ÓLEOS
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ÓLEOS
Ora Vivam!!!
Tomei a liberdade de abrir um novo tópico relativo a um tema já existente que manifesta algum interesse aos participantes deste forum, e que ao mesmo tempo ainda não lhes é muito claro. Precisamente para combater essa pouca clareza abri este tópico relativo aos óleos.
Como já referi anteriormente, reparei que existem muitas dúvidas em relação a que óleo usar, quantos kms pode fazer, quais são as diferenças dos vários óleos e o que significam as suas nomenclaturas; e espero num breve texto explicar toda a essência de um óleo. Pois bem...
O objectivo de um lubrificante é conseguir a separação das superfícies em movimento relativo de forma a diminuir o atrito e o desgaste, como tal o óleo é como uma peça do motor, faz parte integrante dele, pois o óleo permite que não exista, em parte alguma do motor contacto directo de metais com metais, existe sempre uma película entre todos os componentes, (como se de uma luva se tratasse). Outras das funções de um óleo é proteger os metais e ligas da oxidação e limpar todos os contaminantes das peças.
Como todos sabemos existem vários tipos de óleos, entre eles os minerais e os sintéticos, em que a sua diferença se pode comparar com a água “normal” e a água destilada. A água “normal” contem sais minerais, daí a formação de calcário, enquanto que a água destilada é isenta deles, assim como o óleo,o óleo mineral tal como o nome indica contem minerais, que provocam a formação de carvão nos nossos motores, enquanto que o óleo sintético é levado a uma fase de sintetização do óleo ou seja são-lhe retirados os sais minerais. Depois desta fase de sintetização os óleo são aditivados com antioxidantes e com químicos detergentes para eliminar resíduos de outros óleos e impurezas, entre outros aditivos, assim como os óleos minerais, mas lógicamente os óleos sintécticos são bem mais “tolerantes” e “receptiveis” a mais aditivos especificos. Um dos aditivos mais importantes, que conforme a qualidade desse aditivo, determina com grande importância a qualidade do óleo é o aditivo melhorador do índice de viscosidade que quanto mais alto for esse índice menos afectado é pelo aumento de temperatura. Isto está directamente relacionado com a descrição de um óleo 15W40, 10W40, 5W40, (entre outros) em que estas nomenclaturas significam a resistência que o óleo tem face ao aumento de temperatura, e por sua vez com a sua espessura.
Quanto às suas especificações existem as especificações API (Instituto de Petróleo Americano) e as especificações ACEA (Associação dos Construtores Europeus de Automóveis), (entidades de teste de motores). Se olhar-mos para um rótulo de um óleo estas especificações estão presentes, e adquirem as seguintes configurações: no caso da classificação API (ex: API SH / CF) em que S é o prefixo utilizado para os motores a gasolina, e o prefixo C é utilizado para os motores a diesel, quanto ao sufixo quanto mais alto for no Albecedário melhor qualidade tem o óleo em questão; no caso da classificação ACEA (ex: ACEA A3 B3 E3) em que a classe A é utilizada para os motores a gasolina, a classe E é utilizada para veículo a diesel pesados e a classe B para os motores diesel de passageiros, e a numeração é como uma avaliação de 1 a 5, como se do ciclo se tratasse. Quanto à Quilometragem a fazer com os óleos, é muito relativo, pois não são os fabricantes de lubrificantes que determinam, mas sim cada construtor automóvel que os testa, o mesmo óleo pode fazer apenas 10 000Kms num motor e 30 000Kms noutro, tudo depende da qualidade dos materiais que compoem o motor. Os contrutores testam o óleo e estudam o desgaste que o motor tem ao longo de X horas de funcionamento, e determinam que nessas X horas o motor libertou Xmil particulas.
Para terminar .... também está presente no rótulo de cada óleo as especificações que são exigidas pelas marcas, por ex. BMW LongLife (do nosso interesse) mas ATENÇÃO não comprem óleo que digam “Cumpre as especificações ...” mas sim os que são homologados.
Pois bem...
Partilhei convosco o meu saber, agora tirem também as vossas conclusões, quando escolherem um óleo sejam exigentes.
Desculpem a seca...
Entusiasmo-me um pouco com o tema Automotive...
Até um dia destes...
Alguma dúvida disponham....
