido quase a base do aumento do curso :
3.0 L > Diametro 86.0 mm, curso 85.8mm -> corte as 7300 RPM isto rondará os 20 metros por segundo no regime máximo (velocidade piston)
3.2 L > Diametro 86,4 mm, curso 91.0 mm ->corte as 7650 RPM isto rondará os 23,5 metros por segundo no regime máximo.

Agora analisa outro motor atmosférico de altos regimes, Honda S2000, existem uma versão com 2.0 L e outra 2,2 L.

A de 2.0 L têm o corte salvo erro por volta da 9.000 RPM a de 2.2 L têm o corte as 8.500 RPM...Pq? Pq a exemplo do M3 o aumento da cilindrada foi conseguido basicamente a custa do curso, e desta forma a velocidade linear do piston aumenta substancialmente, se o motor não têm " internals" mais "evoluídos" a unica solução é baixar o regime máximo a que ele trabalha.

No caso do M3 não foi assim, apesar do curso ter aumentado o regime máximo tb aumentou, agora é só somar 1+1, os internals do 3.2 L são mais evoluidos, alias com um curso de 91.0 mm na sua última evolução o S54B32 com reg máximo as 8000 rpm ,não me admira que seja o motor ///Mpower produzido em serie com a maior velocidade linear dos pistons de sempre, mesmo metendo ao baraulho o motor do maclaren F1 e tb o que mais rebentou a custa das capas da bielas !!!!

Mesmo quando vocês, poem os vossos S50B30 a cortar as 8.000 rpm, os pistons não atingem as velocidades de um S50b32 Original :susto
E= ///M*c²

JSarabando
Membro Gold
Registado: 06 set 2005, 14:27

Mensagem por JSarabando »

Óbvio que o 3.2 é uma evolução do 3.0, isso não se discute nunca...ainda por cima com uma pessoa como tu que a nível de teoria estás sempre em cima. Se me dessem um 3.2 em troca do meu 3.0 eu trocava 8)
O que eu digo e continuo sempre a dizer é que o S50B32 é mais problemático que o S50B30, o 3.0 está sempre com os cavalos todos declarados, os 3.2 perde sempre meia dúzia deles com o tempo ou uma dúzia.
Agora discutir comparações de um e outro totalmente stock está fora de questão claro, isso até era uma vergonha para os Engenheiros //Motorsport se não o conseguissem com tanta evolução, mesmo assim a grande evolução de um motor para outro era pra ser mais notável, cabeça modificada, válvulas de admissão e escape diferentes, sistema Bi-vanos, pistons mais largos e leves e com maior curso, outros injectores, 5bares de pressão de gasolina, outra bomba de gasolina superior, funis do colector de admissão mais largos, cartér "a seco" com menos óleo que causa menos atrito, diferencial ligeiramente mais curto... e mais umas coisas.

Agora diz-me tu se não deveria ter muito mais que a potência que eles conseguiram???
The best engine in the world is the vagina. It can be started with one finger. It is self-lubrificating. It take any size piston. And it changes its own oil every four weeks. It is only a pity that the management system is so fucking temperamental...

//M
Membro Senior

Mensagem por //M »

Boas Joel,

Se fosse-mos experimentar os 2 modelos completamente novos, secalhar sentiamos alguma coisa e não estou a falar em picos de potênçia, mas sim um motor mais redondo e elástico, até pq 25 hp reais de diferença entre dois novos era quase imperceptivel para carros com 300 cv.
E= ///M*c²

JSarabando
Membro Gold

Dás-me razão então Nuno, agora vamos imaginar os dois motores com 150mil km que é a média que eles andam neste momento, a diferença é assim muita como se fossem totalmente novos? Não, não é...porque os 3.2 são um bocado problemáticos no sistema bi-vanos. Acredito que acima dos 200km/h seja bem mais notável
The best engine in the world is the vagina. It can be started with one finger. It is self-lubrificating. It take any size piston. And it changes its own oil every four weeks. It is only a pity that the management system is so fucking temperamental...

//M
Membro Senior

Mensagem por //M »

Um 3.2 l deslimitado em sexta velocidade é capaz de atingir os 290 km/h praticamente reais visto n ter muito erro de velocimetro se tiver espaço para isso

http://www.youtube.com/watch?v=W9otre7s ... re=related
E= ///M*c²

JSarabando
Membro Gold

Esse M3E36 3.2 já tem escape racing, senão... :think

Nuno, queres que te diga quanto dou em 5ªvelocidade de GPS? Estrada plana :lol: :lol: :lol:

A 6ª também já cá está... 8)

Cumps :fixe

carlos xavier
Membro Junior
Registado: 09 abr 2005, 23:36

Mensagem por carlos xavier »

cuidado com o canhao do sr. JSarabando :)
e39 530d pack m
e30 m50 insade :)

dani_320d
Membro Senior
Registado: 02 abr 2009, 03:23
O meu Carro:: ///M3 E36 & opel astra

Mensagem por dani_320d »

JSarabando Escreveu:Esse M3E36 3.2 já tem escape racing, senão... :think

Nuno, queres que te diga quanto dou em 5ªvelocidade de GPS? Estrada plana :lol: :lol: :lol:

A 6ª também já cá está... 8)

Cumps :fixe
consegues dar no teu 3.0 o que eu nao consigo dar no meu 3.2 :duh

//M
Membro Senior

Mensagem por //M »

os 3.2 que não estão deslimitados não esgotam a quinta (quanto mais puxar a sexta) !!!!!!

Eu cheguei a andar com o meu deslimitado em quinta, sim porque não se dá-va com o deslimitador da sexta na altura (raio do carro tinha limitadores por todo o lado) e se bem me lembra dá-va perto de 270 km/h reais em quinta!!

Joel se já tens a caixa do 3.2 agora precisas de uma relação do diferencial mais curta, tipo a sexta a cortar perto dos 29X e picos
E= ///M*c²

carlos xavier
Membro Junior
Registado: 09 abr 2005, 23:36

Mensagem por carlos xavier »

isso ja da quase com 5 lol
e39 530d pack m
e30 m50 insade :)

dani_320d
Membro Senior

Mensagem por dani_320d »

carlos xavier Escreveu:isso ja da quase com 5 lol
ya... mas é que é mesmo... loool

//M
Membro Senior

Mensagem por //M »

Joel mete aí as specs.....senão é só especulação :assubiar
E= ///M*c²

dani_320d
Membro Senior

Mensagem por dani_320d »

//M Escreveu:

para mim não é especulação... :lol:

para mim é certeza mais que comprovada :fixe

JSarabando
Membro Gold

Nuno, quero ver até onde vai a caixa de 6 com relação diferencial 3.15, sei que é um pouco longo mas é mesmo só para ver até onde vai, depois tenho também uma coroa e pinhão 3.73, a ver vamos se dá no meu diferencial, pelo menos tem os mesmos mm que a coroa original.
Mesmo com 3.73+caixa de 6 consigo sempre mais ponta do que apenas com caixa 5+3.15. Assim que tiver novidades eu mostro :lol:

E isto já tá muito off topic. Qualquer dia apresento no meu tópico alterações feitas.

Cumps pessoal

:fixe

m compact
Membro Gold
Registado: 05 out 2004, 23:56
O meu Carro:: BMW M3 E36 sedan

Mensagem por m compact »

//M Escreveu:

assino por baixo :P :dance vá Joel anda lá :P
E30 324td by VCpower
E36 ///M3