Filtro de habitáculo

Secção de manutenções e dicas

Moderador: Staff

jmbfs
Membro Gold
Registado: 27 mar 2007, 23:21
O meu Carro:: BMW 320d E46

Re: Filtro de habitáculo

Mensagem por jmbfs »

Uma colaboraçao neste excelente topico, ao substituirem filtros de habitaculo, façam primeiro uma limpeza e desinfecçao das condutas com sprays apropriados, so a substituiçao do filtro é cerca de 50% do tratamento exigido pra bem da nossa saude e dos nossos................:)
Imagem
BMW 320d 136 CV Sport

Rick
Membro Juvenil
Registado: 12 mar 2008, 22:48
O meu Carro:: Corsa C

Mensagem por Rick »

jmbfs Escreveu:Uma colaboraçao neste excelente topico, ao substituirem filtros de habitaculo, façam primeiro uma limpeza e desinfecçao das condutas com sprays apropriados, so a substituiçao do filtro é cerca de 50% do tratamento exigido pra bem da nossa saude e dos nossos................:)
Muito bem acrescentado. Não me tinha lembrado de incluir os sprays.

Abraço e obrigado

BarreiraMix
Membro Junior
Registado: 07 mai 2011, 17:53
O meu Carro:: Saxo cup/ bmw 320 e46 touring

Mensagem por BarreiraMix »

jmbfs Escreveu:Uma colaboraçao neste excelente topico, ao substituirem filtros de habitaculo, façam primeiro uma limpeza e desinfecçao das condutas com sprays apropriados, so a substituiçao do filtro é cerca de 50% do tratamento exigido pra bem da nossa saude e dos nossos................:)
Como podemos fazer essa limpeza?

Gasolina
Membro Juvenil
Registado: 03 out 2010, 00:57
O meu Carro:: E46 coupé

Mensagem por Gasolina »

Notem que para tirar o filtro de partículas num sistema com ar condicionado não é preciso tirar o porta luvas. Tirei do meu e reparei que dá para o fazer sem tirar. Tem que se tirar é a carpete do poço do pendura e aceder a uma porca de orelhas em plástico por trás da consola, ao centro. Essa porca abre uma tampa onde está o filtro de partículas. Para meter o novo há que "partir" em 3 nas zonas indicadas. É fácil, demora uns 5 minutos.
Vendo:

2 jantes réplicas estilo 67 p/ série 5, 18*8'' €150
2 jantes originais estilo 13 15*7'' p série 3 €40
Panela estilo DTM em inox para E36 325/328i €100
Volante desportivo E46, preto ou prateado, sem multifunções €80

Pedro André
Membro Iniciado
Registado: 16 ago 2011, 16:33
O meu Carro:: Mercedes

Mensagem por Pedro André »

Realmente é importantíssimo a substituição do filtro de habitáculo, de resto como se muda outro filtro qualquer. Faz parte de qualquer plano de manutenção da viatura. Só que os outros filtros, são para o motor funcionar bem. Este é para nos proteger a nós e a quem nos acompanha (especialmente crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios). Quanto aos sprays, é assim: O ideal seria efectuar uma desbacterização anual, porque no Ar Condicionado, existe um género de radiador (interno), que é onde se forma o frio, que ganha condensação. Por aí passa o ar que vem para o interior do veiculo, mas passa também "alguma poeira" que fica aí depositada. Essa poeira, com a humidade, permite a criação de fungos, responsáveis pelas alergias e maus cheiros do AC. A desbacterização é a forma de manutenção ideal para essa zona do AC. Como alternativa, não eficaz a 100%, mas melhor que nada, é com esses spray's próprios (desbacterizantes), aplicar o mais fundo possivel, para que se tente chegar a esse orgão, e melhorar a sua desbacterização. Não adianta nada, aplicar spray's com aromas, unicamente vão "camuflar" o problema dos maus cheiros, porque o que faz mal (bactérias), ficam lá todas. Os spray's desbacterizantes, trazem uma pequena mangeira, para poder ser introduzida pelas saídas de ar. Aplicar em todas, com movimentos (vai e vem), para se desbacterizar também as condutas. Ser generoso na aplicação do produto, porque as bactérias só morrem se em contacto com o produto durante pelo menos 3 minutos.
Pedro André

jmbfs
Membro Gold
Registado: 27 mar 2007, 23:21
O meu Carro:: BMW 320d E46

Mensagem por jmbfs »

Muito bem Pedro, no entanto ja existe no mercado sprays que sao metidos pelo lado do filtro pelo que todo o produto passara necessariamente por todo o sistema e desbacterizando assim perfeitamente todo o circuito ...:)
Imagem
BMW 320d 136 CV Sport

Pedro André
Membro Iniciado
Registado: 16 ago 2011, 16:33
O meu Carro:: Mercedes

Mensagem por Pedro André »

jmbfs Escreveu:Muito bem Pedro, no entanto ja existe no mercado sprays que sao metidos pelo lado do filtro pelo que todo o produto passara necessariamente por todo o sistema e desbacterizando assim perfeitamente todo o circuito ...:)
Ok. Não adianta é aplicar spray aromáticos, porque esses não desbacterizam. Se for um produto desbacterizante, sim esse já produz (algum) efeito desejado = desbacterizar. Normalmente estes sprays desbacterizantes são á base de alcool com ligeiro aroma a limão, muito suave. Parece-me que estamos de acordo nisso.

brunoazevedo55
Membro Juvenil
Registado: 22 fev 2011, 20:36
O meu Carro:: BMW 525 TDS E34 1992

Mensagem por brunoazevedo55 »

Parabéns pelo tópico. Informação importantíssima. Já andava à muito tempo a querer aprender algo sobre estes filtros.

jemb
Membro Iniciado
Registado: 17 abr 2012, 18:48
O meu Carro:: BMW 525i E60

Mensagem por jemb »

Eu costumo aplicar sempre um produto de limpeza das condutas (uso um da Eiszett que me custa cerca de 7€). Aquilo é muito fácil de aplicar, tal como o Pedro André já referiu. O meu procedimento é o seguinte: (i) tiro o filtro velho e limpo muito bem a caixa do filtro; (ii) fecho a caixa do filtro; (iii) despejo o produto todo pelas condutas, variando um bocado na profundidade e passando por todas as condutas; (iv) espero cerca de 30min para aquilo actuar; (v) ligo o ac com portas e vidros abertos durante cerca de 5min; (vi) coloco o filtro (no meu caso são dois filtros) novo e está pronto.
Os passos i e ii podem ser omitidos, mas no meu caso tem resultado bem assim ;)

pedro_alves
Membro Iniciado
Registado: 14 jan 2011, 14:02
O meu Carro:: Nike Xpto e46 2010/12

Mensagem por pedro_alves »

boas, onde fica o filtro do habitaculo de uma e36 touring 318 tds sem ar condicionado?
cumprimentos

saul
Membro Iniciado
Registado: 02 abr 2013, 21:57
O meu Carro:: BMW 130i

Mensagem por saul »

também sou adepto de fazermos este tipo de trabalhos na nossa garagem e uma das tarefas que já estive para fazer, foi precisamente a substituição deste filtro mas depois fica sempre a dúvida; como fazer para apagar o alerta do computador de bordo e programar a próxima intervenção (nos modelos mais recentes, claro)? é fácil e seguro fazê-lo fora da rede oficial da marca?
BMW 130i

Responder

Voltar para “Manutenção”