Gasolina 95 vs 98 nos ///M
Moderador: Staff
- JSarabando
- Membro Gold
- Mensagens: 1319
- Registado: 06 set 2005, 14:27
- Localização: Aveiro
Re: Gasolina 95 vs 98 nos ///M
E onde está o verdadeiro reprogramador de bmw's a gasolina cá em PT??? É que tenho um chip da "loja dos 300$" que mandei vir de fora e que esta bem superior a um chip que experimentei por um dito bom reprogramador em Portugal... que me cobrava 5 vezes mais do que eu dei pelo que tenho...mas pronto.
The best engine in the world is the vagina. It can be started with one finger. It is self-lubrificating. It take any size piston. And it changes its own oil every four weeks. It is only a pity that the management system is so fucking temperamental...
-
- Membro Juvenil
- Mensagens: 324
- Registado: 23 set 2005, 15:22
- O meu Carro:: Hyundai Santa Fé Mk3
Re: Gasolina 95 vs 98 nos ///M
E de quem é o "xispe" que tens? Eu gostava de mexer no S54 do M Coupê mas tenho um requisito que por cá não tem colhido grande "interesse"...para além da repro em si, queria explorar a possibilidade de activar o sport mode, como já se faz nos M Coupê S54 nos States. Sei fazer a mod eléctrica para tal mas na versão europeia isso apenas não basta, o que me levou a pensar se a versão europeia não terá o mapa de throttle do suposto modo sport igual ao mapa de throttle do modo normal digamos assim...pelo que o que gostaria é de alguém que tivesse não só a capacidade para fazer uma repro a sério com também de investigar esta questão e se possível "resolve-la"...JSarabando Escreveu:E onde está o verdadeiro reprogramador de bmw's a gasolina cá em PT??? É que tenho um chip da "loja dos 300$" que mandei vir de fora e que esta bem superior a um chip que experimentei por um dito bom reprogramador em Portugal... que me cobrava 5 vezes mais do que eu dei pelo que tenho...mas pronto.
///M Coupe 2001 S54 Steel Grey
--------------------------------------
--------------------------------------
- JSarabando
- Membro Gold
- Mensagens: 1319
- Registado: 06 set 2005, 14:27
- Localização: Aveiro
Re: Gasolina 95 vs 98 nos ///M
O meu "xispe" para a DME veio da Alemanha de um senhor que faz para vários bmw's. Meti à pouco tempo também um chip VNC(vanos controller) que veio a melhorar ainda mais qualquer coisa... 

The best engine in the world is the vagina. It can be started with one finger. It is self-lubrificating. It take any size piston. And it changes its own oil every four weeks. It is only a pity that the management system is so fucking temperamental...
Re: Gasolina 95 vs 98 nos ///M
don.juan Escreveu:E de quem é o "xispe" que tens? Eu gostava de mexer no S54 do M Coupê mas tenho um requisito que por cá não tem colhido grande "interesse"...para além da repro em si, queria explorar a possibilidade de activar o sport mode, como já se faz nos M Coupê S54 nos States. Sei fazer a mod eléctrica para tal mas na versão europeia isso apenas não basta, o que me levou a pensar se a versão europeia não terá o mapa de throttle do suposto modo sport igual ao mapa de throttle do modo normal digamos assim...pelo que o que gostaria é de alguém que tivesse não só a capacidade para fazer uma repro a sério com também de investigar esta questão e se possível "resolve-la"...JSarabando Escreveu:E onde está o verdadeiro reprogramador de bmw's a gasolina cá em PT??? É que tenho um chip da "loja dos 300$" que mandei vir de fora e que esta bem superior a um chip que experimentei por um dito bom reprogramador em Portugal... que me cobrava 5 vezes mais do que eu dei pelo que tenho...mas pronto.
Gostavas de mexer na tua Siemens MSS54, não digas mais nada :tellme
Tens aqui o definition file para MSS54 (isto identifica-te os mapas da ECU e para que servem, mas nestas Mss os acronimos utilizados são pior que chinês) :
http://www.megaupload.com/?d=4OU3CW08
E um bin de uma mss54 para ires vendo:
http://www.megaupload.com/?d=SBT7EGM5
E agora com dll (checksum) para poderes gravar na ecu e tudo
http://www.megaupload.com/?d=KEMX9BVU
Agora pegas no heditor hexadecimal winols com o modulo damos import instalado e é só arrastar a bin e o defenition file lá para dentro e és chiptunner!!!!!!
