O tópico do Detalhe

Secção de manutenções e dicas

Moderador: Staff

rover214
Membro Juvenil
Registado: 26 abr 2009, 23:11
O meu Carro:: rover 414 gsi rover 214 sli
Contacto:

Re: O tópico do Detalhe

Mensagem por rover214 »

APC

e se for uma nodoa mesmo intensa, Einszett Flecken Wasser e muita paciência

Danilo Camacho
Membro Juvenil
Registado: 21 jan 2008, 17:03
O meu Carro:: Bmw 120d E81 - 2008/05

Mensagem por Danilo Camacho »

Boas não sei se esta é a melhor zona para esta duvida mas aqui vai.

O meu carro infelizmente passa as noites ao relento e por vezes os dias ao sol. Que processos / produtos devo usar para evitar os danos provocados quer pelo sereno quer pelo sol?

Desde ja obrigado pela atenção

Danilo Camacho

--
E81 120d

Danilo Camacho

matzagrin
Membro Juvenil
Registado: 02 abr 2009, 23:11
O meu Carro:: Um maquinão....
Contacto:

Mensagem por matzagrin »

O melhor que tens a fazer é proteger todas as superfícies. No caso de borrachas e plásticos há produtos específicos para cada caso. Ao condicionar estes materiais estás a evitar a desidratação e ressequimento dos mesmo, aumentando assim a sua durabilidade.

Relativamente à pintura, talvez a zona mais sensível, deves usar um bom selante e uma boa cera em termos de durabilidade, de forma a proteger o máximo possível dos agressores. No teu caso deves dar prioridade à durabilidade e remeter para 2º plano o aspecto.

Para borrachas aconselho Gummy, para plásticos exteriores Vinil Gel ou Kunststtof. Selante optaria pelo Poorboys EX e cera a Collinite 845.

A loja onde podes comprar todos esse material está no primeiro posto do tópico ;)

Não te esqueças ainda de comprar os aplicadores próprios e panos MF em quantidade :)

Abraço
Manual do detalhe - www.manualdodetalhe.com

ZeDosBois
Membro Iniciado
Registado: 08 fev 2008, 19:27

Mensagem por ZeDosBois »

Há alguma possibilidade de remover riscos do vidro da frente? São riscos muito finos e superficiais.
Obrigado

matzagrin
Membro Juvenil
Contacto:

Mensagem por matzagrin »

Não. O vidro é uma superfície muito dura para ser polida (o polimento é basicamente "desbastar").

Além disso, mesmo aqueles que tentam correm o risco de alterar a visibilidade através do vidros pois a superfície não ia ficar homogénea podendo causar algumas distorções.

Joao_Castro
Membro Iniciado
Registado: 06 out 2009, 00:37
O meu Carro:: bmw 320d

Mensagem por Joao_Castro »

cjfge Escreveu:Podes encera-la mesmo sem polires, fazes lavagem, descontaminaçao, selante e cera...quando tiveres maquina fazes o polimento e voltas a selar/encerar. :fixe
alguem me pode explicar como se faz a descontaminação? método e produtos para o fazer? é que no post inicial nao fala nada sobre isso, qual a importância disso?

Militar
Membro Iniciado
Registado: 03 out 2008, 17:00
O meu Carro:: Bmw 320D 2004

Mensagem por Militar »

Boas

So agora vi este tôpico...

Devo desde ja dizer, que achei um Tôpico bastante interessante...

Ha muita coisa que eu desconhecia...

Joao_Castro
Membro Iniciado
Registado: 06 out 2009, 00:37
O meu Carro:: bmw 320d

Mensagem por Joao_Castro »

então, não há quem ensine a fazer a descontaminação? nem explicar bem para que serve??

cjfge
Membro Junior
Registado: 17 out 2006, 11:40
O meu Carro:: BMW 320d Navigator II E46 - 2004/11
Contacto:

Mensagem por cjfge »

Joao_Castro Escreveu:então, não há quem ensine a fazer a descontaminação? nem explicar bem para que serve??
O que é a contaminação?

A contaminação é algo a que o automóvel está sujeito diariamente, agua da chuva é um contaminante podendo ainda ter agentes ácidos que danificam a pintura, as “bombas” dos pássaros altamente alcalinas que podem levar á corrosão do verniz, resíduos industriais, sal, alcatrão entre outros.

