ÓLEOS

Secção de manutenções e dicas

Moderador: Staff

Responder
João Videira
Membro Iniciado
Mensagens: 3
Registado: 08 jun 2006, 22:09

ÓLEOS

Mensagem por João Videira »

Ora Vivam!!!
Tomei a liberdade de abrir um novo tópico relativo a um tema já existente que manifesta algum interesse aos participantes deste forum, e que ao mesmo tempo ainda não lhes é muito claro. Precisamente para combater essa pouca clareza abri este tópico relativo aos óleos.
Como já referi anteriormente, reparei que existem muitas dúvidas em relação a que óleo usar, quantos kms pode fazer, quais são as diferenças dos vários óleos e o que significam as suas nomenclaturas; e espero num breve texto explicar toda a essência de um óleo. Pois bem...
O objectivo de um lubrificante é conseguir a separação das superfícies em movimento relativo de forma a diminuir o atrito e o desgaste, como tal o óleo é como uma peça do motor, faz parte integrante dele, pois o óleo permite que não exista, em parte alguma do motor contacto directo de metais com metais, existe sempre uma película entre todos os componentes, (como se de uma luva se tratasse). Outras das funções de um óleo é proteger os metais e ligas da oxidação e limpar todos os contaminantes das peças.
Como todos sabemos existem vários tipos de óleos, entre eles os minerais e os sintéticos, em que a sua diferença se pode comparar com a água “normal” e a água destilada. A água “normal” contem sais minerais, daí a formação de calcário, enquanto que a água destilada é isenta deles, assim como o óleo,o óleo mineral tal como o nome indica contem minerais, que provocam a formação de carvão nos nossos motores, enquanto que o óleo sintético é levado a uma fase de sintetização do óleo ou seja são-lhe retirados os sais minerais. Depois desta fase de sintetização os óleo são aditivados com antioxidantes e com químicos detergentes para eliminar resíduos de outros óleos e impurezas, entre outros aditivos, assim como os óleos minerais, mas lógicamente os óleos sintécticos são bem mais “tolerantes” e “receptiveis” a mais aditivos especificos. Um dos aditivos mais importantes, que conforme a qualidade desse aditivo, determina com grande importância a qualidade do óleo é o aditivo melhorador do índice de viscosidade que quanto mais alto for esse índice menos afectado é pelo aumento de temperatura. Isto está directamente relacionado com a descrição de um óleo 15W40, 10W40, 5W40, (entre outros) em que estas nomenclaturas significam a resistência que o óleo tem face ao aumento de temperatura, e por sua vez com a sua espessura.
Quanto às suas especificações existem as especificações API (Instituto de Petróleo Americano) e as especificações ACEA (Associação dos Construtores Europeus de Automóveis), (entidades de teste de motores). Se olhar-mos para um rótulo de um óleo estas especificações estão presentes, e adquirem as seguintes configurações: no caso da classificação API (ex: API SH / CF) em que S é o prefixo utilizado para os motores a gasolina, e o prefixo C é utilizado para os motores a diesel, quanto ao sufixo quanto mais alto for no Albecedário melhor qualidade tem o óleo em questão; no caso da classificação ACEA (ex: ACEA A3 B3 E3) em que a classe A é utilizada para os motores a gasolina, a classe E é utilizada para veículo a diesel pesados e a classe B para os motores diesel de passageiros, e a numeração é como uma avaliação de 1 a 5, como se do ciclo se tratasse. Quanto à Quilometragem a fazer com os óleos, é muito relativo, pois não são os fabricantes de lubrificantes que determinam, mas sim cada construtor automóvel que os testa, o mesmo óleo pode fazer apenas 10 000Kms num motor e 30 000Kms noutro, tudo depende da qualidade dos materiais que compoem o motor. Os contrutores testam o óleo e estudam o desgaste que o motor tem ao longo de X horas de funcionamento, e determinam que nessas X horas o motor libertou Xmil particulas.

Para terminar .... também está presente no rótulo de cada óleo as especificações que são exigidas pelas marcas, por ex. BMW LongLife (do nosso interesse) mas ATENÇÃO não comprem óleo que digam “Cumpre as especificações ...” mas sim os que são homologados.

