Serie 1 ///M

Secção para modelos ///Motorsport

Moderador: Staff

GoingTooFast
Membro Juvenil
Registado: 18 set 2012, 14:45
O meu Carro:: BMW 1M

Re: Serie 1 ///M

Mensagem por GoingTooFast »

Rui Ribeiro 13 Escreveu:Como eu gastava de conduzir assim!
Domínio... :wave

Rui Ribeiro 13 Escreveu:E novidades da venda do M1?
Não estou especialmente empenhado nisso... já não depende de mim.

GoingTooFast
Membro Juvenil

GoingTooFast Escreveu:
RafaelZ4 Escreveu: Boas , é melhor levares o teu 1M á oficina .... pq esses consumos nem M3 e92 V8 fazem... so se saires andares sempre a fundo.

Ontem fiz 120 de AE nas calmas e fiz 8,6 l / 100 ..... dps voltei bastante rapido e a media subiu para 11,8 l /100 .
Eu acho que o teu computador de bordo também foi alvo de uma reprogramação no cálculo dos consumos mas para baixo... :lol1

Mais, quando fui fazer o test-drive ao GT86 o CB marcava 9,0 l/100 km de consumo médio (esqueci-me de fazer o reset ao CB)... quando entreguei o carro, o mesmo CB marcava 13,5 l/100 km. Ou seja, no curto contacto que tive com o GT86 fiz uma média necessariamente superior aos 13,5 l/100 km no meu estilo de condução habitual. Estamos a falar dum 2.0L de injecção directa e 200cv. :lol:

Aliás, o próprio Pedro Silva no comparativo da Autohoje que opunha o GT86 ao Peugeot RCZ 1.6 THP 200 Asphalt e ao Volkswagen Scirocco 2.0 TSI DSG Sport afirma nesse comparativo que os consumos no Toyota em 'modo ataque' (com o motor sempre acima das 4500/5000 rpm) facilmente se situavam entre os 17 a 23 l/100 km. O Scirocco conseguia ser ainda pior e o RCZ era o mais poupado mas ainda assim fazia na melhor das hipóteses 15 l/100 km para o mesmo tipo de andamento.
Isto quando os CB's funcionam é muito interessante de registar... o vídeo seguinte tem o mérito de para além de corroborar os 17 a 23 l/100 km a fundo verificados no GT86, como afirma o Pedro Silva, mostrar igualmente o consumo dum GT86 de 'goelas abertas' em descida depois dum reset ao CB (a partir dos 0:45 seg. ) :lol1 :

http://www.youtube.com/watch?v=SDJX6Tbo00I

Volto a repetir, estamos a falar dum 2.0L atmosférico de injecção directa e 200cv...
Última edição por GoingTooFast em 06 nov 2012, 18:50, editado 1 vez no total.

Marco c
Membro Senior
Registado: 23 mai 2011, 13:49
O meu Carro:: 320td 02 m3 e46 03

Mensagem por Marco c »

ganda coisa, o meu yaris 1.4 d4d já mostrou 99l aos 100 logo depois de abasteçer...o ponto é :
ou se tem a estrada toda para nós...ou na realidade vamos sempre a ter que abrandar pelos carros mais lentos...e eu quando vou atras de alguem meto logo a mudança mais alta...para quê puxar se não dá para andar?
é muito dificil manter esses ritmos ...a não ser que vá a assar a 1ª ATRAS DE TODOS OS QUE SE METEM À FRENTE.

cap
Membro Gold
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02

Mensagem por cap »

99 litros na última relação de caixa? A puxar durante algum tempo? :) O meu também mostra 99 de instantâneo mas é só a pisar 1ª.. Em quinta a fundo são 26 ou que é. De origem ~17.
Imagem

Marco c
Membro Senior
Registado: 23 mai 2011, 13:49
O meu Carro:: 320td 02 m3 e46 03

Mensagem por Marco c »

cap Escreveu:99 litros na última relação de caixa? A puxar durante algum tempo? :) O meu também mostra 99 de instantâneo mas é só a pisar 1ª.. Em quinta a fundo são 26 ou que é. De origem ~17.
pois sim... querias em yaris bebado não?em 1ª a fundo e isto depois de tar um tempo a trabalhar sem andar na bomba :lol1 ...quando a media é posta a zero nos primeiros quilometros aquilo é quase um consumo instantaneo... não é uma media é uma estimativa...
no compact é mais ou menos o referiste...no yaris como é digital mostracada valor absurdo de picos que até dá para rir

cap
Membro Gold

Mensagem por cap »