P.s -> Já me esquecia, precisas comprar um interface para comunicares com a ecu.
Deixa lá de ler foruns dos states, se homem, define o teu próprio mapa de acelerador(brinca) :lol1
E= ///M*c²
-
- Membro Juvenil
- Mensagens: 324
- Registado: 23 set 2005, 15:22
- O meu Carro:: Hyundai Santa Fé Mk3
Re: Gasolina 95 vs 98 nos ///M
Boas.//M Escreveu:don.juan Escreveu:E de quem é o "xispe" que tens? Eu gostava de mexer no S54 do M Coupê mas tenho um requisito que por cá não tem colhido grande "interesse"...para além da repro em si, queria explorar a possibilidade de activar o sport mode, como já se faz nos M Coupê S54 nos States. Sei fazer a mod eléctrica para tal mas na versão europeia isso apenas não basta, o que me levou a pensar se a versão europeia não terá o mapa de throttle do suposto modo sport igual ao mapa de throttle do modo normal digamos assim...pelo que o que gostaria é de alguém que tivesse não só a capacidade para fazer uma repro a sério com também de investigar esta questão e se possível "resolve-la"...JSarabando Escreveu:E onde está o verdadeiro reprogramador de bmw's a gasolina cá em PT??? É que tenho um chip da "loja dos 300$" que mandei vir de fora e que esta bem superior a um chip que experimentei por um dito bom reprogramador em Portugal... que me cobrava 5 vezes mais do que eu dei pelo que tenho...mas pronto.
Gostavas de mexer na tua Siemens MSS54, não digas mais nada :tellme
Tens aqui o definition file para MSS54 (isto identifica-te os mapas da ECU e para que servem, mas nestas Mss os acronimos utilizados são pior que chinês) :
http://www.megaupload.com/?d=4OU3CW08
E um bin de uma mss54 para ires vendo:
http://www.megaupload.com/?d=SBT7EGM5
E agora com dll (checksum) para poderes gravar na ecu e tudo
http://www.megaupload.com/?d=KEMX9BVU
Agora pegas no heditor hexadecimal winols com o modulo damos import instalado e é só arrastar a bin e o defenition file lá para dentro e és chiptunner!!!!!!
P.s -> Já me esquecia, precisas comprar um interface para comunicares com a ecu.
Deixa lá de ler foruns dos states, se homem, define o teu próprio mapa de acelerador(brinca) :lol1
Não brinco não...mas obrigado pela info...vou-me dedicar um pouco à mesma para ver o que consigo entender da coisa...!
Não ando pelos foruns dos states mas este assunto do Sport Mode levou-me já a uma boa dose de pesquisa e de facto não existe um Z3M Europeu que tenha conseguido activar o sport mode apenas com a mod mecânica...mais, do que sei, nenhum activou seja de que forma for e da malta da europa com que tenho falado não houve também grande pesquisa do tema...
///M Coupe 2001 S54 Steel Grey
--------------------------------------
--------------------------------------
Re: Gasolina 95 vs 98 nos ///M
Ninguém activou seja que de forma for!!!! Que sentença!!! Eu n sei a versão do software que a tua Ecu terá, mas provavelmente com a informação que te deixei no Post anterior até metes o acelerador tipo botão, tiras o pé 0% de carga, aceleras 100% !!!!!
Dou-te um exemplo simples, um limitador de velocidade por mudança engrenada, por exemplo numa Mss54 a operar uma caixa de 6 velocidades :

Podes ver que, a quinta deixa o carro ir aos 270 km/h e a sexta corta para os 258 km/h, para alterares por exemplo basta colocar outro valor na célula. Desde que tenhas o checksum podes gravar as modificações. Os acrónimos utilizados é que são lixados de descodificar!! Se instalares alguma versão do Winols , têm cuidado com a configuração do sistema decimal!!
