Aqui vai mais um report de um Detalhe Exterior, desta feita, a um Porsche Boxster altamente negligenciado (as fotos não revelam o estado real do carro).
O carro foi comprado usado e o actual proprietário confessou que nem gostava de lavar o carro, pois quando a luz batia o cenário era assustador. Swirls, riscos fundos, retoques "à sapateiro", zonas sem tinta ou verniz... havia de tudo.
Vamos então a fotos. Depois de lavar e descontaminar este era o estado da pintura.






Além de bastante negligenciada a pintura apresentava também um grande desbaste de verniz. Em algumas zonas viam-se medições como 83 ou 86 microns.
Os valores médios era superiores, mas mesmo assim sem grande margem.


Só o capot, repintado, é que apresentava valores mais elevados.

Começou-se então a correcção de pintura.
Aqui uma série de "antes e depois"








Em jeito de brincadeira, uma "action shot"

E uma série de fotos "50-50"




Um dos casos mais graves era o espelho do condutor que se apresentava neste estado:

Ou seja, não havia muito mais a fazer senão repintar o espelho todo. Assim sendo, e porque não havia problema se corresse mal, tentámos uma coisa diferente. Aplicar verniz directamente a pincel, em várias camadas, lixar para nivelar e polir.
O resultado não foi a 100%, muito devido ao facto de não podermos lixar tudo o que gostaríamos, deixando o verniz algo desnivelado. No entanto, acho que os resultados foram bastante satisfatórios e foi uma boa experiência que poderá dar jeito no futuro.

Entretanto aproveitou-se para limpar alguns recantos


As jantes foram lavadas e seladas. As cavas lavadas e condicionadas. No fim as jantes foram montadas e apertadas com um "torque" de 130nm conforme indicado no manual.



Passou-se então para o escape, e conseguiu-se um milagre que fez toda a diferença.


Depois de novamente lavado, o carro foi protegido com Z5 Pro (2 camadas), com aplicação de Z6 entre camadas e uma camada final de Z8.
Os vidros foram selados, capota impermeabilizada, grupos ópticos e óculo traseiro selados, borrachas/plásticos e pneus condicionados.
No final, na garagem, este era o aspecto.











Cá fora, alternando entre Sol e nuvens, estava assim:







Infelizmente o Sol não colaborou muito e só tirei 2 fotos com este a incidir directamente na pintura. Na 2ª foto, a nuvem dá a falsa sensação da presença de um pequeno holograma, que não existe.


Mais umas fotos...






E de volta à garagem, esperando que tenham gostado, despeço-me com esta...
