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Sonda lambda
Enviado: 02 mai 2013, 20:45
por m compact
Alguem já anulou as sondas lambdas num ///M?
Re: Sonda lambda
Enviado: 03 mai 2013, 21:13
por tony ramos
JM318is Escreveu:que eu saiba nao, mas para que queres anular as sondas?
de certeza que é para tirar os escapes ou catalizadores!
Re: Sonda lambda
Enviado: 03 mai 2013, 21:15
por m compact
tony ramos Escreveu:JM318is Escreveu:que eu saiba nao, mas para que queres anular as sondas?
de certeza que é para tirar os escapes ou catalizadores!
além de já não estarem as duas em condições era menos uma (treta) a fazer peso

as sondas no M3 e36 são antes dos catalisadores,posso tirar sem problemas

Re: Sonda lambda
Enviado: 04 mai 2013, 13:21
por Lion
JM318is Escreveu:Pergunto porque as sondas sao um parâmetro que a ecu usa para ver como o motor esta
as sondas estao preparadas para fazer a leitura de gases que passam a uma certa velocidade , com as restrições dos catalisadores , ao meter uma linha direta os gazes não vão ter restrições e vao passar muito mais rápido , deixando a sonda de fazer uma leitura correta , dando por vezes erros e fazer com que o carro se engasgue .
o que se costuma fazer é enganar as sondas , metendo resistências e tal... ou entao pela centralina da para anular tanto as sondas como outro sensores e atuadores do motor.
Re: Sonda lambda
Enviado: 05 mai 2013, 01:29
por m compact
Lion Escreveu:JM318is Escreveu:Pergunto porque as sondas sao um parâmetro que a ecu usa para ver como o motor esta
as sondas estao preparadas para fazer a leitura de gases que passam a uma certa velocidade , com as restrições dos catalisadores , ao meter uma linha direta os gazes não vão ter restrições e vao passar muito mais rápido , deixando a sonda de fazer uma leitura correta , dando por vezes erros e fazer com que o carro se engasgue .
o que se costuma fazer é enganar as sondas , metendo resistências e tal... ou entao pela centralina da para anular tanto as sondas como outro sensores e atuadores do motor.
Eu já vi em fóruns estrangeiros pessoal que anula alem das sondas o medidor de massa de ar

Re: Sonda lambda
Enviado: 05 mai 2013, 10:58
por tony ramos
m compact Escreveu:Lion Escreveu:JM318is Escreveu:Pergunto porque as sondas sao um parâmetro que a ecu usa para ver como o motor esta
as sondas estao preparadas para fazer a leitura de gases que passam a uma certa velocidade , com as restrições dos catalisadores , ao meter uma linha direta os gazes não vão ter restrições e vao passar muito mais rápido , deixando a sonda de fazer uma leitura correta , dando por vezes erros e fazer com que o carro se engasgue .
o que se costuma fazer é enganar as sondas , metendo resistências e tal... ou entao pela centralina da para anular tanto as sondas como outro sensores e atuadores do motor.
Eu já vi em fóruns estrangeiros pessoal que anula alem das sondas o medidor de massa de ar

podes anular se quizeres mas não te esqueças que a principal função das sondas é injectar combustivel ou mais ar de maneira que a queima seja correcta!agora se pensares bem como podera haver potencia com economia e trabalhar certo sem nada que faça essa leitura???
Re: Sonda lambda
Enviado: 05 mai 2013, 12:04
por Lion
pois potencia com economia nao haverá certamente lol
mas basta pensares nos carros que nao trazem sonda, de 91 ou 92 para baixo os carros nao traziam catalisadores nem sondas, posso falar de um carro que tive e que conheço, o swift gti 1300 16v, injeção eletrónica, os de 92 para baixo nao tem sonda , os de 92 para cima ja tem sonda e catalisador , e o motor e eletrónica é igual , e o carro tb é igual , so foi acrescentada a sonda e o catalisador , e provavelmente um parâmetro a mais na centralina para fazer a leitura da sonda...
esses tanto um como outro tem medidor de massa de ar , e conforme o ar que entra faz o acerto ligeiramente da gota que entra tb ... esses ainda tem uma potenciómetro por de baixo do volante que eu ja nao me lembro nem para o que era , mas sei que tinha a ver com o carro ficar a gastar mais ou menos, tinha a ver com a afinaçao do CO , provavelmente so os que nao tinham sonda é que tinham esse potenciómetro ... ag o que era feito com isso , pode ser feito tb na eletrónica ...
ou entao melhor ainda é alterar a sonda por outra se faça bem a leitura sem estar la o catalisador
Re: Sonda lambda
Enviado: 20 mai 2013, 13:08
por JSarabando
m compact, não desligues sondas nenhumas. As 2sondas têm funções diferentes e mt importantes, umas delas faz leitura, a outra faz correcção, se as tirares vai-te fazer consumos extravagantes já pra não falar que é um risco para o motor andares a puxar assim, pode-se eventualmente anular electronicamente assim como anular as MAF's, mas como disse anteriormente os consumos é uma das coisas que vai aumentar
Re: Sonda lambda
Enviado: 20 mai 2013, 20:13
por Lion
olha eu tenho a sonda marada , o carro engasta bue , e cheira bue a gota , ele tenta fazer a correção ao maximo , e mete muita gota ... tenho que trocar aquilo ...
Re: Sonda lambda
Enviado: 22 mai 2013, 00:44
por m compact
JSarabando Escreveu:m compact, não desligues sondas nenhumas. As 2sondas têm funções diferentes e mt importantes, umas delas faz leitura, a outra faz correcção, se as tirares vai-te fazer consumos extravagantes já pra não falar que é um risco para o motor andares a puxar assim, pode-se eventualmente anular electronicamente assim como anular as MAF's, mas como disse anteriormente os consumos é uma das coisas que vai aumentar
Já decidi

vale mais estar quietinho

Re: Sonda lambda
Enviado: 30 mai 2013, 05:25
por Eristoff
No meu tenho linha Supersprint directa até a panelq final e acende na mesma a luz do motor e dame o erro das sondas. Fui medir o carro tem 352 cavalos. Por isso perda de potencia nao tem. O ajuste penso que seja feito pela sonda antes do catalizador. A segunda sonda e terceira sonda (apos os catalizadores)apenas servem de unidade de controlo para ver se os catalizadores ainda estariam a fazer a sua funcao e nao ja gastos.
Cumps
Re: Sonda lambda
Enviado: 30 mai 2013, 05:25
por Eristoff
No meu tenho linha Supersprint directa até a panelq final e acende na mesma a luz do motor e dame o erro das sondas. Fui medir o carro tem 352 cavalos. Por isso perda de potencia nao tem. O ajuste penso que seja feito pela sonda antes do catalizador. A segunda sonda e terceira sonda (apos os catalizadores)apenas servem de unidade de controlo para ver se os catalizadores ainda estariam a fazer a sua funcao e nao ja gastos.
Cumps
Re: Sonda lambda
Enviado: 30 mai 2013, 08:53
por leita0
Mediste o carro onde ?