M3 E36 - 3.0 vs 3.2
Moderador: Staff
M3 E36 - 3.0 vs 3.2
Caros colegas,
Venho perguntar, dentro da vossa experiência e conhecimentos, quais as principais diferenças (das menos óbvias) entre estes 2 motores que equiparam o modelo E36 na suas versões mais hard-core?
O primeiro é um 3.0 de 286cv (caixa de 5 vel) e o segundo um 3.2 de 321cv (caixa de 6 vel.), certo?
A nível de performance, fiabilidade, consumos (a caixa de 6vel ajuda muito neste campo?), se houve alguma alteração de especificações dinâmicas, disponibilidade de utilização ao longo da faixa de rotação...?
Obrigado desde já
Venho perguntar, dentro da vossa experiência e conhecimentos, quais as principais diferenças (das menos óbvias) entre estes 2 motores que equiparam o modelo E36 na suas versões mais hard-core?
O primeiro é um 3.0 de 286cv (caixa de 5 vel) e o segundo um 3.2 de 321cv (caixa de 6 vel.), certo?
A nível de performance, fiabilidade, consumos (a caixa de 6vel ajuda muito neste campo?), se houve alguma alteração de especificações dinâmicas, disponibilidade de utilização ao longo da faixa de rotação...?
Obrigado desde já
- JSarabando
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Re: M3 E36 - 3.0 vs 3.2
Ambos com boa utiização pra condução desportiva, ambos em condições originais e afinadinhos como deve ser o 3.2 tem sempre vantagem sobre o 3.0(por alguma razão houve esta uma evolução),bloco, bi-vanos, caixa de 6velocidades, diferençial e mais uns pormenores são as vantagens do 3.2, obvio que a nível de manutenção existe uns contras no 3,2 que é o bi-vanos, a nível de consumos varia muito pouco.
A nível de preços de compra ainda existe alguma diferença entre estes modelos.
Agora é uma questão de procurares e fazeres um test-drive em ambos pra ver o que justifica... :fixe
A nível de preços de compra ainda existe alguma diferença entre estes modelos.
Agora é uma questão de procurares e fazeres um test-drive em ambos pra ver o que justifica... :fixe
The best engine in the world is the vagina. It can be started with one finger. It is self-lubrificating. It take any size piston. And it changes its own oil every four weeks. It is only a pity that the management system is so fucking temperamental...
Re: M3 E36 - 3.0 vs 3.2
JSarabando,
Obrigado pela resposta. De facto em termos de performances é mais do que lógico que hajam diferenças.
No entanto gostaria de saber até que ponto um motor ou versão compensa face ao outro. Já ouvi comentários do género que por esta ou aquela razão (fiabilidade? manutenção? consumos? performances?) preferem este ou aquele modelo...
Daí a minha dúvida a colocar a quem sabe
Obrigado pela resposta. De facto em termos de performances é mais do que lógico que hajam diferenças.
No entanto gostaria de saber até que ponto um motor ou versão compensa face ao outro. Já ouvi comentários do género que por esta ou aquela razão (fiabilidade? manutenção? consumos? performances?) preferem este ou aquele modelo...
Daí a minha dúvida a colocar a quem sabe

- JSarabando
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Re: M3 E36 - 3.0 vs 3.2
Fiabilidade sempre se ouviu falar que os motores 3.0 são bem mais resistentes.
Consumos o 3.2consome sempre mais em cidade, poupando talvez mais em AutoEstrada devido á caixa de 6vel.
Performances é ligeiramente melhor o 3.2 mas com a diferença de preços que existem entre estes dois facilmente se punha o 3.0 a puxar igual ou melhor...
Cumps
Consumos o 3.2consome sempre mais em cidade, poupando talvez mais em AutoEstrada devido á caixa de 6vel.
Performances é ligeiramente melhor o 3.2 mas com a diferença de preços que existem entre estes dois facilmente se punha o 3.0 a puxar igual ou melhor...