Porquê descontaminar?

No final de uma lavagem se passaram a mão no carro vão sentir a pintura áspera, isso é contaminação, se fizermos polimento ou aplicarmos qualquer selante ou cera no carro sem descontaminação iremos trabalhar contaminação o que causará riscos na pintura e não faz sentido protejer contaminação, é como aplicar um creme nas mãos sem antes lava-las.

Como descontaminar?

“Amassar” a claybar até esta adquirir o aspecto de uma moeda, borrifar a clay-bar com quick-detail bem como a superfície a descontaminar, passar a claybar na pintura até que esta fique macia, quando sentirem a claybar a prender pode ser contaminação ou falta de quick-detail, repetir a operação se necessário.
Pode e deve-se descontaminar não so a chapa mas também vidros e ópticas.

Nota: Ir “amassando” a claybar conforme esta fique suja de modo a que a contaminação não esteja em contacto com a superfície.

Nesta imagem podemos ver o aspecto de uma claybar com contaminação

Imagem
Imagem Imagem

matzagrin
Membro Juvenil
Contacto:

Mensagem por matzagrin »

Joao_Castro Escreveu:então, não há quem ensine a fazer a descontaminação? nem explicar bem para que serve??
Melhor que isto só na farmácia: http://www.youtube.com/watch?v=JBRnOTK2Thw (vídeo realizado pela CCE, logo qualidade mais que comprovada)

Quanto à imagem acima demonstrada, nunca se deve deixar chegar a claybar aquele estado. Uma claybar com assim tão "suja" só está a riscar ainda mais a pintura a cada passagem ;)

Abraço

sergio1
Membro Iniciado
Registado: 28 out 2009, 23:50
O meu Carro:: bmw

Mensagem por sergio1 »

topico muito util

Ricardo-vilaça
Membro Gold
Registado: 10 jul 2009, 18:24
O meu Carro:: 120d M 29/09/09

Mensagem por Ricardo-vilaça »

Já agora aproveitava o tópico para perguntar qual a melhor forma de remover alcatrão. Uma estrada próxima e minha casa foi recentemente alcatroada e hoje quando ia para lavar o meu carro reparei que estava com bastante alcatrão.

Obrigado
177 cv - 6,5l/100km

Globetrotter
Membro Juvenil
Registado: 28 jul 2009, 08:10
O meu Carro:: Honda HRV - Volvo V40

Mensagem por Globetrotter »

Um pano MF de qualidade e acrysol por exemplo ou o da Sonax que neste momento não me recordo do nome.

são ambos baratos e eficazes :fixe .

Molhas uma ponta do pano e vais humedecendo os pontos...até começarem a soltar.

terrinha
Membro Juvenil
Registado: 04 nov 2009, 10:44
O meu Carro:: E91 Ano:2006

Mensagem por terrinha »

Espectacular para quem tem tempo :violinista

Ricardo-vilaça
Membro Gold
Registado: 10 jul 2009, 18:24
O meu Carro:: 120d M 29/09/09

Mensagem por Ricardo-vilaça »

Globetrotter Escreveu:Um pano MF de qualidade e acrysol por exemplo ou o da Sonax que neste momento não me recordo do nome.

são ambos baratos e eficazes :fixe .

Molhas uma ponta do pano e vais humedecendo os pontos...até começarem a soltar.
Mas tem algum nome em especial o produto?? eu queria ir a uma loja e comprar, panos MF toalhas WW,um bom produto prás jantes, esse produto pro alcatrão, mas aquilo tem montes de produtos pra jantes, montes de shampoos e toalhas e panos nem ve-los. Por outro lado, não sei quais os melhores produtos que não sejam agressivos. è que queria ir é loja e comprar logo tudo. Ainda só consegui comprar a luva MF e um shampoo, o resto fico indeciso quando lá chego.. Refiro-me a lojas tipo Norauto.
Queria lavar o carro amanhã e não tenho produtos e ao lavar queria fazer um bom serviço.. Não sei se a Norauto vende Sonax, mas pelo que entendi, a marca é boa, logo se comprar tudo da Sonax não fico mal servido.
177 cv - 6,5l/100km

Responder

Voltar para “Manutenção”