Gasolina 95 vs 98 nos ///M
Moderador: Staff
- JSarabando
- Membro Gold
- Registado: 06 set 2005, 14:27
Re: Gasolina 95 vs 98 nos ///M
E onde está o verdadeiro reprogramador de bmw's a gasolina cá em PT??? É que tenho um chip da "loja dos 300$" que mandei vir de fora e que esta bem superior a um chip que experimentei por um dito bom reprogramador em Portugal... que me cobrava 5 vezes mais do que eu dei pelo que tenho...mas pronto.
The best engine in the world is the vagina. It can be started with one finger. It is self-lubrificating. It take any size piston. And it changes its own oil every four weeks. It is only a pity that the management system is so fucking temperamental...
-
- Membro Juvenil
- Registado: 23 set 2005, 15:22
- O meu Carro:: Hyundai Santa Fé Mk3
E de quem é o "xispe" que tens? Eu gostava de mexer no S54 do M Coupê mas tenho um requisito que por cá não tem colhido grande "interesse"...para além da repro em si, queria explorar a possibilidade de activar o sport mode, como já se faz nos M Coupê S54 nos States. Sei fazer a mod eléctrica para tal mas na versão europeia isso apenas não basta, o que me levou a pensar se a versão europeia não terá o mapa de throttle do suposto modo sport igual ao mapa de throttle do modo normal digamos assim...pelo que o que gostaria é de alguém que tivesse não só a capacidade para fazer uma repro a sério com também de investigar esta questão e se possível "resolve-la"...JSarabando Escreveu:E onde está o verdadeiro reprogramador de bmw's a gasolina cá em PT??? É que tenho um chip da "loja dos 300$" que mandei vir de fora e que esta bem superior a um chip que experimentei por um dito bom reprogramador em Portugal... que me cobrava 5 vezes mais do que eu dei pelo que tenho...mas pronto.
///M Coupe 2001 S54 Steel Grey
--------------------------------------
- JSarabando
- Membro Gold
O meu "xispe" para a DME veio da Alemanha de um senhor que faz para vários bmw's. Meti à pouco tempo também um chip VNC(vanos controller) que veio a melhorar ainda mais qualquer coisa... 

The best engine in the world is the vagina. It can be started with one finger. It is self-lubrificating. It take any size piston. And it changes its own oil every four weeks. It is only a pity that the management system is so fucking temperamental...
don.juan Escreveu:E de quem é o "xispe" que tens? Eu gostava de mexer no S54 do M Coupê mas tenho um requisito que por cá não tem colhido grande "interesse"...para além da repro em si, queria explorar a possibilidade de activar o sport mode, como já se faz nos M Coupê S54 nos States. Sei fazer a mod eléctrica para tal mas na versão europeia isso apenas não basta, o que me levou a pensar se a versão europeia não terá o mapa de throttle do suposto modo sport igual ao mapa de throttle do modo normal digamos assim...pelo que o que gostaria é de alguém que tivesse não só a capacidade para fazer uma repro a sério com também de investigar esta questão e se possível "resolve-la"...JSarabando Escreveu:E onde está o verdadeiro reprogramador de bmw's a gasolina cá em PT??? É que tenho um chip da "loja dos 300$" que mandei vir de fora e que esta bem superior a um chip que experimentei por um dito bom reprogramador em Portugal... que me cobrava 5 vezes mais do que eu dei pelo que tenho...mas pronto.
Gostavas de mexer na tua Siemens MSS54, não digas mais nada :tellme
Tens aqui o definition file para MSS54 (isto identifica-te os mapas da ECU e para que servem, mas nestas Mss os acronimos utilizados são pior que chinês) :
http://www.megaupload.com/?d=4OU3CW08
E um bin de uma mss54 para ires vendo:
http://www.megaupload.com/?d=SBT7EGM5
E agora com dll (checksum) para poderes gravar na ecu e tudo
http://www.megaupload.com/?d=KEMX9BVU
Agora pegas no heditor hexadecimal winols com o modulo damos import instalado e é só arrastar a bin e o defenition file lá para dentro e és chiptunner!!!!!!
P.s -> Já me esquecia, precisas comprar um interface para comunicares com a ecu.
