Gasolina 95 vs 98 nos ///M
Moderador: Staff
- metale
- Membro Gold
- Registado: 12 mai 2005, 12:17
- O meu Carro:: 318tds '95
Re: Gasolina 95 vs 98 nos ///M
Mistura rica até ajuda a arrefecer.
Alguém sabe se a diferença de temperatura é apenas mínima ou se é possível notar-se mesmo na temperatura (manometro)? É que eu sei que o meu carro tem mistura rica, e sei que não consigo que ele aqueça (ponteiro não chega a meio), estava a pensar se pode estar relacionado, mas penso que não será nem de perto nem de longe uma diferença tão acentuada que se note assim.
Desculpem pelo meio-offtopic.
Alguém sabe se a diferença de temperatura é apenas mínima ou se é possível notar-se mesmo na temperatura (manometro)? É que eu sei que o meu carro tem mistura rica, e sei que não consigo que ele aqueça (ponteiro não chega a meio), estava a pensar se pode estar relacionado, mas penso que não será nem de perto nem de longe uma diferença tão acentuada que se note assim.
- JSarabando
- Membro Gold
- Registado: 06 set 2005, 14:27
metale, troca o termóstato, até te consome mais gasolina se não tiveres o ponteiro a meio que é a temperatura ideal do motor.
Cumps
Cumps
The best engine in the world is the vagina. It can be started with one finger. It is self-lubrificating. It take any size piston. And it changes its own oil every four weeks. It is only a pity that the management system is so fucking temperamental...
- metale
- Membro Gold
Joel, foi a primeira coisa que troquei. Nota-se que ele está fechado a frio e depois abre, por isso excluí este termostato actual estar avariado também.
Bem nem sei que te diga, mas normalmente uma mistura ligeiramente mais rica num motor atmosférico 4 tempos é a que dá mais potênçia.Dudex Escreveu:Um mistura rica tem mais quantidade de gasolina para quantidade de ar do que a ideal para potência máxima. Aliás, para performance o ideal seria sempre para o pobre, o problema são os aquecimentos e detonações. Mistura rica não tem mais vantagens.//M Escreveu:Geralmente, nos motores 4 Tempos a gasolina atmosféricos , o enriquecimento da mistura traduz-se num IMEP mais alto e consequentemente num valor de potência superior. A taxa de queima do combustivel também é afectada pelo enriquecimento ou emprobrecimento da mistura.Dudex Escreveu:O tipo diz no vídeo que uma mistura ligeiramente rica dá potência.

Como podes ver neste gráfico, a potênçia máxima é atingida em 12,5:1 (ligeiramente rica), considerando que a mistura estequiometrica é 14.7:1, misturas pobres é acima do valor estequiométrico. Como podes ver no gráfico, com uma mistura pobre 15:1 o motor perdeu 45 hp. (isto foi retirado de um estudo da GM)
Lembra-te tb que uma mistura mais rica, têm uma taxa mais lenta de combustão tb, logo podes subir os avanços de ignição tb e em certa margem contribuiu tb para o arrefecimento.
Última edição por //M em 05 jan 2011, 17:33, editado 1 vez no total.
E= ///M*c²
- JSarabando
- Membro Gold
- Registado: 06 set 2005, 14:27
Falando por valores medidos numa wideband os motores N/A para estarem no ponto ideal de mistura deverão estar arredondadamente nos 0.8v(valores sonda lambda) enquanto que os motores turbinados por volta dos 0.9v. Óbvio que há sempre algumas variações consoante a mudança engrenada e a rotação...
The best engine in the world is the vagina. It can be started with one finger. It is self-lubrificating. It take any size piston. And it changes its own oil every four weeks. It is only a pity that the management system is so fucking temperamental...
JSarabando Escreveu:Falando por valores medidos numa wideband os motores N/A para estarem no ponto ideal de mistura deverão estar arredondadamente nos 0.8v(valores sonda lambda) enquanto que os motores turbinados por volta dos 0.9v. Óbvio que há sempre algumas variações consoante a mudança engrenada e a rotação...
0.8 v é capaz de ser muito rico, isso dá 11,8 partes de ar para 1 de gasolina.
