Upgrade suspensão M3

Secção para modelos ///Motorsport

Moderador: Staff

evandro
Membro Juvenil
Registado: 15 jul 2006, 15:49
O meu Carro:: BMW M3 3.2 Coupé

Re: Upgrade suspensão M3

Mensagem por evandro »

//M Escreveu: Boas eu tenho uns koni sport montados no importador naional ou seja na ECV, e o trabalho é 5 estrelas, são pessoas que me pareceram fazer muito bem o serviço e perceberem do assunto.
100% de acordo, //M!
//M Escreveu: Em relação a alinhamentos lá na máquina deles esqueçe, só têm os valores dentro da máquina para M3 americanos.
Aqui não concordo contigo, a máquina deles é uma Hunter, do melhor q há, tem lá os dados do M3 3.0, M3 3.2 e M3 Sport (q não sei o q é :shock: !) europeus, só q os valores são em graus e décimas de grau, não são em graus e minutos, como na BMW, nem em "mm", como em algumas outras máquinas.
No Sábado passado alinhei o meu M lá e os intervalos são exactamente os mesmos que os da BMW se convertidos de graus/minutos para graus/décimas de grau.
Deixei-o com estes valores:

Convergencia frente (cada roda): +0.10 graus
Camber frente: -1.3 graus esq, -1.1 graus dir (não ajustável)
Caster frente: +7.9 graus eq, +7.5 graus dir (não ajustável)
Convergencia trás (cada roda): +0.13 graus
Camber trás: -1.8 graus esq, -1.8 graus dir
//M Escreveu: EM relação ao fugir de traseira ou de frente, tudo isso têm afinação, foge de frente understeer mexe na convergençia á frente, tipo de tens 0,8 mete 0,4, atrás é ao contrário foge de traseira se tens 0,8 mete 1,0. o camber tb pode ser ajustado para corrigir o comportamento do carro. Se a carroceria têm rolamento só com amortecedores mais duros e barras estabilizadores mais fortes. Em relação aos valores alterarem menos com as forças provocados só mesmo usando um kit de casquilhos completo de uretano , não meter só 2 ou 3 como faz a maior parte.

preciso tb ter atenção a outra partes que têm desgaste e influênçia o comportamento do carro, como rotulas dos braços , e afins...
O problema do meu não é fugir de frente ou traseira, é a sensação de instabilidade em recta acima dos 150, e a curvar não se sente onde estão as rodas, o carro parece q oscila e tem vontade própria, não se sente colado ao chão, parece uma banheira :think !

EO

-- Terça Mar 31, 2009 12:35 am --
//M Escreveu: Feedback, aumentou a segurança em relação aos amortecedores originais, deixei uma afinação um bocado de nada mais rija em relação ao original, era o que queria, renovar a suspensão sem gastar dinheiro e ter uma coisa que desse para afinar conforme o meu gosto.

Cumpriu todos os meus requesitos.

//M, o teu carro ficou a "curvar sobre carris" com os Koni, ou também já curvava assim com os de origem, ou nenhuma das duas? :|
E a estabilidade em recta, aumentou, ou dança com o vento como o meu? :rezar

EO
Imagem

Cebola_1
Membro Junior
Registado: 29 dez 2003, 14:14

Mensagem por Cebola_1 »

Compreendo perfeitamente o teu medo de agora apertar com o M3 depois do susto há chuva.
Eu há chuva também tenho muito respeito, mas em seco o M3 é um carro que curva rápido, o problema é que vais sempre a lutar com ele e não podes ser muito brusco.

Uma grande ajuda que tens com o M3 é trocares as mudanças e manteres o pé um pouco no acelerador, o M3 como tem o motor em linha se acelarares a fundo e tirares o pé completamente do acelerador e carregares na embraiagem ele vai-se soltar e vai fugir para a esquerda. Desta forma é preciso atenção quando se anda a puxar mudanças baixas (testa em 3ª para 4ª em auto estrada ou 4ª para 5ª).

Outra forma que podes ter de aumentar a estabilidade no teu M3 quando andas mais rápido é utilizares o ponta-tacão nas reduções de caixa. Isto irá fazer uma desaceleração mais progressiva e evitar o clutch lock e respectivo bloqueamento das rodas numa redução há martelo.

Quanto há sensação de instabilidade, a direcção do M3 é muito directa e é preciso conduzir com alguma suavidade sem movimentos bruscos, tens de imaginar a trajectória da curva com o angulo que irás precisar e tentar manter o volante sempre da mesma forma e jogar com o acelerador.
Quando pego no M3 sinto logo essa diferença abismal, que aos primeiros kilómetros faz-me impressão de ter uma direcção tão leve e directa, mas este BMW tem o chassi com uma configuração muito rigida e pouco absorvente (desenvolvido para pista).
M Powered

//M
Membro Senior
Registado: 19 abr 2005, 16:28

Mensagem por //M »

evandro, melhorou alguma coisinha, mas adorna porque eu tenho a regulação quase tudo para mole, mas é previsivel, os pneus são uns pirelli Pzero rosso com indice de velocidade Y nas medidas homolgadas e foram comprados novos e n tenho queixas.