Deixa lá de ler foruns dos states, se homem, define o teu próprio mapa de acelerador(brinca) :lol1
E= ///M*c²
-
- Membro Juvenil
Boas.//M Escreveu:don.juan Escreveu:E de quem é o "xispe" que tens? Eu gostava de mexer no S54 do M Coupê mas tenho um requisito que por cá não tem colhido grande "interesse"...para além da repro em si, queria explorar a possibilidade de activar o sport mode, como já se faz nos M Coupê S54 nos States. Sei fazer a mod eléctrica para tal mas na versão europeia isso apenas não basta, o que me levou a pensar se a versão europeia não terá o mapa de throttle do suposto modo sport igual ao mapa de throttle do modo normal digamos assim...pelo que o que gostaria é de alguém que tivesse não só a capacidade para fazer uma repro a sério com também de investigar esta questão e se possível "resolve-la"...JSarabando Escreveu:E onde está o verdadeiro reprogramador de bmw's a gasolina cá em PT??? É que tenho um chip da "loja dos 300$" que mandei vir de fora e que esta bem superior a um chip que experimentei por um dito bom reprogramador em Portugal... que me cobrava 5 vezes mais do que eu dei pelo que tenho...mas pronto.
Gostavas de mexer na tua Siemens MSS54, não digas mais nada :tellme
Tens aqui o definition file para MSS54 (isto identifica-te os mapas da ECU e para que servem, mas nestas Mss os acronimos utilizados são pior que chinês) :
http://www.megaupload.com/?d=4OU3CW08
E um bin de uma mss54 para ires vendo:
http://www.megaupload.com/?d=SBT7EGM5
E agora com dll (checksum) para poderes gravar na ecu e tudo
http://www.megaupload.com/?d=KEMX9BVU
Agora pegas no heditor hexadecimal winols com o modulo damos import instalado e é só arrastar a bin e o defenition file lá para dentro e és chiptunner!!!!!!
P.s -> Já me esquecia, precisas comprar um interface para comunicares com a ecu.
Deixa lá de ler foruns dos states, se homem, define o teu próprio mapa de acelerador(brinca) :lol1
Não brinco não...mas obrigado pela info...vou-me dedicar um pouco à mesma para ver o que consigo entender da coisa...!
Não ando pelos foruns dos states mas este assunto do Sport Mode levou-me já a uma boa dose de pesquisa e de facto não existe um Z3M Europeu que tenha conseguido activar o sport mode apenas com a mod mecânica...mais, do que sei, nenhum activou seja de que forma for e da malta da europa com que tenho falado não houve também grande pesquisa do tema...
Ninguém activou seja que de forma for!!!! Que sentença!!! Eu n sei a versão do software que a tua Ecu terá, mas provavelmente com a informação que te deixei no Post anterior até metes o acelerador tipo botão, tiras o pé 0% de carga, aceleras 100% !!!!!
Dou-te um exemplo simples, um limitador de velocidade por mudança engrenada, por exemplo numa Mss54 a operar uma caixa de 6 velocidades :

Podes ver que, a quinta deixa o carro ir aos 270 km/h e a sexta corta para os 258 km/h, para alterares por exemplo basta colocar outro valor na célula. Desde que tenhas o checksum podes gravar as modificações. Os acrónimos utilizados é que são lixados de descodificar!! Se instalares alguma versão do Winols , têm cuidado com a configuração do sistema decimal!!
Estes assuntos são tabús, anda muito a mamar disto, ou achas que algum tónhó aqui em portugal que ofereça estes serviços faz reverse engineering ?? Provávelmente se o processador de uma Ecu muda, anda tudo a insultar-se para aí nos fóruns, depois compram e pagam a outros e mascaram tudo, com a agravante dos "ceguetas" que parecem mongoloides, que alimentam e publicitam isto online.
Mas olha, tendo o checksum e o definition file o resto está ao teu alcance!!!
Ab
Dou-te um exemplo simples, um limitador de velocidade por mudança engrenada, por exemplo numa Mss54 a operar uma caixa de 6 velocidades :

Podes ver que, a quinta deixa o carro ir aos 270 km/h e a sexta corta para os 258 km/h, para alterares por exemplo basta colocar outro valor na célula. Desde que tenhas o checksum podes gravar as modificações. Os acrónimos utilizados é que são lixados de descodificar!! Se instalares alguma versão do Winols , têm cuidado com a configuração do sistema decimal!!
Estes assuntos são tabús, anda muito a mamar disto, ou achas que algum tónhó aqui em portugal que ofereça estes serviços faz reverse engineering ?? Provávelmente se o processador de uma Ecu muda, anda tudo a insultar-se para aí nos fóruns, depois compram e pagam a outros e mascaram tudo, com a agravante dos "ceguetas" que parecem mongoloides, que alimentam e publicitam isto online.