Cumps
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Re: M3 E36 - 3.0 vs 3.2
Pois, era mais desse tipo de informações ("Fiabilidade sempre se ouviu falar que os motores 3.0 são bem mais resistentes") que vinha à procura...
Isto deve-se a casos reais ou comprovados?
Mais uma vez obrigado
Isto deve-se a casos reais ou comprovados?
Mais uma vez obrigado
- JSarabando
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Re: M3 E36 - 3.0 vs 3.2
O único ponto mais frágil em qualquer motor BMW M POWER são nos bronzes de bielas que requerem ser substituídas com alguma frequeênçia.
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- Helder Rodrigues
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- O meu Carro:: BMW M3 E36 93/04 e 318tds compact
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Re: M3 E36 - 3.0 vs 3.2
A quem o dizes Joel :duh
13`s Garage
Estrada com ele..
A fazer uns upgrades :-$
Estrada com ele..
A fazer uns upgrades :-$
Re: M3 E36 - 3.0 vs 3.2
Com que frequência convém mudar os referidos bronzes de bielas?
Quais os sintomas quando o carro necessita de tal mudança?
É manutenção para que valores?
Obrigado
Quais os sintomas quando o carro necessita de tal mudança?
É manutenção para que valores?
Obrigado
- bruno_mpwr
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- O meu Carro:: ///M3 E36
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Re: M3 E36 - 3.0 vs 3.2
s nao m engano é de 60 em 60 mil..
sintomas... quando ele parar das por ela!! :duh
começa com uns tok tokes...
sintomas... quando ele parar das por ela!! :duh
começa com uns tok tokes...
- JSarabando
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Re: M3 E36 - 3.0 vs 3.2
Aconselham de 100 em 100mil mas quam abusa um bocado convém anteceder. Mais ale prevenir que remediar..., eu já sei porque passei por elas...
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Re: M3 E36 - 3.0 vs 3.2
Não seria muito normal uma marca como a BMW fazer componentes de motores tão frágeis...
Então na altura da compra, como será o melhor método para verificar se está prestes a ter problemas nesse campo? É coisa para que valor a substituição?
E finalmente, quais as consequências desse problema? O motor pára, ou corre o risco de se danificar à semelhança do que acontece com as distribuições num motor normal?
Mais uma vez obrigado pelas dicas.

Então na altura da compra, como será o melhor método para verificar se está prestes a ter problemas nesse campo? É coisa para que valor a substituição?
E finalmente, quais as consequências desse problema? O motor pára, ou corre o risco de se danificar à semelhança do que acontece com as distribuições num motor normal?
Mais uma vez obrigado pelas dicas.
- bruno_mpwr
- Membro Senior
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- O meu Carro:: ///M3 E36
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Re: M3 E36 - 3.0 vs 3.2
quando o comprares troca..
assim ficas com consciencia tranquila!!
consequencias..
rectificaçao de biela, cambota, assim ao de leve..
nas piores da hipoteses biela partida com bloco furado..
assim ficas com consciencia tranquila!!
consequencias..
rectificaçao de biela, cambota, assim ao de leve..
nas piores da hipoteses biela partida com bloco furado..
- JSarabando
- Membro Gold
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Re: M3 E36 - 3.0 vs 3.2
DV82, a BMW não faz motores tão fragéis, antes pelo contrário... se reparares bem os motores BMW M POWER rondam os 100cv por litro de fábrica, isto que dizer que é devido á potênçia e rotação que atingem e que os bronzes das bielas ao fim de algum tempo começam a ficar gastos, é preciso também dar muita lenha pra que aconteça isso...
Quem dera a muitas marcas com motres tão explorados de fábrica que aguentassem o que os ///M's aguentam
Quem dera a muitas marcas com motres tão explorados de fábrica que aguentassem o que os ///M's aguentam

The best engine in the world is the vagina. It can be started with one finger. It is self-lubrificating. It take any size piston. And it changes its own oil every four weeks. It is only a pity that the management system is so fucking temperamental...
Re: M3 E36 - 3.0 vs 3.2
Então, finalmente devido a esta "limitação", o que se nota no motor quando os bronzes de bielas começam a necessitar de mudança? Faz algum tipo de barulho, fumo, etc?