Estes assuntos são tabús, anda muito a mamar disto, ou achas que algum tónhó aqui em portugal que ofereça estes serviços faz reverse engineering ?? Provávelmente se o processador de uma Ecu muda, anda tudo a insultar-se para aí nos fóruns, depois compram e pagam a outros e mascaram tudo, com a agravante dos "ceguetas" que parecem mongoloides, que alimentam e publicitam isto online.
Mas olha, tendo o checksum e o definition file o resto está ao teu alcance!!!
Ab
Dou-te um exemplo simples, um limitador de velocidade por mudança engrenada, por exemplo numa Mss54 a operar uma caixa de 6 velocidades :

Podes ver que, a quinta deixa o carro ir aos 270 km/h e a sexta corta para os 258 km/h, para alterares por exemplo basta colocar outro valor na célula. Desde que tenhas o checksum podes gravar as modificações. Os acrónimos utilizados é que são lixados de descodificar!! Se instalares alguma versão do Winols , têm cuidado com a configuração do sistema decimal!!
Estes assuntos são tabús, anda muito a mamar disto, ou achas que algum tónhó aqui em portugal que ofereça estes serviços faz reverse engineering ?? Provávelmente se o processador de uma Ecu muda, anda tudo a insultar-se para aí nos fóruns, depois compram e pagam a outros e mascaram tudo, com a agravante dos "ceguetas" que parecem mongoloides, que alimentam e publicitam isto online.
Mas olha, tendo o checksum e o definition file o resto está ao teu alcance!!!
Ab
E= ///M*c²
-
- Membro Juvenil
- Mensagens: 324
- Registado: 23 set 2005, 15:22
- O meu Carro:: Hyundai Santa Fé Mk3
Re: Gasolina 95 vs 98 nos ///M
A nível europeu estamos a falar de 280 e tal carros...agora já nem tantos. Nos fóruns ninguém tem, na Europa, Sport Mode. Normalmente a malta mais dada a mexidas também acaba por estar registada num fórum específico do carro. Depois é um assunto que já debati com reprogramadores de cá e do UK e não existe nada feito neste modelo (o que não quer dizer que não pode ser feito). O que estou a pedir não é para mudar o mapeamento do acelerador apenas mas poder através de uma mod (e esta é fácil de executar) associada às capacidades da electrónica, activar e desactivar o "mapa sport". Como já referi, a mod mecânica é fácil de executar e se nos carros vendidos nas Américas é por sí o suficiente, nos europeus não faz nada. É claro que pelas Américas depois existe quem ainda assim modifique o "mapa" standard do acelerador e vá também ao "mapa" do modo sport e o coloque mais agressivo.//M Escreveu:Ninguém activou seja que de forma for!!!! Que sentença!!! Eu n sei a versão do software que a tua Ecu terá, mas provavelmente com a informação que te deixei no Post anterior até metes o acelerador tipo botão, tiras o pé 0% de carga, aceleras 100% !!!!!
Dou-te um exemplo simples, um limitador de velocidade por mudança engrenada, por exemplo numa Mss54 a operar uma caixa de 6 velocidades :
Podes ver que, a quinta deixa o carro ir aos 270 km/h e a sexta corta para os 258 km/h, para alterares por exemplo basta colocar outro valor na célula. Desde que tenhas o checksum podes gravar as modificações. Os acrónimos utilizados é que são lixados de descodificar!! Se instalares alguma versão do Winols , têm cuidado com a configuração do sistema decimal!!
Estes assuntos são tabús, anda muito a mamar disto, ou achas que algum tónhó aqui em portugal que ofereça estes serviços faz reverse engineering ?? Provávelmente se o processador de uma Ecu muda, anda tudo a insultar-se para aí nos fóruns, depois compram e pagam a outros e mascaram tudo, com a agravante dos "ceguetas" que parecem mongoloides, que alimentam e publicitam isto online.
Mas olha, tendo o checksum e o definition file o resto está ao teu alcance!!!
Ab
Agradeço-te a informação partilhada mas teria que comprar o cabo e arranjar o Winols (deduzo que actualmente se consiga com alguma procura arranjar uma versão que funcione...ainda assim creio que tenho lá por casa no Baú do software uma versão que creio que é do Winols que arranjei em 2006 ou 2007 de um amigo que fazia umas repros mas que entretanto se deixou disso...)...tenho que ver quanto custa um cabo...