Ab
E= ///M*c²
-
- Membro Juvenil
A nível europeu estamos a falar de 280 e tal carros...agora já nem tantos. Nos fóruns ninguém tem, na Europa, Sport Mode. Normalmente a malta mais dada a mexidas também acaba por estar registada num fórum específico do carro. Depois é um assunto que já debati com reprogramadores de cá e do UK e não existe nada feito neste modelo (o que não quer dizer que não pode ser feito). O que estou a pedir não é para mudar o mapeamento do acelerador apenas mas poder através de uma mod (e esta é fácil de executar) associada às capacidades da electrónica, activar e desactivar o "mapa sport". Como já referi, a mod mecânica é fácil de executar e se nos carros vendidos nas Américas é por sí o suficiente, nos europeus não faz nada. É claro que pelas Américas depois existe quem ainda assim modifique o "mapa" standard do acelerador e vá também ao "mapa" do modo sport e o coloque mais agressivo.//M Escreveu:Ninguém activou seja que de forma for!!!! Que sentença!!! Eu n sei a versão do software que a tua Ecu terá, mas provavelmente com a informação que te deixei no Post anterior até metes o acelerador tipo botão, tiras o pé 0% de carga, aceleras 100% !!!!!
Ab
Agradeço-te a informação partilhada mas teria que comprar o cabo e arranjar o Winols (deduzo que actualmente se consiga com alguma procura arranjar uma versão que funcione...ainda assim creio que tenho lá por casa no Baú do software uma versão que creio que é do Winols que arranjei em 2006 ou 2007 de um amigo que fazia umas repros mas que entretanto se deixou disso...)...tenho que ver quanto custa um cabo...
E teste de potência antes e depois há pics?JSarabando Escreveu:E onde está o verdadeiro reprogramador de bmw's a gasolina cá em PT??? É que tenho um chip da "loja dos 300$" que mandei vir de fora e que esta bem superior a um chip que experimentei por um dito bom reprogramador em Portugal... que me cobrava 5 vezes mais do que eu dei pelo que tenho...mas pronto.
http://www.youtube.com/user/V8MPowerPT
viewtopic.php?f=59&t=36027
(oOO \ (||||)(||||) / OOo) Link da "Besta"! \_+--OO------------OO--+_/

- JSarabando
- Membro Gold
Posso dizer q fui DM em Coimbra "chipar" para experiência...aumentou-me o corte de rotação mas a velocidade de ponta em plano manteve-se!!! Com um chip by EBAY ganhei 15 a 18km/h na mesma estrada plana...pra mim já chega pra ver que ficou melhor, poupei 5vezes mais...
Não quero tomar partidos e não duvido do que afirmas....mas que acho estranho, acho!JSarabando Escreveu:Posso dizer q fui DM em Coimbra "chipar" para experiência...aumentou-me o corte de rotação mas a velocidade de ponta em plano manteve-se!!! Com um chip by EBAY ganhei 15 a 18km/h na mesma estrada plana...pra mim já chega pra ver que ficou melhor, poupei 5vezes mais...
Por norma o Daniel sabe o que faz....chegaste a falar com ele após teres ficado insatisfeito?
Quando falas chip, falas em chip mesmo ou em uma centralina....que marca é só por curiosidade?
http://www.youtube.com/user/V8MPowerPT

- JSarabando
- Membro Gold
Ele sabe bem o quanto fiquei insatisfeito, ele ainda tentou por várias vezes melhorar e ele na altura admitiu que não conseguia fazer melhor naquele carro, enfim...não é aumentar o corte que prova estar melhor, é necessário também que tenha uma melhor subida de rotação em toda a faixa de rotação, nem arranque estava melhor nem velocidade máxima.
Na altura ele não tinha banco de potência mas fomos à A14 testar pelo menos Vel.Max. que é uma coisa facilmente visível a ver melhorias e em estrada plana manteve-se e só com descidas ou inclinações é que passava do limitador de origem.
No meu carro continuo a ter chip ou chip's neste momento, eprom's. Nada de centralinas além da original Bosch
Na altura ele não tinha banco de potência mas fomos à A14 testar pelo menos Vel.Max. que é uma coisa facilmente visível a ver melhorias e em estrada plana manteve-se e só com descidas ou inclinações é que passava do limitador de origem.
