Aumente a sua segurança cuidando dos seus pneus

Secção de manutenções e dicas

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Rick
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Aumente a sua segurança cuidando dos seus pneus

Mensagem por Rick »

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Com o aproximar do Verão, é altura de lançar um alerta sobre a importância de cuidar do veículo e especialmente dos pneus, antes de fazer uma viagem longa de carro. Economizar na segurança do veículo pode sair muito caro. Os condutores devem estar a par sobre os perigos de conduzir com pneus gastos, especialmente em pisos molhados, onde os pneus acabam por reduzir a eficácia do sistema de travagem, direcção e tracção.

A distância de travagem, se conduzir a 130 km/h, pode aumentar de 36 a 129 metros. O desenho dos pneus gastos não tem profundidade suficiente para drenar a água e expulsá-la sendo propício a situações de hidroplanagem ou aquaplanagem, onde o veículo flutua sobre a superfície da água e por conseguinte a direcção deixa de responder.

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Além de realizar uma revisão exaustiva do veículo antes de iniciar viagem, (especialmente da direcção, suspensão e equipamento de travagem),é recomendado a verificação da pressão de todos os pneus, incluindo o de substituição, que pode perder pressão ou deteriorar-se mesmo que não se use. Para além disto verificar os indicadores de desgaste da banda de rodagem e o estado geral das carcaças são tarefa imprescindível para garantir a sua segurança na estrada.

A profundidade mínima legal dos sulcos do pneu é de 1,6 milímetros; se for inferior, o pneu deve ser mudado. Para facilitar o controlo do desgaste, existem nos pneus indicadores a 1,6 milímetros nos sulcos longitudinais. Como estes indicadores acabam por cair no esquecimento, existem alguns truques populares como a medição dos sulcos com uma moeda.

Por outro lado, a borracha gasta não mantém as mesmas propriedades elásticas e o pneu perde a aderência nas curvas e nas travagens, tanto em piso molhado como seco, podendo chegar a necessitar do dobro de metros para parar o veículo se comparamos com um pneu novo.

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É importante planificar a carga que vamos levar e, com isso, evitar encher o carro mais do que o devido, já que pode alterar as reacções do veículo antes de uma curva ou antes de uma travagem de emergência.

Nestes casos, deve-se variar a pressão dos pneus em função da carga do veículo: mais carga, mais pressão.

Perante uma situação de furo, o mais importante é manter a calma e a estabilidade do veículo. Existem pneus, como o RunOnFlat que, em caso de furo, conseguem percorrer até 80 quilómetros a uma velocidade máxima de 80 Km/h, o que permite viajar de forma mais descontraída e evitar parar em plena viagem para trocar de pneu.

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Dez conselhos básicos a ter para com os pneus:
01 – Controlar as pressões antes de iniciar a viagem.
02 – Inspeccionar os indicadores de desgaste e o estado geral dos pneus.
03 – Respeitar os índices de carga e velocidade.
04 – Adequar a condução às características e circunstâncias do terreno.
05 – Evitar travagens e acelerações bruscas.
06 – Verificar o pneu de substituição.
07 – Rever os órgãos de direcção, suspensão e travagem.
08 – Consultar sempre um especialista para os trabalhos básicos na conservação do pneu.
09 – Escolher um pneu adequado para as condições do terreno onde vamos conduzir durante as férias.
10– Não ultrapassar a vida útil de um pneu, determinada não pelo desgaste da sua banda de rodagem mas sim pelo estado de conservação geral e o número de kms percorridos.


Pneus Usados - 3 boas razões para reflectir

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Segurança

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Legalmente, a profundidade mínima de piso de um pneu é 1,6 mm. À medida que aumenta o desgaste do piso, a performance do pneu vai sendo afectada. Para além disso, aumenta o risco de aquaplaning e as distâncias de travagem são mais longas.

A distância de travagem de um automóvel equipado com um pneu com uma profundidade de piso de 1,6 mm é, aproximadamente, 45% maior do que a de um automóvel equipado com pneus novos.
Por esse motivo, a Continental recomenda a substituição dos pneus quando estes atingem uma profundidade de piso de 3 mm.

Rentabilidade

Resultado: Frequentemente, um pneu usado tem um custo mais elevado do que um pneu novo. Para além disso, pode apresentar imperfeições, mau estado de conservação e/ou utilização, colocando em causa a segurança de todos os passageiros do veículo!

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*1 Profundidade de piso mínima permitida por lei em Portugal.
*2 Considerando a profundidade de piso útil do Pneu Usado.
*3 Serviço: Equilibragem+Montagem+Válvula por cada substituição de pneu, tendo em conta a quilometragem média de 40.000km.


Sustentabilidade

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A importação de pneus usados tem inúmeras implicações e custos para o nosso país e para o ambiente:

- Rodando menos quilómetros do que um pneu novo, os pneus usados aumentam o custo de reciclagem por quilómetro percorrido, o que implica custos para todos nós;
- A cadeia económica do sector é afectada pela importação de pneus usados;
- A principal matéria-prima, a borracha vulcanizada, não se degrada facilmente e quando queimada a céu aberto, contamina o meio ambiente com carbono, enxofre e outros gases (muitos com efeito de estufa);
- Os pneus usados abandonados, para além de um problema ambiental, representam também uma ameaça à saúde pública, pois acumulam água das chuvas, formando ambientes propícios à disseminação de doenças. Por isso, a sua recolha e devida reciclagem são fundamentais.