///M Coupe 2001 S54 Steel Grey
--------------------------------------
--------------------------------------
Re: Gasolina 95 vs 98 nos ///M
E teste de potência antes e depois há pics?JSarabando Escreveu:E onde está o verdadeiro reprogramador de bmw's a gasolina cá em PT??? É que tenho um chip da "loja dos 300$" que mandei vir de fora e que esta bem superior a um chip que experimentei por um dito bom reprogramador em Portugal... que me cobrava 5 vezes mais do que eu dei pelo que tenho...mas pronto.
http://www.youtube.com/user/V8MPowerPT
viewtopic.php?f=59&t=36027
(oOO \ (||||)(||||) / OOo) Link da "Besta"! \_+--OO------------OO--+_/

viewtopic.php?f=59&t=36027
(oOO \ (||||)(||||) / OOo) Link da "Besta"! \_+--OO------------OO--+_/

- JSarabando
- Membro Gold
- Mensagens: 1319
- Registado: 06 set 2005, 14:27
- Localização: Aveiro
Re: Gasolina 95 vs 98 nos ///M
Posso dizer q fui DM em Coimbra "chipar" para experiência...aumentou-me o corte de rotação mas a velocidade de ponta em plano manteve-se!!! Com um chip by EBAY ganhei 15 a 18km/h na mesma estrada plana...pra mim já chega pra ver que ficou melhor, poupei 5vezes mais...
The best engine in the world is the vagina. It can be started with one finger. It is self-lubrificating. It take any size piston. And it changes its own oil every four weeks. It is only a pity that the management system is so fucking temperamental...
Re: Gasolina 95 vs 98 nos ///M
Não quero tomar partidos e não duvido do que afirmas....mas que acho estranho, acho!JSarabando Escreveu:Posso dizer q fui DM em Coimbra "chipar" para experiência...aumentou-me o corte de rotação mas a velocidade de ponta em plano manteve-se!!! Com um chip by EBAY ganhei 15 a 18km/h na mesma estrada plana...pra mim já chega pra ver que ficou melhor, poupei 5vezes mais...
Por norma o Daniel sabe o que faz....chegaste a falar com ele após teres ficado insatisfeito?
Quando falas chip, falas em chip mesmo ou em uma centralina....que marca é só por curiosidade?
http://www.youtube.com/user/V8MPowerPT
viewtopic.php?f=59&t=36027
(oOO \ (||||)(||||) / OOo) Link da "Besta"! \_+--OO------------OO--+_/

viewtopic.php?f=59&t=36027
(oOO \ (||||)(||||) / OOo) Link da "Besta"! \_+--OO------------OO--+_/

- JSarabando
- Membro Gold
- Mensagens: 1319
- Registado: 06 set 2005, 14:27
- Localização: Aveiro
Re: Gasolina 95 vs 98 nos ///M
Ele sabe bem o quanto fiquei insatisfeito, ele ainda tentou por várias vezes melhorar e ele na altura admitiu que não conseguia fazer melhor naquele carro, enfim...não é aumentar o corte que prova estar melhor, é necessário também que tenha uma melhor subida de rotação em toda a faixa de rotação, nem arranque estava melhor nem velocidade máxima.
Na altura ele não tinha banco de potência mas fomos à A14 testar pelo menos Vel.Max. que é uma coisa facilmente visível a ver melhorias e em estrada plana manteve-se e só com descidas ou inclinações é que passava do limitador de origem.
No meu carro continuo a ter chip ou chip's neste momento, eprom's. Nada de centralinas além da original Bosch
Na altura ele não tinha banco de potência mas fomos à A14 testar pelo menos Vel.Max. que é uma coisa facilmente visível a ver melhorias e em estrada plana manteve-se e só com descidas ou inclinações é que passava do limitador de origem.
No meu carro continuo a ter chip ou chip's neste momento, eprom's. Nada de centralinas além da original Bosch
The best engine in the world is the vagina. It can be started with one finger. It is self-lubrificating. It take any size piston. And it changes its own oil every four weeks. It is only a pity that the management system is so fucking temperamental...