Quanto custa em média uma operação destas?
Obrigado
Quanto custa em média uma operação destas?
Obrigado
Re: M3 E36 - 3.0 vs 3.2
os bronzes das bielas a gastarem-se é devido á configuração utilizada.
Lembrem-se que é um 6 cilindros em linha com uma cambota grande que na maior parte dos users este forúm anda a fazer 8.000 rpm .
E a usar óleos que não são de lá :lol1
Depois é obvio que têm quer ser substítuidos com antecedênçia para não dar barraca, é que depois rectificar cambotas tá de gesso. e lá vão os euros para o galheiros.
EM relação as diferenças as mais visiveis:
Motor têm bi-vanos e mais cilindrada e permite rodar com mais segurança em regimes superiores, electronica muito mais evoluida, mesmo para sincronizar as ITB já só com o DIS.
Bomba de óleo dupla que permite mais cacetada
Travões á frente são flutuantes
Geometria da suspensão diferente
Diferençial de 210 MM no 3.2
Caixa de 6 velocidades
Maior equipamento de séria no 3.2
por agora é o que me lembro.
Diferença mais visivel em condução é mesmo a caixa, mais suave e precisa a de 5 velocidades, mas a de 6 para autoestrada é muito melhor porque rodas a grandes velocidades com pouco regime do motor.
Consumos é tudo a mesma treta, depende sempre do estado e afinação do motor.
Manutenções o 3.2 leva pneus de diferentes medidas nos eixos o que encareçe a troca, de resto é basicamente a mesma coisa, só precisas de ter mais cuidado com o vanos do lado do escape no 3.2, que parte parafusos com a vibração e fica a pingar dos vedantes e inclusive salvo erro é onde está a bomba radial acionada pela cam de escape ,que origina o famoso defeito do toc toc a quente.
A caixa de 6 tb é famosa por dar alguns poblemas , sobretudo se não lhe for aplicado óleo de caixas automáticas vulgo ATF.
N me ocorre mais nada e todas estas informações têm que ser verificadas porque já estuo cansado :lol1 :lol1 , n sei o que escrevo.
Lembrem-se que é um 6 cilindros em linha com uma cambota grande que na maior parte dos users este forúm anda a fazer 8.000 rpm .
E a usar óleos que não são de lá :lol1
Depois é obvio que têm quer ser substítuidos com antecedênçia para não dar barraca, é que depois rectificar cambotas tá de gesso. e lá vão os euros para o galheiros.
EM relação as diferenças as mais visiveis:
Motor têm bi-vanos e mais cilindrada e permite rodar com mais segurança em regimes superiores, electronica muito mais evoluida, mesmo para sincronizar as ITB já só com o DIS.
Bomba de óleo dupla que permite mais cacetada
Travões á frente são flutuantes
Geometria da suspensão diferente
Diferençial de 210 MM no 3.2
Caixa de 6 velocidades
Maior equipamento de séria no 3.2
por agora é o que me lembro.
Diferença mais visivel em condução é mesmo a caixa, mais suave e precisa a de 5 velocidades, mas a de 6 para autoestrada é muito melhor porque rodas a grandes velocidades com pouco regime do motor.
Consumos é tudo a mesma treta, depende sempre do estado e afinação do motor.
Manutenções o 3.2 leva pneus de diferentes medidas nos eixos o que encareçe a troca, de resto é basicamente a mesma coisa, só precisas de ter mais cuidado com o vanos do lado do escape no 3.2, que parte parafusos com a vibração e fica a pingar dos vedantes e inclusive salvo erro é onde está a bomba radial acionada pela cam de escape ,que origina o famoso defeito do toc toc a quente.
A caixa de 6 tb é famosa por dar alguns poblemas , sobretudo se não lhe for aplicado óleo de caixas automáticas vulgo ATF.
N me ocorre mais nada e todas estas informações têm que ser verificadas porque já estuo cansado :lol1 :lol1 , n sei o que escrevo.
E= ///M*c²