desengatado já cheguei a fazer uns 3 km seguidos. embalado a 150 e depois desengatado. numa autoestrada com ligeira descida. se simplesmente tirasse o pe do acelarador ao fim de 500m já so ia a 100kmh. Não meti ninguem em perigo nem me meti em perigo. O relantin do motor tem tendencia a subir um pouco em andamento como tal o risco de ir a baixo é nulo.
Um carro desengatado é perigoso em curva agora em recta é igual, se fores em 5ª e quiseres reduzir derivado a uma situação perigosa vais ter de mexer na caixa. se eu for desengatado e meter de imediato a 4ª vai dar ao mesmo

Nem 8 nem 80,
agora numa vila a circular a 80 com curvas e locais de pouca visibilidade não se deve de desengatar para, numa condução defensiva, reduzir o tempo de reacção.
para quem não se sente seguro nada de desengatar (sei de pessoas, algumas senhoras principalmente, que desengatam o carro e para eles parece que ainda vai a andar mais)