-
- Membro Juvenil
- Mensagens: 51
- Registado: 17 jun 2011, 16:09
- O meu Carro:: BMW M3 coupé E46 - 2001/02
Re: Gasolina 95 vs 98 nos ///M
Este tópico estava muito interessante. Foi pena não ter continuidade...
Suponho que se pode concluir que, pelo menos nos M's, é conveniente usar gasolina 98 (eu tenho usado 95...).
Outra questão interessante foi a evolução da discussão para a questão do aumento de potência.
Nunca equacionei a hipótese de "chipar" o M3, por ser atmosférico e a própria Ac Schnitzer não ter chip de potência por considerar que o motor já se encontra devidamente optimizado de origem.
No entanto, em face do que aqui li, fiquei na dúvida sobre se haverá algum chip que melhore a performance do motor (essencialmente o binário e os consumos).
Em que ficamos? Há algum chip de potência que seja recomendável para o M3 (E46)?
Outra questão.
Sendo leigo na matéria, deduzi que é possível afinar a sensibilidade do acelerador (por ser fly by whire, ou seja, com potenciómetro).
No M3 basta-me ligar o botão sport, ou então carregar mais no pedal, mesmo sem o ligar. Qd acelero a fundo não sinto diferença entre o botão sport ligado ou desligado. Deduzo, por isso, que esse botão se destina exclusivamente a tornar a acelerador mais sensível (o que se resolve com um pé mais pesado...).
Ora, tenho o problema inverso no Defender 90 Td5 (no qual o acelerador é do mesmo tipo, com potenciómetro). Neste caso, como faço trial, preciso de um acelerador POUCO sensível, para poder ajustar melhor a aceleração que pretendo (e para não ocorrerem variações involuntárias e indesejáveis da aceleração com os solavancos que o carro dá no monte). Sucede que o acelerador é demasiado sensível.
Como poderei tornar o pedal do acelerador do Defender menos sensível? (o carro está chipado - centralina reprogramada)
Podem (e devem!) corrigir qualquer asneira que tenha dito.
Suponho que se pode concluir que, pelo menos nos M's, é conveniente usar gasolina 98 (eu tenho usado 95...).
Outra questão interessante foi a evolução da discussão para a questão do aumento de potência.
Nunca equacionei a hipótese de "chipar" o M3, por ser atmosférico e a própria Ac Schnitzer não ter chip de potência por considerar que o motor já se encontra devidamente optimizado de origem.
No entanto, em face do que aqui li, fiquei na dúvida sobre se haverá algum chip que melhore a performance do motor (essencialmente o binário e os consumos).
Em que ficamos? Há algum chip de potência que seja recomendável para o M3 (E46)?
Outra questão.
Sendo leigo na matéria, deduzi que é possível afinar a sensibilidade do acelerador (por ser fly by whire, ou seja, com potenciómetro).
No M3 basta-me ligar o botão sport, ou então carregar mais no pedal, mesmo sem o ligar. Qd acelero a fundo não sinto diferença entre o botão sport ligado ou desligado. Deduzo, por isso, que esse botão se destina exclusivamente a tornar a acelerador mais sensível (o que se resolve com um pé mais pesado...).
Ora, tenho o problema inverso no Defender 90 Td5 (no qual o acelerador é do mesmo tipo, com potenciómetro). Neste caso, como faço trial, preciso de um acelerador POUCO sensível, para poder ajustar melhor a aceleração que pretendo (e para não ocorrerem variações involuntárias e indesejáveis da aceleração com os solavancos que o carro dá no monte). Sucede que o acelerador é demasiado sensível.
Como poderei tornar o pedal do acelerador do Defender menos sensível? (o carro está chipado - centralina reprogramada)
Podem (e devem!) corrigir qualquer asneira que tenha dito.
------------------------------------------------------------------------------------
BMW M3 Coupé E46 2001/02, manual, silver - sublime!
BMW 530da Touring 2002/01, automatic, silver - exclusive business
Land Rover Defender 90 TD5 2000/12, SW, blue - trial 4x4 (G4)
------------------------------------------------------------------------------------
BMW M3 Coupé E46 2001/02, manual, silver - sublime!
BMW 530da Touring 2002/01, automatic, silver - exclusive business
Land Rover Defender 90 TD5 2000/12, SW, blue - trial 4x4 (G4)
------------------------------------------------------------------------------------