Mas não tenho instabilidade nenhuma em recta, nem mesmo quando vou de gás a fundo a altas velocidades.

Acho estranho teres tanta instabilidade em recta, principalmente com esses valores de convergênçia á frente, era mesmo para teres estabilidade, praticamente e pelo alinhamento de direcção que tens o carro devia andar muito bem em linha recta, eu quando andei com a tua afinação de direcção o carro tinha alguma tendênçia a sair de frente nas curvas, mas sentias umas estabilidade muito grande nas auto estradas.

Eu procurava outro culpado sem ser os amortecedores, tipo caixa da direcção ou braços de suspensão frontais, ou atrás casquilharia, apoios e afins. Eu antes de mudar de amortecedores tinham os meus já a babar óleo e não tinha instabilidade nenhuma.

Mas isso não é normal, sentir instabilidade a 150 km/h
E= ///M*c²

DanielKamar
Membro Juvenil
Registado: 24 mar 2007, 20:33

Mensagem por DanielKamar »

Joel, os pneus q tenho a frente comprei novos! Meio uso so pra trás, porque vao durar pouco.. :D

Quant à condução à chuva, normalmente ando devagar e prefiro andar devagar porque dá pra fazer destas coisas..

Imagem

:lol1
Imagem

Bmw M3 E36 - Welcome to The Darkside

bruno_mpwr
Membro Senior
Registado: 08 dez 2006, 20:14
O meu Carro:: ///M3 E36

Mensagem por bruno_mpwr »

o q tu nao fazes pra mostar o teu podre Kamar!!! :lol1

evandro, os meus coils foram montados por mim, super simples de afinar..
precisaram de espacadores de 1cm á frente precisamente para a roda nao roçar na mola..
nao pus mais largo pq senao roçava o pneu na aba do guarda-lamas...

os tirantes para a barra anti torçao ja vinham incluidos com os coils.... :wink1

ja meteste o carro na mestra?! assim tiravas mesmo as duvidas..

quanto ao conduzir á chuva, ate podia ter um F1 q nao abusava.. :snooty

respeito a estrada molhada!!! :rezar

//M
Membro Senior

Mensagem por //M »

EU devo ser o unico maluco que gosta de ir uma volta á chuva com o ///M3 :assubiar :assubiar .
E= ///M*c²

bruno_mpwr
Membro Senior

q tu nao bates bem ja todos nos sabemos quim bala.. :lol1

JSarabando
Membro Gold
Registado: 06 set 2005, 14:27

Mensagem por JSarabando »

Pois, só quem não te conheçe Nuno :lol1
The best engine in the world is the vagina. It can be started with one finger. It is self-lubrificating. It take any size piston. And it changes its own oil every four weeks. It is only a pity that the management system is so fucking temperamental...

DanielKamar
Membro Juvenil
Registado: 24 mar 2007, 20:33

Mensagem por DanielKamar »

bruno_mpwr Escreveu:o q tu nao fazes pra mostar o teu podre Kamar!!! :lol1
Attention whore mode! :lol: :lol:
Imagem

Bmw M3 E36 - Welcome to The Darkside

//M
Membro Senior

Mensagem por //M »

pois é pessoal eu sei como é, só fala de orelhas quem é orelhudo. :lol1 :lol1

Até me benzo todo :rezar :rezar :rezar

-- Terça Mar 31, 2009 4:54 pm --
bruno_mpwr Escreveu:q tu nao bates bem ja todos nos sabemos quim bala.. :lol1

ahhh............. e isso é uma especie de cartão de visita..... :desconfiado :desconfiado :lol1
E= ///M*c²

evandro
Membro Juvenil
Registado: 15 jul 2006, 15:49
O meu Carro:: BMW M3 3.2 Coupé

Mensagem por evandro »

Acabei de ler isto:
http://www.m3forum.com/articles/Car_and ... t_1997.pdf

Fiquei perplexo :shock: :? :duh !!! ...
Imagem

JSarabando
Membro Gold
Registado: 06 set 2005, 14:27

Mensagem por JSarabando »

Como vês, M3 tá nos melhores dessa lista :fixe
The best engine in the world is the vagina. It can be started with one finger. It is self-lubrificating. It take any size piston. And it changes its own oil every four weeks. It is only a pity that the management system is so fucking temperamental...

Helder Rodrigues
Membro Juvenil
Registado: 07 abr 2008, 00:06
O meu Carro:: BMW M3 E36 93/04 e 318tds compact

Mensagem por Helder Rodrigues »

as coisas que eles descobrem :lol1
13`s Garage
Estrada com ele..
A fazer uns upgrades :-$

bruno_mpwr
Membro Senior

afinal nao é preciso nem molas nem coil's...
stock é qé bom!!!

Cebola_1
Membro Junior
Registado: 29 dez 2003, 14:14

Mensagem por Cebola_1 »

The best handling Car in the Entire World (Top gear powered by BBC )

http://www.youtube.com/watch?v=kK-hprvTNf8

Mete impressão porque vai todo levantado, mas que curva lá isso curva :lovebmw
M Powered

Responder

Voltar para “Série ///M”