Sim, onde quero chegar é que o video que foi posto até tem a sua razão de ser.. Se em 6ª aquilo vai mantendo 20 e qq coisa de média enquanto n se tirar o pé da chapa, a conduzir em traçados com acelerações frequentes a puxar mudanças mais curtas, onde o instantâneo é muito maior, n duvido que se façam médias na casa da segunda dezena alta (entre 15 e 20, vá). :) Tem é que ser sempre a chegar fogo à peça. :lol:
Imagem

GoingTooFast
Membro Juvenil

.................
Última edição por GoingTooFast em 07 nov 2012, 11:05, editado 1 vez no total.

cap
Membro Gold

Mensagem por cap »

Oi? O consumo de que falamos é em litros por cada 100km, portanto quanto mais curta a engrenagem, obviamente que o consumo aumenta, para "x" quantidade injectada por ciclo. Se falarmos n'outras unidades que não tenham em conta a distância percorrida é uma coisa mas em l/100km claro que a mudança engrenada tem uma influência enorme no consumo instantâneo. Falando de prego no fundo, obviamente, que foi a única coisa em que falei.

E claro que estamos também a falar em consumo instantâneo. Se no vídeo a média de meia dúzia de metros vai "estabilizada", é porque o instantâneo vai muito perto do valor da média a maior parte do tempo. Aliás basta ver que a média do "puxo" vai baixando conforme o carro ganha velocidade, precisamente por ir trocando para relações mais longas. Volta depois a subir um pouco em altas devido ao típico enriquecimento da mistura em alta rpm para protecção do motor (em carros a gasolina).
Imagem

cap
Membro Gold

Mensagem por cap »

Na verdade, o consumo mostrado no video até é o instantâneo, portanto nem tenho que me explicar. :lol:

Mas se for preciso, assim que seja oportuno faço vídeos do instantâneo em 3ª, 4ª e 5ª com o carro stock, para se ver que a cada mudança (mais longa) engranada, baixa brutalmente. Ou então podes meter o instantâneo a mostrar no CB do 1M e ver por ti próprio. De 2ª para 6ª devem ser só mais de 40 litros de diferença. :)
Imagem

GoingTooFast
Membro Juvenil

.............
Última edição por GoingTooFast em 07 nov 2012, 11:04, editado 1 vez no total.

cap
Membro Gold

Mensagem por cap »

Isto é uma coisa tão básica que quase nem merece discussão. Se para "x" combustível injectado por ciclo, as rodas fazem mais rotações numa relação mais elevada, é óbvio que o valor de quantidade de injecção por metro percorrido vai ser menor.

Faz o teste que disse, acede ao "menu secreto" do CB, coloca o instantâneo e vai puxar umas mudanças.

Se for preciso meter aqui umas contas também se mete, para veres a dimensão da argolada.
Imagem

GoingTooFast
Membro Juvenil

cap Escreveu:Isto é uma coisa tão básica que quase nem merece discussão. Se para "x" combustível injectado por ciclo, as rodas fazem mais rotações numa relação mais elevada, é óbvio que o valor de quantidade de injecção por metro percorrido vai ser menor.
Tens razão ! :oops:

Vou editar os meus posts. :fixe

cap
Membro Gold

Mensagem por cap »

Não edites, serve para o próximo. eheh :lol:
Imagem

ode_joy
Membro Gold
Registado: 24 jan 2009, 04:16
O meu Carro:: E46 318td Compact - Powered by MB

Mensagem por ode_joy »

... agora já editou. Teve vergonha.
Imagem

BMW E46 Compact 318td
Projecto: clica aqui

:arrow: Still&Motion - Sunday Funday

"Papai meteu, Mamãe gemeu, aqui estou eu."

GoingTooFast
Membro Juvenil

cap Escreveu: Faz o teste que disse, acede ao "menu secreto" do CB, coloca o instantâneo e vai puxar umas mudanças.
Em todo o caso o valor de consumo que aparece no CB não é instantâneo... trata-se duma média deslizante.

No 1M em 6ª a fundo e rotação mais ou menos estabilizada (250 km/h de veloc. máxima) se eu fizer o reset ao CB o consumo registado é de 32,0 l/ 100 km... comparado com este valor o consumo de 25,3 l/100 km do GT86 para a mesma velocidade até nem é mau :lol1

Responder

Voltar para “Série ///M”