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Alinhamento da direcção nos ///M
Enviado: 13 jan 2011, 20:15
por rjamr
Malta dos //M:
Quando voçês vão à IPO com o carro, o teste do alinhamento da direcção, passam sem problemas devido ao camber negativo nas rodas de trás?
Segundo me disseram na marca, o carro para estar bem alinhado, de acordo com a marca, não passa na IPO (que foi o que me aconteceu...)
Disseram-me que é assim nos M3, M5 e M6.
Pronunciem-se lá sff

Re: Alinhamento da direcção nos ///M
Enviado: 13 jan 2011, 20:17
por cap
Eu acho que qualquer BMW com direcção bem alinhada segundo os parâmetros da marca chumba. Aconteceu comigo o ano passado.
EDIT: Não chumbou, ficou com anotação de tipo 1. Chumbava outra vez se n tivesse ido alinhar dizendo "é para ir à inspecção". Este ano lá passou sem anotação.

Re: Alinhamento da direcção nos ///M
Enviado: 13 jan 2011, 20:18
por Markx
o meu nao é ///M e acontece-me o mesmo...
Re: Alinhamento da direcção nos ///M
Enviado: 13 jan 2011, 20:20
por rjamr
Pois... Na semana passada fui lá e pimba. Chumbo tipo II....
Hoje fui lá com a direcção "alinhada à IPO" e passou nas calmas...
Enfim...
Mas expliquem-me lá qual é a causa de chumbar. Não percebo muito desta questão de estar desalinhado devido ao camber negativo...
Re: Alinhamento da direcção nos ///M
Enviado: 14 jan 2011, 02:24
por fabio costa
rjamr Escreveu:Malta dos //M:
Quando voçês vão à IPO com o carro, o teste do alinhamento da direcção, passam sem problemas devido ao camber negativo nas rodas de trás?
Segundo me disseram na marca, o carro para estar bem alinhado, de acordo com a marca, não passa na IPO (que foi o que me aconteceu...)
Disseram-me que é assim nos M3, M5 e M6.
Pronunciem-se lá sff

Olá.
Se o carro tiver alinhado como a marca manda, tem de passar sem qualquer problema.

Re: Alinhamento da direcção nos ///M
Enviado: 17 jan 2011, 22:12
por Cebola_1
Se leres isto consegues perceber:
http://www.ozebiz.com.au/racetech/theory/align.html
Básicamente os parametros de fábrica de Toe da BMW e Mercedes-Benz são negativos (fechados) porque têm em conta que quando o veículo se encontra a rolar na estrada com uma velocidade de circulação normal, o atrito causado pelos pneus faz com que o Toe fique aproximadamente neutro, algo que a IPO não consegue recriar já que a velocidade de passagem no sensor é extremamente baixa e não reflecte uma velocidade de circulação normal para a qual o alinhamento da BMW e Mercedes-Benz foi estipulado, além disso uma direcção com o Toe negativo consegue ser mais estável em linha recta.
Os entendidos na matéria que se expressem.
Re: Alinhamento da direcção nos ///M
Enviado: 17 jan 2011, 22:53
por burnout
eu nunca tive problemas, no IPO onde vou eles ja sabem desse "problema" e ignoram a maquina de alinhamento pois ja sabem que nao é compatível com os carros de tracção traseira
Re: Alinhamento da direcção nos ///M
Enviado: 18 jan 2011, 12:30
por rjamr
Se andar com aquilo alinhado "à IPO" então ando a comer os pneus por fora certo?
Re: Alinhamento da direcção nos ///M
Enviado: 20 jan 2011, 17:09
por nelson78
há a teoria que quanto mais rápido passares no sensor da IPO mais perto de "alinhado" esta o carro...
Re: Alinhamento da direcção nos ///M
Enviado: 29 jan 2011, 19:03
por evandro
Estas coisas só acontecem em Portugal porque os inspectores das IPO, para além de serem quase todos uns mal-encarados e prepotentes, são tecnicamente ignorantes e desleixados - deviam informar an entidades competentes de q há carros com alinhamentos específicos - mas não tão pra se chatear.
Os ripómetros das IPO medem o desvio lateral do carro q acontece sempre que a convergência está um pouco diferente de "zero" (q é o caso dos BMs e Mercedes, q por spec é convergente, ie, fechadas), ou o carro tem grandes valores de camber, q "empurram" o carro lateralmente pela força exercida para "dentro". No caso do meu E36 M3, tenho q desalinhar o carro para o passar, o q é no mínimo estúpido. E da última vez, como me atrasei 1 semana nesta história, deixei passar o prazo da re-inspecção e fui apanhado pela bófia - 250 euros de multa. É o país de m*rda q temos.