As contas de grosso modo podem ser feitas assim:
Valor lambda X mistura estequiométrica
0.8Vx14.7= 11,8 partes de ar para 1 de gasolina
0.9vx14.7= 13,2 partes de ar para 1 de gasolina
E costuma ser ao contrário, motores turbinados, mistura mais rica que os atmosféricos.
E= ///M*c²
- Dudex
- Membro Gold
- Registado: 29 mai 2009, 16:17
- O meu Carro:: BMW 325i E36
Faz alguma diferença sim, a mistura rica arrefece-te as paredes dos cilindros que é o que aquece a água. Mas nada que justifique o que dizes, provavelmente e para não fugir muito à regra tens o termostato sempre aberto :lol1metale Escreveu:Mistura rica até ajuda a arrefecer.
EDIT, só agora vi que já o trocaste. Faz o teste dos manómetros e vÊ como se comporta o ponteiro.
Última edição por Dudex em 05 jan 2011, 19:50, editado 1 vez no total.
- Dudex
- Membro Gold
Vou investigar umas coisas. Contudo, uma coisa te garanto, a mistura para maior potência é atingida logo após a mistura para menor consumo que é no peak EGT a partir daí vai perdendo limitando-se a arrefecimento interno de motor e evitando as detonações que é algo que se usa quando em carga ou acelarações. E não estou a falar teoricamente, na práctica é o que acontece e nota-se bem. Acho muito estranho esses 12,5, tu ao injectares mais gasolina estás a injectar menos ar, ar esse que poderia queimar com gasolina logo rico nunca é bom excepto protecção de motor.//M Escreveu: Bem nem sei que te diga, mas normalmente uma mistura ligeiramente mais rica num motor atmosférico 4 tempos é a que dá mais potênçia.
Como podes ver neste gráfico, a potênçia máxima é atingida em 12,5:1 (ligeiramente rica), considerando que a mistura estequiometrica é 14.7:1, misturas pobres é acima do valor estequiométrico. Como podes ver no gráfico, com uma mistura pobre 15:1 o motor perdeu 45 hp. (isto foi retirado de um estudo da GM)
Lembra-te tb que uma mistura mais rica, têm uma taxa mais lenta de combustão tb, logo podes subir os avanços de ignição tb e em certa margem contribuiu tb para o arrefecimento.
Mas vou investigar os valores que estou a falar por alto :fixe
- metale
- Membro Gold
O meu nao tem isso,,,Dudex Escreveu: EDIT, só agora vi que já o trocaste. Faz o teste dos manómetros e vÊ como se comporta o ponteiro.
Não concordo quando dizes, que a potênçia máxima esta associada a temperatura máxima dos gases escape (EGT).Dudex Escreveu: Vou investigar umas coisas. Contudo, uma coisa te garanto, a mistura para maior potência é atingida logo após a mistura para menor consumo que é no peak EGT a partir daí vai perdendo limitando-se a arrefecimento interno de motor e evitando as detonações que é algo que se usa quando em carga ou acelarações. E não estou a falar teoricamente, na práctica é o que acontece e nota-se bem. Acho muito estranho esses 12,5, tu ao injectares mais gasolina estás a injectar menos ar, ar esse que poderia queimar com gasolina logo rico nunca é bom excepto protecção de motor.
Mas vou investigar os valores que estou a falar por alto :fixe
Na minha prespectiva e isto depende de outros factores, isso querer dizer que esse calor ou energia não está a ser convertida em trabalho, logo existe perda de rendimento.
Deixo-te aqui mais um estudo, efectuado num motor na universidade de Standford

Neste exemplo foi o contrário do que disses-te, como podes verificar, a medida que se aumentou o avanço de ignição, a pressão imediata efectiva (IMEP) (trabalho realizado) aumentou e a temperatura dos gases de escape diminuiu.
Logo depende de muito factores, os factores que mais influenciam o IMEP são : Taxa compressão, AFR, Tempos ignição, Tempos distribuição, Pressão do Ar e temperatura e a eficiênçia volumétrica.
Logo cada motor é um motor, e para se fazer as coisas bem feitas muitos parametros têm de ser analisados, não é atirar coisas para ao ar e afirmar que é assim para todos.
Deixo-te aqui um link com o estudo das EGT, mas em motores de combustão interna para aviões (aqui se algo falha terrivelmente, vêm tudo abaixo :lol1 )
http://www.alcorinc.com/PDF/EGT_Nutshell_06_14_2010.pdf
Podes verificar tb, que a melhor mistura para potênçia é quando ela é mais rica e não perto do peak EGT!!!!!