Tomei a liberdade de abrir um novo tópico relativo a um tema já existente que manifesta algum interesse aos participantes deste forum, e que ao mesmo tempo ainda não lhes é muito claro. Precisamente para combater essa pouca clareza abri este tópico relativo aos óleos.
Como já referi anteriormente, reparei que existem muitas dúvidas em relação a que óleo usar, quantos kms pode fazer, quais são as diferenças dos vários óleos e o que significam as suas nomenclaturas; e espero num breve texto explicar toda a essência de um óleo. Pois bem...
O objectivo de um lubrificante é conseguir a separação das superfícies em movimento relativo de forma a diminuir o atrito e o desgaste, como tal o óleo é como uma peça do motor, faz parte integrante dele, pois o óleo permite que não exista, em parte alguma do motor contacto directo de metais com metais, existe sempre uma película entre todos os componentes, (como se de uma luva se tratasse). Outras das funções de um óleo é proteger os metais e ligas da oxidação e limpar todos os contaminantes das peças.
Como todos sabemos existem vários tipos de óleos, entre eles os minerais e os sintéticos, em que a sua diferença se pode comparar com a água “normal” e a água destilada. A água “normal” contem sais minerais, daí a formação de calcário, enquanto que a água destilada é isenta deles, assim como o óleo,o óleo mineral tal como o nome indica contem minerais, que provocam a formação de carvão nos nossos motores, enquanto que o óleo sintético é levado a uma fase de sintetização do óleo ou seja são-lhe retirados os sais minerais. Depois desta fase de sintetização os óleo são aditivados com antioxidantes e com químicos detergentes para eliminar resíduos de outros óleos e impurezas, entre outros aditivos, assim como os óleos minerais, mas lógicamente os óleos sintécticos são bem mais “tolerantes” e “receptiveis” a mais aditivos especificos. Um dos aditivos mais importantes, que conforme a qualidade desse aditivo, determina com grande importância a qualidade do óleo é o aditivo melhorador do índice de viscosidade que quanto mais alto for esse índice menos afectado é pelo aumento de temperatura. Isto está directamente relacionado com a descrição de um óleo 15W40, 10W40, 5W40, (entre outros) em que estas nomenclaturas significam a resistência que o óleo tem face ao aumento de temperatura, e por sua vez com a sua espessura.
Quanto às suas especificações existem as especificações API (Instituto de Petróleo Americano) e as especificações ACEA (Associação dos Construtores Europeus de Automóveis), (entidades de teste de motores). Se olhar-mos para um rótulo de um óleo estas especificações estão presentes, e adquirem as seguintes configurações: no caso da classificação API (ex: API SH / CF) em que S é o prefixo utilizado para os motores a gasolina, e o prefixo C é utilizado para os motores a diesel, quanto ao sufixo quanto mais alto for no Albecedário melhor qualidade tem o óleo em questão; no caso da classificação ACEA (ex: ACEA A3 B3 E3) em que a classe A é utilizada para os motores a gasolina, a classe E é utilizada para veículo a diesel pesados e a classe B para os motores diesel de passageiros, e a numeração é como uma avaliação de 1 a 5, como se do ciclo se tratasse. Quanto à Quilometragem a fazer com os óleos, é muito relativo, pois não são os fabricantes de lubrificantes que determinam, mas sim cada construtor automóvel que os testa, o mesmo óleo pode fazer apenas 10 000Kms num motor e 30 000Kms noutro, tudo depende da qualidade dos materiais que compoem o motor. Os contrutores testam o óleo e estudam o desgaste que o motor tem ao longo de X horas de funcionamento, e determinam que nessas X horas o motor libertou Xmil particulas.
Para terminar .... também está presente no rótulo de cada óleo as especificações que são exigidas pelas marcas, por ex. BMW LongLife (do nosso interesse) mas ATENÇÃO não comprem óleo que digam “Cumpre as especificações ...” mas sim os que são homologados.
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Partilhei convosco o meu saber, agora tirem também as vossas conclusões, quando escolherem um óleo sejam exigentes.
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- Pedro///Menezes
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----desculpem o repost----
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http://www.castrol.com/castrol/generica ... Id=7003172
Car bibles
Está muito bem explicado, sim senhor :palmas
Quem quiser ver ainda mais coisas sobre este tema, tem aqui este site onde se pode encontrar (quase) tudo sobre técnica automóvel. Entretenham-se a ler nas férias
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