Pois bem...
Partilhei convosco o meu saber, agora tirem também as vossas conclusões, quando escolherem um óleo sejam exigentes.
Desculpem a seca...
Entusiasmo-me um pouco com o tema Automotive...

Até um dia destes...


Alguma dúvida disponham....

Avatar do Utilizador
Pedro///Menezes
Membro Gold
Mensagens: 2370
Registado: 10 jun 2004, 11:53
O meu Carro:: Demasiados para este espaço curto!
Localização: Cartaxo

Mensagem por Pedro///Menezes »

Muito bom post! Obrigado :D
BMW 2002 '71; 1602 '75; 735i E23 '81
325ix Touring E30 '89; 320is E30 '89; 316i Edition E30 '90
520i Vanos Touring E34 '93; 318is E36 '93; 318tds Touring E36 '98

Imagem

Avatar do Utilizador
brunominis
Membro Senior
Mensagens: 718
Registado: 09 jun 2005, 20:23
O meu Carro:: BMW E90 320d Sport - Mini 1275 GTS
Localização: Ilha da Madeira

Mensagem por brunominis »

Muito bom post!!!
É um PROFESSOR!!! :lol: :lol: :lol:

Avatar do Utilizador
DNT
Membro Junior
Mensagens: 567
Registado: 27 jul 2004, 20:36
Localização: Gondomar
Contacto:

Mensagem por DNT »

:fixe
Bmw 325i cabrio e36, Bmw 320d Touring e46, Bmw 316i e30, Mercedes c220cdi, Mercedes 300D, Uno Turbo i.e MKI

"Real cars don't have power in the front wheels, they lift them"
Imagem

Avatar do Utilizador
Gualberto Rocha
Membro Juvenil
Mensagens: 322
Registado: 18 mar 2006, 19:40
Localização: Lamego/Viseu

Mensagem por Gualberto Rocha »

Mt bem... aprendi! ;)

Avatar do Utilizador
equinox
Membro Iniciado
Mensagens: 30
Registado: 21 mar 2006, 19:41

Mensagem por equinox »

Ja agora, onde é que se apanha a lista dos oleos homologados?

Visitante

Mensagem por Visitante »

e ja agr.. o que é aconselhado num E46 Coupe ?

Avatar do Utilizador
BBarra
Membro Juvenil
Mensagens: 139
Registado: 23 mai 2005, 01:35
Localização: Porto

Mensagem por BBarra »

e ja agr.. o que é aconselhado num E46 Coupe ?


----desculpem o repost----
320 CD (200 cv - 424nM) by VC

Avatar do Utilizador
Vitamina
Membro Junior
Mensagens: 509
Registado: 17 mai 2005, 14:49
O meu Carro:: 320td VCpower
Localização: Linda-a-Velha
Contacto:

Mensagem por Vitamina »

BBarra Escreveu:e ja agr.. o que é aconselhado num E46 Coupe ?


----desculpem o repost----
para o teu carro

SLX LL04 0W30

http://www.castrol.com/castrol/generica ... Id=7003172

Avatar do Utilizador
E21Craze
Membro Junior
Mensagens: 384
Registado: 24 mai 2004, 23:30

Mensagem por E21Craze »

Já agora, podias explicar a desmineralização?
RWD ForeverImagem

Horsepower: Is how hard you hit the wall.
Torque: Is how far you move the wall.

Avatar do Utilizador
LouZuki
Membro Iniciado
Mensagens: 8
Registado: 24 jun 2007, 17:24
Localização: Lousã
Contacto:

Car bibles

Mensagem por LouZuki »

Está muito bem explicado, sim senhor :palmas

Quem quiser ver ainda mais coisas sobre este tema, tem aqui este site onde se pode encontrar (quase) tudo sobre técnica automóvel. Entretenham-se a ler nas férias

Avatar do Utilizador
jmbfs
Membro Gold
Mensagens: 1628
Registado: 27 mar 2007, 23:21
O meu Carro:: BMW 320d E46
Localização: Maia - Porto - Portugal

Mensagem por jmbfs »

:violinista
Imagem
BMW 320d 136 CV Sport

Responder

Voltar para “Manutenção”