Recomendações

Existe um risco associado à aquisição de pneus usados, especialmente os que têm um passado desconhecido ou duvidoso.

Os pneus usados podem ter sido expostos a utilizações, manutenções e armazenamento impróprios, podendo estar danificados ao ponto de os tornar inutilizáveis.

A Continental alerta todos os consumidores para o perigo da aquisição de pneus usados. Apresentamos alguns exemplos de danos visíveis. No entanto, o perigo reside nos danos imperceptíveis aos nossos olhos e que apenas poderão ser identificados através de uma avaliação realizada por um técnico especializado.

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Nota: Alguma informação pode ser algo repetitiva... Mas tem mesmo de ser.

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320m
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Re: Aumente a sua segurança cuidando dos seus pneus

Mensagem por 320m »

Bom tópico! :fixe
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djangopt
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Re: Aumente a sua segurança cuidando dos seus pneus

Mensagem por djangopt »

Gosto deste User.. Sempre disposto a por informaçao util..
De Parabens Rick! :fixe

rafias
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Re: Aumente a sua segurança cuidando dos seus pneus

Mensagem por rafias »

Bom artigo Rick. No entanto gostaria de deixar umas sugestões para o enriquecer. Penso que muitas pessoas gostariam de ver esclarecidas as seguintes perguntas:
- Devo ou não rodar os pneus?
- Se substituir dois pneus por novos, onde os coloco? A trás ou a frente?
- Existe alguma vantagem (além da estética) em usar pneus de baixo perfil?
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
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Manuel S.
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Re: Aumente a sua segurança cuidando dos seus pneus

Mensagem por Manuel S. »

:dance :palmas :palmas

muito bom! ;)
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navigator
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Re: Aumente a sua segurança cuidando dos seus pneus

Mensagem por navigator »

Há assuntos que são um pouco subjectivos, como o de dois pneus novos. Na frente faz mais sentido para melhorar direcção e travagem. Por outro lado, os limites aumentam na frente o que pode fazer soltar a traseira e entrar em pião...

Sobre rodar pneus, têm de ter a mesma largura na frente e na traseira, o que em vários BMW não acontece. Nos que têm todos iguais, faz sentido, pois o desgaste no exterior dos pneus na frente provocado pelo esforço das curvas será compensado pelo desgaste do interior dos pneus provocado pelo camber na traseira, pois rolam com mais contacto com o solo no interior.

Cumps
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rafias
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Re: Aumente a sua segurança cuidando dos seus pneus

Mensagem por rafias »

:think Sempre pensei que quando se substitui por 2 pneus novos, eles devem ser colocados atrás para evitar os piões. Este video é elucidativo

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=W8ieA0DZmN8[/youtube]
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
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Z-One
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Re: Aumente a sua segurança cuidando dos seus pneus

Mensagem por Z-One »

rafias Escreveu::think Sempre pensei que quando se substitui por 2 pneus novos, eles devem ser colocados atrás para evitar os piões. Este video é elucidativo
Tambem ja tinha essa noção e agora confirma-se em testes que realmente pneus novos e na traseira... Grande video
BMW e82 120d///M
Porque Bimmer? Pelo puro prazer de conduzir...

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Geek77
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Re: Aumente a sua segurança cuidando dos seus pneus

Mensagem por Geek77 »

Eu pessoalmente sou a favor de 4 pneus novos. Alias desta vez vou insistir na mesma marca e modelo de pneu, nas 4 rodas do meu carro.

Estive a pesquisar sobre diferenças dos pneus, e decidi gastar algum mas garantir desempenho mais aproximado de ideal, nas condiçoes da conduçao que pretendo.

Mas informaçao muito util, por acaso pensava ao contrario, que a frente era mais importante. Afinal embora perde a tracçao a frente, mais vale garanti-la atras, pois a traseira ainda é mais leve e "manhosa".

Tem logica. Obrigado pela dica.
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Ruidobmw
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Re: Aumente a sua segurança cuidando dos seus pneus

Mensagem por Ruidobmw »

Informação bastante util . Parece que não mas com os pneus a pressões corretas ja duram mais uns bons km,.
Apesar de tudo a justiça não esta nas nossas mãos. Esta nas sapatas dos nossos carros..

josemsantos
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Re: Aumente a sua segurança cuidando dos seus pneus

Mensagem por josemsantos »

aproveito para deixar aqui o meu exemplo
Fiz este verão uma viagem de 4000km e resolvi respeitar a etiqueta que tem la longarina da porta que da dicas sobre a pressão de ar a utilizar consoante a carga de inicio coloquei 2.9 nos pneus trazeiros mas na recachutagem aconselharar a baixar para 2.7 bar .....na verdade é que tinha os pneus em bom estado e chegaram ca limpos a meio e sem exagerar nas velocidades
Pela experiencia acho que a melhor pressão sera 2.4 bar no pneu 245/45R17 Rf

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