Por isso, podes esqueçer a ideia que para a performance mistura pobres são o ideal!!!
E= ///M*c²
- Dudex
- Membro Gold
Eu não te disse que a potência máxima era no peak EGT, disse e repito, que a potência máxima é atingida logo após o peak EGT. Ou seja, tens o peak e ao enriqueceres um pouco obtens o best power. Só se esse pouco for suficiente para passar de pobre a rica.
O manual do avião não o vou ver, tenho vários em casa e sei o que dizem. Mas os motores de avião a pistão são arcaicos, não sei se afectará algo.
O manual do avião não o vou ver, tenho vários em casa e sei o que dizem. Mas os motores de avião a pistão são arcaicos, não sei se afectará algo.
Um engenheiro dos anos 50, não tinha dificuldade nenhuma em perceber o funcionamento dos motores "avançados" dos dias de hoje :wink1 .Dudex Escreveu:Eu não te disse que a potência máxima era no peak EGT, disse e repito, que a potência máxima é atingida logo após o peak EGT. Ou seja, tens o peak e ao enriqueceres um pouco obtens o best power. Só se esse pouco for suficiente para passar de pobre a rica.
Depois contradizes-te, afirmas-te atrás que o ideal para performance era empobrecer a mistura, depois afirmas, que para performance é enriqquecer um bocado a mistura logo após o pico de temperatura dos gases de escape, estas cenas não são assim tão lineares, cada motor é um caso e só em banco de ensaio se consegue ver o resultado de cada alteração.
Não te chateies por causa disso. :fixe
Ab
E= ///M*c²
- Dudex
- Membro Gold
Discordo//M Escreveu: Um engenheiro dos anos 50, não tinha dificuldade nenhuma em perceber o funcionamento dos motores "avançados" dos dias de hoje :wink1 .
Então repito mais uma vez, e com um exemplo da aviação.//M Escreveu: Depois contradizes-te, afirmas-te atrás que o ideal para performance era empobrecer a mistura, depois afirmas, que para performance é enriqquecer um bocado a mistura logo após o pico de temperatura dos gases de escape, estas cenas não são assim tão lineares, cada motor é um caso e só em banco de ensaio se consegue ver o resultado de cada alteração.
Não te chateies por causa disso. :fixe
Ab
Tens por exemplo um motor Lycoming de 4 cilindros de um Cessna 172. Empobreces a mistura até ao seu pico de EGT, pico esse que a partir do qual o motor se começa a calar e o EGT a descer. Esse pico anda muito perto dos 1500ºF. Isto é a afinação da mistura para maior alcançe. Para Best power enriqueces o suficiente (que é pouco) para que ele baixe 50ºF ficando pelos 1430/1440. Sabendo de ante mão que os valores de EGT para melhor performance vão rondar os 1450, ao ires empobrecendo para eles sentes perfeitamente o desafogar do motor, a potência e as rotações a aumentarem. E não imagino isto com um setting rico mas sim pobre.
Contudo, uma coisa te garanto, a mistura para maior potência é atingida logo após a mistura para menor consumo que é no peak EGT a partir daí vai perdendo limitando-se a arrefecimento interno de motor e evitando as detonações que é algo que se usa quando em carga ou acelarações.
Isto foi o que disse atrás e mantenho o que disse tal como o que tenho dito desde o ínicio. Não alteres o que digo que assim não achas que me ando a contradizer :lol1 E ninguém se chateia por estas coisas, aliás, tenho gostado de ler o que tens escrito :fixe
Vejam lá se acordam a estratégia para me reprogramarem o carro a seguir 
Estou a acompanhar de perto a discussão. Também conheço quem faz o mapa do seu carro e que teve de empobrecer a mistura original, para ganhar economia e power.
Abraços

Estou a acompanhar de perto a discussão. Também conheço quem faz o mapa do seu carro e que teve de empobrecer a mistura original, para ganhar economia e power.
Abraços

navigator Escreveu:Vejam lá se acordam a estratégia para me reprogramarem o carro a seguir
Abraços
Eu tb tive uma amigo, que teve que enriquecer a mistura para ganhar power, ele não percebe é muitos de foruns.
Ab
E= ///M*c²