No meu carro continuo a ter chip ou chip's neste momento, eprom's. Nada de centralinas além da original Bosch
-
- Membro Juvenil
- Registado: 17 jun 2011, 16:09
- O meu Carro:: BMW M3 coupé E46 - 2001/02
Este tópico estava muito interessante. Foi pena não ter continuidade...
Suponho que se pode concluir que, pelo menos nos M's, é conveniente usar gasolina 98 (eu tenho usado 95...).
Outra questão interessante foi a evolução da discussão para a questão do aumento de potência.
Nunca equacionei a hipótese de "chipar" o M3, por ser atmosférico e a própria Ac Schnitzer não ter chip de potência por considerar que o motor já se encontra devidamente optimizado de origem.
No entanto, em face do que aqui li, fiquei na dúvida sobre se haverá algum chip que melhore a performance do motor (essencialmente o binário e os consumos).
Em que ficamos? Há algum chip de potência que seja recomendável para o M3 (E46)?
Outra questão.
Sendo leigo na matéria, deduzi que é possível afinar a sensibilidade do acelerador (por ser fly by whire, ou seja, com potenciómetro).
No M3 basta-me ligar o botão sport, ou então carregar mais no pedal, mesmo sem o ligar. Qd acelero a fundo não sinto diferença entre o botão sport ligado ou desligado. Deduzo, por isso, que esse botão se destina exclusivamente a tornar a acelerador mais sensível (o que se resolve com um pé mais pesado...).
Ora, tenho o problema inverso no Defender 90 Td5 (no qual o acelerador é do mesmo tipo, com potenciómetro). Neste caso, como faço trial, preciso de um acelerador POUCO sensível, para poder ajustar melhor a aceleração que pretendo (e para não ocorrerem variações involuntárias e indesejáveis da aceleração com os solavancos que o carro dá no monte). Sucede que o acelerador é demasiado sensível.
Como poderei tornar o pedal do acelerador do Defender menos sensível? (o carro está chipado - centralina reprogramada)
Podem (e devem!) corrigir qualquer asneira que tenha dito.
Suponho que se pode concluir que, pelo menos nos M's, é conveniente usar gasolina 98 (eu tenho usado 95...).
Outra questão interessante foi a evolução da discussão para a questão do aumento de potência.
Nunca equacionei a hipótese de "chipar" o M3, por ser atmosférico e a própria Ac Schnitzer não ter chip de potência por considerar que o motor já se encontra devidamente optimizado de origem.
No entanto, em face do que aqui li, fiquei na dúvida sobre se haverá algum chip que melhore a performance do motor (essencialmente o binário e os consumos).
Em que ficamos? Há algum chip de potência que seja recomendável para o M3 (E46)?
Outra questão.
Sendo leigo na matéria, deduzi que é possível afinar a sensibilidade do acelerador (por ser fly by whire, ou seja, com potenciómetro).
No M3 basta-me ligar o botão sport, ou então carregar mais no pedal, mesmo sem o ligar. Qd acelero a fundo não sinto diferença entre o botão sport ligado ou desligado. Deduzo, por isso, que esse botão se destina exclusivamente a tornar a acelerador mais sensível (o que se resolve com um pé mais pesado...).
Ora, tenho o problema inverso no Defender 90 Td5 (no qual o acelerador é do mesmo tipo, com potenciómetro). Neste caso, como faço trial, preciso de um acelerador POUCO sensível, para poder ajustar melhor a aceleração que pretendo (e para não ocorrerem variações involuntárias e indesejáveis da aceleração com os solavancos que o carro dá no monte). Sucede que o acelerador é demasiado sensível.
Como poderei tornar o pedal do acelerador do Defender menos sensível? (o carro está chipado - centralina reprogramada)
Podem (e devem!) corrigir qualquer asneira que tenha dito.
------------------------------------------------------------------------------------
BMW M3 Coupé E46 2001/02, manual, silver - sublime!
BMW 530da Touring 2002/01, automatic, silver - exclusive business
Land Rover Defender 90 TD5 2000/12, SW, blue - trial 4x4 (G4)
------------------------------------------------------------------------------------
BMW M3 Coupé E46 2001/02, manual, silver - sublime!
BMW 530da Touring 2002/01, automatic, silver - exclusive business
Land Rover Defender 90 TD5 2000/12, SW, blue - trial 4x4 (G4)